Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Principiante Junho 2026 Figueira da Foz

Como decidir quem convidar ?

Joana, a 26 de Agosto de 2024 às 16:20 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 17
Andamos os dois numa indecisão muito grande , não sabemos quem convidar . Ou seja , convidamos as pessoas da família mesmo as menos chegadas ou convidamos aquelas pessoas que fazem realmente sentido para estarem connosco nesse dia?

17 respostas

Última atividade por Sonia, a 1 de Setembro de 2024 às 11:33
  • Sonia
    Noiva Constante Agosto 2025 Lisboa (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A mim tambem foi dito isso, mandei fazer convites a mais ja para o caso de ter de convidar alguem de repente pelo menos para garantir o minimo da quinta.
    • Responder
  • Sonia
    Noiva Constante Agosto 2025 Lisboa (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá joana, no nosso caso fizemos uma lista e iamos adicionando as pessoas. Depois ao longo do tempo fomos avaliando a proximidade ou falta dela com as pessoas e fomos reduzindo a lista. Se eu fosse a convidar toda a familia, eu tenho 17 tios e tias so da parte de mae, fora conjuges, filhos/filhas. Portanto tanto eu como meu esposo ( somos casados no civil) decidimos so convidar familiares com proximidade e com quem temos contacto. Ja vamos ter 157 convidados se fossemos a contar com todos iria facilmente chegar aos 300/400.🫢. O mesmo se aplica aos acompanhantes, tive pessoas a perguntar se podiam levar eu comuniquei que so aceitaria os que vivem juntos ou que ja estejam numa relacao a 1 ano ou mais. Nós pagamos tudo sozinhos e portanto temos orcamento nao podemos aceitar pessoas extras. E todos compreenderam.
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esse é o nosso número final até agora (ainda a aguardar confirmação de cerca de 5 pessoas). Se por acaso quiserem adicionar alguém, a mim disseram-me que, geralmente, entre 10% a 20% dos convidados não vem
    • Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana,
    Se não vos faz sentido que parte da família não esteja lá... Já têm aí a vossa resposta e o dia é vosso, é o vosso casamento e só lá devem estar as pessoas que mais amam e que vos amam de verdade, ninguém mais interessa, entendes?
    Não há que convidar por obrigação, depois não vão estar bem e não é isso que pretendem no vosso dia pois não?
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí adorei o esquema. Vou tirar print.
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Magda,
    A selecção foi fácil de se fazer , o problema vai ser mesmo a parte da família que não irá porque para nós não nos faz sentido que eles lá estejam
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós aqui em casa fizemos a lista e depois começamos a ver bem as pessoas que valia a pena ter connosco no nosso dia. Chegamos a uma conclusão que será um casamento com menos de 70 pessoas.
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Joana! Nós quisemos fazer uma coisa pequenina e tivemos 90 convidados ainda assim (só mesmo família próxima e amigos), mas uma forma que utilizámos para 'cortar' algumas pessoas que estávamos indecisos foi esses esquemas que já partilharam abaixo

• Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Para começar, não queremos um casamento grande, por isso, optámos por convidar a família e amigos mais próximos, com quem temos mais contacto mas, como mesmo assim "ainda tínhamos" alguns familiares nesse patamar, decidimos não convidar os que tinham bebés/crianças pequenas e explicámos o porquê... Assim foi um pouco mais simples de selecionar 😉
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer um esquema assim. Obrigada por toda a ajuda
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Ativa Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana,

Também tenho o mesmo dilema em relação a algumas pessoas. Já vi o esquema que a Mariana envia e acho que vai ajudar muito. Smiley laugh

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deixo-te um gráfico bem simples mas que ajuda:

Como decidir quem convidar ? 1

• Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah e convidar só por favor não faz sentido, o dia é vosso é para ser como vocês querem
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana, o nosso pensamento foi: quais são as pessoas que fazem parte da nossa vida? Convivemos anualmente ou mensalmente com todos e falamos regularmente?
    Temos família que não falamos há anos e nem nos dão os parabéns nos anos, não fazia sentido estar a "gastar" dinheiro para ter pessoas no casamento que não nos dizem nada.
    Convidámos apenas família chegada (pais, avós, tios, primos) e os nossos amigos. Tivemos um total de 103 convidados presentes (podíamos ter mais alguns mas que não conseguiram vir).
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quase 🤣 eu que dizia máximo 150, mas famílias grandes e que toda a gente se da realmente bastante bem não dá para cortar. Mesmo assim só convidamos mesmo os que não dizem algo e que medimos bem que o dia não ia ser o mesmo sem essas pessoas.
    No final claro que nem toda a gente consegue ir e ficamos pelas 212 confirmações ☺️
    • Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí nossa senhora, isso é quase um casamento real.
    Nós também andamos a fazer prós e contras. Também não queremos ter pessoas que não gostamos ou que não nos damos durante o ano.
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana! Olha depende do que vocês pretendem, para nós a escolha fez-nos sentido assim: igual para família e amigos, são próximos? Convidamos para aniversário? Partilhamos momentos felizes e tristes? São presentes na nossa vida? Vejo e falo com frenquencia? Se a resposta for sim convidamos sem for não, não faz sentido.
    Foi assim e quase chegamos aos 270 convidados mesmo assim 🤣
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração