COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Carolina
Top das Noivas Maio 2017 Nazaré

Coisas que ninguém conta sobre "morar juntos"

Carolina, a 6 de Abril de 2016 às 12:05 Publicado em Fórum Recém Casad@s 0 26
Guardado
Responder

Ora ando aqui eu again nas minhas pesquisas para o nosso quadro que ainda não está completo porque há muita coisa que gosto e deparei-me com um artigo interessante.

"Coisas que ninguém conta sobre morar juntos".

1 - É como abrir uma empresa.

Ok, esta pode ser forte, mas é verdade. Nas empresas tem que haver transparência financeira, têm que saber bem as contas que existem para saber lidar com despesas e afins. Aqui há muita gente que interiormente grita "nãooo , o dinheiro é meuuu" mas a verdade é que a partir do momento em que vivem juntos, o dinheiro é contado como vosso. A comunicação neste ponto deve ser bem clara e sincera para evitar problemas futuros.

2- Conhecemos partes desconhecidas de outra pessoa

Muitos vão negar, que já conhecem tudo do outro porque passam imenso tempo juntos, eu também sentia isso e quando fui viver com ele percebi que não é bem assim. Há muita coisa que não conhecia e passei a conhecer, defeitos que ele tem e qualidades que não sabia que tinha. Quando vamos viver com alguém não nos preocupamos em arrumar se não quisermos arrumar, ou ir tomar banho se não queremos sair da cama... Pequenas coisas que fazem a diferença. No nosso caso, a nossa relação ficou bem mais sólida, mas há muitas que com estas coisitas ficam mais abananadas.

3- A relação muda no primeiro momento em que fecham a porta pela primeira vez

É verdade, pode parecer estranho, mas a verdade é que tudo muda, o que muda em si eu não consigo definir, mas fica uma outra sensação, isso fica. Há medos no nosso subconsciente que achamos anormais mas é tudo fruto desta mudança, por norma o casal até fica mais próximo , portanto, sem medos Smiley tongue

4- Precisam do vosso tempo

Eu sei, já estão cansados de me ouvir dizer que é preciso respeitarmos o nosso espaço individual e estar sozinhos e pardais ao ninho. Mas é mesmo. Nós somos sempre seres individuais, e ao fazer tudo em conjunto perdemos essa individualidade, e nós nunca mas nunca devemos perder a nossa essência, por isso por favor, sigam este conselho à risca, dêem-vos tempo sozinhos! Isso é importante.

5- Aceitar o silêncio.

Aprender a estar juntos em silêncio é importante. Estar no mesmo espaço calados, cada um a fazer o que quer e sem haver aquela tipica pergunta de "Estás muito calado, o que se passa?" é essencial. Saber que o silêncio não é sinónimo de "já não gosta de mim" ou "está farto de falar comigo" é muito importante.

E pronto é isto Smiley smile

O que acharam casais que já vivem juntos?

26 respostas

Última atividade por Carla, a 4 de Maio de 2016 às 00:36
  • Carla
    Super Noiva Agosto 2017 Lamego
    Carla ·
    • Denunciar

Nós estamos a viver juntos desde Outubro, e dou graças a Deus pela decisão, porque se tivessemos juntado as escovas só no depois do casamento e o resultado fosse o mesmo eu ficaria preocupada. A verdade é que não foi um mar de rosas, foi uma adaptação bastante difícil. Ele tem um feitio muito fechado e eu sou altamente resingona e tenho algumas manias, como ter sempre tudo altamente limpo e arrumado. Tivemos de nos ajustar um ao outro, e ao inicío fiquei assustada, agora já compreendemos o funcionamento um do outro e tudo corre como sonhamos. Casar vai ser agora o nosso grande passo.

• Responder
  • Lumena
    Super Noiva Julho 2016 Lisboa (Concelho)
    Lumena ·
    • Denunciar

Concordo com tudo menos com o primeiro ponto, dá jeito saber se ninguém tem créditos ou está prestes a declarar falência mas em relação a dinheiro não há cá nosso, acho que ESSE SIM é o verdadeiro problema hoje em dia e que depois nos casos de divórcio dá tantas dores de cabeça. Uma coisa é saber se a pessoa está bem organizada, eu ao meu namorado todos os meses pergunto se estamos bem de contas se ele está a conseguir juntar e vice-versa, é uma preocupação lógica, não ganhamos o mesmo se ele precisar que eu suporte alguma despesa extra num mes ou se eu precisar é na boa, a casa é dos dois e trabalhamos para o mesmo agora não há cá confusões.

As responsabilidades com a nossa casa (que é dos dois) é NOSSA

As contas da casa são NOSSAS

ora vai ele as compras ora vou eu e estamos na boa fazemos uma lista do que é preciso e não há restrições

Vamos de férias na boa pagamos os dois ora paga ele ora pago eu depende de quem tem o multibanco mais à mão as despesas também não são muito grandes porque eu tenho casa lá em baixo. Também não me faz sentido essa situação das contas porque eu já tinha despesas antes de estar com ele, revisões e selos do carro, imis da casa do Algarve etc, é património meu de que ele não tem obrigação nenhuma de assumir responsabilidades.

Agora o dinheiro dele é dele ganho do trabalho dele e o mesmo se passa com o meu é simples.

• Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2016 Viana do Castelo (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    Optima partilha Smiley smile
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar

Que boa partilha.. Nos vamos comecar esta aventura depois do casamento Smiley laugh

• Responder
  • Elza
    Noiva Master Setembro 2017 Lamego
    Elza ·
    • Denunciar
    Sim, é tudo verdade! Nós vivemos juntos jà hà algum tempo e passamos por isso tudo. Mas é assim mesmo que nos entendemos melhor! Confiança, comunicação e respeito são as nossas chaves!
    • Responder
  • A
    Noiva Experiente Outubro 2016 Vila Franca de Xira
    Ana ·
    • Denunciar

Ao início é um pouco complicado mas com o passar do tempo torna-se uma das melhores coisas que nos acontece na vida!

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    Concordo totalmente . Acho super importante viver junto , antes de casar Smiley smile
    • Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Nós também vivemos há quase três anos e mudou tudo para melhor, aliás eu quando fui viver com ele achava que isto ia acabar de vez. ahaha E afinal a relação ficou muito mais estável

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Também acho Ana

• Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar

Concordo com os posntos todos!

Acho que é uma mais valia viver junto antes da grande decisão!

• Responder
  • Anar
    Noiva VIP Junho 2017 Vila Franca de Xira
    Anar ·
    • Denunciar
    Tudo muito verdade!Acho tão importante viver junto antes de casar!
    • Responder
  • Filipa
    Noiva VIP Maio 2017 Covilhã
    Filipa ·
    • Denunciar

Bem verdade! É mesmo muito diferente! Connosco houve um processo de adaptação, mas a cada dia que passa estamos a encaixar melhor (isto quando não andamos às turras ahah). Faz TUDO parte, desde que o Respeito não se perca Smiley laugh

• Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar

É tudo verdade...

mas acima de tudo...

(quando há respeito, e amor, e sinceridade, e cumplicidade) é tãããããão boooom!!! Smiley heart Smiley heart Smiley heart

• Responder
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    Olá Carolina. Parabéns pelo debate.Nós casais que já vivemos juntos antes de casar estamos em vantagem porque tem os ideia de como é viver com a outra pessoa...mas mesmo assim, há coisas k mudam para casais nesta mesma condição depois do casamento....não sei se dps do SIM acham k não é preciso trabalhar a relação, ou mesmo alimentá -la, cuidar e mimar, tomam as coisas como certas. uma relação a dois exige acima de tudo compreensão, comunicação e como bem disseste espaço dentro do próprio lar.Concordo com o k escreves, mas cada cassl é diferente...segue regas diferentes. nunca se pode dizer k conheço a outra pessoa...Além que com o tempo todos mudamos um pouco...a própria vida faz nos isso.
    • Responder
  • A
    Noiva Experiente Outubro 2016 Vila Franca de Xira
    Ana ·
    • Denunciar
    Não podia estar mais de acordo! Moramos à um ano juntos e decidimos juntarmo-nos antes do casamento precisamente para perceber o que poderia mudar... Felizmente mudou tudo para melhor! Smiley heart
    • Responder
  • Marlene Silva
    Super Noiva Maio 2017 Aveiro (Concelho)
    Marlene Silva ·
    • Denunciar
    Nos já vivemos juntos a quase 3 anos e felizmente o que mudou foi para melhor! Smiley smile
    • Responder
  • Gisela
    Super Noiva Julho 2016 Lamego
    Gisela ·
    • Denunciar
    E tudo verdade. Moramos juntos desde 2014 e no inicio foi dificil, muda muita coisa. E mesmo agora por vezes ainda sinto que estamos a adaptar-nos. Nunca entendi aqueles casais que namoravam anos e anos e depois de casarem /morarem juntos se separavam depois de uns meses. Agora percebo perfeitamente...porque acredito que muita gente nao seja compativel.
    • Responder
  • Solange
    Noiva Master Julho 2017 Leiria (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    Que giro! Gostei de ler.. Ainda não moramos juntos mas como nos respeitamos muito, tenho a certeza de que vai correr bem Smiley smile
    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar

Uma excelente partilha!

• Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar

Que boa partilha. Para nós a comunicação é tudo...cada um continua com a sua independência financeira, mas as contas da casa são divididas igualmente pelos dois Smiley winking

• Responder
  • Diana
    Noiva VIP Agosto 2017 Santa Maria da Feira
    Diana ·
    • Denunciar
    Sem duvida Smiley smile viver juntos é muito do que falaste Smiley smile
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar

é mesmo isso....são boas palavras! penso que de facto até viver juntos nunca se conhece totalmente a outra pessoa!

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar

É tudo verdade Carolina Smiley laugh senti issto tudo quando fomos viver juntos

• Responder
  • Anacoimbra
    Noiva VIP Outubro 2016 Coimbra (Concelho)
    Anacoimbra ·
    • Denunciar
    Nos fomos viver juntos namoravamos ha 2 meses e portanto foi tudo MT natural. Praticamente não conhecemos outra realidade. Respeitamos muito o espaço um do outro e fazemos atividades sozinhos.. Acho importante. Andamos em ginásios diferentes, por exemplo.. Assim temos aquele tempinho só para nós. Adoro todos os nosso momentos juntos. Não me arrependo um só segundo Smiley heart
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    Adorei Carolina!!! É tudo verdade Smiley laugh Morar junto muda tudo mesmo qd já se namora há mt tempo!
    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar

É tudo verdade... quando vivemos juntos somos "obrigados" a lidar com o outro, quer queiramos, quer não. Muitos casais não sobrevivem, porque acabam por ser incompativeis.

É preciso respeitar o espaço do outro! Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados