Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jéssica
Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso

Como funciona a licença de casamento?

Jéssica, a 30 de Maio de 2023 às 12:43 Publicado em Fórum Organizar um casamento 13 32

Oi oi novamente comunidade 🤩

Lembrei-me de fazer este post porque é dos mais importantes e que existem sempre dúvidas na hora.

Como funciona a licença de casamento? 1

➡️ A nossa querida Paty , fez aqui um post super explicativo com algumas respostas, eu apenas vou falar algumas coisas por alto com os meus conhecimentos contabilísticos que tenho e também da grande ajuda da tia do meu noivo que trabalha em uma conservatória 😘

O mais IMPORTANTE, as férias

Como funciona a licença de casamento? 2

Quantos são os dias de licença de casamento?
- Segundo a alínea a) do nº 2 do artigo 249º do Código do Trabalho, os noivos têm direito a 15 dias seguidos de licença de casamento, estes dias incluem o próprio dia do casamento, feriados e fins-de-semana, ou seja, temos 11 dias úteis.

A licença de casamento afeta as férias?
- Não, esta é uma das vantagens legais que os noivos têm direito e não faz parte dos 22 dias úteis de férias, ou seja, ganham mais 15 dias seguidos além dos normais previstos pela lei. Não PODE ter nenhuma redução no salário, mas SIM em outras renumerações, tais como: subsídio de alimentação ou de transporte. PORÉM, caso o casamento seja num dos dias de férias que a vossa empresa tenha estabelecido, vocês perdem o direito aos 15 dias seguidos (apenas SÓ nestes casos). Por exemplo, uma fábrica (geralmente têm o plano de férias escolhido pelas entidades patronais) escolhem férias dos dias 15 de agosto até 1 de setembro, se o vosso casamento for nestas datas, o direito à licença é perdido.

Com quanto tempo de antecedência devo informar a minha entidade patronal?
- A lei nos informa que devemos informar com a antecedência mínima de cinco dias, caso contrário, as faltas não serão justificadas.

A quem peço a licença de casamento?
- É a entidade patronal que nos dá o direito a esta licença

Tenho que entregar alguma justificação à minha entidade patronal?
- Não existe nenhum requerimento oficial que devemos entregar, porém, um conselho meu é enviarem um mail ou uma carta a informar, sabemos que existem pessoas maldosas e para salvaguardar a vocês mesmos ficam sempre com uma prova em como informaram o vosso local do trabalho do pedido, ou então, em alguns casos, podem sempre tirar uma cópia à certidão de casamento e entregar.

Deixo aqui um exemplo de carta/mail que poderão usar:

Assunto: Licença de casamento

Exmos. Senhores,

Em cumprimento do disposto no artigo 253.º, n.º 1 do Código do Trabalho e para os efeitos do disposto no artigo 249.º, n.º 2, alínea a) do mesmo diploma legal, eu, [nome], [função], venho por este meio comunicar a V.ªs Ex.ªs que o meu casamento será celebrado no dia [data], razão pelo qual estarei ausente do trabalho do dia [data] ao dia [data], num total de 15 dias consecutivos.

Disponibilizo-me, desde já, para apresentar comprovativo do motivo da ausência, caso V.ªs Ex.ªs o entendam necessário, nos termos do artigo 254.º, n.º 1 do Código do Trabalho.

Com os melhores cumprimentos,

[nome]

tialuz.gif

Editado por Casamentos.pt

32 respostas

Última atividade por Dora, a 20 de Janeiro de 2024 às 21:04
  • Dora
    Noiva Novata Dezembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Tenho uma dúvida em relação a isto, mas se calhar é muito especifica para tirar aqui (estou a tentar em todo o lado....). Casei no estrangeiro em Setembro e no trabalho disseram que só tinha direito à licença depois do casamento transcrito para Portugal (o que entendo pois só aí estará legalizado). Mas agora, que está quase transcrito, não sei como funciona porque normalmente tira-se o dia do casamento dentro da licença e eu não vou conseguir fazer isso, porque quando receber a certidão de casamento, será depois do dia "oficial" do casamento. Sabem como funciona neste caso? Ou com quem posso falar para saber? Não queria gastar 100€ para esclarecer isto com um advogado...
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá
    A licença de casamento é um direito teu. Não te podem negar, está na lei. Vocês aí escolhem as férias certo?
    Tens direito a tirar os teus 15 dias seguidos (11 dias úteis)
    • Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, só uma questão, eu trabalho num hospital evlj casar a 15 de Agosto de 2024, sendo em época de verão a minha entidade pode negar ? Ou são sempre obrigados a aceitar? Eu não vou tirar mais férias no verão também para não prejudicar as equipas pois somos muitas. Obrigado
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Catarina, no teu caso se só vais tirar a partir do dia da festa, 16/7 então contam os 15 dias seguidos e não os 11 dias úteis porque não é um dia de semana, mas sim um dia do final de semana. Tens férias até 30/7, começas a trabalhar no dia 31/7
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Julho 2023 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jéssica,

O meu dia é 16/07/2023. Sendo que pedi os 11 dias úteis supostamente de 17 a 31 também por causa do meu pequenote.
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O teu caso é como o meu. Como eu expliquei, os 11 dias úteis é apenas sem contar os feriados e fins de semana, por isso que é a mesma coisa que contares 15 dias seguidos. Eu trabalhei em contabilidade, por isso que fiz este post. A questão para ti é simples, vais tirar a sexta?
    Por exemplo, eu caso num domingo, mas vou tirar a sexta, como eu tiro 1 dia útil, os meus dias contam 11 dias úteis. Se tu não tirares a sexta, apenas o dia da festa, tens que contar 15 dias com o dia do casamento. Entendeste? Para ser mais fácil, qual o teu dia de casamento? E já te digo
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Julho 2023 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isto dos 11 dias úteis ser o mesmo que 15 dias seguidos gera confusão porque eu vou casar a um domingo. Se contar 15 dias a licença termina a um domingo. Se pedir 11 dias úteis a licença termina a uma segunda-feira.
    Eu pedi os 11 dias úteis e já me disseram que não podia.🥵 isto falando com colegas claro
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Onde trabalho (UK) não ha o direito à licença Smiley cry

• Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vão aceitar Duda, fica tranquila 😘
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai meu Deus... Desde que os meus recursos humanos aceitem os dias é o que eu quero...
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não querida, eu não quis dizer que disseste isso 🤣🤣 mas olha que te explicaram mal, eu já trabalhei em contabilidade e ia em todas as reuniões da "chefe" da ordem dos contabilistas e ela dizia mesmo isso 🤔
    • Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu percebi que transcreveste. Mas o que eles têm descrito pode gerar confusão, porque dizem 15 dias seguidos a contar com o dia, depois dizem 11 dias úteis. Não quis de todo dizer que transcreveste mal, mas eu própria fiquei confusa quando procurei e com muitos comentários que li aqui no site e a melhor forma de entender foi como a minha entidade me explicou que disse um OU outro.
    Se reparares nas contas que fiz, os dias não batem certo. É um dos pontos que acho que mais dúvidas gera aos noivos.
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi querida Duda, sim, os dois têm o mesmo significado porque 11 dias úteis não constam feriados e/ou finais de semana e eu tirei mesmo da lei, é como aparece lá

• Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jéssica, apenas uma correção no 1ª ponto, são 15 dias seguidos OU 11 dias úteis. Uma coisa não significa a outra quando se casa ao sábado ou domingo.

Eu casei dia 6 de Maio (sábado), se fossem 15 dias seguidos teria até 20 de Maio, mas eu pedi junto da minha entidade patronal os 11 dias uteis e então foi de 8 a 22 de Maio. Na realidade ganhei 2 dias.

• Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Julho 2023 Guarda (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super útil o post. Eu só tenho direito a 4 dias de licença, em França é assim..
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Setembro 2024 Rio Maior
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada!!
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A coisa mais útil que li hoje!!!!

• Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada por esta explicação querida.
    Ajuda imenso,há sempre dúvidas nestas questão
    Um post bastante útil e muito esclarecedor ☺️
    • Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada pela explicação e pelo exemplo do email. Muito útil

• Responder
  • Carolina
    Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jéssica! 😊

Talvez um dos posts mais feitos na nossa comunidade pois existem muitas dúvidas!!!!

Muito obrigada pela partilha e esclarecimento, foi muito útil!

• Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Muito útil e muito bem explicado!
    E infelizmente há muitas empresas com má fé, por isso é muito importante estarmos informados para nos sabermos defender e não nos deixarmos enganar.
    No nosso caso, se fossemos na lengalenga da chefia, íamos perder a licença!
    • Responder
  • Vilma
    Super Noivo Maio 2024 Sintra
    Vilma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada Jess!! Adorei o post e vou guardar o texto que me vai ajudar muito na altura em que precisar dele Smiley tongue

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Topico super útil!
    Grata*
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Maio 2024 Vila do Conde
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha, é um post muito útil!
    É nestas coisas que as vezes tenho pena de não viver em Portugal, só terei direito ao dia do casamento 😂
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Jéssica. Post muito útil e bem explicativo. Têm surgido imensas dúvidas dessas aqui na comunidade ao longo do tempo. Assim, já não há como enganar. Onde vivo a licença é de apenas 8 dias seguidos de calendário, incluindo o dia do casamento. Smiley cry O resto é igual.

• Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente post explicativo, com imensa informação importante.
    Obrigada pela partilha ❤️
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2023 Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Post muito útil Jessica Smiley smile

• Responder
  • Eliana
    Super Noiva Setembro 2023 Viana do Castelo (Concelho)
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente post ! Obrigada ! 🤍
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super interessante post, noivinha Jess🌸megravasalonline-megrava.gif

Vás ajudar muitos casais iniciantes 🥳
    • Responder
  • Jéssica
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Iiiiiiihhh que chato Paty, mas podem sempre fazer vocês entre os dois 😅

• Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente post Jess! 🥰 tanto eu como o noivo somos trabalhadores independentes e não nos toca nenhuma destas regalias 😅
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada, explicação muito obrigado mpirtante para as noivinhas
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração