Olá comu do meu coração
Como algumas de vocês já sabem, para além do tema ser chocolate, o estilo do meu casamento é rústico-chique.
Pelo que me disseram na quinta, o estilo rústico veio para ficar. Foi tendência em 2017 e continua a ser em 2018. Os casamentos rústicos com um toque de elegância têm roubado os corações do pessoal.
Para os noivinhos que pretendem abraçar esta tendência, eu venho dar uma ajudinha.
Ora vamos lá à grande questão: Como organizar um casamento rústico-chique?
Parece que a moda de ter tudo muito perfeitinho está a ficar para trás. Os casamentos rústicos, que normalmente são realizados ao ar livre, por norma são decorados com tons amadeirados e com flores do campo.
~~Vamos começar pelos materiais. Que materiais devemos incorporar nas decorações de um casamento rústico?
- Serapilheira - É um tecido baratos, fácil de achar e fácil de trabalhar. Não precisa de muito acabamento e combina perfeitamente com outro tipo de tecidos mais delicados. Além de que é facilmente aplicado em diversos itens: convites, centros de mesas, decorações de cadeiras etc.
Exemplo 1
Exemplo 2
- Madeira - Há coisa mais fácil de se trabalhar? Até as próprias árvores do local nós podemos decorar e incorporar.
Exemplo 1
Exemplo 2
- Paletes - Eu sei que já disse madeira. Mas vim apenas reforçar essa ideia com as paletes, por ser uma coisa fácil a todos os níveis. É fácil de arranjar, é facil de trabalhar e dá para criar imensos pormenores.
Exemplo 1
Exemplo 2
- Vidro - Os potinhos e as garrajas de vidro são praticamente obrigatórias. Podem ser DIY mesmo. Há coisa mais perfeita?
Exemplo 1
Exemplo 2
~~
Quanto às flores ... Estas são as flores que melhor combinam com uma decoração rústico-chique:
- Gipsofilas - Ou vivaz, é igual. Esta é a ÚNICA flor que eu vou usar na decoração do meu casamento. Acho que é a que mais se adequa e a mais simples e perfeitinha. E dá para tanta coisa.
Exemplo 1
Exemplo 2
- Girassóis - Clássicos e tropicais ao mesmo tempo. Perfeitos para quem quer dar um toque de cor ao casamento.
Exemplo 1
Exemplo 2
- Gerberas - São as clássicas flores do campo. Com cores que variam entre os amarelos, vermelhos e rosas. São perfeitas para combinar com outras flores ou ramagens e dar uma alegria extra à decoração.
Exemplo 1
Exemplo 2
- Hortênsias - As famosas flores azuis que combinam bastante com outras flores do campo. São perfeitas para dar um toque de elegância na decoração.
Exemplo 1
Exemplo 2
- Suculentas - Que estão cada vez mais na moda. Seja como itens da decoração, seja como lembrança.
Exemplo 1
Exemplo 2
~~
Agora a questão é ... Como combinar tudo isto? Como organizar a cerimónia e o copo-de-água? Como fazer a ligação de todos os elementos?
Deixo-vos alguns inspirações, assim como as minha ideias e truques para tornar tudo perfeito
A Cerimónia
Rústico gritar ar livre. Por isso a minha cerimónia será civil na quinta, e portanto, ao ar livre.
A chegada da noiva é o momento mais esperado da cerimónia (sorry noivos, mas é um facto), o momento em que a noiva passa pelas portas é mágico. Oh waittt portas? Ao ar livre não há portas. Ou será que há? A verdade é que pode haver. Após pensar no assunto, arranjei 2 portas (pedi a um pedreiro que estava a remodelar uma casa) e vamos fazer-lhe uma estrutura e colocá-la no início do "corredor" da cerimónia. Querem mais rústico que isto? Ainda não fiz a estrutura, mas quando fizer venho mostrar. Para já deixo-vos as minhas inspirações:
Exemplo 1
Exemplo 2
Depois o corredor em si. Nada mais rústico que uns troncos certo? E fica super lindo. Podem pedir os troncos a qualquer madeireiro que ele vai arranjar-vos. E fica perfeito com pequenos vasos ou garrajas com flores por cima. No meu caso, por cima dos troncos estarão vasos com gipsofilas e vasos com arroz e pétalas (um sim, um não. alternados).
Exemplo 1
Exemplo 2
Em vez dos troncos, caixas de madeira com flores também fica um encanto. E continua a ser bem rústico. E talvez mais fácil de arranjar. Até podem ser feitas com paletes.
Exemplo 1
Exemplo 2
A mesa e cadeira dos noivos também são importante. No nosso caso vamos ter uma mesinha rústica, e vamos estar de costas para os convidados para a conservadora estar de frente (o normal). Na mesinha estará apenas 2 gaiolas com gipsofilas (uma maior e outra mais pequena) e a caneta para assinar a papelada. As nossas cadeiras terão 2 laços ENORMES feitos de serapilheira, com umas gipsofilas também. Ainda pensámos em colocar um pouco de tule preso nas árvores por cima do local onde estará a nossa mesa, mas isto ainda está em estudo.
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Há quem perfira fazer uma estrutura para o casamento ao ar livre. Até há quintas que já a têm. Acho que também fica muito elegante. E, se bem trabalhado, continua a ser rústico.
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Ainda falando da cerimónia, os pajens e as daminhas também merecem destaque. Eu dei liberdade aos pais para escolherem as roupas, uma vez que não vou pagar. O que eu comprei foram faixas castanhas com as nossas iniciais bordadas e coroas de flores para meninas; e suspensórios e papillon castanho para o menino. Quanto às meninas, as mães combinaram comprar vestidinhos brancos iguais, o que eu acho que é o ideal. Quanto ao menino, que é sobrinho do noivo, a mãe comprou-lhe um fato azul (eu não vi o fato do noivo, mas penso que o fato do menino seja azul para ser igual ao do noivo). Pessoalmente perferia uns calções bejes e uma camisa branca para se destacarem os suspensórios e o papillon. Não vejo qual é a necessidade de uma criança de 5 anos ir a parecer 1 adulto encolhido, mas pronto, quem não paga não opina. Seja como for, as minhas inspirações:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4
~~
Decoração do espaço da recepção. Ou seja, o jardim ou área exterior. Este espaço pode, e deve, ter alguns apontamentes rústicos. Os que mais me agradam, e que pretendo fazer, são as placas indicativas rústicas, os quadros de boas vindas, as paletes iluminadas com fotos e os photbooths com paletes. Aqui vão as minhas inspirações:
Exemplo 1:

Exemplo 2

Exemplo 3
Exemplo 4
Exemplo 5
Exemplo 6
Exemplo 7
Exemplo 8
Exemplo 9
Exemplo 10
Exemplo 11
Exemplo 11
O photobooth - Ainda estou indecisa se faço ou se não faço. Fiz os típicos baloezinhos e fiz um moldura. Quanto ao background (ou parede) ainda estou indecisa. Mas ficam as inspirações:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4
Exemplo 6
~~
E quanto à decoração do interior? As mesas, as cadeiras, o espaço em si ...
Madeira, serapilheira e vidro. São os 3 materias que devem fazer sempre a ligação entre todas as diferentes áreas do casamento.
Eu optei por mesas redondas, com toalhas brancas e um corredor em serapilheira e renda branca. Para centro de mesa, madeira, vidros, velas e gipsofilas.

Este é o meu centro de mesa. Como o tema é chocolate, o vaso que está vazio vai levar bombons e uma fitinha castanha a fazer um laçarotes. Como podem ver, fui buscar todos os elementos do "rústico".
Deixo-vos as minhas inspirações:
Exemplos
Quantos às mesas própriamente ditas. Eu optei por toalha branca com o corredor de serapilheira. Mas a toalha em serapilheira também fica muito bem. Ou mesmo com uma toalha beje. Há várias opções. Quanto às cadeiras, nós escolhemos umas cadeiras de madeira, apenas com uma almofada e sem mais qualquer decoração. As únicas 2 cadeiras que vão ter 2 laços em serapilheira sserão as nossas. PS: odeio cadeiras de plástico, ou então com aquelas "carapuças" brancas. Deixo-vos as minhas inpirações:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4
Exemplo 5
Exemplo 6
Exemplo 7
A única mesa diferente será mesmo a dos noivos, onde estarão mesmo só os noivos. Admito, queresmos as atenções todas para nós ahahah É uma mesa rústica, que nao vai levar toalha, apenas o corredor de serapilheira. Compramos os nossos nomes em letras 3D e a frase "o sonho começa aqui" para decorar a mesa. Mesa esta que também vai ter gipsofilas e um coração com ferrero rocher.

~~
Placar de Mesas e Marcadores de mesas. Aqui nós fugimos ao rústico e agarrámo-nos ao tema. Mas há coisas bem giras para quem se "quiser agarrar" apenas ao rústico.
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4
Exemplo 5
Exemplo 6
Exemplo 7
Exemplo 8
Exemplo 9
Exemplo 10
Exemplo 11
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4
Exemplo 5
Exemplo 6
Exemplo 7
~~
Quanto ao bar, temos um bem rústico no exterior, todo em madeira. E um normal no interior, apenas um balcão com as bebidas por trás. Iremos apenas arranjar umas placas.
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
E que tal gostaram? Espero que sim.
Beijinhos e bons preparativos a todas