Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Ativa Agosto 2021 Tondela

Covid: Proibição do uso de flores

Rita, a 21 de Abril de 2021 às 17:50 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 25

Boa tarde Smiley smile

Espero que estejam bem.

Queria partilhar convosco um novo "desafio"... Smiley ups

A decoradora da quinta onde vou casar informou-me que foi proibido o uso de flores nos centros de mesa, devido à pandemia de Covid-19... Teve a simpatia de me explicar que deveriam ser privilegiados materiais que permitam desinfeção (castiçais, vidros,...) ao invés de flores. Então, face ao que idealizei, recebi uma "contraproposta" de um centro de mesa com uma única flor Smiley surprise

Alguém me sabe indicar o documento onde estão estas orientações dadas aos espaços para eu, e penso que todos os noivos, também se conseguirem orientar neste processo de um sem fim de restrições?

Desde já, obrigada! Bons preparativos a todos!

25 respostas

Última atividade por Rita, a 15 de Setembro de 2021 às 18:01
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Smiley smile
    Foi, sim.
    Correu tudo bem. Os imprevistos tornam-se pormenores quando chega o dia. Parece-me que ficamos tão felizes, que nada mais importa 😜
    Beijinhos e bons preparativos para tod@s!
    • Responder
  • Marisa
    Noiva Ativa Setembro 2020 Alenquer
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Rita!! Como correu tudo? Sempre foi na quinta do barreiro? Grande beijinho

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada a todas Smiley smile

Eu tenho consciência que a questão é económica mas enfim. Tentei "negociar" o melhor possível, fica longe do que imaginei mas não tão mau como a proposta inicial...

Bons preparativos!

• Responder
  • Liliana
    Noiva Experiente Junho 2021 Seixal
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita!!😊
    Olha querida eu casei a 26/06/2021 e tive imensas flores no meu casamento incluindo nos centros de mesa....
    Que eu saiba não existe nenhuma diretriz que imponha a proibição das flores em eventos.Acho que o que a tua quinta/ decoração querem poupar algum dinheiro na compra das flores....Além disso as flores podes ou trazer ou eles deitam fora 🤷‍♀️🤷‍♀️ por norma, nesta altura do campeonato já ninguém sabe..🤦‍♀️ enfim...Espero que consigas resolver esse teu problema porque realmente não faz qualquer sentido.Beijinhos grandes 😘Muitas força querida 💪💪💪🙏🙏🙏 tudo a correr bem!!!
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita,

Essa "regra" que a tua quinta está a impor é uma tentativa para lucrarem mais. Se as quintas cortarem nas flores, o lucro que fica para eles é muito maior porque uma decoração que inclua flores é cara. Além de que as pessoas já são obrigadas a fazer o teste covid antes...

Eu casei-me no ano passado quando essa regra saiu e ela só se aplicava aos restaurantes e não a casamentos. Flores são descartáveis e não servem de um casamento para outro e, de certeza que nestes tempos, tossir para cima das flores e cheirá-las a seguir é o que os convidados mais vão fazer... Mas claro que há quintas que se equiparam a restaurantes e que moldam as regras para lucrarem com elas.

Tentem falar novamente com eles e mostrar-lhes que as flores serão muito importantes para vocês...

• Responder
  • Ana
    Noiva Novata Agosto 2021 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha quinta não me meteram qualquer problema quanto a flores e de tudo o que li das normas da DGS não vi nada sobre isso… ela que informe onde estão essas regras…
    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Julho 2021 Viseu (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia. Na minha quinta, não levantaram nenhuma questão quanto aos centros de mesa com flores, nem me lembro de ter visto indicações da DGS sobre esse ponto em específico. Acho que algumas quintas estão a aproveitar a pandemia como desculpa para fazerem o mínimo possível, cobrando o valor de sempre...
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Precisamente pelo teu debate, hoje questionei o senhor da Quinta e ele disse que no ano passado existiam directrizes específicas sobre a hora do casamento, decoração, etc. Que este ano não existe e que sendo omisso, não aplica as anteriores. Tenta falar novamente com a tua quinta. 😊
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Outubro 2020 Torres Novas
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá ☺️ Casei em Outubro e eram “proibidas” flores na altura. Lá consegui desenrascar algumas com muita negociação mas os centros de mesa não ficaram nada como eu sempre idealizei, nem o tipo de flor. A senhora da quinta disse que não se podiam ter flores porque as pessoas mexem e cheiram muito e era uma forma de propagar ainda mais o vírus 🤦🏻‍♀️ Tive uma amiga especialmente alcoolizada que andou a dançar com uma flor mas de resto não vi pessoas a tocar em geral. São regras parvas que só algumas quintas adoptam.
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também não encontrei nada específico para casamentos que falasse do assunto. E as orientações específicas que encontre referem-se a 2020. Vamos ver... Obrigada! 😊
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que tenhas mais sorte (vais ter!) 🍀
    Gostava de perceber a sustentação de uma decisão deste género. Das que me ocorrem, a pandemia não é culpada 🤔
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha Rita👰🏻‍♀️

Andei a busca de informação sobre o tema, e não encontra nadinha!

Sinto muito essa situação triste 😢

De todas formas, há uma incoerência...De poder haver flores, e que te oferecem uma só, fiquei perdidissima, já que o que não se pode fazer com várias, não se pode fazer com nenhuma.

Muito ânimo querida, seguramente haverá uma solução linda por parte dessa decoradora🍀😘🤞🏻

• Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2021 Loures
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita,
    Penso que no decreto não se aplica essa mesma regra.
    Tive a minha primeira reunião com a quinta e eles disseram-me que os centros de mesa poderiam ter flores.Só se cada quinta está a aplicar as suas próprias regras o que é um pouco injusto para os noivos. Tentei procurar no decreto-lei mas não encontrei qualquer informação sobre tal coisa. O melhor é pedires mesmo a quinta que te mostrem essa regra e se não tiverem pedes para avançar como pretendes.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Vou precisamente hoje à quinta tratar da decoração e das flores. Sei que no ajo passado alguns locais aplicaram essa regra mas nunca percebi no que se baseavam. 😘
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada a todas pelas partilhas!

Tentei ser relativamente imparcial no debate para ter opiniões sinceras Smiley tongue Esta é uma regra que me custa a entender e aceitar... Há restrições que têm que existir, por mais que nos "perturbem" o dia mas estamos no meio de uma pandemia, e acima de tudo defender saúde pública. Mas... flores?... Não vejo o interesse dos convidados irem mexer, e parece-me que não há nada mais "descartável" do que flores naturais!!!

Vou consultar o documento que a Telma sugeriu porque o que queria mesmo era algum suporte que me ajudasse a contornar isto que me parece mais uma questão de poupança de tempo e dinheiro do que qualquer outra coisa relacionada ao covid...

Muito obrigada!

• Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita! Ai que até me dá uma coisinha má ao ver essa regra! Não faz mesmo sentido... ainda se fosse num sítio onde as pessoas andam a entrar e a sair, agora vamos desinfectar as pessoas para a seguir vir quem? Os convidados vão-se embora e a festa acaba, não entra mais ninguém 😅 Acredito que tenha sido fake news... Mas a ver vamos! 😘

• Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, dia 1 de Maio é batizado de uma sobrinha minha e os centros de mesa vão ser com flores. Não sei onde foram buscar essas regras
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Maio 2021 Salvaterra de Magos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caso a 1maio e tive hj reunião com a decoradora e vou ter flores na mesa lol nao sei onde foram buscar essa ideia na tua quinta lol
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Não ouvi nada dessa regra... olha eu caso a 8 de Maio e vou ter flores no centro de mesa!! Acho que os fornecedores podiam facilitar um pouco porque lá esta... ninguém vai mexer na flores 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Não querendo ser desmancha prazeres e apenas dando a minha opinião bastante subjetiva...compreendo que se tomem medidas com castiçais e coisas assim....mas flores? Acho essa regra sem sem sentido...alguém toca nas fires de um centro de mesa? Porque eu como convidada era incapaz de mexer na decoracao do centro de mesa de um casamento, é de mau tom a meu ver ..consigo compreender que certos objectos como saleiro, puxadores de porta, copos e coisas deste género sejam contaminantes, mas flores? Ainda não percebi essa mas ok não sou expert na matéria. Como a Telma já te indicou foi uma das diretrizes do ano passado e penso igaul, que nao havendo diretrizes concretas, que o melhor será de perguntarem aos vossos fornecedores😉
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    😑😑😑Hello. Noiva bem eu concordo com a esmagadora maioria, há restrições mas quais ainda não sairam... Daqui a nada é pratos de cartão? Enfim respira e não pira pois ideias loucas não faltam beijinhos
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Jesus as pessoas inventam tudo 😰
    Acho que essa decoradora está super feliz a ter os 5 minutos de fama dela 🙄 isso não faz muito sentido e espero que nenhum artista se lembre isso quando saírem às regras 😅
    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Junho 2021 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, aqui nos Açores já saíram as diretrizes para os casamentos e não diz nada que proíba as flores nos centros de mesa
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, concordo plenamente com a noiva Telma 🤔
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita 😍

Para este ano ainda não existem diretrizes concretas, pelo que as quintas estão a tentar seguir as regras que foram impostas no ano passado. E sim, efetivamente o ano passado existiu um guia de boas práticas (atualizado este ano) que referia a "retirada dos motivos decorativos das mesas" (podes ver aqui: https://ahresp.com/guia-de-boas-praticas-pos-covid19), não só flores, como qualquer outro objeto, incluindo o dispensador de guardanapos.

No entanto, isto aplicava-se à restauração "geral" onde as pessoas que se sentam em determinada mesa estão sempre "a trocar", pelo que a maioria das quintas continuou a permitir a decoração das mesas mas tendencialmente com arranjos mais pequenos! De qualquer das formas, não existindo uma diretriz concreta sobre o assunto até ao momento, o ideal é que entrem em acordo com os vossos fornecedores querida 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração