Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Miau
Noiva Master Outubro 2018 Madeira

cpm - a minha experiência

Miau, a 18 de Abril de 2018 às 20:54 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 47

Caras noivas,

Antes demais quero agradecer todas as respostas de apoio e elogios aos debates que fiz sobre as lembranças e a oração das solteiras e afins. São uns amores!

Hoje o tema não será assim tão interessante, mas faz parte daqueles casais que querem casar pela Igreja Católica (ou deveria, pelo menos).

Sem querer entrar em lições de moral e de quem é ou não bom católico ou como deveriam ser feitas as coisas (quem anda por aqui há algum tempo, sabe que eu não lido bem com este assunto haha), vou ser o mais imparcial possível. Cada um faz como quiser e se quiser. No entanto, lembrem-se que Deus é amor, mas também castiga haha

Adiante!

Não sou a pessoa mais católica do mundo. Não vou à missa aos domingos. Aliás só vou à missa em casamentos ou primeiras comunhões e baptizados. No entanto, acredito que existe algo que é a chave para todas aquelas perguntas que a ciência não consegue responder. Tendo crescido na religião católica, fiz a catequese para a Primeira Comunhão, para a Profissão de Fé e aos 19 anos fiz as reuniões necessárias para fazer o Crisma. Ora, se fiz catequese para todos os sacramentos, para mim tem toda a lógica também ter algum tipo de preparação para o sacramento do matrimónio.

O noivo não estava nada inclinado e ele é mais religioso do que eu. No entanto eu insisti. Eu quis e fomos. Mal não nos ia fazer, certamente!

O CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio) aqui na Madeira consistiu em:

- Uma reunião de apresentação

- Três reuniões onde debatiamos dois tema de cada vez.

- Missa onde se entrega o certificado de presença e pequeno convívio.

Devo dizer que não gostei muito da forma como foi organizado o CPM. Basicamente eu e o noivo trabalhavamos o tema em casa e depois na reunião diziamos o que tinhamos respondido a cada questão. Era um pergunta-responde que acho que não abonava muito para a nossa aprendizagem. Ao mesmo tempo sentia que apesar dos orientadores estarem nisso há anos, estavam mal organizados. Parecia o primeiro dia deles. Enerva-me a falta de preparação. Depois disso um dos casais orientadores dá o seu testemunho de vida. Isto sim é bastante interessante e enriquecedor. No fim, é o Padre que fala. Obviamente sempre espectacular.

Além dos testemunhos dos casais e do sermão do Padre, o principal ganho esteve no facto de nos obrigar a mim e ao noivo a falar sobre assuntos que de outra maneira não falariamos: maternidade, sexualidade, infertilidade, problemas familiares. Foi bastante bom e avançamos muito na nossa comunicação como casal.

Obviamente há sempre uma conotação religiosa, mas nada de muito exagerado. Os tempos mudaram e a Igreja começa a adaptar-se a isso.

A seguir deixo a imagem dos 6 temas que vão tratar. Cada tema é composto por episódios da história do Vasco e da Susana. Um casal que está prestes a casar. Depois dessa história, são feitas variadas perguntas à volta do tema.

Os 6 temascpm - a minha experiência 1

Além dos caderninhos com os temas, o "pack" inclui um livro com a história do CPM, um livrinho tipo Missal com exemplos de leituras e um exercício prático de conhecimento entre o casal (que ainda não fiz lol).

O resto do packcpm - a minha experiência 2

A troco do pack pedem um donativo, vá... para ajudar nos custos lol

No fim, vamos a uma missa onde nos entregam o certificado Smiley smile

O certificadocpm - a minha experiência 3

Se foi uma seca? Não. Se podia ser melhor? Podia! Oh se podia! Mas mal não me fez Smiley smile

Espero que o debate tenha ajudado a desmistificar um pouco do que é o CPM e encoraje os casais a faze-lo. Só ganhamos com isso. Não tem a ver com beatices, mas sim com o desenvolvimento da relação a dois.

47 respostas

Última atividade por Sandra, a 19 de Abril de 2018 às 18:21
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente partilha MiauSmiley heart

    não vou fazer porque o casamento é civil, mas o teu testemunho até dá vontade ahahaah

    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Partilho depois a minha experiência... 😜
    CPM marcado 😜
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Junho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo testemunho Miau Smiley love vou casar pelo civil e não sabia nada do que era o CPM eheh até pensava que era obrigatório para quem casasse na igreja

    Pesando os pontos positivos e negativos, acho uma experiência gira e que faz o casal parar um pouco para pensar em temas importantes, no dia-a-dia acabamos por nos esquecer de pensar sobre eles Smiley smile

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Maio 2018 Lousada
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tambem acho que no fundo foi melhor, se fosse com mais gente nao me iria sentir tao a vontade

    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Haha depois vem contar Smiley heart
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi uma boa alternativa! A única diferença é que não conviveram com mais casalinhos. No meu caso até teria preferido assim em privado também haha
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha se calhar estamos a fugir um bocado do tema. Eu também trabalho na saúde e lido com doentes em depressão há 9 anos e nem tenho formação na área. Sou simples fisioterapeuta, mas quando trato um ombro sou “obrigada” a lidar com o pacote inteiro e não é fácil.
    Neste caso quero partir do principio de que nós casais a “aprender” não temos nenhum problema do foro psicológico e muito menos que os casais orientadores estão a tentar ser os nossos psicólogos. Nós não vamos lá para desabafar problemas. Nem os orientadores estão lá por obrigação ou a expor a sua vida privada.
    Formamos um grupo para troca de ideias e experiências. Nada mais que isso.
    Obviamente haverá quem leve a religião com mais fanatismo, mas não foi isso que vivi no mês que fiz o CPM.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa Miau, interpretei mal. Ainda assim considero que nenhum casal devia ser obrigado a expor-se a menos que fosse de livre vontade e num espaço seguro com obrigatoriedade à confidencialidade e considero que esses casais também não têm as competências necessárias para ajudar o outro. Poderia ser uma partilha opcional enriquecedora e far-me-ia sentido. Mas não assim. Mas são ossos do ofício. A sociedade continua a dizer frases para a comunidade da saúde mental como “os psicólogos são para malucos” ou igualmente graves como “igual a ir ao psicólogo é beber café com as amigas” ou mesmo “é igual ir ao psicólogo ou conversar um bocadinho com o sr padre” e etc e como isso desvaloriza tanto o conhecimento e as competências técnicas e científicas que nós tanto vamos estudando e adquirindo sobre a mente humana, ficamos depois sempre sensíveis e a revirar os olhos quando afinal qualquer jornalista ou economista ou sei lá vai à televisão usar a expressão “consequências psicológicas” 😂. Entendes o que estou a dizer? Acho que a saúde mental tem um trabalho tão grande pela frente em Portugal, em desmistificar tanta coisa e acho que era preciso a ajuda de todas as entidades, porque para mim não é admissível ir a um hospital com uma otite e ser curado no dia e ir com uma depressao e aguardar dois anos. Estamos a assistir a suicidos, homicídios, violências e a resposta na rua é sempre “esta pessoa só podia ser maluca”... pois... talvez se alguém conseguisse ter estado lá quando essa pessoa era um pequenino a passar por qualquer coisa ou quando era um adulto que não suportou mais, se calhar protegíamos a sociedade de outra forma, sabes? Enfim, estou a divagar eu sei! Só estava a tentar dizer que peço desculpa por te ter interpretado mal e o porquê de ficar tão sensível ao assunto. Espero que compreendas! Desculpa querida! Beijinho enorme 💜
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vai Miau, para a semana sou eu Smiley laugh

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Maio 2018 Lousada
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olaaa, que bom debate...

    Asim como tu, a minha crença religiosa é a mesma que a tua, so nao vou fazer o CPM porque vou pouquinho tempo antes do casamento para Portugal, mas desde que marcamos a data sempre que vamos a portugal temos reuniões com o padre para debater interesses comuns, debater crenças da vida e o que achamos o que sera q nossa vida daqui para a frente, assim como tu tambem falamos em fertilidade, basicamente temos o CMP mas de outra maneira Smiley smile

    Um optimo debate parabens

    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um dia ainda me meto nisso também haha
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não só não levo a mal, como concordo contigo!
    Não é o padre que orienta os temas. De todo. Quem orienta são casais que se voluntariaram a dar o seu testemunho. E que testemunhos! Eles não foram lá contar que se rezarmos o Pai Nosso todos os dias seremos sempre felizes. Eles foram lá contar as duas crises e problemas.
    Quanto ao Padre, ele só na fase final da reunião, dizia algumas coisas bastante pertinentes. Conselhos. Mas este padre pelo menos reconhecia que não tem receitas, nem sabe como deviamos fazer as coisas. Só nos dava uma luzinha ou outra e colmatava com frases tipo: um caminho nunca será longo se levares um amigo ao teu lado. Depois cada um percebia à sua maneira e filtrava o que interessava ou não.

    • Responder
  • Ana Pinheiro
    Noiva Experiente Agosto 2018 Vale de Cambra
    Ana Pinheiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Um óptimo debata Miau!

    Eu gostei bastante do cpm, também sou um bocado "cúmplice" os meus pais são casais orientador a imenso tempo então já conhecia a mecânica do curso.

    Mas foi uma experiência muito boa e enriquecedora pois falamos de coisas que eram importantes e nunca tínhamos falado e aconselho toda a gente a fazer Smiley winking

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate Smiley smile

    Por eu estar no estrangeiro, só vamos ter uma reunião / sessão de cpm, na segunda-feira à noite. De certeza que não dará para tratar de tantos temas. Estou curiosa para saber do que se falará. Já não falta muito para saber...

    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Miau... não quero de todo ser advogada do diabo mas sou psicóloga e isto mexe tanto comigo! Não podemos ter padres e afins a fazer este tipo de papéis modo terapia de casal ou terapia familiar quando não têm conhecimentos nem ferramentas para ajudar o outro no autoconhecimento, comunicação interpessoal e no desenvolvimento da relação. Estamos a falar de pessoas que não tem conhecimentos técnicos para prestar esse tipo de apoio e que, sejamos sinceros, de acordo com que apregoa a igreja católica, pouco percebem sobre os problemas de uma vida a dois, de uma relação amorosa ou de parentalidade. Não me interpretes mal, admiro e aprecio todo o discurso de paz que apregoam e acho que o amor pelo outro ser humano é o principal neste mundo por isso, muito bem vinda a religião que o apregoa e o incentiva! Mas não posso achar de bom tom pedir a um a casal que discuta sexualidade, comunicação, parentalidade ou questões afins com outros casais e com o sr padre sem que seja vontade expressa do casal e sem que qualquer uma destas pessoas tenha competências técnicas e científicas para ajudar este casal só porque querem dar um passo e a igreja quer impor os seus timings sem entender que pode haver quem esteja bem resolvido e não o considere adequado. Não me leves a mal por favor! Só acho que a igreja devia aceitar um bocadinho mais a diversidade e o papel de cada um de nós na sociedade. Uma opinião entre tantas outras, vale o que vale! 😘💜
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Facto Smiley heart já é assunto velho para nós lol
    Com certeza haverá testemunhos mais felizes e realizados do que o meu, mas eu também sou meio picuinhas lol
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei este debate!!

    Não vou casar na igreja, mas até fiquei com vontade de fazer esse curso!!

    Adorei a forma como descreveste tudo, apesar de já termos falado sobre isto... Smiley heart

    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite.
    Eu tambem gostei muito do nosso cpm. Bem organizado e os casais orientadores eram muito fixes. Eramos para ai 20 casais e dividiamos-nos em grupos com 1 casal de orientadores. Partilhavanos as ideias em grupo e no final cada grupo apresentava a todos. Era o grupo do santo antonio do sao joao e do sao pedro. Os orientadores tinham historias muito interessantes para contar.
    Ajudou-nos a reflectir e vai ca ficar para os dias futuros😊
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Cruzes! Too much HAHA

    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Constante Junho 2018 Faro (Concelho)
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Éramos divididos em grupos de 5/6 casais por salas . E no fim tínhamos um lanche noturno e um debate entre todos. Enviei a mensagem incompleta hehe
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Constante Junho 2018 Faro (Concelho)
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkk
    nos éramos cerca de 35/40 casais mais os casais que orientavam e foi sempre muito bom 😆
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2018 Vila Pouca de Aguiar
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depois tenho que ver isso então 😊
    Obrigada 😘
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Os meus orientadores dizem que mesmo que já estejam casados que podem fazer Smiley smile

    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah mas que bem!

    Nós não chegamos a isso da amizade porque não simpatizei com o outro casal que fez o CPM haha

    Mas gostei muito dos casais que orientavam. Também tivemos uma enfermeira para o tema da fecundidade, mas não foi tão bem explorado como estava à espera. Mas também eu sou pro nisso HAHA

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2018 Vila Pouca de Aguiar
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miau,
    Obrigada pela partilha.
    Por acaso na minha zona o padre não pede o CPM, mas se o noivinho estivesse cá acho que iria à procura.
    Acho importante falarmos sobre esses assuntos, visto que o casamento não vai ser sempre um mar de rosas
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Constante Junho 2018 Faro (Concelho)
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado adorei o testemunho já acabei o meu cpm em março e já tenho saudades aqui no Algarve foi mais seções porque debatia se um tema por seção e ainda houve uma seção que foi uma enfermeira falar sobre métodos contraceptivos e tudo mais a ninguém de fecundidade. Além disso tornou nos mais comunicativos e também achei que nos ajudou a debater certos temas. Além disso fiz muitos amigos ao qual partilhamos esta fase que estamos todos a viver fazemos jantar convívios e temos um grupo de Facebook e adorei mesmo
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem Smiley heart

    Tiramos sempre algo, nem que seja juizo haha

    • Responder
  • Pequenina
    Noiva Experiente Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Pequenina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miau

    adorei o teu testemunho! Ainda só fui a sessão de apresentação e fiquei com uma boa impressão que vou tirar algo dali Smiley smile
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pronto, igualito.

    Só que nós eramos só dois casais e depois vinham aqueles orientadores todos. Às vezes estavam 4 ou 5 casais a orientar. Too much. Mais valia ir um de cada vez, consoante o tema que lhes compete.

    Além disso a pontualidade não era o forte da malta. Aquilo era para começar às 20:00, mas às vezes dava as 21h e "vamos ver se chega mais algum casal" e lá ficavamos a revirar os olhos à espera... lol

    • Responder
  • Aninhaz
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós éramos uns 8 casais numa sala mais um casal orientador ... todos à roda! Tipo alcoólicos anônimos e depois cada um falava como nos conhecemos... qual de nós pede desculpa mais facilmente. .. quais os piores defeitos e qualidades.. tipo assim =p
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós gostamos muito de um dos casais orientadores. São um exemplo a seguir e só por isso já valeu tanto a pena!

    Também rimos e brincamos, mas penso que podiam ter desenvolvido os temas de outra forma... não sei... Ou eu é que sou um bocado exigente talvez. Sempre fui boa aluna e odiava quando tinha um professor desparafusado que não preparava as aulas ou ensinava mal. Talvez seja por aí... haha

    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós por acaso só fomos dois casais a "aprender". O outro casal era o terror. Não podiamos com eles... Mais com ele do que com ela, coitada. Era um sofrimento ouvi-los falar lol. Não tivemos trabalhos de grupo, por assim dizer.

    Não sei se foi melhor assim ou não haha

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração