Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cristiana
Noiva Principiante Agosto 2022 Viana do Castelo (Concelho)

Confusão Confusão

Cristiana, a 26 de Julho de 2019 às 01:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13
Olá meninas. Eu sinceramente de casamento nao entendo NADA.
Podem me dizer como funciona o casamento civil? Paga se quanto? Leva se quem? Pode ser no mesmo dia no casamento pela igreja? Ha prazos para casar pela igreja e pelo civil? Tem se haver casamento civil? Por favor meninas ajudem me! Está uma confusão.

13 respostas

Última atividade por Alexandra, a 26 de Julho de 2019 às 21:56
  • Alexandra
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Miguel
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É o que estou a tentar ☺ pensamento positivo quando não o tenho tento fazer outras coisas para ajudar a descomprimir 😉 vamos a ver ☺ ainda falta tempo ☺
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O ideal é relaxares... ainda tens muito tempo pela frente e se começas já a
    stressar não é nada bom! Eu estou a organizar o meu casamento a distância, com tudo feito por mim, sem grande ajuda do noivo e a 50 dias do grande dia continuo calma.
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada... Sim vamos casar por igreja. Ando meio às aranhas com tudo isso, o noivo cheio de trabalho eu é que tenho mais tempo livre, mas combinamos anunciar numa data específica daí não posso pedir opinião a ninguém dos meus lol complica os nervos lol enfim ☺ obrigada
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra, os processos só podem ser iniciados 6 meses antes do grande dia. No entanto se também casares pela igreja podes ir falando com o padre para reservar o dia e a igreja que pretendes.
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também ando no mesmo dilema... Além de não saber se é cedo ou tarde para iniciar os processos 😲
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cristiana, já vi que as outras noivinhas já te ajudaram!

• Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso que ja te responderam 'as questoes mais importantes Smiley smile contudo, quero so' salientar que se queres casar por outro regime de bens que nao o de bens adquiridos TENS DE DIZER, eles nao te vao perguntar ( ou pelo menos a mim nao perguntaram), e o de bens adquiridos e' o aplicado automaticamente (custa 120€).

Podes abrir ambos os processos ate' 6 meses antes (que 'e a validade dos documentos do civil, e da certidao de batismo que te passam, que teras de pedir na igreja onde foste batizada). Nao te abrem antes, e convem pedires os certificados de batismo ( e crisma caso tenhas), de ambos, dentro desses 6 meses. Se pedires os certificados antes dos 6 meses, o padre nao os vai aceitar, porque 'a data do casamento j'a estarao caducados, e teras de pedir outros. Esse 'e o dito "prazo" para te casares.

Confesso que abri o religioso primeiro, e so depois o civil ( fui 'a embaixada 6 meses exactamente 'a data, e o sr que nos atendeu ficou com os documentos todos, e pagamos logo, e disse para lhe enviarmos um email quando faltassem 4 meses, porque ainda era muito cedo), e entretanto abri o processo religioso ( o meu noivo nao 'e batizado, entao os tramites sao diferentes, e demora mais tempo que o civil).

Como queres fazer casamento religioso, fazes tudo e assinas tudo no dia do casamento, porque a igreja tem o poder de te casar civilmente, e eles no dia terao todos os documentos para assinar. E' por isso que quando abres os processo civil tens de indicar a paroquia onde vais casar, e o contacto do padre, e caso nao cases na tua paroquia, tens de fazer o mesmo. E atencao, tens de abrir o processo religioso na tua area de residencia (caso nao te cases na tua igreja)! O padre de la' e' que depois envia para o padre da igreja onde te vais casar, os documentos para assinar.

E atencao, abrir o processo nao 'e o mesmo que casar pelo civil, acho que ainda h'a muita confusao sobre isso, eu no inicio tambem estava.

Respira, muita calma, que isto nao 'e o bicho de sete cabecas que pensas que 'e Smiley smile A parte religiosa, a mim, deu-me muito mais dores de cabeca que o civil.

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Crisitiana. Isto é tudo o que precisas para o casamento religioso, documentos, prazos, preços ... e explica a parte dos documentos do civil. Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 Espero que seja útil! Bjs
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cristina, todo o processo é mais simples do que parece e vamos por partes. Depois se definirem a data em querem casar devem abrir os processos relogiso e civil no máximo meses antes, no entanto podem ir falando com o padre para garantir a reserva da data e igreja e nessa altura ele já vos deve dizer o que precisam para abrir o processo. Normalmente precisam das vossas certidões de batismo e crisma caso tenham feito, declarações de estado livre (isto é, um papel que o padre assina em como não foram casados pela igreja antes€ um papel do registo civil em como abriram o processo civil e fotocópia do cc das vossas testemunhas que normalmente são duas.
    Quanto ao processo civil, também tem que ser aberto 6 meses antes do dia e normalmente é o primeiro passo que as noivas fazem neste processo todo porque como disse acima precisas de um papel do registo para entregares na igreja. Basta irem os dois porque oficialmente não se casam nesse dia e só precisam dos vossos cc’s. Os valores ronda os 120€ ou 200€ de acordo com o regime de bens escolhidos.
    No dia do casamento religioso só têm mesmo que ir para a igreja porque o padre tem poderes para vos casar automaticamente pelo civil, no entanto não podem casar pelo religioso sem abrirem o processo no civil. No final de tudo o padre envia a informação para o registo em como casaram e o vosso estado civil é atualizado automaticamente. O valor a pagar na igreja depende de cada paróquia e de casa padre.
    Espero ter ajudado 😉😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não, o casamento católico é válido como civil. Quando casarem pela igreja casam pelo civil ao mesmo tempo. Não precisas de ir ao civil.

• Responder
  • Cristiana
    Noiva Principiante Agosto 2022 Viana do Castelo (Concelho)
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela ajuda. No caso de haver casamento civil e pela igreja no mesmo dia funciona como? Cada noivo sai na mesma de sítios diferentes ate á quinta ou outro lugar onde será a cerimônia civil? E depois seguem para a igreja e depois outra vez para a quinta? Nao sei como funciona..
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem vou tentar ajudar-te. Paga se quanto? No casamento civil pagas conforme o regime de casamento que decidirem. Se optarem pelo regime de comunhão de adquiridos pagam 120€, comunhão ou separação total de bens supostamente são 200€. Leva se quem? Não precisas levar ninguém, já não é obrigatório haver testemunhas. Pode ser no mesmo dia no casamento pela igreja? Sim pode, será o que vou fazer. No entanto, tens que iniciar o processo no civil a partir de 6 meses antes do casamento e entregar este documento ao padre. Há prazos para casar pela igreja e pelo civil? Sinceramente não tenho certeza, porque vou fazer ambos no mesmo dia. Tem se haver casamento civil? Sim, é obrigatório haver casamento civil para casares na igreja.

• Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cristiana. Para teres uma ideia aconselho-te a veres a parte daqui do site que diz Inspiração:ideias e tens por secção(cerimônia civil, religiosa, etc). Tens vários artigos que penso que te ajudarão a ter uma melhor ideia do que estás a perguntar...aqui no site tens muita informação aproveita porque é muito bom😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração