Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

M
Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada

Convento Capuchos da Caparica

Mafalda, a 31 de Janeiro de 2014 às 19:21 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 24

Olá a todas!

Hoje fui marcar a data do casamento oficial e fiquei parva com os valores que me apresentaram. Acham possivel e até memso legal pedirem-me 411 euros por casar numa capela bem perto da minha casa? O padre disse que se fizesse na igreja da minha paróquia eram cento e poucos euros mas como a capela era da Câmara tinha que pagar 160 euros à Câmara de Almada mais 156 à diocese, mais 20 de certidões. mais 20 de organização de processo e mais 15 de inscrição, qual ginásio se tratasse. Não acho normal. É que a igreja junto à minha casa é feiosa, daquelas a dar para o moderno e que perde a graça. Esta dos Capuchos é antiga e tem algum charme e é a 2km de minha casa. Sabem onde me posso informar se estes preços são mesmo assim?

Obrigada e bjs

24 respostas

Última atividade por Paula, a 1 de Agosto de 2014 às 19:21
  • Paula
    Noiva Ativa Março 2015 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mafalda,
    De facto é um roubo!
    Eu sou de Santo Antônio dos Cavaleiros e marquei a igreja em Colares, fui atendida por uma senhora muito simpática que me disse que teria de pagar 125€ para o processo administrativo e que depois teria qualquer coisa a pagar à minha paróquia, mas que apesar de não saber ao certo quanto era, que não seria nada de mais.
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois, Mafalda, eu também não dei. Como disse na outra resposta vou casar a outro sitio mas mesmo assim tenho de pagar 164 euros, para além dos 92 do processo na minha paróquia.

    • Responder
  • Mafalda
    Super Noiva Setembro 2014 Lisboa (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Mafalda, 461€ é um roubo a descarada. Eu paguei 120€ na conservatória para ter o papel em como nos podiamos casar , 90€(que acho um exagero) para um carimbo branco numa folha com os nossos dados. Na minha paroquia vamos dar um donativo que engloba a luz, a passadeira, a agua e a decoração.

    Mais que isso não dou porque é exploração.

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois, não sei. Tudo depende do local. Eu já paguei e pelo civil paguei os 120 euros e depois tive que pagar 92 à minha paróquia pelo processo de casamento+ 15 € CPM e ainda 164 € ao padre da capela do cristo rei onde decidi casar. Fora donativos que nem sei quanto é suposto dar. Mas só aqui mesmo em casamento sem ainda os donativos gastei 391 euros. Acho um abuso mas pronto. É o que é e aceitamos se quisermos. Mas que custa custa.

    • Responder
  • Dália
    Noiva Constante Setembro 2021 Sintra
    Dália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então com isto tudo quem mora fora do país e não tem morada em Portugal quanto terá de pagar???? Eu quando fui baptizar a minha filha a Portugal no convento de Mafra não tive de pagar nada só nos pais e os padrinhos demos um envelope ao padre com a contribuição que queríamos dar para o convento.
    • Responder
  • Nafi
    Noiva Constante Setembro 2015 Almada
    Nafi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois que mt provavelmente nós tb não... e eu que gosto tanto e tem significado para nós... mas com esses valores... :/
    Mas obrigada pela info.
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei a meio... E por isso n vou casar lá. Bjs
    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá nafi. O valor q referi dos Capuchos é aquele q disse na altura e por isso n me
    • Responder
  • Nafi
    Noiva Constante Setembro 2015 Almada
    Nafi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mafalda conseguiste saber mais alguma coisa?
    também estava a pensar casar nos Capuchos mas depois de ver o teu post.... :/

    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O mosteiro onde quero casar quem for da freguesia e pagar oferta ao padre todos os anos não paga (tirando as cenas obrigatórias) quem for doutra paróquia tem de pagar cerca de 400 eu só de aluguer. Isto acontece para salvaguardar as pessoas da freguesia pois houve uma altura que era tudo de graça e as pessoas da freguesia nem tinham vaga para casar. Pode ser o mesmo caso.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Experiente Agosto 2014 Mafra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois eu estou me a preparar para a papelada e para dar o dinheiro Smiley smile

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Carla.

    Um beijinho

    • Responder
  • Carla
    Noiva Constante Agosto 2014 Loures
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mafalda,

    a nós pediram-nos 70€ na igreja de Loures e nós somos das freguesia de S. João da Talha e Bobadela, e a decoração da igreja está incluída. O valor do registo civil são 120€ sem acordo pré nupcial, ou seja, em comunhão de bens adquiridos (tratámos disso hoje). Estou a achar 411€ um exagero de dinheiro... tenta falar com alguém que já lá tenha casado.

    Não desanimes Smiley winking

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olhem o email que o Vigário de Setúbal me enviou. Os valores são um bocadinho diferentes. Não percebo já nada disto.

    As taxas que apresento, em síntese, dizem respeito ao processo de casamento.

    Processo de Matrimónio (a pagar à Paróquia) Valores

    Abertura e Organização do Processo 20,00€

    Certidões (cada) 10,00€

    Processo de Matrimónio (a pagar à Cúria,
    através da Paróquia)
    Valores

    Sendo o casamento na paróquia dos nubentes 12,00€

    Sendo noutra igreja paroquial da mesma diocese 24,00€

    Sendo numa igreja não paroquial 30,00€

    Sendo numa capela particular 150,00€

    Vindo de uma paróquia de outra diocese 06,00€

    Passo a explicar: 1. O processo de casamento tem custos materiais; para além disso, estas taxas são uma forma de participação na vida da comunidade que tem despesas na liturgia, na catequese e noutros sectores da ação pastoral, tanto a nível paroquial como diocesano. Ressalva-se que os pobres estão isentos destas taxas. No acto da celebração, as pessoas poderão dar outro tipo de contributo, em alguns lugares chamados “emolumentos”, os quais foram abolidos na Província Eclesiástica de Lisboa e substituídos por ofertas livres, dependentes da generosidade dos ofertantes. 2. A celebração do sacramento do Matrimónio deve ter lugar, como os outros sacramentos que se celebrem com solenidade, na igreja paroquial. Só quando são celebrados em perigo de vida o lugar da celebração é o que for possível. A maneira como a Igreja desincentiva a celebração em lugar diferente da igreja paroquial de um dos nubentes é o diálogo que o pároco tem com os noivos, explicando tudo isto. Para ajudar – apenas ajudar – a ver isto claro é cobrar taxas suplementares, que vão sendo agravadas conforme os lugares pretendidos para a celebração: desde uma igreja paroquial que não é a de nenhum dos nubentes, até à capela particular. No caso do antigo Convento dos Capuchos, em Vila Nova de Caparica, verifica-se o seguinte: já não é convento; é um espaço que pertence à Câmara Municipal de Almada. Esta cobra o que entende para permitir a celebração de casamentos. A Igreja nada tem a ver com isso. A Diocese de Setúbal tem vindo a contemporizar com a utilização deste espaço que foi convento com a sua igreja (e que hoje já não é) para a celebração do Matrimónio, dada a tradição que se instalou de há alguns anos. É preferível celebrar o Matrimónio numa igreja. Para isso, cobra uma taxa mais elevada, a mesma que cobra para a transferência da celebração do Matrimónio em capelas particulares, não para explorar, mas para tentar educar as escolhas dos noivos.
    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ok, Mafalda, vamos ver o que te dizem e depois disso, logo vês o que fazer! Boa sorte e não desanimes, que tudo se resolve! Smiley smile

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mafalda infelizmente por mais que me custe dizer o casamento é um negócio autêntico ...! enfim mesmo. bjinhs

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Falei com a Câmara e diz que da parte deles são os 160 euros que o padre falou. O resto são custos de igreja que a Câmara não tem nada a ver com isso nem sabe nada. Já enviei um email à diocese para ver o que eles dizem.

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mafalda, tudo bem? Realmente, às vezes nem sempre é fácil lidar com este tipo de burocracias, mas eu estou com a Cláudia! Tenta informar-te na câmara, para ver o que te dizem.

    Espero que consigas resolver este tema da melhor maneira e que possas casar onde realmente desejas! Smiley smile

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Elisabete.

    Bjs

    • Responder
  • Elisabete
    Super Noiva Abril 2014 Matosinhos
    Elisabete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá....

    Deve mesmo ser por esses valores.....até porque não é a tua igreja.

    Eu, na minha paroquia paguei 220 euros.....mas se fosse de fora e quisesse lá casar além dos 220euros pagava mais 150 euros.....o que dá 370euros.... é muito dinheiro.....

    Desejo-te boa sorte e felicidades Smiley smile

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, Claudia, vou ter mesmo de fazer isso. Mas não acredito que o padre me esteja a mentir até porque lhe disse que ia ver as coisas. Mas é muito dinheiro... Enfim.

    Obrigada.

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mafalda porque não vais mesmo á camara e perguntas isso? e tentas falar com alguém responsavel pela diocese?

    bjinhs

    • Responder
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2014 Almada
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim mas este valor é ainda sem a parte dos papeis da conservatória. Não sei quanto mais terei de pagar. Talvez esses 200€.

    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A mim so pelo civil eram 200€...fora os documentos dp... portanto deve andar entre o mesmo

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração