Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Novata Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão

Conta Relógio

Joana, a 15 de Novembro de 2024 às 09:09 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 23
Olá noivinhas!
Eu e o meu noivo fazemos 10 anos de namoro para o próximo ano e nada como celebrar a nossa união da melhor forma possível!
Acham que ainda vou a tempo?Nós queremos algo mais simples e intimista.Tenho duas visitas em quintas agendadas para este domingo, vamos lá ver se consigo pelo menos fechar um serviço 🥹Neste momento só tenho mesmo o esboço do convite que fiz no Canva.Pesquisei no grupo a questão de ter um celebrante na nossa cerimónia civil e pareceu-me uma ideal genial, sempre tive receio que os Srs da conservatória fizessem uma cerimónia mais fria e parece que não estou errada.Aconselham-me algum celebrante aqui na zona Norte? Eu sou de Guimarães.Também se tiverem algum sugestão de quinta, também aceito 🤩 ou seja, aceito qualquer sugestão porque pelo que já perceberam ainda não tenho nada organizado…. Será mesmo contra o relógio ⏰ O mal dos meus problemas é mesmo a lua de mel, pois como sou agente de viagens é algo que não me preocupa, mas em relação a tudo o resto estou a zeros…. Serei a única?Obrigada 🥰

23 respostas

Última atividade por Sara, a 18 de Novembro de 2024 às 22:43
  • Sara
    Noiva Ativa Maio 2025 Vila do Conde
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo noivado! Nós também vamos casar no próximo ano por ser o ano em que fazemos 10 anos de namoro, embora não seja no mesmo dia 😀
    Vejo que já estás bem encaminhada, vai correr tudo bem! Desfruta do processo pois passa muito depressa 😅

• Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Junho 2025 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa a demora Joana!
    Para já ainda só tivemos a primeira reunião de apresentação e estivemos pessoalmente com a Maeia João na Braga Noivos, é muito simpática e atenciosa!
    Entretanto no início do ano vamos ter uma reunião mais demorada, para lhe contarmos a nossa história e assim começar a elaborar o guião 😊
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá meninas 😊

Este fim-de-semana foi bastante produtivo. Fui visitar as duas quintas que tinha interesse e durante esta semana a situação da quinta já fica resolvida. Tenho pré-reserva numa delas, mas também como gostei muito da outra, estamos ainda na indecisão.

O celebrante também está encaminhado.

Agora o problema é o vestido! Fui fazer algumas provas no sábado e a minha pergunta é: "Porque é que nós mulheres só temos olho para o caro"? 😅😂 Serei só eu???

Ahhh e uma coisa que ficou logo esclarecido, os vestidos temos mesmo de os experimentar, porque eu olho para eles expostos nos cabides e não gosto de nenhum.... depois de os vestir já é logo outra coisa.

Experimentei um na Pronoivas de Braga, mas cometi o erro de principiante de não dizer qual era o meu orçamento, então vesti o tal vestido que não dava nada por ele, e vê-lo vestido em mim foi algo surpreende, mas mais surpreendemente foi quando e Sra da loja me diz que com o desconto o vestido ficava por 2.800€ 😫

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Ainda vais a tempo sim, com calma tudo se faz. Tenta fechar os fornecedores mais importantes - Quinta, fotografo, música, florista, celebrante, por aí… em relação a espaços não sou daí, mas aposto que alguma noiva te vai conseguir ajudar. E vais ver que vais conseguir organizar o teu casamento de sonho ❤️
    • Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lena, provavelmente as alianças dos teus pais duraram 40 anos porque eram de ouro português, como era normal nos casamentos de antigamente quando (quase) não se conhecia ou havia mercado de outro tipo de ouro 😉
    E não é obrigatório fazer seguro para viagens na Europa, apesar de ser mais seguro fazê-los quando se vai para países fora da UE ou do espaço Shengen
    • Responder
  • Lena
    Noiva Experiente Novembro 2024 Vila Franca de Xira
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Joana!

Estás sempre a tempo, especialmente se quiseres uma coisa mais pequena.

Na verdade, eu e o meu noivinho decidimos casar no fim de agosto e começámos a planear as coisas no começo de setembro. Vamos casar de amanhã a uma semana e está tudo pronto com folga.

Começámos por querer uma coisa mais pequena, mas vamos acabar por ter uma coisa relativamente normal, especialmente para o orçamento e tempo que tivémos (foi um bocado com ajuda dos deuses e da sorte).

Para começar, todos os nossos fornecedores foram encontrados aqui e o fato de termos escolhido o outono ajuda a que tivéssemos sucesso em conseguir marcação em todos, mesmo com pouca antecedência. O fato de ser uma época baixa para casamentos ajudou a que o espaço não tivesse muita concorrência, a fotógrafa não estava tão ocupada, a cabeleireira ainda está em época baixa antes do natal e nós também fizemos muitos DIY.

Posso dizer que casei com 4Mil euros, Lua-de-mel incluída.

Primeiro, teres uma mente aberta para datas ajuda muito. Depois, tens de ver o que realmente queres, o que faz mesmo falta teres no casamento e o que podes prescindir.
    Tens de aproveitar todos os black fridays, outlets, saldos etc que apanhares pelo caminho, pois há achados imperdíveis.
    A VINTED, WALLAPOP, TEMU, ALIEXPRESS etc vão ser os teus melhores amigos em relação a decorações, ideias, lembranças etc.
    Muitas vezes consegues contratos melhores com espaços que não sejam ainda tão conhecidos (informa-te sobre restaurantes ou quintas que tenham aberto há pouco tempo, pergunta aos teus conhecidos se sabem de alguém que tenha um espaço que não se importe de alugar, faz na casa de um amigo.) Eu, por exemplo, consegui fechar com um restaurante daqui com uma esplanada linda e com um jardim à volta perfeito. Como o restaurante é novo, tive marcação logo, só paguei 100€ para casarmos lá (eles vão decorar o espaço para nós) e depois escolhemos um menu que era 40 euros por pessoa, bebidas à discrição.

Em termos de fotógrafos, há pessoal muito bom a trabalhar freelancer part-time. Infelizmente, muitos não conseguem fazer vida 100% da fotografia e fazem preços mais simpáticos. A mesma coisa aplica-se a bandas e DJ menos conhecidos, videógrafos, celebrantes e muitos outros. Para saberes se são bons, só precisas ver os trabalhos deles anteriores e os feedbacks. Ajuda também teres amigos que conheçam a pessoa.

Os vestidos e fatos, principalmente para quem mora perto de uma cidade grande, consegues achar outlets, vestidos de coleções anteriores nos saldos e muitas outras oportunidades, mas ajuda teres um bocado o espírito aberto.

As alianças são coisas que entram em saldos no verão, em janeiro etc. As minhas custaram 700€ o par. São 2mm e 2,5mm em ouro branco 9k. Ainda não sei se vão desbotar, mas as dos meus pais duraram mais de 40 anos e estavam iguais. Se não forem esquisitos, podem também ir a lojas em segunda mão e são sempre mais baratas.

Já os destinos de lua-de-mel, é pesquisares bastante até as pestanas caírem (foi o que eu fiz) e eu cheguei à conclusão que, para destinos na Europa, convém mais fazeres tu os roteiros e pagares só um seguro de viagem. Existem muitos pacotes de vários tipos de serviços que podes escolher. A internet hoje em dia tem muita informação sobre os lugares, o que podes fazer lá, itinerários e até destinos lindos que não são falados e, por isso mesmo, são mais "em conta".

Não tenhas medo de pedir emprestado, de não gastares dinheiro ou tempo em coisas só porque a fulana teve etc. O que interessa é o vosso casamento e vocês terem o que querem.

• Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana, não sei se já o fizeram, mas em primeiro lugar definam o vosso orçamento e elaborem uma lista de convidados (é importante porque há quintas que têm mínimos de convidados). Depois, é escolher a quinta/espaço, o fotógrafo e o dj/música. São os 3 serviços que ficam sem datas disponíveis mais depressa. Dá uma olhadela na lista de tarefas da app, também ajuda.
    Bons preparativos e não te preocupes que vão conseguir 🩷
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana 😊
    Por acaso pedi orçamento à Ritualis.
    Podes contar com pouco da tua experiência? Gostaste?
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Junho 2025 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para celebrante aconselho a Maria João da Ritualis, foi a nossa escolha Smiley smile E até ao final do mês vi que estão a oferecer -15% de desconto nos seus serviços.

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Recebeste a minha msg privada Joana?
    • Responder
  • Nia
    Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana,

Antes de tudo parabéns pelo casamento, como é só para setembro tens ainda tempo suficiente para planear o casamento.

Nós decidimos casar este verão e casamos no próximo ano em Junho, também um casamento pequeno e intimista.

A nossa primeira opção é o conservador(a) no entanto a empresa de animação conta com um celebrante e fez uma pré-reserva para o nosso dia, no caso do conservador não for destacado para o nosso concelho😅

Neste momento somente tratamos dos serviços principais, a quinta, o fotografo e a empresa de animação do casamento.

Faremos o resto a partir do mês de dezembro.

Procura cá no fórum nos fornecedores por localidade celebrantes e pede orçamento e marca reunião é muito interessante.

Bons preparativos❤️🍀

• Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2026 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!!
    Claro que ainda vais a tempo, há muita gente que consegue preparar um casamento num ano ou menos. O importante agora é fechares a quinta, e depois passares a outros fornecedores, como o fotógrafo, cabeleireira, maquilhagem, celebrante, etc. Meios/finais de dezembro e início de janeiro aconselhava a ires tratar já de marcar visitas a lojas de noivas e escolheres o vestido também!! Boa sorte ❤️
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para todos os efeitos, vamos sempre contabilizar o dia 13 como o nosso dia ❤️
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana, podes ir antes - oficialmente fica é esse dia como o dia do casamento. Eu contratei celebrante e fizemos o casamento dia 13 de julho mas, oficialmente, casámos dia 12 no registo.
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Temos de ir ao cartório no dia da cerimónia? Não pode ser antes?
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Ativa Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana, claro que é possível. Como tu dizes, vai ser mais em contra relógio mas vais conseguir fazer, sem dúvida. O principal já estás a tratar, é a quinta. Depois disso fotógrafo, musica, animação, etc. Vê a lista da APP, vai-te ajudar muito. Bons preparativos! Smiley love

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Como o casamento é apenas em Setembro, pode ser que ainda vás a tempo mas há que dar corda aos sapatos e a primeira coisa a fechar é mesmo a Quinta ou outro espaço para o evento e logo a seguir fotógrafo e música, já que em Setembro ainda há alguma procura destes serviços.
    No que diz respeito à cerimónia, mesmo que casem apenas pelo civil e que decidam recorrer a um celebrante, terão de ir casar ao cartório. Assim, mesmo que não possam dar já entrada do processo de casamento dado os prazos de validade, aconselho a irem à conservatória da vossa preferência falar com a Conservadora, dizendo que querem casar em tal data, que querem saber o que necessitam para tal e, pode ser que a Conservadora marque logo a data e hora para lá irem dar entrada do processo, como aconteceu comigo. Se não estou em erro, dia 16 de Setembro será uma terça-feira então, se forem casar ao Registo antes da cerimónia e festa com o celebrante, será mais económico pois apenas terão de pagar € 120,00 no registo, caso não tenha convenção antenupcial. Outra vantagem do casamento num dia de semana é que provavelmente terão mais disponibilidade nas Quintas 😉Continuação de bons preparativos e, caso necessites de mais dicas, dispõe 😉 😘
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sandrine 🥰
    Depois irei partilhando por aqui os updates.
    • Responder
  • Sandrine
    Noiva Constante Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! 😊

Não te preocupes, tudo é possível, mesmo em cima do relógio!

O mais importante neste momento é encontrares a quinta/espaço dos vossos sonhos. Assim que tiveres o local, recomendo que procures logo um fotógrafo, porque muitos ficam rapidamente com as datas preenchidas, e o mesmo vale para um videógrafo, caso queiras um.

Quanto ao celebrante, acho uma ideia fantástica! Nós optámos por pedir a um amigo próximo para fazer uma mini-cerimónia (10-15 miuntos) logo após a cerimónia civil, para não ser muito longo e para dar um toque mais íntimo e especial.

Relativamente ao vestido de noiva, se começares no final deste ano ou início do próximo, vais ter tempo suficiente para encontrar o que queres. O essencial agora é concentrares-te no espaço.

Boa sorte com as visitas às quintas este fim de semana! Tenho a certeza que vais conseguir organizar tudo a tempo. Estamos aqui para o que precisares. 🥰

• Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Curiosamente das quintas que gostamos ainda tinham vaga.
    Também estamos a procurar para sexta-feira, acredito que se fosse ao sábado seria mais complicado.
    Mas também como temos flexibilidade de datas, havemos de conseguir alguma coisa.
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muitas felicidades para vocês 🩷
    No nosso caso tínhamos em mente algo mesmo mais intimista, com poucas pessoas e talvez irmos só os dois ao registo e depois fazer apenas um jantar com poucas pessoas.
    Mas depois de pesquisar mais sobre este tema, apercebi-me que o mundo do casamentos é uma loucura e também ao fazer uma coisa mais simples tenho receio de um dia mais tarde arrepender-me, também começamos a ver a lista e não nos fazia muito sentido escolher uns e descartar outros.Então estamos à procura de uma quinta simples, mas que tenha o seu encanto mas também que não seja extremamente cara, um desafio é claro, mas estou confiante.Obrigada pelas tuas dicas… não é fácil com tão pouco tempo, mas havemos de conseguir 🙏
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana Smiley heart

Muitas das quintas acredito que já estejam ocupadas especialmente se for ao fim de semana, mas desde que tenham alguma flexibilidade certamente conseguem!!

Relativamente a celebrantes não consigo ajudar pois vamos casar pela igreja Smiley sad Mas procura aqui pela app, tens muitos fornecedores Smiley smile

• Responder
  • Wanessa
    Noiva Ativa Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana! Eu e o noivo também fazemos 10 anos no dia do nosso casamento Smiley love

Ainda vais a tempo claro! É mais apertado, mas tudo se faz. O principal já vais começar a ver - a quinta. Logo depois de tratares disso, passaria para fotógrafo, cabeleireira e maquilhadora e claro, o celebrante. Para setembro, podes também começar a ver vestidos, mas se fores em janeiro/fevereiro não vais tarde.

Se precisares de alguma ajuda, não hesites Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração