Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Ativa Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão

contagem da Licença de casamento

Joana, a 20 de Novembro de 2024 às 10:05 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 7

Bom dia meninas 😍

Espero que estejam todas bem!

Se a cerimónia se realizar na quinta por um celebrante, convém eu ir ao civil assinar os documentos no dia anterior?

A minha dúvida é, a contagem da licença de casamento (15 dias) começa a contar a partir do momento que vou ao cartório assinar os documentos, certo?

Obrigada.

7 respostas

Última atividade por Magda Calisto, a 20 de Novembro de 2024 às 16:48
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Joana,
    No meu caso, como não é possível falar por telefone com o R. Civil, decidi ir lá e falar com elas e ainda bem pois embora não possa dar entrada dos documentos antes, a Conservadora marcou logo na agenda a data para o casamento e a data e hora para lá irmos em Março dar entrada do processo, por isso, não perdem nada se lá forem ou se lá fores sozinha, o noivo não tem de ir nesta fase 😉
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Magda pelo esclarecimento 😊

• Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Exactamente, por isso é que no outro dia te queria explicar isso, se não quiseres casar no registo no mesmo dia da cerimónia com celebrante e festa, terão de ir ao civil no dia antes ou ainda antes mas, a data que conta para a Licença é, SEMPRE, a do registo civil que é a oficial
    • Responder
  • Karen
    Noiva Ativa Junho 2025 Vila Franca de Xira
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá.
    No meu caso, em comum acordo com a minha entidade patronal, vou começar a licença antes do dia do casamento.
    Foi nos dito que a licença teria que apanhar obrigatoriamente o dia do casamento, fosse ele no começo, meio ou fim. Então por questões de facilidade para depois poder marcar o meu período grande de férias, vou tirar primeiro a licença e ela acaba tipo 3 dias depois do casamento e posteriormente tiro 10 dias úteis de férias, assim ficarei 1 mês de “férias” 🙂Isto requer sempre acordo com a entidade patronal, visto que não tem que ser tirado obrigatoriamente logo a seguir ao casamento. Até há quem faça acordo para tirar alguns meses depois.
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não tivemos dificuldade nenhuma Joana. Só podes agendar com 6 meses de antecedência.
    Casámos em julho e fizemos o processo todo online em fevereiro - agendamos logo o dia 12 de julho para casarmos no registo e ficou tratado! No dia foi só aparecer.
    Podes também ir ao registo e marcar presencialmente mas, por uma questão de facilidade, fizemos online - para isso tens é de ter os códigos da autenticação gov.
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Mariana 😊

Pela tua experiência, é complicado agendar o dia no cartório?

Até ao final do ano tenho o contrato da quinta e restantes serviços fechado e a agenda do civil para 2025 só abre em Janeiro.

Também se não conseguir data no cartório da minha aérea de residência, devo conseguir noutros ao redor.

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana, sim a licença começa a contar a partir do dia que forem ao registo, que é o dia oficial do casamento.
    Eu fiz dessa maneira, no dia anterior ao casamento fomos ao registo - quisemos fazer dessa maneira para aproveitarmos a licença logo. Podes sempre tentar chegar a um acordo com a tua entidade patronal se preferires ir ao registo antes, mas fica sempre sujeito da aceitação deles.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração