Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla
Noiva Master Julho 2021 Madeira

Como Escolher a Animação/Música Sabendo Que o Dia é Vosso!

Carla, a 5 de Fevereiro de 2022 às 11:28 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 17

Hello!

Título confuso? Acreditem, também estava confusa quando isto me aconteceu. Bem, passo a explicar…

Coisa boa: já tenho animação/música! Que era o check/fornecedor que me estava atravessado!

Esta saga começou quando marquei a festa de casamento há quase um ano atrás, e tendo um primo/afilhado DJ estava descansada nessa parte, teria só que encontrar música ao vivo/animação para a cerimónia e cocktail, logo falei com alguns fornecedores entre Maio e Agosto de 2021, mas por razões financeiras escolhemos adiar a decisão/contratação para o início deste ano. Quanto ao DJ, o meu primo que tinha começado um trabalho novo sem horários fixos, não conseguiu dar-me certezas, mais uma vez adiámos para fim de Janeiro. Chega 2022 e “persigo” o primo; por causa desta nova vaga, ainda menos certezas tinha em relação a ter disponibilidade para ser meu DJ (ele é nosso convidado), dou-lhe mais um tempo e ele aconselha-me a procurar alguém para isso e não contar com ele. Começo a ficar ansiosa, pois vivo na Madeira onde tem menos fornecedores e caso no pico do verão a um sábado. Na reunião com a decoradora ao contar-lhe o status da contratação de música, ela aconselha-me a despachar-me, embora as razões financeiras ainda continuem. Aí tomámos a decisão que temos mesmo que não esperar mais e não contar com o familiar em questão.

Então num belo dia envio mensagem a dois fornecedores com quem já tinha falado em 2021. Um deles já não tinha a data disponível, o outro, tinha! Que alívio! Foi me dado a tabela de preços e em 3 dias com trocas de mensagens foi escolhido toda a animação/música desde a cerimónia ao DJ e ainda tendo extras como projetor e tela. O orçamento foi puxado, mas como tinha tudo numa só empresa sabíamos que não tínhamos com que nos preocupar.

Vou clarificar que não vou nomear este fornecedor (muito badalado na ilha e com ótimas reviews) porque não fizemos nenhum acordo e acho que não tenho o direito de dizer quem é, mas vou dar a minha opinião e espero ajudar outros noivos na mesma situação.

Os problemas começaram quando era para fazer o depósito (valor baixo), pois pedi fatura com NIF. Ao que me responderam que os preços apresentados eram sem IVA (informação crucial em qualquer serviço). Sei muito bem que muitos casais e fornecedores não praticam o IVA e isso está na escolha de cada um. Eu por outro lado, por já ter tido más experiências, prefiro pagar mais e declarar tudo, tendo a certeza que em caso de azares, estou mais bem protegida. Depois deste balde de água fria perguntei quanto era o IVA e em vez de ter uma tabela de preços com IVA (mostra o tipo de fornecedor que é, mas como não trabalho para as finanças…) tive de ser eu a acrescentar 22% a cada item escolhido por nós e chegar a um novo valor. Total esse muito mais alto. Mesmo assim, não desisti deste fornecedor. Pensava que não iria ter outras escolhas para o meu dia e pedi para confirmar o novo total com IVA antes de fazer o depósito. Ao que respondem que os valores são os apresentados… eu não gosto de fazer contas, mas não mostrou muito interesse em confirmar os meu cálculos. A cena estava azedar ao que fui rever a página deles aqui na app e maravilhosamente eles tinham uma desconto permanente de 5%. Com toda a lata pedi esse desconto (pois a pessoa sabia muito bem que o nosso primeiro contacto foi no casamentos.pt). A resposta foi algo dentro deste género: “Esse desconto já não está ativo. Foi pedido para retirarem, não sei porque é que não o fizeram!”. Não estava a acreditar. Mas a ganância melhora. Muito calmamente disse: “Como deve imaginar eu não tenho culpa disso. E como qualquer noivo que encontre a sua página e veja o desconto não imagina que foi pedido para o desativar. E como escolhi pagar os 22% era simpático dar os 5%. Espero que não leve a mal, pois estamos mesmo interessados nos vossos serviços.” Até fui simpática, mas como já me disseram neste mundo dos casamentos, é o vosso dia, mas no fim são negócios! Ao que me respondem… “Os preços são os apresentados anteriormente.”. Parecia um disco riscado. Eu fiquei FULA! Desonestidade e ganância ao mais puro nível. Atenção que não é por um desconto de 5%, mas sim pela falta de transparência e pelo tipo de resposta. Eu já sabia que não queria este tipo de pessoa no meu casamento, não importa o quão de arromba seria a festa! Mas no início para além da raiva senti o choque e a ansiedade de que provavelmente não havia mais ninguém com disponibilidade para aquele dia.

Num ato de desespero, comecei a mandar mensagens a pedir orçamentos a outros fornecedores aqui na app. E como penso que deve ter acontecido com outras pessoas, carreguei nalgum momento no “enviar para todos” quando a app sugere mais fornecedores na área. Inclusive enviou para o dito cujo! Ri-me com os nervos, pois após aquela resposta, não falei mais e ele viu o novo pedido “automático” e mandou-me screenshot em tom de gozo de que eu estava à procura de outros. Aí fez um ultimato… isto tudo muito passivo-agressivo, que tinha outro pedido para o mesmo dia e que eu tinha até às 17h desse dia para lhe dar resposta. Eram 15h. Não lhe respondi, e concentrei-me nos outros, quase rezando que alguém me respondesse a tempo.

Quase por milagre (e mais abaixo vou explicar porque acho isto) recebi um telefonema de um DJ local que recebeu o meu pedido (daqueles automáticos). Confesso, não estava interessada, não me tinha chamado à atenção, pois era só DJ e nós queríamos alguém que nos fizesse os momentos musicais todos. Ficámos mais de 30 minutos ao telefone e acabei… convencida. Pois fui honesta com ele, tal como ele foi comigo. Disse-lhe que foi mensagem por engano e que estava a ser enganada por outro. Ele apresentou preços mais justos, com IVA e factura com NIF, dizendo que não faz de outra maneira. Quando lhe disse que queria música ao vivo para os outros momentos, ele disse que não tinha, mas que ia arranjar sem problemas, dando contacto de outros artistas e que não me ia faltar nada. Passou-se das 17h e falei com o meu marido, telefonámos ao Nuno e a empatia entre nós por telefone foi instantânea, sabíamos que tínhamos encontrado o nosso DJ/Animador. E ele tinha arranjado um trio para os outros momentos do dia. Foi feito depósito e agendado reunião para Março e o alívio foi real!

Quanto ao outro, tal como outros fornecedores que cheguei a falar ao longo desse dia, recebeu da minha parte uma mensagem a agradecer a ajuda mas que já tínhamos fornecedor. Todos nos agradeceram e desejaram felicidades. Ele… disse isto: “Imaginei logo quando pediu orçamento a outros. Mas se perguntar ao seu fotografo e à sua decoradora qual a melhor empresa na área, tal como ao espaço (Forte ou Palheiro), irá verificar que não ficaria mal servida connosco.”

Como qualquer pessoa ele deve ter acesso às páginas dos noivos e viu quem são os meus outros fornecedores, nomeadamente o fotografo e decoradora, que são dos mais requisitados. Quanto ao “Forte” foi onde fiz a cerimónia civil, também um lugar muito popular e o “Palheiro” onde será a festa deste ano, um lugar com prestigio. Ou seja, estava a colocar-se num patamar acima da média e que eu estava a cometer um erro. Para além de que dava a entender que mais ninguém da área seria bom o suficiente.

Eu não respondi. Mas ele continuou. “O trio entretanto já me tinha confirmado. A única coisa que não conseguia é passar fatura sem IVA. Nem recibo sem retenção.” A primeira parte tem a ver com o facto de que até àquele momento ele não conseguia assegurar-me um trio para a cerimónia, mas de repente quando o descartei, ele já tinha! A segunda parte não faz sentido, porque eu queria fatura com IVA, portanto…

Por isso, noivas e noivos, este meu post é para vos mostrar que “aquele” fornecedor não é a última bolacha do pacote! Por muito bom e famoso que seja, em qualquer área, o dia é vosso. O dinheiro é vosso! As regras são vossas. Vocês continuam a ter um casamento sem eles. Continuam a ter amor e felicidade sem eles! São negócios sim, mas somos pessoas. Estamos a comemorar uma relação; a família! E quando há honestidade de ambas as partes pode haver um casamento perfeito entre vós, usando a metáfora, mas se não, como foi o caso, eu sabia que em nada ia alterar o significado do meu dia. Por isso a última escolha foi nossa, não de pequenas perseguições para ter o “melhor” e o “da moda”. Não vou dizer quem é, mas se alguém me perguntar diretamente é esta a história que vou contar. Pois neste momento o negócio pode ir muito bem, mas a atitude um dia pode afetar esse mesmo negócio. Eu continuo a ter o meu casamento sem eles. Eles… podem não ter negócio sem nós (clientes)! Pensem nisso quando são encurralados.

Quanto à história do desconto “inativo” mas visível para todos, fiz queixa ao apoio da app casamentos.pt em que apresentei o caso. Disse para esclarecerem a situação com o fornecedor porque era publicidade enganosa e desconfiava que a conversa de ter pedido para desativar fosse mentira e outros casais podem ter aceite ao contrário de nós. Como disse, está na consciência de cada um aceitar os “não-descontos” e os “sem IVA”, tal como devem de aceitar querer fazer tudo certinho como eu.

Mas terminando num tom positivo, vou nomear, com muito orgulho, os meus novos fornecedores de música, que para mim vieram como um sinal lá de cima. Pois, infelizmente na semana anterior perdi a minha avó materna (doença prolongada) e quando o DJ Jay Williams (Nuno) me ligou na hora certa e disse que era da zona oeste da ilha, sabia que a avó já estava a mexer os cordelinhos lá em cima, pois ela era dessa mesma zona. Era um sinal. Para além de que foi um dos vencedores dos Casamentos 2022!

Quanto aos artistas para a música ao vivo, não penso que estejam na app, mas o nome é Pedro Freitas. Como confiei na sugestão do Nuno, sei que vou ficar bem servida.

Ah, e uma das melhores partes?! O total destes dois fornecedores é metade do outro… com os mesmos momentos musicais (máquina de fumo e projetor)! Há males que vêm por bem!

Grande check!

Beijinhos

17 respostas

Última atividade por Carla, a 21 de Abril de 2022 às 10:22
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😊 beijinhos
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Carla..
    Que saga!.. há gente sem noção..
    Penso não lhe cair as finanças em cima.. Enfim..Fico diz por teres encontrado um bom fornecedor 😘
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😊 beijinhos
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bem, Carla. Bem alertado e parabéns por este check. Lamento pela tua avozinha. Um beijinho.

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso não chegámos a ver vídeos nenhuns, mas ainda bem. Também não quero uma discoteca 😅 é um evento familiar 😛 Obrigada minha 😘😘
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eles querem nos tomar por parvas mas não vai dar!! 😋😋 beijinhos
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida sim a saga de fornecedores pode ser confusa, engraçada, ridícula… tive uma coisa parecida com um fotógrafo daqui…
    De facto suando um fornecedor ou me começa a encostar contra a parede para respostas ou altera os valores, pois acresce isto e aquilo eu desconfio sempre… bom que tudo se resolveu pelo melhor…
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao conheci o Nuno. Na minha altura nao era fornecedor. Mas o outro era simplesmente um pirralho com muita mania. Mandou-nos vídeos de grandes festas/raves que organizava ao ar livre. De facto impressionante mas não era isso que queria para o meu dia. Não quero alguém a por a sua música. Quero alguém que oiça o mood dos convidados e os faça dançar all night long. o meu fornecedor conseguiu isso é também recebeu prémio dos casamentos.Pt pelo menos dois anos consecutivos. Assim como a nossa florista! Por isso não te preocupes: aquela agressão vai levar-lhe longe, mas bem longe das nossas vidas! Bjs e força !
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Haha assim como tu Carlinha tbm não fiquei com um fornecedor da moda neste campo e não me arrependo nadinha Smiley heart estou super feliz com o que descobri!
    Parabéns por este check tão importante! Beijinhos

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Diana 😊 também penso o mesmo! 😚 beijinhos
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla,

Sinto que tenhas passado por este stress todo. Mas, como se costuma dizer, "há males que vêm por bem".
    E concordo contigo, o fornecedor sem o cliente não é nada. Já o teu casamento acontece de qualquer das formas, sendo com o fornecedor A ou B.
    Provavelmente, o teu novo fornecedor vai proporcionar-te momentos fantásticos. Vai correr tudo bem.
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus.... acertaste!! 😳 tiveste má experiência também?
    E conheces o Nuno? Como disse tivemos imensa empatia...! E se dizes isso ainda fico mais descansada! Obrigada 😊🥰
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oí Carla! Sinto muito por e a tua saga. Pelas respostas e a ganância e a arrogância, julgo que sei de quem se trata (XE) e digo-te que não ficas mal servida com uma pessoa honesta como o Nuno e a sua equipa. Cada vez mais temos que valorizar novos talentos! acho que estás bem encaminhada. Bjs grandes!
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Marisa, muito obrigada pelas tuas palavras!! 😊 beijinhos
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla! Adorei a tua saga. Há males que vêm por bem. Esse DJ deve achar-se a última batata frita da ilha! Concordo muito com o que dizes de nós termos sempre casamento com ou sem eles, mas que eles sem nós clientes não trabalham.
    Como sou contabilista de profissão, assisto muito a essa conversa do "com fatura" e do "sem fatura". Pessoalmente creio que o nosso país andaria melhor se houvessem mais pessoas como tu e como a maioria dos meus fornecedores, de fazerem tudo dentro do legal: com fatura e com IVA, caso estejam dentro desse regime.
    Ainda bem que acabou tudo por se resolver. Tenho a certeza que vai ser óptima a festa e a animação. Beijinhos 😘P.S. Os meus sentimentos pela tua avó 🙏⭐
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alex 🤗
    • Responder
  • Alex
    Noivo Experiente Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carla, parabéns pelo check! A organização não tem que ser um momento stressante, e mais vale continuar a procurar do que aturar certos “profissionais”. Fizeram muito bem e ainda pouparam uns 💶 que corra tudo bem! 😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração