Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Claudia
Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)

Como dizer não a um fornecedor?

Claudia, a 16 de Novembro de 2016 às 10:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14

Noivas, hoje estou em força a criar debates, mas acordei cheia de energia acerca do casamento e tenho de aproveitar porque vou trabalhar às 3 da tarde até depois da meia noite então tenho de aproveitar este tempinho.

A minha questão é a seguinte:

Quando pedimos orçamentos, principalmente por telefone ou email, pedimos a vários fornecedores, para termos uma visão dos vários preços do mercado, certo?

Ora eu mandei vários mails, principalmente para quintas e fotógrafos, pois sabia de antemão que eram as coisas mais caras para o casamento e não tinha qualquer noção dos custos e nem podia fazer um orçamento real sem ter ideia destes preços.

Falei com uma quinta durante imenso tempo, eles foram uns queridos, receberam os meus pais, mostram a quinta, esclareceram as nossas duvidas e estiveram sempre disponiveis em tudo! Vamos ter reunião agora quando for a Portugal, para a semana.

O mesmo aconteceu com um fotografo. Já referi esta situação noutro debate. Falei com ele por email, foi super querido, atencioso, marcámos também um cafe informal para ele nos conhecer melhor.

O problema foi que depois de ter quase tudo acertado com estes dois fornecedores, surgem outros fornecedores, uma quinta e um fotografo. A nova quinta tem o mesmo preço mas mais serviços incluidos, serviços que considero impriscindiveis e que ia contratar à parte (e pagar mais) na quinta anterior, e um novo fotografo que inclui video (eu ia contratar o video à parte porque o primeiro fotografo so fazia fotografia), tem duas pessoas a tirar fotos e duas pessoas a filmar (o primeiro era só mesmo ele e pronto).

Agora, eu já me decidi. Honestamente, já sei que quero o segundo fotografo e a segunda quinta, a menos que quando visite a quinta apanhe uma desilusão enorme, o que duvido, porque há imensas noivas aqui que se casaram lá e só dizem maravilhas e as fotos e videos que vejo são um sonho.

Como é que digo ao primeiro fotografo, e à primeira quinta, que foram tão gentis comigo, que vou optar por outros serviços? Detesto ser desagradavel e sei que vai ser uma situação um pouco desconfortável. O meu novo acha uma estupidez eu sentir-me assim porque não é a primeira vez que estas coisas acontecem e estes profissionais sabem lidar com isto mas eu sinto-me tão mal!

Será que, sendo que já me decidi, devia cancelar as reuniões que tenho com a primeira quinta e o primeiro fotografo? E evitar aquela situação frente a frente em que lhes digo que não?

Opa não sei mesmo como fazer isto, é este defeito estupido que tenho de querer agradar a toda a gente e detestar magoar as pessoas mesmo quando não as conheço, sou assim em tudo até no trabalho e acabo sempre por me prejudicar a mim mesma por isso.

Como é que vocês fariam no meu lugar noivinhas?

14 respostas

Última atividade por Sofia, a 17 de Novembro de 2016 às 16:03
  • Sofia
    Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cláudia como estás? Querida o dia é teu e tens mais é de pensar em ti. Por muito bons profissionais que sejam, simpaticos etc, não tens nenhum vinculo nem nenhuma obrigação. é só responderes que afinal já não estás mais interessada e agradeçer a amabilidade Smiley winking Eles estão mais que habituados a isso. Qual vai ser o próximo check? Smiley star

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não te tens de sentir mal... é o trabalho deles. Isto é um mundo de negócios e a oferta/concorrência é muito severa. Eles próprios sabem disso.

Na minha opinião deves ir visitar a quinta tanto a 1ª como a 2ª para tirares as tuas próprias conclusões. Em relação ao fotógrafo a mesma coisa.

Se achares que deves manter na mesma a tua decisão das 2ªs opções, então força.

Só tens de ser sincera e dizer que apesar dos serviços e simpatia deles ser muito boa, agradeces toda a disponibilidade mas realmente não pretendes ter encargos extra e tiveram a analisar com outras propostas e viram que realmente não mais vantajosas mas que não descartam a ideia de poderem um dia mais tarde de fechar um contrato com eles para um outro evento futuro.

Em relação ao fotógrafo a mesma coisa e relamente seres sincera na parte em que ter somente 1 fotógrafo para o evento todo deixa-te um pouco apreensiva e que gostavas realmente que fossem 2 pessoas para o serviço poder ser um pouco mais flexível.

E por favor... nada de te sentires mal. Beijinhos e boas visitas. Excelentes decisõesSmiley heart

• Responder
  • Tânia
    Noiva Experiente Maio 2017 Maia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Percebo perfeitamente o que sentes porque também sou assim... experimenta dizer a verdade porque assim vais sentir-te melhor contigo propria, o noivo tem razão, são profissionais habituados a lidar com essas situações e em primeiro lugar tens que pensar no que queres e em voces, esses profissionais senão fizerem os serviços com voces certamente farão com outros casais.

• Responder
  • Cláudia
    Noiva VIP Agosto 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Porque não dizes ao fotografo que os padrinhos ou outra pessoa qualquer vai oferecer a parte da fotografia e video? é uma mentirinha que não faz mal a ninguém

• Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também acho que podes perfeitamente dizer a verdade e que encontraste outros fornecedores que, indo de encontro ao que pretendes, se enquadram melhor no teu orçamento. Acho é que deves desmarcar a reunião com o fotógrafo, de forma a que não sinta que está a perder tempo, já que já tomaste a tua decisão Smiley winking Quanto à quinta, não digas nada enquanto não visitares a segunda opção, não vá a coisa dar para o torto...

• Responder
  • Elsa
    Noiva Master Agosto 2016 Cantanhede
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida, se ainda não deram nenhum sinal, nem assinaram contrato, esta é a altura certa para recusarem. Seri amuito mais complicado se já tivessem dado o OK não é?

Como não se comprometeram com ninguém, podes dizer que optaram por outro orçamento que vai de encontro aos vossos objectivos, etc...dizes a verdade!

Eles não têm que levar a mal, és tu quem tem que tomar as decisões, o dia é teu, e não eles... Só terão que respeitar Smiley smile

• Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A todas vocês, muito MUITO obrigada Smiley smile

Graças aos vossos comentários reuni coragem, mandei email para a quinta e para o fotografo a explicar a situação, eles responderam super rápido, entenderam perfeitamente e desejaram-nos as maiores felicidades para o nosso dia! Não imaginam como estou aliviada, se não fossem as vossas respostas provavelmente acabava por ir à reunião e sentir-me super mal com isto!

Obrigada mesmo mesmo Smiley heart

• Responder
  • Melissa
    Noiva Master Junho 2017 Beja (Concelho)
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É sempre chato e complicado! Mas se ainda não deram nenhum sinal e não está nada totalmente decidido mais vale dizer já com franqueza e agradecer-lhes muito pela atenção dispensada. Nos tempos que correm, dado que a vida está muito cara e nós noivos temos que procurar sempre muito bem as melhores soluções os fornecedores já estão habituados a este tipo de situação porque, simplesmente, é assim mesmo. Smiley smile Vai correr bem!

• Responder
  • Sónia
    Noiva Master Julho 2025 Madeira
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como eu te entendo Claudia!
    A primeira coisa que tens que pensar, é que o dia é teu, logo contratas quem queres e quem achas que te dará o dia de sonho em que sempre acreditaste ter.

Como o confronto "cara a cara" torna-se sempre mais dificil, e por outro lado pode haver sempre aquela tentativa de "dar a volta" por parte do fornecedor, ainda se torna pior, porque na hora podes não ter a coragem suficiente de levar o teu cancelamento àvante , e vais acabar por contrata-los, como tu própria dizes, para não magoar nem haver resentimentos, e vais acabar por ter uma coisa, mas sempre a pensar na opção que realmente querias, o melhor, na minha opinião será enviares um e-mail a cancelar tanto as reuniões como os serviços. Agradece toda a disponiblidade da parte deles, que adoraste a atençao e atendimento, mas que de momento vais optar por outros serviços que vão mais ao encontro do que procuravas e do teu orçamento. Diz que avistaste o quanto antes, de maneira a que possam abrir novamente a data na agenda deles sem ficarem prejudicados com a tua decisão. Para finalizar sempre podes dizer, que num futuro para outra ocasião o atendimento deles será sempre lembrado e até podes os vir a selecionar para outro tipo de evento. Eles gostam sempre disto hehe. Contudo, se eles pedirem "explicações", lembra-te que, se não tens até agora nenhum tipo de contrato celebrado com esses fornecedores, não tens que lhes dar satisfação alguma.

Beijinho

• Responder
  • Marlene
    Noiva Master Junho 2018 Aveiro (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!!! Como eu te entendo ...o dia é vosso e terá de ser ao vosso gosto, axo que 1a conversa sincera resolverá o problema... É 1 bocado como o teu noivo diz, eles já estão habituados a lidar com isso.... Se te sentes mal o ideal seria falar pessoalmente para poderes explicar e não haver "rancores"
    • Responder
  • Susana
    Noiva Ativa Junho 2018 Santarém (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha eu entendo, mas no teu caso cancelava as reuniões com eles sendo sincera e dizendo que encontras te outros fornecedores mais em conta tendo em conta a qualidade/preço.... Com certeza que vão entender e sabem que existe fornecedores a oferecer melhor serviço....

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo completamente. Se gostas mais dos outros dois fornecedores, se compensam mais e já sabes que são eles que queres, é o melhor que deves fazer Smiley smile beijinhos
    • Responder
  • Ines
    Super Noiva Agosto 2018 Montalegre
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que podes ser sincera. Mandas um email a agradecer toda a amabilidade e disponibilidade deles, mas que vais optar por outro fornecedor, uma vez que inclui mais serviços, que de outra forma, tu terias que contratar à parte, tornando o teu cadamento mais dispendioso, e sendo o budget limitado, é mais vantajoso para ti. Podes referir que os queres avisar o mais depressa possível, para que possam libertar a data, podendo contratar com outros noivos
    • Responder
  • I
    Top das Noivas Junho 2017 Nazaré
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola querida! Para ja penso que podes anular as reunioes com os primeiros fornecedores sim, e nao estejas desconfortavel, eles estao habituados a ouvir o nao xD eu pedi um orçamento a um musico e depois disse-lhe que nao pq estava a espera da resposta de outro grupo e que me agradou mais.. agradece a disponibilidade deles mas dizes que encontraste algo mais acessivel Smiley smile nao tenhas receio de lhes "dar uma nega" Smiley winking

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração