Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Checklist de Questões - Igreja (católica) ✔️

Telma, a 8 de Outubro de 2019 às 16:53

Publicado em Fórum Organizar um casamento 39

Hello brides 😍 Como o prometido é devido, cá estou eu a abrir um debate para tentar ajudar quem possa ter as mesmas dúvidas que eu tive no que respeita ao casamento religioso (católico). O nosso padre não nos deu nenhum folheto informativo (sei que alguns dão) e por isso tive de fazer uma pesquisa...

Hello brides 😍

Como o prometido é devido, cá estou eu a abrir um debate para tentar ajudar quem possa ter as mesmas dúvidas que eu tive no que respeita ao casamento religioso (católico). O nosso padre não nos deu nenhum folheto informativo (sei que alguns dão) e por isso tive de fazer uma pesquisa intensiva no nosso amigo google para conseguir "desenrascar-me" (como se diz cá no Norte)! Não prometo que seja uma checklist perfeita, mas tentei não me esquecer de nenhum tópico. 🙏💪

Ora então, as perguntas/questões que acho (no meu entender claro) que devem ser feitas ao padre/diácono que vos irá casar são:

A. PROCESSO/PROCEDIMENTOS

1. Disponibilidade: Apesar de considerar um ponto importante, não o considero fulcral porque caso o padre não tenha disponibilidade não será o fim do mundo! Se quiserem casar naquela igreja/capela e a igreja/capela estiver disponível naquela data podem contactar directamente com outro padre/diácono ou com a diocese para arranjarem substituto. Convém claro abordar esta situação com todos os intervenientes.

2. Hora do Casamento: sim porque o padre pode só casar a x horas e convém saberem se será de manhã, ou de tarde, etc.

3. Cartório Paroquial: A paróquia em questão tem cartório paroquial? É um ponto fulcral para nós pois será este "organismo" que tratará de abrir e tratar de todo o processo civil sem ser necessário termos de "perder" tempo a ir para o IRN, etc.

4. Curso de Preparação p/o Matrimónio (CPM): Ponto fulcral. Há padres que dificultam a realização do matrimónio caso os noivos não estejam receptivos a participar e concluir o CPM. Este curso não é obrigatório, mas é conveniente.

5. Testemunhas (vulgarmente chamadas de Padrinhos): Quantos podem assinar os papéis da igreja? E os papéis do civil? Que critérios têm de cumprir obrigatoriamente? Sim, porque há padres que exigem que tenham o crisma, que sejam um casal, etc. O que nos foi dito foi que os papéis da igreja podiam assinar os nossos 4 padrinhos, mas o do civil apenas 2.

6. Menina das flores e Menino das Alianças: Que critérios têm de cumprir obrigatoriamente?

7. Missais: Podem ser os noivos a fazer? Se sim, quando deverão ser entregues para serem sujeitos a aprovação? Quem e como se escolhem as leituras neles presentes?

8. Intervenção na celebração: Pode ser a família responsável por "ler as leituras"? No ofertório podemos fazer um pequeno momento e oferecer mesmo bens que nos façam sentido com a respectiva leitura acompanhante?

9. Existência de cerimónia antes da vossa: Sim, uma pergunta importante porque há uns tempos li o desabafo de uma noiva que por existir uma cerimónia antes (que atrasou) quase que se encontrava com o respectivo futuro marido antes de acontecer o casamento! No nosso caso o padre disse-nos que podia haver um funeral, casamento não!

10. Confissões: Quando e onde se irão fazer?

11. Músicas: Ponto fulcral. Existem casais que querem abdicar dos tradicionais coros litúrgicos, mas para o fazerem convém questionar o padre se apenas aceita músicas litúrgicas ou se aceitará outro tipo de músicas (exclui-se à partida rock e afins).


B. INSTALAÇÕES

1. Dispõe de cadeiras/bancos de noivos?

2. Dispões de passadeira vermelha?

3. É permitida a tradicional chuva de arroz e de pétalas?

4. Dispõe de "funcionárias" que tratam da limpeza após o casamento ou temos de ser nós a contratar alguém?

5. Coro: dispõe de coro? como fazer para os "contratar"?

6. Acólitos: sim, convém ver se o padre considera relevante o facto de ter acólitos para ajudar na celebração. Se sim, questionar se os arranja ou se têm de ser os noivos a arranjar.


C. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1. Para o processo civil

2. Para o processo religioso


D. PAGAMENTO/CUSTOS

1. Pagamento devido: quer pelo processo religioso, quer pelo processo civil.

2. Forma de pagamento: antes do casamento, após o casamento, parcelar, etc.


Consegui ajudar-vos com este grande (espero que não chato) debate? 😍

E vocês? O vosso padre deu-vos algum folheto informativo? Têm outras perguntas que fizeram/têm intenções de fazer? Ajudem-me a completar esta checklist para juntas podermos ajudar outras noivas! 😘


Próxima checklist 👉🏽 Checklist de Questões - Fotógrafo ✔️

39 respostas

  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muita obrigado Vânia 😘
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, tens uma lista bem completa 😉
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Algumas regras estão escritas, como a do CPM não ser impeditivo para casar, mas ha padres que se modernizam e aceitam e outros que continuam a praticar e a fazer valer unicamente o que acham correcto, os noivos não querem problemas e la têm de acatar. Em relação aos padrinhos o único critério que o meu padre referiu foi serem humanos, tudo o resto é paisagem.
    Infelizmente, é mesmo preciso ter-se sorte, que foi o meu caso.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que sorte Rita! Infelizmente , no que respeita a casamento religioso o que menos bem se ouve falar é sobre os padres, quando eles deveriam de ser bem falados e regirem-se pelas mesmas regras, deixando a "opinião" pessoal de parte! Se somos todos uma igreja não faz sentido, por exemplo, eu ser "obrigada" a fazer o cpm e tu fazeres o mesmo sacramento que eu que é o matrimónio e não teres de o fazer. Quem diz isto, diz muitas outras coisas Smiley amazing

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Catarina, também foi criado com o contributo da app Smiley kiss

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile Excelente debate. Inicialmente estava para me casar numa capela que era parede com parede com a quinta, mas achei-a tão claustrofóbica que acabei por optar pela Igreja Paroquial que fica a uns meros 200 metros.

    Felizmente não irei fazer CPM e quanto às músicas da nossa entrada, como ele não considera que faça parte da missa, deixou ao nosso critério.

    Arranjei um padre 20 estrelinhas.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo debate Telma. Penso que mencionas o principal Smiley shame

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração