Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Maria
Noiva Novata Abril 2025 Vila Nova de Famalicão

Como funciona a cerimónia com a responsável da conservatória?

Maria, a 16 de Fevereiro de 2025 às 21:27 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 5
Olá a todas,

Caso em Abril deste ano e vou fazer cerimónia civil numa quinta, como somos só 60 e é quase tudo família optamos por não contratar celebrante (e porque os valores são bem mais elevados do que eu pensava). No entanto, não sei como funciona a cerimónia civil. Uma prima minha disse-me que foi a um casamento civil e que a parte da cerimónia foi uma seca porque a senhora teve de ler um "contrato" durante uns 45 minutos. Têm ideia de como funciona? Há possibilidade de adiantar a parte secante antes da cerimónia e deixar apenas a parte importante para os convidados?
Obrigada.

5 respostas

Última atividade por Raquel, a 17 de Fevereiro de 2025 às 23:03
  • Raquel
    Noiva Experiente Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria,
    A cerimónia civil é mesmo um bocado secante oela burocracia associada.. mas depende mto da pessoa que apanhas.. posso te dizer que ja fui a 2 casamentos que a senhora depois disse umas palavras mto bonitas e pediu aos noivos para trocarem votos, mesmo sem terem nada preparado!
    • Responder
  • Sandrine
    Super Noiva Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! 😊

Infelizmente, não sei se é possível "encurtar" a cerimónia civil… Não me parece, mas não custa nada perguntar diretamente ao registo civil. Normalmente, a cerimónia dura cerca de 30 minutos, mas para que não ficasse muito "seca", nós optámos por pedir a um amigo próximo para assumir o papel de celebrante logo a seguir à parte oficial. Assim, conseguimos tornar o momento mais íntimo, personalizado e emocionante. Não será nada muito longo, apenas uns 10-15 minutos para dar aquele toque especial ao momento! 💕

Talvez esta ideia também possa funcionar para ti! 🥰

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, efetivamente só com a conservadora é secante porque apenas se lê as leis. Há alguns mais receptivos que outros que podem adicionar mais qualquer coisa à situação toda mas eles têm que ler essa parte secante.
    O que aconselho é pedires a alguém da família/amigos que “faça” a cerimónia depois da conservadora. Dizer umas pequenas palavras para parecer mais bonito e intimista do que ouvir leis 😘
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Infelizmente quando são os da conservatória torna-se um pouco secante pois eles têm de ler aquelas leis todas. Também já fui a alguns e também achei aborrecido por causa disso. Mas concordo com a Mafalda, é uma questão de falares com a pessoa do registo ☺️
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Ativa Abril 2025 Cascais
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria!
    Nós vamos ter celebrante, porém, acho que poderás falar com a pessoa do registo / conservatória que poderá estar no teu casamento e explicar o que procuras ☺️ também sei que há pessoas que são mais flexíveis que outras e poderá ser uma questão de sorte, mas é uma questão de veres! Se for em Cascais acho que eles são muito simpáticos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração