Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandra
Noiva Master Julho 2016 Oeiras

Cpm..curso de preparação para o matrimónio

Sandra, a 26 de Abril de 2016 às 05:40 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 16
CPMVolta e meia vejo noivas a perguntar do que se trata o curso CPM.. Um casamento católico implica sempre um Curso de Preparação para o Matrimónio anterior ao dia do casamento. Este curso tem como objetivo ajudar os noivos a prepararem-se para o casamento, tendo em vista uma reflexão, diálogo e orientação para temas ligados à vida a dois, com base em testemunhos de outros casais já casados e pela orientação de um assistente.


Logo que se dirijam à paróquia onde se vai realizar o casamento, o pároco irá orientar os noivos para um curso CPM, ou seja, um curso de preparação para o matrimónio. Por vezes o casal de noivos nunca se deparou com este conceito, e nem sempre é óbvio sobre o que se trata. Para saberem o que é pretendido, e no que consiste um CPM, ficam aqui alguns esclarecimentos.

O CPM pretende:
  • Ajudar os noivos a preparar o matrimónio
  • Fazer os noivos refletir sobre o seu noivado
  • Incentivar os noivos a dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos
Objetivos do CMP:
  • Validar as ideias e comportamentos do casal, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais
  • Incentivar a aprendizagem de diálogo entre ambos
  • Refletir sobre situações que afetam a harmonia das relações entre os elementos do casal, de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações
  • Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família
  • Formação no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável
Atualmente, em Portugal, são propostos seis grandes temas, a saber:
  • Uma comunidade de amor
  • Matrimónio - Sacramento
  • Diálogo e gestos de amor
  • A fecundidade do casal
  • Nova situação - Novas exigências
  • O amor ao longo da vida
Quem administra o CPM

A equipa CPM é constituída, normalmente, por um casal coordenador, um assistente e seis casais animadores. Os casais que acompanham os noivos ao longo das sessões têm experiência pessoal das alegrias e dificuldades encontradas na vida de casados. Fizeram revisão de vida e dela darão testemunho. No fim de cada sessão, será facultado um texto sobre o tema da sessão seguinte.

Duração do CPM

Tudo dependerá da paróquia na qual farão o Curso de Preparação para o Matrimónio e da sua disponibilidade. Normalmente, este curso é administrado pelo menos 6 meses antes da data do casamento, para existir uma verdadeira reflexão sobre o matrimónio. A duração e local irão sempre também depender da diocese onde é administrado, mas normalmente dura 2 dias inteiros, ou 4 manhãs/tardes de sábado ou domingo. No final do curso de CPM, o casal recebe um certificado que comprova a sua frequentação.


16 respostas

Última atividade por Vanessa, a 9 de Dezembro de 2016 às 12:25
  • Vanessa
    Noiva Ativa Agosto 2018 Santa Maria da Feira
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos fazer em janeiro um intensivo de três dias , depois de feito tem algum tempo limite para o casamento civil ? nós só casamos em 2018 mas queriamos fazer já

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Setembro 2017 Palmela
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate! Esclareceu as minhas dúvidas! Smiley smile obrigada noivinhas

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Outubro 2016 Cascais
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá a todas,

    Ainda não fizemos o nosso, até porque a nossa igreja de cascais não tem e não é obrigatório, eu gostava de fazer pois o feedback é sempre muito bom, sabem me dizer onde fizeram na zona de cascais ou linha

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós já fizemos, durou um fim de semana completo e gostamos muito !
    • Responder
  • Ana.
    Noiva Master Julho 2016 Ponte de Lima
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós ainda não sabemos se imos fazer. Pelo padre que nos vai casar acho que nem havia necessidade
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós adoramos e aconselhamos: )
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo! Afinal é casamento à mesma Smiley smile
    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não é suposto uma pessoa quando vai casar já estar mais que doutorada em todos estes assuntos? lol acredito que seja giro pelo convívio ou assim, mas de resto, tudo o que está aqui já faz parte de uma relação...

    Já agora, estou completamente contra este ponto:

    • "Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família"

    Às vezes a maior estabilidade que se pode dar à família é o divórcio. O divórcio não é nenhum bixo mau. Claro que uma pessoa quando casa não está a pensar divorciar-se, nem o deseja. Mas não há nada de errado no divórcio e acho errado que se passe a mensagem de que há. Em relação ao aborto, também ninguém tem nada a ver com isso, ninguém te de mandar bitaites sobre qual a melhor solução para cada casal.

    Este ponto também não me agrada nada:

    • "Validar as ideias e comportamentos do casal, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais"

    As ideias e comportamentos do casal devem ser validadas pelos próprios e ninguém tem nada a ver com isso.

    • Responder
  • T
    Noiva Experiente Maio 2016 Ílhavo
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não recebi certificado nenhum... Vou já ver o porquê!!!
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2016 Almada
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom Dia Sandra Smiley heart

    Muito BOM este debate...Eu se não fosse Eu a relembrar o meu Padre não teria CPM lol...pois na Paróquia da nossa Igreja já foi feito em Abril e agora só no mês do nosso casamento...Vamos ter que ir fazer noutra paróquia e vai ocorrer no Miratejo.

    Coincidência das Coincidências vamos fazer com o Casal nosso Amigo de quem somos convidados uns dos outros no Casamento Smiley heart

    Encontro CPM – Seixal Data/Hora: 06 Maio 2016 | 21:15 - 23:30
    Data do fim: 14 Maio 2016
    Local: Seixal - Igreja de Miratejo
    GPS: N 38º 39' 18.701'' W 9º 8' 51.193''
    Categoria do evento:
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E num instante que o tempo passa!!
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós não iremos fazer..mas acho que os casamentos civis também deveriam fazer!!
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até agora nunca ouvi ninguém reclamar..tida a gente si diz Bem!!
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate! Muitas noivinhas têm dúvidas! O nosso já está feitinhoSmiley laugh
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu so faço em Fevereiro Smiley smile
    • Responder
  • Sara
    Super Noiva Março 2017 Loures
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou fazer, mas ainda faltam uns meses. Estou ansiosa porque muitas noivinhas adoraram Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração