Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Debora
Noiva Ativa Maio 2025 Moita

Comunicar o casamento no trabalho

Debora, a 10 de Março de 2025 às 12:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Olá noivinhas espero que os vossos preparativos estejam bem por aí , nós faltam 74 dias apenas para o dia D 🥹 já falta tão pouco e ainda sinto que tenho muito que fazer...
Em relação ao trabalho como fizeram e quando enviaram a carta ou email a informar que vão casar em tal dia ?
No meu trabalho já sabem quando é mas ainda não enviei oficialmente, porque na verdade estou a espera da resposta das férias 🤭

18 respostas

Última atividade por Debora, a 10 de Março de 2025 às 18:55
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Obrigada 💚 vou mesmo fazer isso , eu acho que no fundo não vai haver problema mas como em outras empresas tive alguns problemas com a questão das férias juntamente com licenças e assim fiquei com receio , mas espero que não seja o caso 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Por aqui os meus também vão ao casamento porque são nossos amigos. Então já tenho férias marcadas antes da data do casamento e tudo. Nem preciso de entregar nada. Mas aconselho-te a fazeres o que as outras noivas já disseram 😊
    • Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim no meu caso também vai contar logo apartir de dia 21 depois a cerimónia é dia 23
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, no meu caso sim....

Eu vou ao registo no dia 11 e caso a 12, mas a minha entidade patronal conta a partir do dia em que vou ao registo.

Imagina que ia ao registo uma semana antes, a licença começava a contar desde esse dia.

Mas sei que há empresas que tem outra política e que facilitam nesse sentido.

• Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂 o meu caso é só as férias que tinha receio que fossem recusadas 😂 mas uma pergunta a licença não começa logo no dia supostamente do registo?
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A licença de casamento é um direito do trabalhador.

E não podemos decidir o dia do nosso casamento no mês que dá mais jeito à empresa, pelo menos eu penso assim.

Eu decidi casar em Setembro a irei gozar a licença depois do dia do casamento, acho que as empresas não podem recusar, mas posso estar errada.

Contudo, caso fosse o caso da minha empresa, bem que no final do casamento metia a minha carta de despedimento 😄😅

• Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha que sorte 🤣 aproveita bem 🩷
    • Responder
  • Mariana
    Noivo Experiente Junho 2025 Setúbal (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nada Smiley heart

Pois, compreendo-te. Eu tiro antes e depois porque ainda tinha alguns, bastantes, dias do ano passado que transitaram então aproveitei Smiley xd

• Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olaaa muito obrigado pela ajuda , sim eu vou enviar um email ainda este mês , na verdade ainda esta semana , porque estou a espera da resposta das férias, mas se ainda não disserem nada envio email na mesma !
    Eu cá vou tirar apenas depois porque na realidade caso dia 21 no registo e dia 23 na quinta portanto dá ali uns diazinhos para os últimos retoques ! Espero que dê 🙏🏻
    • Responder
  • Mariana
    Noivo Experiente Junho 2025 Setúbal (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Débora,

Eu comuniquei no trabalho há cerca de 8 meses: a diretora geral tomou conhecimento e "validou" - apesar de ser um direito teres esses dias de licença, foi só para tomar conhecimento - e depois ela passou aos RH. Recordo que os dias da licença são remunerados na totalidade (menos sub. refeição).

Entretanto, já marquei as férias de 2025 e inclusive terei dias antes e após a licença - para ficar mais tempo de férias - e foi tudo aprovado.

Os RH pediram que, após o meu regresso, eu disponibiliza-se o comprovativo do papel da conservatória ou uma certidão de casamento.

Eu sei que, por lei, podes enviar um e-mail ou uma carta a informar a ausência com, pelo menos, 5 dias de antecedência.

Espero ter ajudado, beijinho Smiley heart

• Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olaaa , sim sim eu sei que são coisas diferentes mas é só para tentar que não sejam recusados esses dias , infelizmente já tive más experiências e então agora tenho receio de certas coisas , mas assim que tiver a confirmação envio logo email 😊
    • Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa obrigada eu vou fazer o mesmo ainda este mês 😊
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando decidi a data do casamento, poucos dias depois informei logo a minha chefe e posteriormente enviei um e-mail ao departamentos dos recursos humanos a informar as datas em que iria usufruir da minha licença de casamento.

Avisei antes mesmo de decidirmos as férias aqui na empresa, porque uma coisa é a licença de casamento e outra coisa é as férias.

Beijinho 😊

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Débora Smiley smile no meu caso a empresa também já está a par da data porque já marquei as férias e dias de licença. Para comunicar oficialmente, entrego uma cópia do papel da conservatória de quando formos abrir o processo do casamento.

• Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa vou fazer isso este mês também assim que receber a confirmação das férias porque como os meus 15 dias acabam a meio semana meti 2 dias de férias a seguir 🤣
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Março 2025 Évora (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar agora no final de Março e mandei e-mail bem estruturado com os decretos de lei e isso tudo no início de Janeiro para a minha chefia e com conhecimento dos Recursos Humanos!
    • Responder
  • Debora
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah então pronto ainda vou a tempo 🤭 em princípio eu comunico por email ainda este mês ( eles na realidade já sabem a data ) mas só ainda não enviei o email para ficar tudo direitinho nos RH . Estava com medo que já fosse muito em cima 💪🏻
    • Responder
  • Wanessa
    Noiva Constante Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Débora! Infelizmente não se consigo ajudar, porque trabalho numa estrutura pequena e a minha patroa está convidada para o casamento. Legalmente, deves comunicar com, pelo menos, 5 dias de antecedência por carta ou e-mail Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração