Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela e Fábio
Top das Noivas Julho 2016 Barcelos

Como lavar os pincÉis de maquilhagem!!

Daniela e Fábio, a 12 de Agosto de 2015 às 22:12 Publicado em Fórum Beleza 0 16

Achei interessante partilhar isto para todos nós redrobarmos os cuidados principalmente que no dia C somos maquiados e aqueles pinceis ( e tudo que seja maquiagem )ja passaram por milhares de peles.

Infelizmente cuidar da higiene dos pincéis de maquilhagem nem sempre é uma prática comum entre quem os usa mas devia ser. O facto dos pincéis acumularem maquilhagem contribui para o aparecimento de bactérias nocivas à saúde, para além de diminuir a vida útil do pincel.

Recentemente tive conhecimento de uma notícia de uma jovem australiana que havia ficado paraplégica após usar os pincéis de maquilhagem de uma amiga. Jo Gilchrist contraiu uma bactéria que a deixou numa cadeira de rodas. Segundo o que li, trata-se de uma bactéria que está presente na mucosa que, quando transmitida a pessoas com baixa imunidade, como a Jo, pode causar infecções graves.
Obviamente este é um caso extremo, no entanto é exemplificativo do quão nocivo pode ser um pincel de maquilhagem não lavado e desinfectado.
É preciso ter especial cuidado quando usamos pincéis que não são nossos ou mesmo os que estão em perfumarias de uso público.
Partilhar produtos de maquilhagem deve ser evitado de forma a não haver proliferação de bactérias e doenças. Os produtos devem ser usados somente pela própria pessoa. A partilha inofensiva de um pincel ou de um simples batom pode ser a porta de entrada para a contaminação da saúde.

Como lavar

A higienização de pincéis e esponjas deve ser periódica, no máximo de 15 em 15 dias ou, para quem usa diariamente, todas as semanas.
Para os pincéis recomendo o uso de champô hidratante ou sabonete de glicerina. No caso das esponjas um detergente anti-bacteriano.

Para começar, colocar um pouco de champô na palma da mão e esfregar o pincel de forma a criar espuma. No caso de se usar um sabonete, o pincel deve ser esfregado no próprio sabonete.
Fazer movimentos delicados de vaivém na palma da mão até que a espuma fique branca. De seguida, enxaguar com água abundante de forma a retirar todo o produto. O pincel deverá estar com os pelos virados para baixo e a água não deve chegar ao cabo. Por fim, apertar ligeiramente de modo a retirar o excesso de água.

Os pincéis nunca, em tempo algum, deverão ser deixados mergulhados em água.

Existem também no mercado luvas específicas que ajudam a remover de forma eficaz a maquilhagem nos pincéis.

Lavagem pincel

errado

errado

Como secar

Após a lavagem, os pincéis devem ser secos com auxílio de uma toalha (apenas de forma a retirar ainda algum excesso de água que tenham).

O correto é devolver forma ao pincel ainda húmido, com os dedos e colocá-los a secar numa superfície plana, deitados sobre uma toalha seca. Se por exemplo ficarem em cima de uma mesa, a zona do pelo deverá ficar do lado de fora, tal como na imagem.

Nunca devem secar com o pelo virado para cima.
Há quem use o secador ou simplesmente deixe a secar ao sol. Errado! O sol e o secador ressecam os pincéis, contribuindo para que o pelo parta ou caia.

pincel

errado

Esponja espécie luva ajuda remover

............

Limpeza rápida

Existem também no mercado, hoje em dia, produtos para que prometem uma limpeza e desinfecção rápida os pincéis. O meu preferido, sem dúvida, é este da Make Up Forever, que não contém álcool. Mas atenção, devem ser utilizados em situações de emergência não substituindo a correta higienização dos pincéis, tal como falado em cima.

Quem já fez ou faz isto? eu comecei a fazer apesar de agora não uso base e sombras devido a estar no Smile é só risco nos olhos e rímel, mas já ensinei a minha irmã

16 respostas

Última atividade por Liliana Moreira, a 7 de Outubro de 2015 às 01:22
  • Liliana Moreira
    Noiva VIP Setembro 2016 Santo Tirso
    Liliana Moreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tenho o brushegg
    http://www.dhresource.com/albu_835070011_00-1.0x0/100pcs-brush-egg-silicon-brush-cleaning-egg.jpg
    E um produto da kiko
    http://3.bp.blogspot.com/-6dGc4a1QitQ/T3sX0vg7S0I/AAAAAAAAAJ4/ekPGX-nDILw/s1600/Brush-Cleanser+-+womakes.jpg

    • Responder
  • Vera
    Super Noiva Outubro 2016 Gondomar
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Existem produtos para os lavar, mas eu também prefiro a técnica do sabão. Smiley smile

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Desconhecia Daniela, realmente acho que isto faz todo o sentido. Eu também uso pouca sombra mas de vez em quando vou fazer isto

    • Responder
  • Eva
    Super Noiva Agosto 2015 Faro (Concelho)
    Eva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas! Muito interessantes! Smiley smile aliás tudo o que postas é sempre muito útil
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2015 Alenquer
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu limpo sempre até porque trabalho na areaSmiley winking

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Outubro 2016 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Otimas dicas! Obrigada :-)

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelentes dicas!

    Obrigada pela partilha..

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boa partilha Smiley smile obrigada
    • Responder
  • Felizarda
    Super Noiva Maio 2026 Setúbal (Concelho)
    Felizarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Inteteressante! Nunca tinha pensado nisso não!! Quando o pincel e a esponja ficam com um cheiro estranho, deito fora!!! :-\
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha nunca tinha pensado nisso... Obrigada pelas dicas Daniela!!!

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por acaso quando comecei a maquilhar-me com maior frequência ganhei o hábito de limpar frequentemente os pincéis...Agora, costumo limpar após maquilhar-me (raramente)

    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boas dicas é sempre bom saber estas coisas e eu desconhecia Smiley smile

    • Responder
  • Mara
    Super Noiva Outubro 2016 Resende
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela, trabalho na massimo dutti e tenho que me maquilhar todos os dias, sempre tive dúvidas em relação a isso é agora fiquei totalmente esclarecida Smiley smile muito obrigado pelas dicas* beijinho
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É sempre importante ter estes cuidados, com a nossa beleza todo o cuidado é pouco!! Smiley laugh

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem mais linda

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu limpo sempre com um spray da Kiko e volta e meia com sabão. É muito importante manter os pincéis bem limpos, para evitar infecções, principalmente nos olhos.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração