Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vera
Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)

Confissões de uma casada - o que eu mudaria e o que eu voltaria a fazer no meu casamento!

Vera, a 24 de Janeiro de 2018 às 19:16 Publicado em Fórum Organizar um casamento 6 131

Olá meninas, o dia do casamento é um dia que aos nossos olhos é perfeito, pelo menos o meu foi. Mas mesmo sendo perfeito nada corre a 100%. Então, em modo confissão, venho aqui deixar 7 coisas que eu mudaria e 7 coisas que eu voltaria a fazer de certeza se pudesse repetir este dia que foi um dos mais felizes de sempre e que vou recordar para sempre com o maior carinho .

7 coisas que eu mudaria:

1 . Treinar com o vestido e saiote.

Pois é meninas, eu na loja bem que andei para trás e para a frente no provador com o vestido, mas no dia quando tive que dar mais que 5 passos, andar em calçada ou subir escadas a coisa complicou-se. Tinha um medo terrível de me enrolar no vestido e cair, no fim correu tudo bem, mas só a sensação é terrível. Mais para o fim da festa já estava habituada e não me incomodava, mas aquela entrada para a igreja foi o tempo todo a rezar aos santinhos para não tropeçar.

Confissões de uma casada - o que eu mudaria e o que eu voltaria a fazer no meu casamento! 1

2. Não treinar a cerimónia.

Se forem como eu que não estou muito habituada a falar em público, aquela frasezinha da troca das alianças pode ser assustadora. Para mim não foi um grande problema, porque como fui eu que fiz os nossos missais de tanto os rever já quase que os sabia de trás para a frente e praticamente disse os votos de cor, mas o noivo ainda ficou um bocado encavacado lá numa parte. Nós até tínhamos intenção de treinar a cerimónia antes do casamento, mas deixámos isso para ultimo e com tanta coisa a acontecer na ultima semana esquecemo-nos completamente.

3.. Não comer

Não falo em comer antes do casamento que nisso até fui uma noiva bem comportada, tomei o meu pequeno almoço e depois voltei a comer a meio da manhã para não me dar a quebra a meio da cerimónia, mas não comi muito mais. Eu estava completamente em êxtase e pensar em perder 2 segundos que fossem numa coisa tão banal como comer (coisa que faço todos os dias Smiley xd ) estava fora de questão. Não provei das entradas, durante a refeição passei o tempo quase todo a conversar e comi para aí uma garfada de cada prato e buffets nem os vi. O mesmo com o bolo, troquei aquela garfada com o noivo no corte e depois não comi mais nada, mas os convidados disseram que estava tudo delicioso. Não é bem um arrependimento porque adorei ter passado a festa como passei, a aproveitar cada segundo, mas

gostava de ter provado qualquer coisinha daquela refeição cara que pagámos.

Confissões de uma casada - o que eu mudaria e o que eu voltaria a fazer no meu casamento! 2


4. Preocupar-me demais com os pormenores

Claro que cada pormenor é importante, e é isso que faz a nossa festa maravilhosa, mas eles só são importantes se forem para vos fazer felizes, se forem algo que vos está a causar demasiado stress parem e pensem no objetivo de tudo. Se algo vos está a causar mais preocupação do que é suposto repensem se é assim tão importante, vou ser sincera, passado uns meses há coisas que já nem me lembro, pormenores que eu própria fiz. Será que vale a pena chatearem-se com o vosso noivo porque ele não concorda com aquelas jarras que querem para o centro de mesa ou se vale a pena chorar porque os vossos cones de arroz ficaram uma porcaria e não atinam com aquilo? Serão mais felizes com o vosso centro de mesa ou com o vosso noivo? Acho que sabem a resposta.

5.. Não ter paciência para fotos

Eu adoro que me tirem fotos, não me importo mesmo nada, mas tenho de admitir que naquele dia não estava com a cabeça para aí virada, eu queria era ir para a igreja e casar-me, não estava com muita paciência para estar ali a tirar montes de fotos com os brincos, e o vestido, e o cabelo, e os sapatos. Hoje olho para as fotos e acho-as lindas e maravilhosas e adorava ter mais, por isso arrependo-me um pouco de não ter respirado fundo, ter-me acalmado e ter tirado mais fotos, porque podia ter fotos em vários locais diferentes, fotos giras com as minhas amigas e fotos mais descontraídas. Eu acho que só dizia “já está? Podemos ir embora?” Que nervos de mim mesma. Smiley xd

Confissões de uma casada - o que eu mudaria e o que eu voltaria a fazer no meu casamento! 3

6. Stressar com as horas.

A nossa cerimónia estava marcada para as 12.30h, e algures no decorrer dos preparativos na manhã do casamento alguém teve a bela ideia de me dizer “Já são 12.30!”, grande erro, a pessoa que me disse isso não devia ter dito porque pôs-me num stress enorme por já estar atrasada (Cheguei à igreja às 13h). Se voltasse atrás no tempo teria imposto uma regra para todas as pessoas que foram ter comigo nessa manhã: “Ninguém diz as horas à noiva!!” e teria delegado a alguém ir controlando os horários mas sem nunca me stressar com as horas, só dizer “agora é melhor irmos andando” ou qualquer coisa assim, ao invés de gritar: “Olha que já são 12.30h!!!!!”

7. Não "ouvir" a minha intuição

As noivas que passaram a fase do preparativos comigo aqui na comunidade talvez se lembrem (ou talvez não) que quando fiz a prova do cabelo não fiquei 100% satisfeita, quando olhava para as fotos que tirei na prova não era bem aquilo que eu queria, então falei com a cabeleireira com o objectivo de marcar uma segunda prova e explicando o que é que eu queria ao certo, ao que ela respondeu que tinha percebido e que não havia necessidade de mais uma prova. Sabem que mais? Devia ter feito a prova. Não é que o cabelo tenha ficado mal ou feio, mas também não ficou mesmo como eu queria. Se voltasse atrás teria seguido a minha intuição na altura.

7 coisas que eu voltaria a fazer:

1. Arriscar nas faltas de convidados

No que toca a lista de convidados as decisões nunca são fáceis, às vezes temos de decidir entre amigos e família, queremos convidar todos mas não podemos. No nosso caso, olhámos para o preço por pessoa da quinta, fizemos as contas e combinámos que poderíamos convidar no máximo 120 pessoas, mais do que isso seria incomportável para nós. Começamos a nossa lista com 100 pessoas, até nos começarmos a lembrar deste e daquele que nos tínhamos esquecido inicialmente e o numero rapidamente bateu nos 120, o problema foi quando nos continuámos a lembrar de mais e mais pessoas e esse numero continuou a subir, e aí começámos a ver quem teríamos de cortar para muita tristeza nossa. Entretanto desabafei sobre isso aqui na comunidade e uma noiva (que infelizmente já não me lembro do nome) deu-me um óptimo conselho: “não deixem de convidar ninguém que fiquem tristes por não ter no vosso dia”. Tendo em conta o conselho da noiva (e

sabendo que ela tinha razão) pus-me a pesquisar e muitos sites diziam para contar com cerca de 15 a 20% de faltas. Ora a nossa lista que ascendeu as uns belos 140 convidados, tirando os 15% ficava mesmo nos 120… e eu decidi arriscar. Hoje fico muito feliz por ter arriscado pois o numero final acabou por ser de 106 convidados, teria ficado muito triste se tivesse deixado de convidar e depois afinal tinha dado para convidar. Atenção que cada caso é um caso e não é uma regra absoluta, comigo correu tudo bem mas não significa que seja para todos, por exemplo, dos nossos amigos não houve ninguém que tivesse faltado, as faltas foram todas do lado da família, por isso se a maioria dos convidados tivessem sido amigos se calhar já não teria resultado tão bem.

Confissões de uma casada - o que eu mudaria e o que eu voltaria a fazer no meu casamento! 4


2.. Fazer manualidades

Eu fiz muuuuitas manualidades para o nossa casamento, desde os convites, aos centros de mesa, às placas de boas vindas, ao photobooth… Foram mesmo muitas coisas e muitas horas despendidas a pesquisar e a executar os projectos. Se me arrependo? Nem um bocadinho! Adorei meter mãos na massa e fazer cada pormenor do nosso dia, não há melhor sensação do que ouvir “está tão giro” e poder dizer com o maior orgulho “fui eu que fiz!”. A sensação que tudo aquilo é nosso, que foi feito com o nosso empenho e dedicação, tudo pensado ao mais ínfimo pormenor não tem preço. Para além disso é 100% garantido que não há igual noutro casamento. Smiley laugh

3.. Confiar nos fornecedores

Se há outra coisa muito importante é poder confiar a 100% nos fornecedores que contratámos e nos seus conselhos. Se a quinta vos aconselha a fazer o corte do bolo a uma determinada hora, mesmo que não seja isso que vocês tinham em mente o melhor é não descartar o conselho porque são profissionais com muitos anos de experiencia para saber o que resulta e não resulta. O mesmo se aplica aos conselhos que todos os outros fornecedores vos derem em termos de gestão do dia, todos os que me foram dados e eu segui não me arrependo.

Confissões de uma casada - o que eu mudaria e o que eu voltaria a fazer no meu casamento! 5

4. Contratar vídeo

Escrevo esta em especial porque como eu, sei que andam por aqui muitas noivas que se perguntam se devem ou não ter vídeo. Eu também tive essa duvida ao longo dos meus preparativos, era mais dinheiro gasto, já tinha contratado o fotógrafo e não tinha a certeza que valesse assim tanto a pena gastar mais x no vídeo. Agora estou muito feliz por ter decidido ter vídeo. Tudo bem que as fotos podem ser expostas em casa e olhar para elas todos os dias ao contrário do vídeo, mas nada como abrir o vídeo e rever aquele dia tão especial com um sorrisinho tolo nos lábios, deitar uma lágrima nos momentos mais emocionantes e ficar com pele de galinha ao ver todos a festejarem a nossa felicidade ao nosso lado. Se vale a pena? Claro que vale, e muito!!

5.. Contar com o atraso do cabelo/maquilhagem.

Quando perguntei à cabeleireira e maquilhadora a que horas começávamos e a que horas eu me deveria preparar elas lá fizeram as contas delas e deram-me um horário. Quando falei com o fotógrafo para lhe passar o horário ele disse logo “se eu fosse a ti pedia para começar mais cedo, olha que 99% das vezes elas atrasam-se com as convidadas e depois fica tudo muito atrasado para a noiva”, segui o conselho dele e ainda bem. Começámos à mesma hora com as convidadas mas eu não fui a ultima a ser preparada (como seria inicialmente), disse que queria começar a ser preparada as 10.00h e mesmo assim o tempo foi à continha. Vejam bem as horas com os vossos fornecedores, antes terem mais tempo para vocês e estarem já preparadas do que estarem num stress a fazer tudo à pressa.

Confissões de uma casada - o que eu mudaria e o que eu voltaria a fazer no meu casamento! 6

6. Pedir ajuda.

Esta é daquelas que é fácil falar e difícil fazer, pelo menos para mim. Eu sou daquelas que gosto de ter o dedo em tudo e é muito difícil para mim delegar ou pedir a outros para fazem coisas, mas na última semana antes do casamento as coisas tomaram uma proporção gigante que eu não tinha mão para tudo. Por sorte tinha pessoas dispostas a ajudarem-me, e quando as tive lá fiquei muito feliz por ter pedido ajuda. Se tivesse tentado fazer tudo sozinha, para além de provavelmente não ter conseguido fazer tudo tinha ficado tudo pior. Mas atenção, se pedirem ajuda peçam a alguém de confiança, não o façam com alguém que vos falhe e depois ficam “na mão” (o que também me aconteceu infelizmente)

7.. "Só faz falta quem está".

Este não é um tema muito falado, pelo menos não costumo ouvir muita gente falar nisto, mas aconteceu a uma amiga minha e eu achei que nunca me iria acontecer mas aconteceu: no dia 7 pessoas não foram ao casamento. Sim, entre dar a contagem final à quinta (1 semana antes) e o dia houve 7 pessoas em falta, lugares esses que obviamente tive que pagar. Mas como lidar com isso (juntamente com os outros que ao longo do tempo foram dizendo que não)? Pensar no ditado "só faz falta quem está" e que é bem verdade. Devo-vos dizer que não senti a mais pequena falta das pessoas que não foram, as pessoas que lá estiveram para nós tornaram o nosso dia lindo, as que não estiveram também não fizeram falta.


Bem meninas é isto, espero que tenham gostado.

Beijinhos

131 respostas

Última atividade por Ana, a 20 de Março de 2024 às 15:13
  • Ana
    Noiva Ativa Setembro 2024 Mafra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada pela partilha! Adorei ler! Smiley smile

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Noiva Constante Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, obrigada pelas dicas Smiley heart

    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Outubro 2022 Tomar
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas, obrigada pela partilha 🤗
    O feedback de alguém que já viveu o dia é sempre muito bem vindo.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas que certamente vou.seguir
    Felicidades ♡
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Setembro 2019 Braga (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou seguir o teu conselho e tirar muitas fotos... são recordações que ficam do nosso dia 😍 obrigada pelas dicas
    • Responder
  • Cris
    Noiva Ativa Maio 2018 Póvoa de Varzim
    Cris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Magníficos conselhos que irei pensar neles daqui para á frente essencialmente a 15 dias do grande dia...Obrigada é sempre bom ver a opinião de quem já passou por este processo um pouco complicado =)

    • Responder
  • Francisca
    Noiva Master Outubro 2019 Penafiel
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá obrigada linda pelos conselhos. Muitas felicidades para a nova vida de casadinha Smiley laugh

    • Responder
  • Marta
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Barreiro
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei, linda 💟
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Julho 2018 Faro (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ricas partilhas! Por ja' ter casado também, e descasado lol, o video é o que me tinha arrependido de não ter!

    Não treinei nem o vestido e o saiote, nem a cerimonia, e felizmente não senti necessidade de treinar! é verdade que não teria pensado nisso e mesmo agora não pensei eheh

    Contar com as faltas dos convidados, confirmo e reconfirmo!

    Mas não concordo com o so' faz falta quem esta'... porque se a ideia é bem verdadeira, sim, o dinheiro pago e não utilizado é gasto e atirado fora que poderia ter sido utilizado outra parte. Para mim, 7 convidados a menos são 600€ a menos jogados fora! Penso que essas pessoas, cortaria para sempre... a menos por uma razão muito grave...

    Pessoalmente, por saber o que custa, se um dia não puder ir a um casamento que prometi ir a alguns dias deste, exigiria à noiva que me dissesse o preço por pessoa para pagar a minha parte em falta.


    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Junho 2018 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Optimas dicas linda... Obrigada pela partilha!!! Smiley kiss

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo Post dicas muito úteis 😘😘
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Agosto 2019 Setúbal (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as tuas dicas e sugestões! ! Irei usa -las sabiamente. 😊😊 espero que continues muito feliz ao lado de quem te faz feliz. Eu ainda não comecei a planear muitoo. Mas irei brevemente. Obrigada e felicidades 😘😘
    • Responder
  • Margarida Gomes
    Noiva Ativa Junho 2019 Vila Franca de Xira
    Margarida Gomes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o post. Ótimas dicas e que vou seguir! Smiley winking

    • Responder
  • Í
    Super Noiva Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Íris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Óptimas dicas!! Sem dúvida que irei ter em consideração vários aspectos que referiste no teu debate...A parte do ''treinar com o saiote'' já ando a tentar dançar com ele..mas ainda sem sucesso Smiley xd

    • Responder
  • Liliana
    Super Noiva Agosto 2022 Silves
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu adoro tanto este post! Muito muito muito obrigada pelos optimos conselhos! Smiley heart


    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Junho 2019 Setúbal (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela partilha e MUITAS FELICIDADES!!!! beijinhos e tudo de bom querida!Smiley heart

    • Responder
  • L
    Super Noiva Setembro 2018 Sintra
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha Smiley smile


    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Agosto 2018 Guarda (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela partilha Smiley smile

    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2019 Serpa
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela partilha da experiência. Smiley smile

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Curiosa Abril 2019 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada pela partilha! Smiley heart

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Junho 2019 Cascais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá !!!! 😁😁😁 muito útil !!! Obrigada por partilhar esta informação connosco existe sempre questões e coisas que ficamos sempre na dúvida e toda a informação é muito importante !!! Felicidades 💖😍😘
    • Responder
  • Patricia
    Super Noiva Junho 2019 Évora (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Num dia tao importante, existem realmente muitas coisas que sem nos darmos conta nos passam ao lado. Este tipo de debates serve para podermos abrir os olhos e ver o que é mais importante, definir prioridades e nao ter medo de arriscar para que seja um dia unico.

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ☺️ Vou ficar à espera para ler. Pois é, já não te via por cá há um tempo, eu também não tenho vindo assim muitas vezes, mas ainda passo por cá de vez em quando. Beijinhos
    • Responder
  • Liliana
    Super Noiva Outubro 2018 Madeira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada pelos conselhos Vera! Sem duvida, são para ter em conta Smiley heart

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mais um excelente debate, Vera! Não passava aqui pela comunidade há mais de um mês, e iniciei mesmo bem Smiley smile Sem dúvida que este tipo de debates é de uma importância extrema para quem está a preparar o casamento agora!! Vou considerar fazer algo semelhante, dando o meu feedback Smiley smile Excelente ideia Smiley winking Beijinhos!

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Setembro 2019 Lagos
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimos conselhos, gostei mesmo muito Vera. Será muito útil, sempre ajuda 🤗
    • Responder
  • Joana
    Noiva Novata Outubro 2019 Porto (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vera muito obrigada pelo seu relato! Com certeza dará muito jeito! Felicidades Smiley smile

    • Responder
  • Mia Pereira
    Noiva Constante Maio 2018 Loures
    Mia Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que conselhos bons!😊
    Aqui quanto ao video, pedimos aos convidados para irem filmando partes do casamento e depois o fotógrafo faz uma montagem por 70€!
    Vamos ver como corre Smiley smile
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Setembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vera, muito obrigada pelos conselhos!

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Novata Julho 2018 Porto (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vera!
    Pois foi o que eu pensei. Mas o meu namorado tb acha que não vale a pena ter vídeo.. tenho mesmo que procurar melhor e tentar ter uma reportagem com imagem e vídeo por um preço aceitável!!
    Sim tb já me disseram para fazer isso.. tenho que passar lá na igreja e perguntar! Obrigadaaaa. Beijinhos
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Filipa,

    Com o fotógrafo fiz como tu, não contratei o álbum para não ter essa despesa extra, ele deu-nos todas as fotos por isso daqui a uns tempos posso mandar fazer um álbum, ou mesmo pedir-lhes que ele faz. Em relação ao vídeo, eu também fiz uma montagem com vídeos que os convidados filmaram, até me ajeito com essas coisas por isso entretive-me com isso enquanto não recebi o oficial. A minha opinião sincera é esta: tu vais sempre gostar, vais ver esse vídeo editado por ti e vais gostar de ver porque o teu dia é sempre o teu dia e vais adorar reve-lo, maaaas... não tem nada a ver com o profissional. A qualidade da imagem, os momentos que apanham. Para além de que os teus amigos só vão apanhar no vídeo pessoas do seu grupo, quero com isto dizer, o meu filme “caseiro” foi filmado por uma pessoa da minha família, ou seja, quase não aparecem pessoas da familia do meu noivo nesse vídeo. O meu conselho é procurares mesmo muito, vai à página dos fornecedores daqui e envia pedido de orçamento para todos os que te agradarem, em fiz assim e acabei por encontrar um preço razoável. E mesmo tento o vídeo caseiro continuo a achar que valeu muito a pena.
    Em relação à música, já pensaste ir à paróquia e pedir por exemplo ao grupo de escuteiros que cante na tua cerimónia? Normalmente é com miúdos e é super animado. Não sei como funciona mas não custa tentar.
    Bejinhos, boa sorte e continuação de bons preparativos. ☺️
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Novata Julho 2018 Porto (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada já enviei mail a pedir valores Smiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração