Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Inês V.
Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)

Como organizar um casamento rústico

Inês V., a 19 de Março de 2018 às 15:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 13

Olá comu do meu coração Smiley heart

Como algumas de vocês já sabem, para além do tema ser chocolate, o estilo do meu casamento é rústico-chique.

Pelo que me disseram na quinta, o estilo rústico veio para ficar. Foi tendência em 2017 e continua a ser em 2018. Os casamentos rústicos com um toque de elegância têm roubado os corações do pessoal.

Para os noivinhos que pretendem abraçar esta tendência, eu venho dar uma ajudinha.

Ora vamos lá à grande questão: Como organizar um casamento rústico-chique?

Parece que a moda de ter tudo muito perfeitinho está a ficar para trás. Os casamentos rústicos, que normalmente são realizados ao ar livre, por norma são decorados com tons amadeirados e com flores do campo.

~~

Vamos começar pelos materiais. Que materiais devemos incorporar nas decorações de um casamento rústico?

- Serapilheira - É um tecido baratos, fácil de achar e fácil de trabalhar. Não precisa de muito acabamento e combina perfeitamente com outro tipo de tecidos mais delicados. Além de que é facilmente aplicado em diversos itens: convites, centros de mesas, decorações de cadeiras etc.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 1Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 2

- Madeira - Há coisa mais fácil de se trabalhar? Até as próprias árvores do local nós podemos decorar e incorporar.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 3

Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 4

- Paletes - Eu sei que já disse madeira. Mas vim apenas reforçar essa ideia com as paletes, por ser uma coisa fácil a todos os níveis. É fácil de arranjar, é facil de trabalhar e dá para criar imensos pormenores.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 5Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 6

- Vidro - Os potinhos e as garrajas de vidro são praticamente obrigatórias. Podem ser DIY mesmo. Há coisa mais perfeita?

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 7Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 8

~~

Quanto às flores ... Estas são as flores que melhor combinam com uma decoração rústico-chique:

- Gipsofilas - Ou vivaz, é igual. Esta é a ÚNICA flor que eu vou usar na decoração do meu casamento. Acho que é a que mais se adequa e a mais simples e perfeitinha. E dá para tanta coisa.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 9Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 10

- Girassóis - Clássicos e tropicais ao mesmo tempo. Perfeitos para quem quer dar um toque de cor ao casamento.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 11Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 12

- Gerberas - São as clássicas flores do campo. Com cores que variam entre os amarelos, vermelhos e rosas. São perfeitas para combinar com outras flores ou ramagens e dar uma alegria extra à decoração.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 13Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 14

- Hortênsias - As famosas flores azuis que combinam bastante com outras flores do campo. São perfeitas para dar um toque de elegância na decoração.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 15Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 16

- Suculentas - Que estão cada vez mais na moda. Seja como itens da decoração, seja como lembrança.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 17Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 18

~~

Agora a questão é ... Como combinar tudo isto? Como organizar a cerimónia e o copo-de-água? Como fazer a ligação de todos os elementos?

Deixo-vos alguns inspirações, assim como as minha ideias e truques para tornar tudo perfeito Smiley heart

A Cerimónia

Rústico gritar ar livre. Por isso a minha cerimónia será civil na quinta, e portanto, ao ar livre.

A chegada da noiva é o momento mais esperado da cerimónia (sorry noivos, mas é um facto), o momento em que a noiva passa pelas portas é mágico. Oh waittt portas? Ao ar livre não há portas. Ou será que há? A verdade é que pode haver. Após pensar no assunto, arranjei 2 portas (pedi a um pedreiro que estava a remodelar uma casa) e vamos fazer-lhe uma estrutura e colocá-la no início do "corredor" da cerimónia. Querem mais rústico que isto? Ainda não fiz a estrutura, mas quando fizer venho mostrar. Para já deixo-vos as minhas inspirações:

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 19Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 20

Depois o corredor em si. Nada mais rústico que uns troncos certo? E fica super lindo. Podem pedir os troncos a qualquer madeireiro que ele vai arranjar-vos. E fica perfeito com pequenos vasos ou garrajas com flores por cima. No meu caso, por cima dos troncos estarão vasos com gipsofilas e vasos com arroz e pétalas (um sim, um não. alternados).

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 21

Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 22

Em vez dos troncos, caixas de madeira com flores também fica um encanto. E continua a ser bem rústico. E talvez mais fácil de arranjar. Até podem ser feitas com paletes.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 23Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 24

A mesa e cadeira dos noivos também são importante. No nosso caso vamos ter uma mesinha rústica, e vamos estar de costas para os convidados para a conservadora estar de frente (o normal). Na mesinha estará apenas 2 gaiolas com gipsofilas (uma maior e outra mais pequena) e a caneta para assinar a papelada. As nossas cadeiras terão 2 laços ENORMES feitos de serapilheira, com umas gipsofilas também. Ainda pensámos em colocar um pouco de tule preso nas árvores por cima do local onde estará a nossa mesa, mas isto ainda está em estudo.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 25Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 26Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 27

Há quem perfira fazer uma estrutura para o casamento ao ar livre. Até há quintas que já a têm. Acho que também fica muito elegante. E, se bem trabalhado, continua a ser rústico.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 28Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 29Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 30

Ainda falando da cerimónia, os pajens e as daminhas também merecem destaque. Eu dei liberdade aos pais para escolherem as roupas, uma vez que não vou pagar. O que eu comprei foram faixas castanhas com as nossas iniciais bordadas e coroas de flores para meninas; e suspensórios e papillon castanho para o menino. Quanto às meninas, as mães combinaram comprar vestidinhos brancos iguais, o que eu acho que é o ideal. Quanto ao menino, que é sobrinho do noivo, a mãe comprou-lhe um fato azul (eu não vi o fato do noivo, mas penso que o fato do menino seja azul para ser igual ao do noivo). Pessoalmente perferia uns calções bejes e uma camisa branca para se destacarem os suspensórios e o papillon. Não vejo qual é a necessidade de uma criança de 5 anos ir a parecer 1 adulto encolhido, mas pronto, quem não paga não opina. Seja como for, as minhas inspirações:

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 31Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 32Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 33Exemplo 4Como organizar um casamento rústico 34

~~

Decoração do espaço da recepção. Ou seja, o jardim ou área exterior. Este espaço pode, e deve, ter alguns apontamentes rústicos. Os que mais me agradam, e que pretendo fazer, são as placas indicativas rústicas, os quadros de boas vindas, as paletes iluminadas com fotos e os photbooths com paletes. Aqui vão as minhas inspirações:

Exemplo 1:

Como organizar um casamento rústico 35

Exemplo 2

Como organizar um casamento rústico 36

Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 37Exemplo 4Como organizar um casamento rústico 38Exemplo 5Como organizar um casamento rústico 39

Exemplo 6Como organizar um casamento rústico 40Exemplo 7Como organizar um casamento rústico 41Exemplo 8Como organizar um casamento rústico 42Exemplo 9Como organizar um casamento rústico 43Exemplo 10Como organizar um casamento rústico 44Exemplo 11Como organizar um casamento rústico 45

Exemplo 11Como organizar um casamento rústico 46

O photobooth - Ainda estou indecisa se faço ou se não faço. Fiz os típicos baloezinhos e fiz um moldura. Quanto ao background (ou parede) ainda estou indecisa. Mas ficam as inspirações:

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 47Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 48Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 49Exemplo 4Como organizar um casamento rústico 50

Exemplo 6Como organizar um casamento rústico 51

~~

E quanto à decoração do interior? As mesas, as cadeiras, o espaço em si ...

Madeira, serapilheira e vidro. São os 3 materias que devem fazer sempre a ligação entre todas as diferentes áreas do casamento.

Eu optei por mesas redondas, com toalhas brancas e um corredor em serapilheira e renda branca. Para centro de mesa, madeira, vidros, velas e gipsofilas.

Como organizar um casamento rústico 52

Este é o meu centro de mesa. Como o tema é chocolate, o vaso que está vazio vai levar bombons e uma fitinha castanha a fazer um laçarotes. Como podem ver, fui buscar todos os elementos do "rústico".

Deixo-vos as minhas inspirações:

ExemplosComo organizar um casamento rústico 53

Quantos às mesas própriamente ditas. Eu optei por toalha branca com o corredor de serapilheira. Mas a toalha em serapilheira também fica muito bem. Ou mesmo com uma toalha beje. Há várias opções. Quanto às cadeiras, nós escolhemos umas cadeiras de madeira, apenas com uma almofada e sem mais qualquer decoração. As únicas 2 cadeiras que vão ter 2 laços em serapilheira sserão as nossas. PS: odeio cadeiras de plástico, ou então com aquelas "carapuças" brancas. Deixo-vos as minhas inpirações:

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 54Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 55Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 56Exemplo 4Como organizar um casamento rústico 57Exemplo 5Como organizar um casamento rústico 58Exemplo 6Como organizar um casamento rústico 59Exemplo 7Como organizar um casamento rústico 60

A única mesa diferente será mesmo a dos noivos, onde estarão mesmo só os noivos. Admito, queresmos as atenções todas para nós ahahah É uma mesa rústica, que nao vai levar toalha, apenas o corredor de serapilheira. Compramos os nossos nomes em letras 3D e a frase "o sonho começa aqui" para decorar a mesa. Mesa esta que também vai ter gipsofilas e um coração com ferrero rocher.

Como organizar um casamento rústico 61

Como organizar um casamento rústico 62

Como organizar um casamento rústico 63

Como organizar um casamento rústico 64

~~

Placar de Mesas e Marcadores de mesas. Aqui nós fugimos ao rústico e agarrámo-nos ao tema. Mas há coisas bem giras para quem se "quiser agarrar" apenas ao rústico.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 65Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 66Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 67Exemplo 4Como organizar um casamento rústico 68Exemplo 5Como organizar um casamento rústico 69Exemplo 6Como organizar um casamento rústico 70Exemplo 7Como organizar um casamento rústico 71Exemplo 8Como organizar um casamento rústico 72Exemplo 9Como organizar um casamento rústico 73Exemplo 10Como organizar um casamento rústico 74Exemplo 11Como organizar um casamento rústico 75

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 76Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 77Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 78Exemplo 4Como organizar um casamento rústico 79Exemplo 5Como organizar um casamento rústico 80Exemplo 6Como organizar um casamento rústico 81Exemplo 7Como organizar um casamento rústico 82

~~

Quanto ao bar, temos um bem rústico no exterior, todo em madeira. E um normal no interior, apenas um balcão com as bebidas por trás. Iremos apenas arranjar umas placas.

Exemplo 1Como organizar um casamento rústico 83Exemplo 2Como organizar um casamento rústico 84Exemplo 3Como organizar um casamento rústico 85

E que tal gostaram? Espero que sim.

Beijinhos e bons preparativos a todas Smiley kiss

13 respostas

Última atividade por Vanessa, a 16 de Abril de 2019 às 15:33
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada! Era destas inspirações que estava a precisar !! Adoro tudo!

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahaha temos negócio !

• Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Opa é já ahahahah mas tem que vir com os ferrero rocherXD

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O coração por uma caneta.

É pegar ou largar AHAHAH

• Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu quero o coração dos ferrero rocheeeeer Smiley tongue

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mal posso esperar por ver as minhas ideias todas passadas para a realidade. Ver tudo junto Smiley heart

Beijinhos Filipa.

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Espero que sim Smiley heart

Afinal é para isso que cá estamos.

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Força querida Smiley heart

É para isso que cá estamos.

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Smiley heart Smiley heart Rústico power ahah

Claro querida. Amigo aliexpress obviamente, e bem baratinho. Custou-me 2€. Aqui fica o link. A cor que encomendei foi "Dark Coffe". A qualidade é bem boa.

Deixo-te a imagem real (tirada mal e porcamente em cima da minha cama por fazer Smiley xd ):

Como organizar um casamento rústico 86

• Responder
  • Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tantas coisas lindas!!!!!Smiley love

Adorei Inês... cada foto, cada palavra...

Olha e se não for indiscrição... onde conseguiste o papilon e suspensórios castanhos?

Beijoca grande

Grande debateSmiley heart

• Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate fantástico vou tirar ideias daqui Smiley heart

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2018 Barcelos
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei ❤
    Fantástico debate. Certamente que vai ajudar muitas noivinhas 😄
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Inês. Admito que, não sou propriamente fã de rústico, mas há coisas lindas! E, claro, dentro do rústico adoro o rústico chique Smiley love E o teu tema, ai jesus, até me deu fome! Beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração