Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Super Noiva Maio 2015 Valongo

Convenção ante-nupcial

Joana, a 13 de Janeiro de 2015 às 19:19 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 21
Ola noivinhas.. Alguém vai fazer uma convenção ante-nupcial para casar num regime de bens diferente da comunhao de bens adquiridos que é o habitual?! Alguém ja fez?! O que é preciso??

21 respostas

Última atividade por Magda & Marco, a 8 de Março de 2016 às 17:17
  • Magda & Marco
    Noiva Constante Agosto 2016 Barcelos
    Magda & Marco ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Podes dizer-me o que é o casamento sem a convenção antenupcial? Tenho isso escrito no documento e não percebo o que quer dizer Smiley sad beijinhos
    • Responder
  • C
    Super Noiva Agosto 2015 Valongo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei pelo civil com cumunhão de bens adquiridos assim para nos pareceu-nos o mais justo, assim eu não me meto nos problemas de familia dele (e que neste caso tenhem varios) e ele tambem nao se mete nos meus embora eu neste momento não os tenha mas nunca se sabe.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Agosto 2015 Matosinhos
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada Natércia:-) Estive-me a informar e disseram-me o mesmo:-) Assim fico mais descansada:-) Obrigada:-) Beijinho**

    • Responder
  • Natércia
    Noiva Experiente Julho 2015 Condeixa-a-Nova
    Natércia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Andreia! Como a casa já está no nome dos dois a opção que fizeram está correta. Eu e o meu noivo temos um terreno que andamos a pagar os dois, mas só está em meu nome, então fizemos a convenção ante-nupcial e vamos casar em regime geral. Espero ter ajudado. Beijinhos

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Agosto 2015 Matosinhos
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho uma dúvida que queria esclarecer se conseguirem. Para quem já tem casa em comum, no nome dos dois, qual a melhor opção? Na conservatória não souberam explicar muito bem e acabamos por fazer a de comunhão de adquiridos, mas fico na dúvida se foi a melhor opção ou seria a comunhão geral de bens?
    Obrigada!
    • Responder
  • Elsa e Carlos
    Super Noivo Julho 2016 Penafiel
    Elsa e Carlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate, ajudou-me a mim também Smiley winking

    • Responder
  • Natércia
    Noiva Experiente Julho 2015 Condeixa-a-Nova
    Natércia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Eliana! Obrigada pela opinião. Eu sei que se vê muita coisa, mas eu e o meu noivo já vivemos juntos há mais de 3 anos e já lá vão quase 12 anos de namoro. O que temos conseguimo-lo os dois, por isso penso que é o mais correto a seguir. Smiley smile
    • Responder
  • Gaby
    Super Noiva Agosto 2015 Castelo Branco (Concelho)
    Gaby ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá
    Nós vamos casar em comunhão de bens adquiridos Smiley winking

    • Responder
  • S
    Noiva Master Junho 2016 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana, nós vamos casar com regime de comunhão de bens adquiridos.

    Beijinhos

    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2015 Valongo
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, claro que nao levo a mal.. Agradeço a amabilidade e preocupação.. Beijinhos
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Master Setembro 2015 Maia
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem se a colega diz que é o melhor então é porque o é na sua situação! Como deve calcular na maioria dos casos não existe essa necessidade e por esse motivo achei melhor alertar não leve a mal mas é defeito de ofício! Smiley winking
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2015 Valongo
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Eliana.. Obrigada pela ajuda.. Ja tinha andado a pesquisar e ja sei o que cada regime implica.. E alias, a nossa decisão da separação de bens foi por varias razoes e após conselho de uma advogada..
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Master Setembro 2015 Maia
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Natércia é! Mas como disse há Joana vê bem os prós e contras.
    Pode parecer um pouco cruel mas eu vejo todos os dias muitas coisas e sobre esse assunto sou clara o regime mais equilibrado para o casal e o de Comunhão de Adquiridos. Smiley winking
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Master Setembro 2015 Maia
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Joana poder podes mas vê o que escrevi pois explico bem e às vezes os funcionários das conservatórias não explicam como deviam!
    Vê bem se vale a pena gastares 200 e fazeres uma convenção que muitas vezes só te prejudica!
    Aos meus clientes a conselho sempre a ver os prós e contras e se me perguntarem o melhor eu respondo que o melhor é o estabelecido pelo legislador comunhão de adquiridos mas cada um sabe de si!
    Eu e o meu noivo vamos casar no regime convencionado que é o de Comunhão de Adquiridos.
    Bjinhosssss
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2015 Valongo
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinhas.. Ja me responderam da conservatória e posso tratar de tudo no mesmo dia, ou seja, fazer a convenção e dar inicio ao processo no mesmo dia..obrigada pela vossa ajuda Smiley smile
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Master Setembro 2015 Maia
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Joana a convenção ante- nupcial é um género de pré contrato (forma leiga de explicar) em que as partes acordam regime de casamento diferente do convencionado por lei que é a comunhão de adquiridos.
    Nessa convenção podes escolher a comunhão geral ou a separação de bens.
    Basicamente e a pinceladas largas a na comunhão geral todos os bens teus e do teu noivo são dos dois mesmo aqueles adquiridos ou doados a vocês enquanto solteiros.
    A separação de bens é cada um tem o que é seu como se estivesse solteiros, ou seja mesmo comprando bens em casados o bem adquirido é só de quem o comprou! Ou seja é quase como estar solteiro.
    Para casarem nestes 2 regimes tem uns dias antes de casar fazer um "acordo " a dizer que querem isso essa convenção tem o custo aproximadamente de 220 euros mais coisa menos coisa.
    Se optarem pela comunhão de adquiridos que é o regime convencionado em Portugal e cujo legislador achou ser o melhor para os nubentes pagas só 120 euros e neste regime (mais justo no meu entender) tudo que vocês adquirir casados é de ambos tudo que lhes seja doado ou adquirir em solteiro é de cada um individualmente.
    Em termos gerais é isto agora cabe a cada um de vocês decidir!
    Bjinhosssss e espero ter ajudado!
    • Responder
  • Arlc
    Noiva VIP Fevereiro 2015 Almada
    Arlc ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Joana,

    pois, nos vamos casar com Comunhao de Adquiridos. E mais simples e mais barato e acaba por salvaguardar os dois Smiley smile

    Acho que o melhor e mandares um email para a Conservatoria a perguntar. Eu quando andei a tratar dos papeis mandei-lhes um email e sempre responderam bem e atenpadamente.

    Beijinhos

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana e meninas! Smiley smile Este artigo pode ajudar-vos a esclarecer algumas das vossas dúvidas: https://www.casamentos.pt/artigos/separacao-de-bens-bens-adquiridos-ou-comunhao-geral--c1191

    Smiley smile

    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Joana

    Nós vamos casar em regime de comunhao de adquiridos, depois do casamento é dos 2 mas nenhum pode "mexer" nas heranças do outro Smiley winking

    Beijinhos

    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2015 Valongo
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá natercia, pelo que li para casar nesse registo (q é o normal) n precisas de ter a convenção..
    • Responder
  • Natércia
    Noiva Experiente Julho 2015 Condeixa-a-Nova
    Natércia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá joana! Éuma boa questão. Também nunca percebi muito bem este assunto... Nós queremos casar em regime geral de bens, também é preciso a convenção ante nupcial?
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração