Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Inês
Noiva Constante Dezembro 2023 Barreiro

Conservatória

Inês, a 7 de Agosto de 2023 às 12:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7
Olá olá, será que alguém me consegue tirar esta dúvida 🤔 nós vamos este mês dar início ao processo de casamento no registo civil, já vimos quais os documentos necessários e qual a conservatória mais perto da quinta, agora a dúvida é, como sei se a pessoa que irá celebrar estará disposta a fazer a celebração como queremos? Já ouvi tantas histórias das pessoas serem rudes, e se aceitar como entro em contacto com a pessoa de forma a passar tudo? Como foi a vossa experiência? Se alguém já casou pelo civil através da conservatória de Palmela e quiser dar também umas luzes era ótimo 😅 casamos em dezembro e parece-me uma boa altura para tratar disto também temos receio que não tenham vaga para a hora que queremos
Obrigada desde já 🫶🏻

7 respostas

Última atividade por Joana, a 15 de Agosto de 2023 às 07:30
  • Joana
    Super Noiva Julho 2023 Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha! Acho que isso é sempre uma incógnita, por isso muita gente acaba mesmo por optar casar no civil antes e fazer a cerimónia na quinta com celebrante. Após saberes quem é o conservador/a, e falares com a pessoa em questão, logo vês. Se não gostares, sempre tens a opção de celebrante Smiley smile

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Inês, depende de cada conservador e com certeza que a conservatória te irá ligar no dia, em relação ao que vocês querem, se calhar na reunião poderão falar não? 😊

    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,
    Nós por essa mesma razão (e também pelo facto que o meu marido é inglês) optamos por ter também uma celebrante. Tivemos a cerimónia bilíngue onde a conservadora esteve lado a lado com elas. A conservadora quando fomos tratar do processo deu-nos o número de telefone e mais perto do casamento a celebrante entrou em contacto com ela para acertarem tudo 😊
    • Responder
  • Cindy
    Noiva Ativa Setembro 2024 Covilhã
    Cindy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,
    Eu também não tenho experiência, no entanto pela experiência de um casal amigo, eles casaram no civil 1 mês antes e depois realizaram a cerimónia na praia com um celebrante que na verdade era um grande amigo do noivo 😊
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu diria que por norma para terem mais controlo sobre a cerimónia um celebrante seria melhor ☺️
    • Responder
  • Vanessa Alexandra Pereira
    Noiva Experiente Junho 2024 Seixal
    Vanessa Alexandra Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Inês.

    Nós vamos casar pelo civil, mas optámos por termos um celebrante na Quinta. A nossa ideia é irmos no dia antes do casamento ao registo assinar os papeis.

    Do que sei, de amigos que se casaram a pessoa da conservatória na Quinta, não há muita hipótese de escolha... Penso que a conservatória vos atribuirá uma pessoa e será essa que vai fazer a cerimónia. Relativamente ao ser como vocês querem, julgo que tudo dependerá da boa vontade da pessoa que a conservatória indicar, uma vez que a função dela será só ler a lei e oficializar as vossas assinaturas. Não sei até que ponto é que as pessoas das conservatórias terão alguma tipo de abertura/formação para fazer outro tipo de cerimónias.

    Também não sei se conseguirão entrar em contacto com a pessoa que vos é atribuída muito antes do dia do casamento.

    Já fui a casamentos em que a pessoa da conservatória depois da parte chata de ler a lei, fez um discurso muito bonito antes dos noivos lerem os votos. No entanto, de todos os casamentos a que fui, não havia mais nada para além do comum (leitura do contrato, pequeno discurso e votos dos noivos). Não sei se são estes moldes que pretendem.

    Sei é que, por norma, eles não dão grande margem para atrasos. Ainda ontem estive a falar com um amigo meu que optou por ter uma pessoa da conservatória na Quinta e ele disse que a pessoa estava a ser super rígida com o horário e que esteve constantemente a apressá-los.

    Acho que o melhor, se tiverem possibilidade, é tirarem todas as dúvidas com a conservatória e com base nisso tomarem uma decisão.

    Para terem uma cerimónia com um celebrante na Quinta, não precisam necessariamente de contratar um. Nós escolhemos um grande amigo nosso para nos casar e vamos definir com ele todos os pormenores da cerimónia, para que fique tudo ao nosso gosto. Assim, além de ter um significado muito mais especial, sempre poupamos algum dinheiro.

    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha,

    Eu não tenho experiência, pois vou casar pela Igreja.

    Contudo, tens sempre a opção de casar no registo e depois contratar um celebrante Smiley smile

    Bons preparativos!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração