Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Estefania
Noiva Novata Julho 2026 Lisboa (Concelho)

Com ou sem crianças no casamento?

Estefania, a 14 de Outubro de 2025 às 14:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 12
Guardado
Olá!
Estou finalizando a lista de convidados e desde que pensei no evento sempre achei que era melhor sem crianças.
O meu motivo è:- os pais (meus amigos e familiares) aproveitam muito mais sem ter que cuidar deles e também convivem mais conosco.- acho irrelevante o gasto que è de convidar crianças investir em animações etc, ainda mais quando são novinhos e que não vão nem lembrar do evento…
Com tudo, não queria eliminar todas as crianças más sim as mais novas que ainda não são independentes, tipo abaixo dos 10 anos.
Comp fazer entender isso aos convidados nos convites sem ser grosso?

Com

76%

75 votos

Sem

10%

10 votos

Depende

14%

14 votos

12 respostas

Última atividade por Adriana, a 14 de Novembro de 2025 às 23:11
  • Adriana
    Noiva Novata Agosto 2025 Vila Nova de Famalicão
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Completam o dia. Trazem alegria
    • Responder
  • Men
    Noiva Novata Outubro 2001 Saint Helier
    Men ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa é a verdade
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Novembro 2025 Mafra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Temos poucas crianças, são os meninos das alianças, sobrinhos do noivo. As restantes são dos nossos amigos que vão deixar com os avós.

• Responder
  • Bárbara Fazenda
    Super Noiva Agosto 2025 Oliveira de Azeméis
    Bárbara Fazenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com e ainda contratei animação infantil .

Sem qualquer arrependimento

🩷
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nosso caso, convidamos toda a família para o casamento, até porque tenhamos afilhados pequenos que queremos que levem as alianças. E sinceramente, não nos faz sentido que um evento de família não possa ser vivido dessa forma! Mas uma coisa já deixei clara, não irei ter animação infantil e quem levar as crianças terá que fazer essa gestão e tenho informado os meus convidados que têm miúdos pequenos. Até ao momento só enviei o save the date, mas vários amigos já me disseram que não irão levar os pequenos..
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para nós faz todo o sentido, aliás, as crianças são a energia são tudo!

Se eu fosse convidada e me dissessem que crianças não iriam, então eu, como mãe, também não iria.

Para nós não faria sentido não as incluir. Teremos babysitters que irão facilitar para que os convidados tambem consigam ter um momento de relax. Quem não quiser levar, aí já é outra situação.

O nosso filho também irá Smiley heart

Agora compreendo-te, compreendo sim, e se para voces faz sentido as crianças não irem, então talvez façam algo não impactante no momento em que anunciarem isso aos convidados.

Ou fazerem um texto simbolico onde mencionem a intenção.

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas lembrei-me de um casamento de um primo de uma amiga, que se casou cá com uma rapariga escocesa. Foi um casamento de luxo, à noite, com cerimónia ãs 18h e o convite referia dress code exigido e em baixo dizia "Adults Only". Simples e direto. 😉
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Estefânia!
    Olha... eu compreendo-te mas acho que vais sempre correr o risco de acharem rude caso optes por restringir as crianças.
    Se essa tua opção é apenas pelo facto de os pais aproveitarem mais sem os filhos, acho que não deves decidir por todos eles. Deves deixar ao seu critério. No meu caso por exemplo, tenho uns 5 casais amigos que já disseram que vão deixar os filhos com os avós para poderem beber uns copos à vontade. Mas tenho outros, com filhos mais pequenos e alguns que ainda são amamentados que vão levar os filhos.De todo o modo tu conheces os teus convidados melhor do que nós ❤️ e só tu podes encontrar o melhor caminho!
    • Responder
  • Maria
    Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A família é o nosso pilar, por isso, para nós, faz todo o sentido incluir as crianças no nosso casamento. Porém, como teremos poucas não nos fará sentido contratar animação para elas e será esse gasto que vamos reduzir.
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Experiente Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Estefania! Acho este um tópico sensível, pois, tal como a Alexandra mencionou, se te puseres no lugar dos teus convidados, também não irias gostar se excluíssem os teus filhos de um evento destes. Se os próprios convidados acharem que se divertem melhor sem as crianças, que tomem eles a liberdade de não as levar. Nós decidimos convidar as crianças dos nossos amigos na mesma e estamos naquela "idade crítica" em que está tudo a casar, engravidar ou já tem filhos. Seria completamente despropositado não convidarmos os miúdos, sendo que muitos deles são bebés mesmo. Optámos apenas por pedir desculpa a algumas pessoas que têm filhos adolescentes e que não fazia sentido levarem pessoas que podem perfeitamente ficar em casa a tomar conta de si, por isso nessa parte entendo a tua questão crianças mais velhas/mais novas. No nosso caso, a quinta faz um valor especial se quisermos animação e insufláveis para as crianças, o que iremos escolher sem dúvida. Decidimos também fazer livros de atividades e entregar saquinhos de gomas para elas como lembrança. As crianças são parte do mundo dos nossos convidados, e não faria sentido estarmos a excluí-las. Acho adorável e os pais irão certamente ficar felizes com esses "pormenores", pois significa que pensámos também nas crianças Smiley smile

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2026 Sintra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Estefania,

No meu caso, ja temos muitos amigos e familiares com crianças e tornava-se difícil conseguir convidar todas - seja por questões financeiras, seja porque ia acabar por ser mesmo um numero mto grande para um casamento (a meu ver), mas tmb n queria excluir por exemplo os meus sobrinhos e filhos de amigos mais proximos.

A nossa solução foi no convite e no site pôr mesmo os nomes das pessoas convidadas e depois deixamos a seguinte nota:
    “Adoramos os vossos pequeninos, no entanto tivemos de priorizar as crianças mais próximas.Esperamos que encarem isso como uma oportunidade para desfrutarem da festa em pleno”

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Estefânia.

Eu falo por mim, enquanto noiva e enquanto mãe também.
    Fazer a distinção de crianças mais velhas e outras mais novas parece-me inadequado e só tu sabes quem são os teus convidados. Mas no meu caso em particular, se eu fosse convidada e me dissessem peremptoriamente que não podia levar o meu filho, então eu já decidia que não aparecia também.

Quando organizámos um casamento, temos de pensar em tudo e em todos. Atualmente existem várias alternativas, desde contratar serviços de monitoras infantis e baby-sitters. E como é óbvio, os próprios pais também devem saber impor limites aos seus filhos. Mas ao mesmo tempo sou da opinião que devem ser os pais também a decidir se querem ou não fazerem-se acompanhar pelos filhos ou deixá-los aos cuidados de alguém da sua confiança. Desde que, claro, comuniquem aos noivos a sua pretensão.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração