Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Diana (Sol)
Noiva Master Abril 2018 Vila Nova da Barquinha

Como escolher o bouquet de noiva em 5 passos

Diana (Sol), a 21 de Março de 2018 às 20:54 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 8

Lírios, rosas, tulipas, camélias, flores silvestres… Se há algo importante num look nupcial é o bouquet, que dá cor e a alegria ao conjunto num evento tão importante como o casamento. E para que te sintas fantástica e segura da tua escolha no grande dia, é muito importante que saibas optar por um bouquet que esteja de acordo com o teu estilo e vestido de noiva. Para não falhar, só tens de seguir estes meus conselhos e descobrir que ramo de noiva é o ideal para ti. Porque, actualmente, saber como escolher o bouquet de noiva é mais simples do que parece, sobretudo se seguires os passos que te proponho aqui. Para que não te restem dúvidas!

1. Procura combinar o teu bouquet com o teu vestido de noiva

Não é segredo nenhum que o momento em que a noiva faz a sua aparição é um dos mais importantes de um casamento. Todos os olhos estão postos nela, mais concretamente no vestido e no visual que ela escolheu para a ocasião. Por isso, é fundamental saber que tipos de ramo combinam melhor com o vestido de noiva que escolheste para subir ao altar.

Bouquet: em Portugal chamamos bouquet a todos os ramos de noiva, mas na realidade o bouquet determina também um tipo específico de ramo, na realidade o mais procurado pelas noivas. Trata-se de um ramo redondo, simulando metade de uma esfera. Geralmente mede mais de 30 centímetros de diâmetro e é composto por flores mais pequenas. Este tipo de ramo (ou ramalhete, como também podemos dizer) é ideal para vestidos de noiva de corpo simples e uma cauda mais elaborada, como os vestido de noiva princesa ou com cauda volumosa.

Silvestre: um bouquet que está muito na moda nos dias de hoje. É composto por qualquer tipo de flor da temporada e é caracterizado por ser informal, simples e com um toque boho. É ideal no caso de ter optado por celebrar um casamento campestre ou rústico. Se decides-te brilhar num vestido de noiva de corte lânguido, com tecidos leves e com muito movimento, com renda ou flores bordados, este é o teu ramo.

Assimétrico: Um dos bouquets de noiva mais vistos nos blogues de casamentos e de inspiração. Trata-se de um bouquet formado por flores muito diferentes, colocadas de modo a que pareçam desordenadas mas que estão perfeitamente pensadas para estarem estrategicamente naqueles precisos locais. São ideais combinados com tons nude e com vestidos de noiva com decote halter, simples em vez de sofisticados, bem como com os vestidos de noiva com decote coração, onde o ramo de noiva assume um protagonismo importante.

De talo comprido: trata-se de um estilo de ramos que podem ser parecidos ao bouquet mas que se diferenciam pelo tipo de flor que os compõem e os respectivos caules, muito mais compridos e finos. São perfeitos para mulheres altas, que deveriam escolher – obviamente – um vestido de noiva para mulheres altas. Elegância e sobriedade que contrastam com flores coloridas e simples.

Cascata: Trata-se de um ramo de noiva na qual as flores foram uma cascata descendente, tal como o seu nome indica. São muito verticais, pelo que se adequam na perfeição a noivas altas. É um estilismo clássico que fica muito bem se optar por um véu. Actualmente é um ramo menos utilizado, mas se o combinar com as flores certas, pode ser perfeito para o teu grande dia.

2. Concentra-te na forma do teu corpo

Embora te possa parecer um cliché, a verdade é que a forma do nosso corpo determina, em muitas ocasiões, a escolha entre um vestido e outro, entre uns sapatos e outros, entre um tipo de tocado ou outro, inclusivamente entre diferentes bouquets de noiva. A importância que o ramo tem no conjunto do look nupcial é algo que não pode passar desapercebido, por isso é fundamental escolher o ramo que melhor se adapte à nossa figura e que combine na perfeição com o resto do visual.

Ampulheta: se a tua figura se estreita na cintura e tem mais volume no peito e nas ancas, deves optar por um vestido de noiva de corte império, tipo evasé ou um desenho de linha sereia, que se ajustará à tua figura, marcando as tuas curvas. Para este tipo de cortes é aconselhável brilhar com um ramo estilo bouquet ou em cascata.

Pêra: é mais larga nas ancas do que nos ombros, mas tem formas arredondadas e bem definidas. Se é assim, o corte de princesa, linha A ou, se gostas de arriscar, um vestido de noiva curto são as melhores opções. Fornecer volume na zona das ancas fará com que as dissimules um pouco e isso, juntamente com um ramo em cascata, silvestre ou assimétrico darão ao teu visual uma nota 10.

Triângulo: a tua silhueta caracteriza-se por ser muito estreita de ombros e larga de anca, pelo que é ideal optares por decotes abertos, tipo barco ou ombros caídos, para dar volume à parte inferior e dissimular a anca. O ramo perfeito para este tipo de corpo é o assimétrico ou em cascata, já que as flores de diferentes alturas estilizam a figura.

Redondo: se és caracterizada por este tipo de silhueta, junte-te à moda do ramo em cascata ou assimétrico, que estilizará muito mais junto com um bonito vestido de noiva corte império.

3. Tem em conta a tua personalidade

Noiva tradicional: escolhe um bouquet, que se pode considerar um dos mais procurados pela noiva devido ao seu fácil manejo. Tem uma forma redonda muito trabalhada, para conseguir simular a metade de uma esfera perfeita.

Noiva romântica: um ramo em cascata é a melhor opção. A cascata de flores cobre as mãos, simulando cair no chão.

Noiva perfeccionista: Domo, bonche, posy ou clutch é o ramo perfeito neste caso; uma vez escolhidas as flores, os talos unem-se na base com algum detalhe que representa noiva: um tecido bonito, um renda antiga, uma jóia familiar…

Noiva boho: ramalhete, silvestre ou eco, um ramo dos mais económicos e simples. Podem ser bouquets de noiva laborados com qualquer flor da temporada, possuindo um estilo informal.

Noiva refinada: escolhes um ramo no qual as flores se dispõem de tal forma que o possas levar descansadamente num dos teus braços, como se o estivesses a mostrar aos convidados. Caracteriza-se por ter os talos mais compridos do que o normal.

4. Pensa nas flores da época de acordo com a estação do ano do teu casamento

Para o Outuno são ideais as flores que florescem no Verão e que se aguentam mais uns meses. Um bom exemplo são as dálias e o urze, uma planta perfeita e que aguenta bastante tempo antes de secar, mantendo o mesmo aspecto. Opta por ramos de noiva quentes com textura e cor.

Para o Inverno tens duas possibilidades: por um lado, podes optar pelas cores frias que lembram a neve; mas se queres te distanciar do frio, podes por outro escolher cores quentes, para fazer de um casamento rodeado pela baixa temperatura um evento acolhedor. As flores de Inverno perfeitas para o teu ramo podem ser: as tulipas, anémonas, ranúnculos, jarros, rosas ou astilbe.

Quando a Primavera, a cor começa a inundar os campos e a gama cromática torna-se muito mais extensa. Podes acrescentar cor ao teu evento e ao teu bouquet com flores como as peónias, paniculata, lavanda, rosas, cravos…

E esta explosão dá lugar à época estival. Para o Verão podes levar rosas, margaridas, peónias, cravos, dálias ou outras infindáveis flores com as quais poderá adornar o teu bouquet de noiva.

5. Considera o estilo do teu casamento

Casamento clássico: cores clássicas e suaves, como um branco, um rosa nude ou um pêssego pastel. Rosas, papoilas, hortênsias, peónias, camélias e ramos silvestres serão os teus aliados para brilhar num bouquet perfeito.

Casamento romântico: irás celebrar um casamento num jardim, numa igreja ou capela acolhedora, com uma envolvência muito natural e com tonalidades naturais, como verdes, azuis, castanhos ou brancos. Para o teu ramo, aposta na cor nude, em contraste com a cor viva das flores silvestres ou o verde das filhas ou da hera. Gardénias, cravos, camélias, lavanda, paniculata…

Casamento moderno: aposta no assimétrico, conseguido pela combinação de flores de caule comprido com outras arredondadas e mais pequenas. Estas formas do teu ramo podem ser adaptadas ao local da celebração, para que tudo siga a mesma linha. Aposta em flores como as orquídeas, tulipas, rosas ou camélias e escolhe tonalidades pastel.

Casamento vintage: este tipo de casamento requer um bouquet de flores em tons nude em contraste com outros mais escuros. Para este estilo de casamento, poderás optar pelas flores que quiseres e fazer uma combinação de flores silvestres.

Casamento rústico: se o casamento é deste estilo, opta por um bouquet de noiva silvestre ou eco informal, mas bonito e de acordo a 100% com o estilo de casamento que celebra. Lavanda, craspedias, paniculata ou inclusivamente espigas serão as protagonistas.

Casamento na cidade: se vais celebrar um casamento cosmopolita no centro da cidade, o teu bouquet deve ser ecléctico e moderno. Aposta em flores de talo comprido, como tulipas ou rosas.

8 respostas

Última atividade por Sandra, a 23 de Março de 2018 às 10:50
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Optimo debate querida Smiley smile

• Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hihi deixa lá, às vezes é chato mesmo...
    Eu lembro me fica te muito bem não tens o porquê de estar insegura... 😍
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre tive indecisão entre linha A e sereia mas senti-me melhor em sereia 😊 Penso que sim, fiz debate na seção do meu vestido de noiva é... Agora não te consigo dar o link, não percebo nada disto através do tlm 😅 Beijinhos
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh tu és uma pera de bem com o corpo, faz todo o sentido que uses sereia...
    O texto é só uma indicação, eu como acho que tenho anca a mais prefiro outros cortes, mas são gostos e o importante é que te sintas bem e confortável com a escolha... Agora até estou na dúvida eu não vi já fotos?!?
    • Responder
  • L
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, é pêra porque faço uns 10 cm de diferença entre o busto e a anca. Quis sereia porque é sensual e realça o meu rabo. Agora tenho é de puxar mais atenção para cima através dos acessórios e penteado, para assim criar equilíbrio. Digo eu...

• Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh Filipa tu tens a certeza que tu tens a figura da pêra?!? Ou será antes ampulheta?!?
    É que quem tem o corpo pêra como eu normalmente não gosta de nada que realça a anca... Provavelmente escolheste umm sereia que equilibra muito bem a parte de cima com a parte de baixo.
    Atenção há vestidos lindos estilo sereia é um bom corte faz milagres...
    Bem eu acho que tenho o meu visual pensado tenho que o começar a traduzir em €€€...
    • Responder
  • Diana (Sol)
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova da Barquinha
    Diana (Sol) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa querida nao te queria baralhar Smiley smile
    • Responder
  • L
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tanta coisa para combinar mutuamente, acho que fiquei ainda mais confusa 😅 E a pensar que escolhi mal o vestido porque tenho formato pêra e escolhi um sereia 😐 Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração