Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

CPM: Curso/Centro de Preparação para o Matrimónio 💑💍✔️

Telma, a 2 de Dezembro de 2019 às 12:14 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 50

Brides ❤️

Como o título diz, este fim-de-semana fizemos mais um check importante: terminamos o nosso CPM - Curso de Preparação para o Matrimónio (começamos por aprender que a sigla CPM significa Centros de Preparação para o Matrimónio e não Curso de Preparação para o Matrimónio, mas vá, curso fica mais fácil), e, como tal, decidi vir contar-vos esta nossa experiência 😍

Onde e quanto tempo durou?

Bem, apesar de sabermos que existem cursos intensivos de apenas um fim-de-semana (com várias horas em ambos os dias), optamos por participar no tradicional CPM. Então, o curso realizou-se com 30 casais inscritos, no Salão Paroquial de Oliveira de Azeméis, durante os últimos 7 sábados (iniciou a 19.10.2019) pelas 21h, sendo que normalmente durava até às 23h30.

Porque decidimos participar?

Nesta coisa do casamento, tal como em muitas outras coisas da vida, eu sou muito curiosa em tudo, e gosto de pelo menos experimentar para não morrer na ignorância. E, mais uma vez, assim foi! Desde sempre que ouvia dizer que frequentar o CPM era requisito obrigatório para casar pelo religioso mas quando reunimos com o nosso Padre para agendarmos a nossa data, apesar de ele ter perguntado se queríamos participar no CPM, nunca consideramos da parte dele que fosse obrigatório fazê-lo. Mas, aceitamos logo participar.

Qual era a nossa expectativa?

Confesso que não tínhamos grande expectativa, até pelas opiniões que já tínhamos lido sobre quem participou. E, derivado disso mesmo, o noivo basicamente achava que ia ser terrível, uma seca, um desperdício de tempo, que íamos estar sempre ali a rezar de ínicio ao fim, etc. Mas como me via com tanta vontade de participar, fizemos quase que como um acordo: vamos lá uma ou duas sessões, e depois decidimos se continuamos ou não.

Posso-vos dizer que no dia da primeira sessão, estivemos o dia todo a fazer os nossos convites de casamento e ele só perguntava: então como vai ser aquilo? Do que vamos falar? Etc, etc - como se eu já tivesse feito algum 😂😂

Como foi o primeiro dia?

Bem, aqui confesso que ficamos um pouco baralhados. À chegada, haviam imensas pessoas a querer que fizéssemos tudo em meia dúzia de segundos... Entramos no salão e apareceram logos pessoas a dizer "Venham aqui buscar os crachás" (cada noiva/noivo tinha o seu, onde era identificado o nome da pessoa e o grupo a que pertencia), ainda estávamos a dizer os nossos nomes, já haviam pessoas a dizer "Venham buscar aqui o Livro" e outras "Venham-se sentar aqui", foi um inicio assustador confesso.

Passando tudo isto, e já com todos os casais participantes, foi-nos explicado pelo casal coordenador, como se iria processar todo o curso e foram-nos apresentados os casais orientadores de cada grupo (basicamente um conjunto de casais voluntários, cada um com diferentes anos de casados, mas penso que todos acima dos 20 anos). De seguida, fomos separados pelos grupos a que pertencíamos por várias salas para que nos apresentássemos uns aos outros, sendo que em todas as outras sessões, a sala de cada grupo era sempre a mesma - nisto tivemos sorte pois era a única sala com lareira! Imaginem só aos sábados à noite, com o frio que tem estado, o bem que soube 🙈

Como foram as restantes sessões?

Assim que chegávamos ao Salão, íamos à mesa recolher os nossos crachás identificadores e íamos para a sala destinada ao nosso grupo, que em várias sessões estava adornada, por exemplo, uma sessão foi com um crucifico, outra sessão foi com uma vela a pilhas, etc. Com o grupo reunido, fazíamos uma pequena oração proposta pelo livro. De seguida, debatíamos e reflectíamos sobre o tema correspondente a cada sessão durante cerca de 45 min.

Após este tempo, todos os grupos desciam até ao salão e fazíamos uma pequena pausa de cerca de 15 minutos para um breve lanche, oferecido pela organização, com direito achá, café e bolachinhas e, muitas vezes, docinhos caseiros.

De seguida, todos os participantes reuniam-se no salão para todos juntos ouvirmos o testemunho de cada casal orientador (todas as semanas cada casal orientador deu o seu testemunho indo ao encontro do tema abordado nessa sessão).

No final, o Padre que acompanhou todas as nossas sessões de CPM (é super divertido, e até contava anedotas para abordar certos assuntos de forma mais descontraída) dizia umas palavras, e terminávamos com a oração final de cada tema proposta no livro.

Que temas foram abordados?

Para quem não sabe, existe o livro "Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias" que basicamente é a linha orientadora de todo o CPM. Este livro é bastante completo, sendo que está dividido em três partes, cada uma delas com seis temas para debate: a primeira intitulada ‘Para refletir individualmente’; uma segunda parte mais direcionada ‘Para os encontros de CPM’, e uma terceira intitulada ‘Para aprofundar mais’. Sendo que os seis temas abordados no livro, e claro nas sessões, são os seguintes:

- Tema 1: Uma Comunidade de Amor

- Tema 2: Novas Situações – Novas Exigências

- Tema 3: Diálogo e Gestos de Amor

- Tema 4: A Fecundidade do Casal

- Tema 5: Matrimónio – Sacramento do Amor

- Tema 6: O Amor ao Longo da Vida

CPM: Curso/Centro de Preparação para o Matrimónio 💑💍✔️ 1

Quais os custos associados ao CPM?

Na realidade, frequentar o CPM é "gratuito". Porquê "gratuito"? Porque efetivamente, para nos inscrevermos não nos foi solicitado nenhum pagamento mas, na primeira sessão, foi nos logo dito "Apelamos à vossa consciência o pagamento de 15€ por casal até à última sessão". Basicamente, dizem que só pagam os casais que conseguirem e é uma espécie de donativo mas com valor mínimo definido, e que na penúltima sessão foram aos grupos relembrar quem não tinha pago ainda. Sinceramente, não achei bem desde logo este pedido! Acreditem que não foi pelo valor pedido (até porque pelas lembranças que recebemos a cada sessão, pelo livro, pelos lanches, etc, considero até um valor um pouco baixo, acho que valia bem os 20€/casal), mas sim pela forma como foi transmitido esse pedido, quase como uma verdadeira obrigação. Para isso, afirmavam que o custo era 15€ e pronto.

Em que medida achamos vantajoso para nós participar?

Vendo numa perspectiva de aprendizagem, acho que tivemos muita sorte quer com o nosso casal orientador quer com restantes casais do nosso grupo. E aqui, mais numa perspectiva de abordar o nosso "sub-grupo", o casal orientador e os restantes noivos foram mesmo fantásticos e fulcrais para que não achássemos uma seca estarmos lá. O casal orientador teve sempre em todas as sessões, independentemente de qual o tema, uma abertura incrível para abordar experiências vividas por eles, algo que não será certamente fácil de partilhar com desconhecidos (era o que todos nós éramos), pelo que acredito que tenham existido noivos que não tenham gostado tanto também pelo que outros casais orientadores transpareciam quando nos juntávamos.

As vivências trazidas pelos outros noivos foram incríveis de igual forma, porque apesar de todos parecermos muito idênticos, existiam factores muito diferenciadores entre nós, como por exemplo, a faixa etária era desde os 20 anos aos 35 anos, cada pessoa com uma profissão completamente diferente de todas as outras, existência de filhos, etc.

Apesar de nos ter "ocupado" os nossos sábados à noite, no final ficamos agradavelmente surpreendidos e consideramos que foi bastante interessante no seu global em várias vertentes: convivemos com outros casais de realidades distintas (com filhos, outras idades, outros "problemas") e reflectimos em conjunto sobre os diversos temas propostos no livro. Acho que o mais importante é realmente irem experimentar e vão ver que fazer-vos-á muito bem aquele tempinho de partilha. E acreditem que, apesar de acharmos que 7 sessões é imenso tempo, a verdade é que passaram a voar mesmo! Em suma, acho que foi bastante enriquecedor e foi um tempo de crescimento no auto-conhecimento do casal.

E vocês? Já fizeram/tencionam fazer o CPM? Se já fizeram, como foi a vossa experiência? 😘

50 respostas

Última atividade por Telma, a 4 de Dezembro de 2019 às 10:00
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que fazem muito bem Ana 😍😘

• Responder
  • A
    Noiva Ativa Maio 2027 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenciono fazer CPM quando chegar o momento de querermos casar.

Até porque acredito muito nestas coisas e gosto de saber mais, de aprender mais e de socializar com outros casais.

bjinhos!

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

São opções de cada casal Patrícia e também às vezes frequentar este curso não se proporciona ou é difícil conjugar com a vida dos dois os horários e assim 😍😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Foi exatamente o que aconteceu connosco 😍😘

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma ! Nós decidimos não fazer além de que o nosso padre nos dispensou do mesmo, isto porque ele é muito pratico e como já vivíamos juntos e longe da família, aquilo que íamos aprender não era nada de novo para nós. Além de que, se tivéssemos feito, ou seria cá (tem validade) ou então em Portugal e seria super intensivo e nas datas disponíveis não estaríamos em Portugal e não tínhamos férias suficientes.

Apenas por estas duas razões não fizemos mas acho algo interessante de se fazer
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É mesmo! Também tinha uma ideia completamente errada do CPM, e surpreendeu-me pela positiva Smiley laugh

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda bem que gostaram Cátia! É importante desmistificar tudo o que envolve o CPM por todos os mitos que se ouve! 😍😘

• Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós fizemos em Viseu, mas foi tal e qual como o vosso Smiley smile

Havia 2 grupos, no inicio separávamos do outro grupo e havia um debate sobre o tema do dia. Em seguida fazíamos uma pausa para o lanche e depois juntava-mo-nos todos e um dos casais coordenadores abordava o assunto com uma apresentação.

O nosso padre também nos obrigou a fazer, nem nos falou do CPM nós é que dissemos que queríamos fazer e gostamos bastante e é bom ouvirmos as experiências dos restantes casais e houve questões que nos deixaram a pensar.

Aconselho a fazerem Smiley smile

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na paróquia de São Domingos de Benfica onde vamos casar!
    Sim gostamos só era chato ser as sextas à noite xD
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com a vida que levamos aqui muito dificilmente íamos ter tempo ou cabeça para isso😂
    Mas ainda não falei com o padre , aliás ainda nem escolhemos a igreja em qie nos vanos casar por isso se o padre falar sobre isso depois logo vemos 😁
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E gostaram Vanessa? Onde fizeram? 😍😘
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também terminamos este fim de semana o livro era o mesmo e também foram 7 sessões 😊
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou a torcer para que sim que seja um grupo bastante agradável 😊 obrigada pelo testemunho Telma 🥰😘
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sara 😍

Acredita que também achava que ia ser super maçador, até porque apesar de ser católica, não estou envolvida em nenhum movimento (para além do movimento de ir a missa 😂😂) exatamente porque não sou a favor de tudo o que é relacionado com a igreja ter várias imposições! Fomos experimentar, e talvez por sorte pelas pessoas que apanhamos, foi espectacular mesmo! Bastante enriquecedor quer a nível individual quer a nível de casal! Experimentem pelo menos, vão a uma ou duas sessões e depois decidem se querem continuar 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catarina 😍

Como é lógico são opções de cada casal, e certamente não vão ser menos felizes por não o fazerem. Em relação ao viverem fora, tinhas de ver aí se existia ou vir a Portugal fazer o intensivo. A destacada Vânia, por exemplo, fez no Luxemburgo 😘

• Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Junho 2021 São Miguel
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Telma.
    Obrigada pela tua partilha! Sou bastante católica e envolvida em vários movimentos, mas ainda estou um pouco reticente em relação ao CPM.. A tua partilha de facto fez-me olhar de outra forma para isso.Mais uma vez obrigada e muitas felicidades!

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sempre às ordens Mariana! Se tiveres mais dúvidas podes perguntar que ajudo no que conseguir 😍😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sofia 😍

Sim, acredita não é mesmo isso. Até porque, por exemplo no nosso grupo tinha um casal já com um filho, como é lógico eles também não precisariam de o fazer. Eu acho que acima de tudo é muito o momento de introspectiva individual e como casal. Que tenham a sorte de apanhar pessoas como nós apanhamos, que irão gostar decerteza 😘

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não fazemos questão de fazer. Vivemos fora por isso não sei como seria se o quisessemos fazer 😅
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, nós temos em mente fazer! Obrigada por este debate, esclareces alguns pontos que tinha curiosidade!

Beijinho

• Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Julho 2020 Viseu (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá nos vamos fazer em Março 😊 por curiosidade fui falar com o padre que nos irá casar e ele deixou-me a vontade para fazer ou não fazer. Apesar de ja vivermos juntos a algum tempo não tínhamos ideia de o fazer porque todos nos diziam que era um curso de 'Como casar e se ambientar a viver como casal'. Se assim fosse nem pensavamos 2 vezes porque ja vivemos juntos nao precisavamos de alguem que nos desse dicas de como o fazer. Por curiosidade em setembro fui falar com o padre que nos irá casar e ele deu-me uma ideia totalmente diferente do CPM daquela que tinha. Assim sendo faremos em Março 😊
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado Raquel 😍

Cada casal com a sua escolha! Não deixarão de ser felizes por não o fazerem 😘

• Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alooo Telminha!

Excelente debate! Poderá elucidar muitos dos casais que farão o CPM.
    Por aqui não faremos. Não nos foi imposto como obrigatório. O noivinho não quer de todo fazer e eu como não faço questão, optamos por não fazer.
    Beijocas
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que sim! Depois direi 😘 Obrigada!
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vais ver que vão conseguir! Fico à espera que nos digas se conseguirão fazer 😍😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por cá, este curso até foi na paróquia do noivo, por isso tínhamos a vida facilitada. Foi pertinho de casa 😍😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vão gostar decerteza Nelly 😍😘

• Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom! Muito obrigada!
    No próximo domingo já falarei com o padre que realiza as missas portuguesas aqui mais perto de nós. Vamos lá ver 🤞🏻
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O nosso padre também disse que não precisava ser perto da data, qir ficando feito nao prede validade. Mas que os novos calendários só sairiam em Janeiro ... e que depois poderíamos escolher o sitio e datas que nos desse mais jeito 😊 vamos ver como correr ! 😊
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Catarina 😍

Acho que, infelizmente, é mais uma das questões que varia de Padre para Padre! Cá também existe sítios onde é obrigatório, mas não era o nosso caso. Inscrevemo-nos mesmo por livre vontade e só continuamos nas restantes sessões porque gostamos mesmo. E no final, achamos mesmo enriquecedor enquanto casal 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mariana 😍

Por cá, a Sra. do cartório paroquial queria que fizéssemos apenas o que está agendado para Fevereiro/Março, mas o Padre disse que era melhor fazer este que assim já ficava arrumado (e a verdade é que depois seria mais complicado porque há partida iríamos estar mais ocupados com preparativos). O importante é mesmo isso, irem de mente aberta. 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sendo um país com muitos portugueses, possivelmente farão aí também. Entretanto pesquisei aqui na commu e apareceu-me este debate (do ano passado) que fala muito no CPM no cantão de Zurique.

Por isso decerteza que vais conseguir fazer aí, tenta falar com as noivas envolvidas no debate a ver se te ajudam linda 😍

👉 https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/cpm-suica--t151282 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração