Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carina
Noiva Ativa Maio 2016 Sintra

Cpm - é obrigatório?

Carina, a 20 de Agosto de 2015 às 20:14

Publicado em Fórum Casamentos.pt 56

Olá noivinhas, Estamos com algumas reticências cá por casa...até que ponto o CPM é obrigatório? Nós não queremos fazer, mas na paróquia onde vamos casar dizem ser obrigatório! Já temos tantas coisas em que pensar, temos pouca disponibilidade para isso e ainda por cima temos de pagar para o fazer!! É...
Olá noivinhas,

Estamos com algumas reticências cá por casa...até que ponto o CPM é obrigatório?

Nós não queremos fazer, mas na paróquia onde vamos casar dizem ser obrigatório! Já temos tantas coisas em que pensar, temos pouca disponibilidade para isso e ainda por cima temos de pagar para o fazer!!

É assim tão importante fazer este curso?

56 respostas

• Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Diana, é um retiro na Praia Grande, logo a seguir à Praia das Maçãs, esse é ao fim de semana e pagas 60€... Para nós ao fim de semana não dá porque trabalho todos os fins de semana! E os que são pós laboral são durante 7semanas e pagas menos, mas mesmo assim é muito tempo e é complicado irmos tantas semanas! Por mim bastava uma reunião com o padre (que também vamos ter de fazer!)...
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá,

Há um bom CPM perto de Sintra, penso que seja na Praia das Maçãs...Há muitos casais a frequentarem...Quem me falou desse CPM até foi a minha chefe que é de Torres Novas...O custo muitas vezes é para os materiais utilizados no curso, alojamento e refeições.

• Responder
  • Andreia
    Super Noiva Setembro 2016 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Carina,

Na paróquia de Matosinhos, onde vou casar, o CPM nao é obrigatório. Falámos nisso porque vivemos fora do pais e seria complicado ir as reunioes em Portugal, por isso teríamos de o fazer aqui se fosse obrigatório. Disseram-me que é opcional e, do que sei, gratuito. Contudo, nós queremos fazer o CPM porque tenho ouvido bons comentários acerca do curso, acho que é uma experiencia que vale a pena.

• Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carina,
    Na minha paróquia não é obrigatório, mas eu optei por fazer e adorei a experiência! Smiley laugh
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carina. Nós fizemos e gostamos muito da experiencia. Foram3 reuniões: numa 5ª-feira à noite, sábado à tarde e domingo todo o dia. Ãpenas pagamos 10€ para os guias que usamos. Achamos uma experiência enriquecedora e acho que todos os casais devem fazer. É obrigatório se te queres casar pela igreja, é uma das coisas que pedem logo assim que começas a tratar as papeladas da igreja - o comprovativo do CPM.

Se não fizeres não sei o que te acontece.

• Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O CPM é obrigatório, ha várias modalidades segundo a paróquia, fds, vqrias reunioes, uma reuniao etc. O agar mts x depende da modalidade, pq se for fds ha deapesas inerentes que nao estao inerentes numa reuniao de 1h num dia. E isso tmb depende da paróquia
    • Responder
  • Marta
    Noiva Constante Agosto 2016 Figueira da Foz
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou chocada ... Nunca pensei que se pagasse :/
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Célia, neste momento a contenção de custos é muito importante..a vida não está fácil!
    Não tinha a noção de que exigiam tanto dinheiro para um casamento religioso...somos católicos não praticantes e não temos o hábito de ir à igreja, mas consideramos que o momento é diferente e especial, mas pedem dinheiro por tudo e por nada!!
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim...tem de se pagar...e com o país que temos toda a poupança é bem vinda!
    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carina,
    Nos fizemos apenas 1 reunião com o padre, porque não houve previsão de CPM. No entanto, quando queremos casar pela igreja para oficializar a união é natural que tenhamos que fazer uma preparação para o matrimonio... Tbm fizemos isso antes de receber os outros sacramentos (1ª comunhão, profissão de de, crisma)!
    Na minha opinião (vale o que vale), acho que estás a ver essa questão só pelo lado monetário, acho que deves valorizar mais o acto religioso que vão realizar Smiley winking
    Beijinhos
    • Responder
  • Marta
    Noiva Constante Agosto 2016 Figueira da Foz
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vais pagar para o fazer ?? Olha eu não pago nada :/ e estou a fazer o cpm em Paris para casar em 2016 em Portugal
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sei... Secalhar não casam os noivos Smiley amazing
    Por acaso ainda não sei como vai ser no nosso caso...mas tbm não queria fazer Smiley amazing
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E o que fazem se não o fizermos?
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha! Depende de cada igreja....há umas que impõe mesmo isso !
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui não sei como funciona... A funcionária da secretaria disse ser obrigatório! Logo vejo...
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só para varrer o arroz, se fizerem 3 casamentos , ganham logo 75€!!! Vou-me esmerar nessa parte... Tem de compensar os 25€!!
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Existem padres que fazem só uma reunião com os noivos

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente é uma chulice Smiley sad uma pessoa paga um dinheirão e ainda pedem mais dinheiro! Até parece que vão gastar esse dinheiro todo a varrer arroz...

• Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dizem que é para a limpeza... Até mudei de cor quando vi isso no documento que enviaram! E depois ainda pedem um donativo dos padrinhos!! Já não chega o que pedem antes? Só na igreja,antes do casamento, vamos lá deixar 170€ (100 para a utilização do espaço e os 70 para a documentação para o patriarcado)... Fora a decoração!!
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

OMG, pagar para mandarem arroz? Isso é completamente atroz Smiley surprise

• Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós ainda não falámos com o padre,mas não estamos com vontade nenhuma de fazer o CPM...é mais dinheiro que se gasta e ele pedem tanto na igreja...até para poderem mandar arroz na saída da igreja cobram 25€ e mais 10€ para teres passadeira vermelha!!
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, na minha dizem que é... Mas se não é em todas não deviam "obrigar"
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carina,

Quando fui falar com o padre ele disseque sugeria que fizessemos! Mas não sei se não fizermos se haverá algum problema Smiley sad

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha,

depende de paróquia para paróquia. Na minha também é obrigatório

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração