Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela
Noiva VIP Novembro 2027 Paredes

Convite Padrinhos - Impasse

Daniela, a 20 de Julho de 2025 às 14:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 31

Cada vez mais acredito, que uma preparação de um casamento, é uma montanha russa.. com altos e baixos, mais baixos até, do que propriamente os altos..

E desde Fevereiro deste ano, o meu mundo desabou e até ao momento não aprendi a gerir a situação, não sei como encarar, não sei sequer como irei fazer o convite

Fevereiro de 2025, estava combinado um almoço onde eu e o noivo iríamos fazer o convite para meus padrinhos de casamento.

Os meus padrinhos, foram as pessoas que me "criaram" e me souberam dar a vida que infelizmente nunca me souberam dar (amor, viver, sorrir, coisas que o dinheiro nao pode comprar e que nem toda a gente sabe dar)

Por incrível que pareça, no dia do almoço, da parte da manhã estava prestes a tomar o pequeno-almoço, recebi uma chamada a contarem-me um cenário muito triste ..

O meu padrinho sentiu-se mal e teve de fazer vários exames, desde TAC, ressonâncias, raio-x, etc..

Foi diagnosticado com cancro no pulmão, infelizmente já com lesão no cérebro e metástases espalhadas pelo corpo..

Até ao mês passado, fez sessões de quimioterapia, diziam os médicos no HS João que estava tudo bem e que iria fazer sessões de radioterapia.

Na segunda feira, no meu aniversario, fico a saber que não pode fazer radioterapia, que a quimioterapia não teve qualquer impacto positivo.. (muito pelo contrario.. durante o processo de quimioterapia foram varias as vezes em que teve de ser internato por falta de sódio..), e que neste momento as células cancerígenas ja se espalharam e estão neste momento numa zona má, na traqueia

Desabei, o meu mundo caiu, bloqueei.. até ao momento estou sem saber como reagir e sem qualquer coragem de entregar o convite a eles..

Sabendo que ele com certeza não estará presente no dia do meu casamento.. que não irá assistir.. que não me vai acompanhar.. não terei o meu "Pai" e tenho receio da reação dele se entregar um convite sabendo ele que nao conseguirá ir.. não sei..

Digam-me, o que fariam no meu lugar?

31 respostas

Última atividade por Anthoniocarlos, a 29 de Julho de 2025 às 01:56
  • Anthoniocarlos
    Lisboa (Concelho)
    Anthoniocarlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, linda! Sei que sou uma estranha e nova para você, mas fique à vontade. 🥰
    Me chama no Messenger quando puder, seria ótimo conversarmos!
    Continue incrível e se cuide! ❤️‍🔥
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2026 Alcochete
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem 💗💗 é um meio meio 🤍
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Cláudia, muito obrigada pelas palavras e confesso que a ideia está bonita, original e faz realmente todo o sentido
    Vou falar com o noivo ❤️
    Um beijinho enorme e muito obrigada ❤️
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha querida Sofia ❤️

• Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤍🤍🤍🕊 estará sempre
    • Responder
  • Cláudia
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Daniela. Antes de mais obrigada pela partilha e parabens pela coragem e desabafo. Sendo que é uma situacao extremamente pessoal so o teu coracao saberá o melhor a fazer. Foram muitas coincidencias de datas 😓 mas perguntas a opiniao e entao é bom partilhar para poderes decidir o melhor. É dificil pôr no teu lugar, mas se aguentares ainda tens tempo.. no civil so é preciso uma testemunha de cada lado. Ou ate podem ser as duas do noivo. Na igreja é que sao as 4. Infelizmente estas situacoes por outro lado às vezes evoluem muito rapido e depois vais querer ter falado. Mas entendo o pensamento dele ficar com mais peso por isso. Estava aqui a pensar que talvez o teu noivo lhe pedir a tua mão? Nao sei mas parece que sao um pouco os teus pais e nesse acto simboloco ja mostras todo o teu amor e respeito. O convite podes deixar no ar sem o entregar fisicamente ainda mas fizer oh padrinho agora é aguentar para estar comigo no dia. Ou algo do genero que vejas que ele aguenta sem sentir a pressao. Mas de.alguma forma vais encher lhe o coracao ao transmitir o reconhecimento de todo o amor que te deu, ele sente um objectivo cumprido, uma importancia na tua vida. Isto é tudo muito pessoal mas valendo o que vale fica uma ideia. Um beijinho e muita muita força para os três!
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Curiosa Julho 2026 Vila Pouca de Aguiar
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela!!

Acho que acabaste por tomar a decisão correta, sei que o cenário não é o melhor mas possa ser que por milagre o teu padrinho melhore e consiga estar presente no teu dia!! Beijinhos de coragem e força!! 🤍
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina!!
    Obrigada pelas tuas palavras, deram-me ânimo e esperança!!
    Fico feliz por saber que a tua avó teve o privilégio de conhecer a tua menina 🤍Obrigada de coração pelas tuas palavras!! Beijinhos 😘🤍
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tenho de concordar, de quem mais esperamos nada vem é facto, de quem menos esperamos, temos o melhor apoio Smiley heart

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por vezes, o maior e sincero apoio e ombro-amigo, vem de um desconhecido. Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada querida Alexandra Smiley heart

Realmente aqui, mesmo as pessoas não se conhecendo, vê-se que ha muito força e muito apoio Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Querida Sofia, lamento imenso o que estas a passar, pois mesmo ainda tendo presente as pessoas, sabemos a dor que carregamos de saber o que poderá e virá a acontecer Smiley sad

Tenho fé que sejam mesmo os teus avós a acompanhar te no teu dia e serem os teus padrinhos Smiley heart

No meu caso, irei mesmo avançar com a entrega dos convites aos meus padrinhos e quem sabe um animo e uma motivação boa surge dali

Um beijinho e força nesse coraçãozinho apertadinho Smiley heart

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, faz isso. Verás que ainda te surpreendes. Muita força. Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É o que farei queria Sonia, será realmente o ideal Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Querida Sónia, nao consigo imaginar a tua dor Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Inicialmente, numa fase inicial, pois era a altura em que lhes iria convidar, fui aconselhada a não o fazer.. mas agora, realmente o ideal será mesmo avançar com o convite.. quem sabe nao vem um ânimo e motivações boas Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Querida Joana, acho que é mesmo a atitude mais certa e pode ser até que lhe dê outro ânimo Smiley heart

Um beijinho e obrigada Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Está realmente a ser uma situação bastante chata e bem difícil de gerir

Mas vou fazê-lo, vou agir como se nada se passasse, entregar o convite , pode ser até que lhe dê outro ânimo Smiley heart

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sofia,

Compreendo bem o que dizes porque sempre tive um relação muito próxima com os meus avós. Infelizmente perdi a minha avó há 1 ano e meio... e ainda tenho o meu avô, que com 95 anos está muito bem, felizmente! De todo o modo... também tenho muito receio que lhe aconteça alguma coisa até ao meu casamento...

Desejo que os teus avós recuperem dentro do possível e que os tenhas ao teu lado durante muito mais tempo e inclusivamente no teu dia especial!

Permite-me só um conselho... não lhes digas que até podem não ir mas que queres muito convidar pela consideração que tens por eles. Não coloques essa possibilidade em cima da mesa. Fala como se fosse certa a recuperação e como se a realidade fosse a presença deles ao teu lado.

A minha avó tinha uma doença terminal, falava-me muitas vezes da tristeza que tinha em não ir conhecer a bisneta (eu estava grávida) e as minhas respostas para ela eram sempre no sentido de ter a certeza que isso não ia acontecer e que ela ia pegar na Eva ao colo (mesmo eu tendo dúvidas)

Acabou por conhecer a bisneta e por lhe pegar ao colo. E ficou muito feliz Smiley heart

Faleceu 4 meses depois... e tenho muitas, muitas saudades dela.... e ela faz-me muita falta. Gostava que pudesse estar aqui, comigo, no dia 06 de Junho de 2026.... e de uma forma ou de outra, sei que vai estar! Pronto... já estou de lágrimas nos olhos...

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela, estou um pouco na mesma situação que tu.
    Desde sempre que disse que não queria casar, mas se o fizesse queria os meus avós como padrinhos de casamento, porque eles são o meu maior exemplo de amor, família, respeito, etc. E ninguém como um casal que vai fazer 65 anos de casados para ser os meus padrinhos!!
    Desde o Covid que a minha avó tem uma saúde bem fraca e inclusive no inicio do ano passado teve um episodio bem complicado, quase a perdemos, neste momento está bem. Mas em contrapartida o meu avó desde o mês passado que tem tido muitos problemas e tenho muito medo que ele não vá ao meu casamento.
    Como pessoa ansiosa que sou quando falamos em padrinhos de casamento, arranjamos uma segunda opção caso a nossa primeira não se realize que será o pai do noivo e minha mãe. Mas em principio até ao natal se nada se alterar vou convidar na mesma os meus avós a explicar que podem não poder ir mas é um ato de consideração que tenho por eles e pelo que fizeram por mim!

Na minha opinião devia convidar na mesma uma vez que foi sempre a tua primeira opção, dizes que estás a convidar consciente da situação em que está mas que é um ato de agradecimento e consideração por ele a até pode servir de motivação para continuar a lutar!!

Espero ter ajudado!
    Beijinhos e força para esta situação! Smiley heart

• Responder
  • Inês
    Noiva Ativa Julho 2026 Lisboa (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E os meus sentimentos, lamento tudo o que estão a passar. Muita força para ambos 🫂
    • Responder
  • Inês
    Noiva Ativa Julho 2026 Lisboa (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, tenho um familiar que infelizmente também não deve conseguir ir, por motivos de saúde muito graves também. Fiz questão de o convidar e o sorriso que me esboçou, o quanto me desejou felicidades e melhorar para conseguir estar presente acho que lhe deram forças. Combinamos que iríamos dançar juntos porque sabemos que tudo fará para melhorar. Acho que deves gerir o que o teu coração te disser. E se a vossa relação é tão bonita assim, ele irá adorar receber esse teu convite que vem de coração!!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Outubro 2026 Seixal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida Daniela,

Eu convidaria na mesma... Ele concerteza ficará feliz.

Eu não vou ter padrinhos por isso mesmo, quem me fazia sentido já cá não está..

Muita força e um grande beijinho

• Responder
  • Sonia
    Noiva Principiante Junho 2026 Ourém
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Daria o maior apoio possível, e convidaria a mesma. Se no dia do casamento não estiver " fisicamente " estará sem dúvida espiritualmente. Se tiveres um irmão ou um amigo que caso seja preciso, podera acompanhar ao altar e ser teu padrinho se for necessário. Mas sei que ao fazeres o pedido ao teu pai vai ser importante para ele. Espero que esta resposta te ajuda de alguma forma.
    • Responder
  • Sonia
    Noiva Principiante Junho 2026 Ourém
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faltam as pelavras sem dúvida. Infelizmente passei por algo semelhante. Perdi o meu pai. E o sentimento de angústia e desorientação é desnorteante. O que te posso dizer, coragem e força.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ufa 🥺 passar por todo esse turbilhão de emoções numa fase pre casamento deve ser devastador..

Sinceramente, eu convidaria a mesma.. preparava todo um contexto, falando talvez primeiro com a tua madrinha ou alguém próximo para perceber um “melhor” momento e faria esse convite justamente porque sempre foi a tua intenção que ele fosse teu padrinho nesse dia. Pode ficar mais triste é verdade, mas claramente ficará muito feliz por ti e pela consideração que lhe desta apesar de tudo isto..

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela.

Lamento imenso por tudo aquilo que estás a passar, não é nada fácil e muito menos nesta alturas especiais, que seriam para ser só amor e felicidade.

Mas a vida é mesmo assim, feita de altos e baixos e o importante é encarar tudo com a maior leveza que possamos e com fé e esperança.

Eu no teu lugar e se os teus padrinhos são pessoas muito especiais e importantes para ti, eu arranjaria um dia, na qual o teu padrinho estivesse mais animado, e não tão em baixo e convidaria.

Ele até pode não estar presente, mas a intenção é que conta e tenho a certeza que ele ficará muito feliz com o convite e é o que dizem as outras noivinhas, pode ser que esta notícia lhe dê garra para enfrentar a maldita doença.

Um beijinho e muita força! ❤️

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lamento tanto, Daniela.

Há momentos na vida injustos e incompreensíveis, e que de alguma forma, fogem do nosso controle.

Não consigo imaginar-me na tua situação, mas creio que entregava na mesma o convite para os padrinhos. Tal como diz a Catarina, pode-lhe servir de motivação para ele encarar a piora da doença e quem sabe, até se conseguir aguentar até ao teu casamento.

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Fala com ela ❤️
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não está a ser nada fácil, de todo mesmo..

É um bloqueio muito grande que se criou automaticamente em mim e nem tão pouco tenho a coragem de falar no casamento quando estou com eles..

Tens razão, eu vou falar com a minha prima mas talvez o ideal seja mesmo entregar o convite Smiley heart

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Daniela,
    Lamento muito...
    Todos nas nossas vidas temos os nossos "quês" e na verdade não há familias perfeitamente perfeitas! Sabermos encarar isso com naturalidade é de uma grande maturidade! ❤️A tua situação é delicada... e na verdade, tu melhor que ninguém conheces o teu padrinho... Eu, se fosse comigo, acho que convidaria na mesma... esperando até que o convite servisse de motivação e esperança na vida! Que tal perguntares à tua madrinha? Eles têm outros filhos? Também podiam dar uma opinião....

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração