Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Inês V.
Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)

Como ultrapassar uma fase menos boa na relação? ~ Dicas

Inês V., a 21 de Junho de 2018 às 11:39 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 21

Bom dia comunidade linda Smiley heart

Hoje venho falar-vos de algo que não é assim tão bom: as fazes menos boas de uma relação!

É verdade, elas também existem. Nem tudo é sempre flores, nem tudo é sempre amor. Qual foi a pior fase na vossa relação com o noivinho?

Eu tenho que admitir que eu, por enquanto, e falando da minha actual relação (que é a que interessa) nunca tive uma "má fase". Nós quase não discutimos. Mas eu acho que isso se deve sobretudo ao facto de ainda não vivermos juntos (está quase, yeah!). Quando nos aborrecemos, cada um vai para a sua casa e pronto. Acho que as maiores discussões tivemo-las agora, na fase de preparação do casamento, e basicamente sou eu a reclamar que ele não faz nada, nem tem ideias nenhumas e ele a responder-me "mas eu ajudo, diz-me lá o que queres que eu faça" lol

Bem, mas vim deixar-vos umas dicas que eu acho que são as corretas para ultrapassar uma fase menos boa na relação. Eu própria tentarei segui-las em momentos menos bons.

1. Falem sempre a verdade

A verdade é importante. Falem sempre a verdade, sejam sempre sinceros. A confiança é a base de qualquer relação. Se não houver verdade, não há confiança. Se não houver confiança, não há relação.

Como ultrapassar uma fase menos boa na relação? ~ Dicas 1

2. Respeitem as vossas diferenças

É muito normal que entre duas pessoas haja interesses divergentes, sendo assim, sejam flexíveis. É menos desgastante para um casal negociar entre ir ao teatro um dia e ao cinema noutro dia, do que escolher apenas a actividade que um gosta mais.

Como ultrapassar uma fase menos boa na relação? ~ Dicas 2

3. Divirtam-se juntos

Se vocês já têm uma vida independente bem estruturada, mas ainda não fazem muitas coisas juntos, tentem encontrar um interesse em comum como casal, um hobby para praticarem juntos. Esta é uma óptima forma de conhecer outros aspectos do seu companheiro e da relação, além do fato de estarem juntos num momento que não é direccionado apenas ao namoro.

Como ultrapassar uma fase menos boa na relação? ~ Dicas 3

4. Procurem harmonia

A harmonia no relacionamento é extremamente importante. Casais em harmonia respeitam-se, confiam um no outro e isso gera uma admiração mútua. Para manter esta harmonia é imprescindível acreditar no seu parceiro e tentar ver suas atitudes da forma mais positiva possível. Assim, o casal permanece em um equilíbrio que se mantém mesmo após muitos anos de relacionamento.

Como ultrapassar uma fase menos boa na relação? ~ Dicas 4

5. Conversem

Sem conversa não há entendimento. Exponham o problema, e debatam-no. Sem mimims e sem rodeios. Digam eu acho que isto está mal, e encontrem uma solução Não nos devemos impor, mas sim dialogar. Deixar de lutar para ver quem tem razão, e explicar os nossos motivos ou lógica. E saber ouvir os do outro. Focar mais no presente e não lembrar de conflitos já passados, muito menos usá-los como exemplo.

Como ultrapassar uma fase menos boa na relação? ~ Dicas 5

6. Ter vida para além da relação

Durante o relacionamento, muitos casais acabam por abdicar das suas vidas individuais para viver apenas em função do outro. Embora isso pareça muito interessante de princípio, após algum tempo isso pode matar pouco a pouco a relação. Por vezes, um pouco de afastamento também nos faz bem. Estar com outras pessoas também nos faz bem. Nós já tínhamos amigos antes de começar a relação, vamos tentar manter essas amizades. Além disso, devemos mantes os nossos interesses próprios assim como era antes do relacionamento.

Como ultrapassar uma fase menos boa na relação? ~ Dicas 6

E vocês? O que fazem para ultrapassar aquela fase mais complicada da relação? Ou para superar uma discussão daquelas mais acesas? Contem-me tudo!

21 respostas

Última atividade por Rita, a 22 de Julho de 2018 às 22:27
  • Rita
    Noiva Constante Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós já estamos juntos há mais de 10 anos, vivemos juntos há 8 e temos duas crianças. Na verdade, não é fácil, nenhuma relação é um mar de rosas...

No início, vivemos a euforia da paixão, somos capazes de grandes provas de amor para agradar o outro, vemos sempre o melhor do outro e o fogo está sempre presente.

Mas com o passar do tempo, a euforia da paixão dá lugar à estabilidade, as grandes provas de amor tornam-se os pequenos gestos de todos os dias, começamos a ver os defeitos do outro, pequenas manias que nos tiram a paciência, o fogo transforma-se em calma... Mas aprendemos a aceitar as coisas menos boas e a amar ainda mais as melhores.

A relação muda. Transforma-se. E isso não tem de ser mau.

Nem sempre os dias correm bem, nem sempre estamos com o melhor humor, nem sempre achamos piada aquilo de que rirmos milhares de vezes antes, nem sempre temos energia e o próprio dia-a-dia se encarrega de pesar sobre nós... e as discussões acontecem, os ânimos, por vezes, fazem-nos dizer o que não queríamos, o cansaço faz-nos apontar o dedo, culpando o outro pelo nosso estado.

Mas essa é a beleza de uma relação.

Estamos juntos para ultrapassar isso, aceitamos ser o alvo das frustrações do outro, aprendemos a dar o braço a torcer mesmo quando ficamos magoados por palavras ditas no calor do momento.

Ao longo deste anos, acreditem que já tivemos os nossos momentos, em que a relação estremeceu, em que dás por mim a por tudo em causa... E é aí que descobres o amor verdadeiro.

Quando a minha filha mais nova nasceu, foi muito pesado para nós... noites e noites sem dormir, nas quais nos levantávamos 5 ou 6 vezes por noite, o stress e a exigência do trabalho que, mesmo depois de 10 ou 12 horas, insistia em acompanhar-nos para casa, a manutenção da casa, o filho mais velho com os trabalhos de casa... demos por nós a discutir por tudo e por nada, a achar que nada daquilo fazia sentido pois parecia que apenas dividíamos uma casa, não a partilhávamos ou que mais parecíamos colegas de casa em vez de um casal... acusações sobre quem trabalhava mais, quem dormia menos, quem ajudava melhor, etc...

Mas foi aí, nessa fase mais negra, que descobrimos que, por muito mau que pudesse parecer, não conseguíamos imaginar a nossa vida sem o outro.

E as acusações foram dando lugar à compreensão, as discussões acessas aos abraços silenciosos, as horas dedicadas à arrumação da casa aos momentos roubados para estarmos juntos, o rancor ao amor... E redescobrimos como ser "nós" novamente, como era fácil rirmos juntos, como nos deixar simplesmente estar. E deixámo-nos apaixonar novamente e a aceitar o bem e o mal, o fácil e o difícil.

Alguns anos passaram desde essa fase. As relações dão trabalho e é normal que as discussões ou chatices aconteçam, mas é fundamental que nunca se perca o respeito pelo outro, que haja diálogo entre os dois e que haja compreensão. Sim, as relações são difíceis. Ter filhos é difícil. Mas não há nada melhor neste mundo que filhos e amor e, por eles, tudo vale a pena.

E hoje, depois de todos estes anos juntos, de dois filhos, de partilharmos uma casa, de sabermos todos os defeitos um do outro... estamos a preparar o nosso casamento.

Acima de tudo, aprendi que não preciso ter sempre razão... só preciso ser sempre feliz.

• Responder
  • Flávia ♡
    Super Noiva Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Flávia ♡ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom debate!
    Em 11 anos e uns trocos, já houve altos e menos altos 😉
    Mas falar é o segredo para tudo 😊😊
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O exemplo que vou dar pode parecer parvo, mas a experiência torna-nos pessoas melhores.😊
    A primeira vez que vivi com um rapaz foi com o meu melhor amigo (ele é gay, portanto eramos mesmo só amigos) e apesar de nós nos adorarmos e darmos super bem, discutíamos imenso por coisas parvas. Eu, que ainda por cima sou filha unica, e estava habituada a ter o meu espaço imaculadamente organizado e à minha maneira, era terrível com ele, tadinho!lol Durante esses 2 anos evolui muito como companheira de casa, tornei-me tolerante e aprendi a cooperar (em vez de fazer tudo à minha maneira e a exigir).
    Actualmente namoro com o noivo há 3 anos e vivemos juntos há 2 anos e meio, e graças a Deus, sempre vivemos em harmonia. Nós não discutimos, conversamos, e conseguimos ultrapassar todas as situações com maturidade, sinceridade e muito amor.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com tudo Smiley heart mas olha que vivo com o noivo à um ano e meio mais um bocadinho e é raro discutirmos. Acho que falar muito e saber brincar é o fundamental de uma relação Smiley heart

• Responder
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Santa Maria da Feira
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem Inês em mais de 9 anos de namoro e 7 a vivermos juntos posso dizer que já tivemos altos e baixos até porque nós somos muito diferentes!!
    O meu principal conselho é aquele que tento aplicar ao máximo é: nunca nos deitarmos chateados! Com isto não quero dizer que deves ignorar ou fingir que não aconteceu mas pelo contrário devemos falar, discutir, esclarecer e depois fazer as pazes 😜 e digo-te apenas 3 ou 4 vezes neste tempo todo não consegui cumprir esta regra e acordar no outro dia zangada é do pior!! Não quer dizer que esta seja a solução para todos mas é sem dúvida a melhor solução para nós 😊
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês. Sem dúvida que, falando aberta e calmamente sobre a situação, expor os diferentes pontos de vistas, as diferentes razões para um determinado comportamento e atitude. De seguida, tentar chegar a um consenso que, muitas vezes, inclui um pedido de desculpas, uni/bilateral.

Discutir é normal e saúdavel dentro da medida e parâmetros certos. É uma forma de "testar" a relação e criar sintonia com o outro. Beijinhos

• Responder
  • Ana Marta
    Noiva Experiente Agosto 2018 Alcoutim
    Ana Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem, no nosso caso. Tambem tivemos uma fase um pouco ma.
    Foi porcausa de uma rapariga que eu pensava que era nossa amiga, que andava a fazer-se ao meu homem, e foi um pouco complicado.
    Mas ficou tudo bem resolvido entre nos e essa rapariga que nao volte a meter-se no nosso caminho
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Normalmente falamos sempre! Sobre tudo. Quando temos uma discussão respeitamo-nos, não há aumento do tom, chamar nomes ou virar costas e ir embora.
    Para nós resulta muito bem conversar e concluir e terminar aquele assunto que nos causou instabilidade. Em 13 anos de namoro e 6 deles vividos juntos já se sabe que também temos as nossas fases, mas quando há respeito, amor e compreensão sempre nos vamos entendendo!😍😘
    • Responder
  • Mrs. Leite
    Noiva Constante Setembro 2019 Sintra
    Mrs. Leite ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós ja tivemos uma fase má... foi quando nos mudamos para Inglaterra à 1 ano... foi demasiado stress, a adaptação ao pais, ao tempo, a lingua, a cultura... o facto de eu não ter conseguido logo trabalho, foram mudanças demasiado drásticas que se reflectiram na nossa relação mas ultrapassamos
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós, como namorados / noivos / marido e mulher, tivemos uma fase má, que foi precisamente durante a organização do casamento. Eu sentia que tinha o mundo em cima dos meus ombros: muita pressão, muita pesquisa, muito trabalho, muitas preocupações, aparente falta de interesse por parte do noivo... Foi tão mau que cheguei a desistir de tudo. Valeu a preserverança do noivo e a conversa séria e honesta que tivemos depois, com a cabeça mais fria e com os ânimos mais calmos.

Um dos meus conselhos: pensar duas vezes antes de se dizer o que quer que seja, durante uma discussão. De cabeça quente, dizemos, muitas vezes, o que não queremos e que pode magoar muito o nosso parceiro.

Depois, um conselho que me deram: nunca ir dormir chateados um com o outro. Não é fácil. Não mesmo! Mas devemos tentar resolver o problema / assunto em questão e dar sempre um beijo de boa noite antes de adormecer, mesmo que a nossa vontade seja atirá-lo da cama abaixo Smiley xd

Eu, pessoalmente, quando me exalto um pouco mais, preciso de um tempo sozinha para me conseguir recompor. Morando juntos, não podemos virar costas e ir cada um pra sua casa pensar melhor no assunto. O que eu faço é ir dar uma volta a pé, arejar. Se não for possível, peço ao marido que respeite a minha necessidade de estar um pouco longe dele e afastamo-nos por uns minutos. Assim que consigo acalmar-me, vou ter com ele e conversamos abertamente sobre o que se passa / passou e procuramos uma solução para que não volte a acontecer.

Acho que a base para evitar / ultrapassar fase menos boas é a honestidade, o respeito pela individualidade de cada um e o diálogo franco e aberto entre ambos.

• Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Setembro 2019 Vila do Conde
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês! Revi-me bastante no que disseste inicialmente sobre pouco discutirem e isso seja pelo facto de ainda não viverem juntos. Antes de morarmos juntos, não me lembro de nenhum episodio menos bom entre nós! Depois ...sim, já tivemos mas nada por aí além. Foi na fase inicial, ambos éramos muito independentes e gostávamos de ter o nosso espaço. No fundo ambos nos estávamos a adaptar um ao outro, mas é sempre complicado que corra sempre tudo bem! A nós o que desestabilizou um pouco foi o facto do noivinho trabalhar por turnos e nas horas em que ele estava em casa nada fazia, só dormia ou via tv. Eu discutia bastante porque também eu trabalhava e chegava a casa e tinha de tratar de tudo sozinha. Com o tempo fomos aprendendo que a discussão não levava a lado nenhum, e que da mesma forma que eu tinha de ser mais compreensiva com ele, também ele tinha que se esforçar/me ajudar mais. Já moramos há dois anos e digo-te que não tenho queixas nenhumas.
    Conselho para todas, para quando já morarem juntos: nunca vão para a cama chateados! resolvam as coisas sempre antes! Nós prometemos um ao outro que nunca o faríamos e até hoje cumprimos! O essencial para além da confiança é COMUNICAÇÃO! Se não estão bem com alguma atitude ou ação falem, mas não com tom de crítica! Tudo se resolve e a harmonia está sempre convosco ! Smiley heart (desculpem o testamento meninas)

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida, que bom que ainda não atravessaram nenhum fase menos boa 😊

Nós cá tivemos a dita crise dos 7 hahahaha Na verdade o noivo esteve algumas temporadas seguidas nos estrangeiro e isso afeta a relação. Já não há contacto físico, só nos víamos via Skype e nem em todos os dias… Há uma data de condicionantes extra que têm de ser ultrapassados. E nessa altura tivemos uma fase menos boa, mas nada como a confiança e o diálogo.

• Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Às vezes custumo dizer " senta te e espera que passe" 😂
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vivemos juntos à mais de 6 anos por isso já tivemos fases más em que quase parecia que não nos iríamos aguentar. Mas conversámos, conversámos, conversámos e a coisa resolveu-se.
    Quando decidimos casar já tínhamos passado por bastante por isso não fomos a pensar que vai ser tudo um mar de rosas no futuro. Aliás ambos os nossos votos faziam referência ao bom e ao mau.

Para as coisas se resolverem é preciso haver vontade, amor e compreensão. É preciso discutir o bom e o mau, ser honesto mas ao mesmo tempo ter cuidado como se diz as coisas. É preciso saber dar espaço e é preciso gostarmos de nós próprios. Às vezes é preciso acreditar naquilo que nos fez estar juntos em primeiro lugar e não desistir facilmente. É preciso adaptar-nos ao mesmo tempo que nós próprios também crescemos e evoluímos.
    • Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tens toda a razão. Eu quando estou chateada falo sempre de mais.

Como disse, falo sem grande conhecimento de causa. Ainda não vivo com o noivo. Quando me chateio vou para casa e no outro dia já não é nada.

• Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Inês pela partilha.
    Acho que cada caso é um caso. Uma coisa que nós fazemos quando nos chateamos, evitar na altura de falar muito, às vezes com a cabeça quente diz se o que não se deve nem se quer dizer. Nada como arejar a cabeça e depois falar com calma.
    Nunca dormir chateados fazer as pazes antes ( o que nem sempre é facil)
    Fazes complicadas acho que todos acabam por passar, tem é que se ter calma e ultrapassar com amor!
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No início vão implicar com muita coisa. Mas o certo é abrir o jogo! Por exemplo, eu sou mais desarrumada e fui evoluindo porque ele é muito arrumado. Mas isso ficou claro no início e pedi paciência para ir mudando para melhor. (só porque é mesmo algo bom). Noutro ponto, adoro fazer snooze e ficar mais 15min na cama. Faço-o até ao dia de hoje e ele compreende. Não o faz e acha uma tolice mas não me chateia. A nossa personalidade ficar clara desde o início é muito importante.Smiley smile E existir muita compreensão.Smiley winking

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda não sei como será, mas espero conseguir fazer o mesmo Smiley laugh

• Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vivemos juntos há anos e penso que nunca tivemos uma "má fase". Temos alguns momentos de tensão, seja pelo trabalho ou pelas coisas de casa. Mas tirando isso sempre nos demos lindamente. Falamos o que temos a falar e fica tudo em pratos limpos sem chatices ou rancores Smiley smile

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Deste então o mesmo conselho que eu: Falem sempre a verdade e respeitem as vossas diferenças.

Como em tudo, é mais fácil falar do que fazer. E sim, imagino que quando não se vive junto seja mais fácil. Em breve já poderei falar com conhecimento de causa, já falta pouco Smiley smile

• Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As dicas que mostras na teoria funcionam o pior é pô-las em prática!
    Cada um tem os seus egos, os seus feitos, os seus dias menos bons que não lhe apetece estar com ninguém...
    e sim não é nada fácil de gerir!

E sim, também é verdade que não morando juntos, cada um vai para o seu lado e no dia seguinte “já passou”.

Quando vivem juntos não da para fazer isso é se não forem honestos com o que sentem em cada momento, vão começar a acumular sentimentos negativos em relação ao outro que no fim leva a discussões enormes (toda a gente já ouviu falar em fazer tempestades num copo de água porque esse copo já está no topo de uma montanha de coisas negativas).

o meu conselho: por muito que custe digam sempre o que sentem e sejam verdadeiros um com o outro e façam o maior esforço para perceber e valorizar as diferenças do outro e adaptarem-se a elas Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração