Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Noiva Ativa Junho 2021 Cascais

Certificado para casar pela igreja

Sara, a 17 de Março de 2021 às 19:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15
Olá noivinhas!!

Espero que estejam todas bem!

Eu penso que este tema já foi discutido algures, mas está dúvida tem-me surgido e ainda não consegui informar-me com mais calma. Eu era noiva inicialmente do dia 13 de Junho de 2020, e com casamento pela igreja. Na altura fomos ao registo civil em Janeiro de 2020, para tratarmos do certificado que tinha validade até Julho. O certo é que veio esta pandemia e adiamos para este ano para dia 19 de Junho, que vai acontecer, finalmente!! Uuuhhhh
A minha dúvida é : vamos ter que renovar este documento? E se renovarmos pagamos novamente os 120 euros? Isto porque já li algures, que o ano passado foram feitas renovações automáticas sem ser preciso pagar mais nada, e só emitir um novo documento.
Obrigada a todas desde já pela ajuda ❤️
Beijinho grande

15 respostas

Última atividade por Sara, a 26 de Março de 2021 às 12:43
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Cascais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!!! Vá lá, tive sorte ehehe 😜🥰
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha Sara bem bom!! Felizmente que foram mais rápidos no teu caso!!!
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Cascais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Miriam!!
    Entretanto já consegui entrar em contacto com a conservatória e vamos lá no dia 8 de Abril.
    Fiquei sem perceber se terei que pagar ou não. Mas entre enviar email a questionar e eles responderem foi uma hora, foram bastante rápidos até! Vamos ver o que me dizem quando lá formos ☺️
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sara!!! Eu passei pela mesma situação... Casa em maio de 2020 e tratei dos papéis do civil em fevereiro e depois fui tratar dos religiosos em março...
    Ora acontece que o do civil já passou a validade (6 meses) e o religioso também (1ano). Fui sempre falando com a conservatória que me mandou ir lá para renovar o papel sem custos! Mas terás que insistir...no meu caso eles disseram que eu tinha que ir até fevereiro e só dava para renovar uma vez...portanto terei de casar pelo civil até agosto deste ano se não quiser pagar mais...tu traste de tudo em janeiro, não sei o que te vão dizer...mas insiste e por e-mail...manda várias vezes, só assim consegui resposta.
    Quanto ao papel religioso estou à espera que me digam o que fazer uma vez que o patriarcado me disse que não carecia de novo processo mas ainda não sei o que será necessário...
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Julho 2023 Vila Real (Concelho)
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Sara.
    Nos também tinhamos casamento dia 13 Junho 2020 e adiamos para Julho 2021. Tinhamos iniciado o processo em Fevereiro de 2020. Falamos em Junho 2020 com a conservatória e foi nos pedido que fossemos a conservatória antes de terminar 1 ano desde que abrimos o processo para que nessa altura fosse feito o pedido de adiamento. No maximo só se pode adiar mais 6 meses (ou seja, 1 ano e meio a partir da data de inicio do processo na conservatória). Se dentro deste prazo nao houver casamento fica sem efeito e é preciso iniciar novo processo e pagar outra vez!
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sara. Pelo que leio parece que não existe conformidade de informação. Pma linha experiência foi
    Abri processo em Janeiro de 2020. Tive de ir a conservatória em Julho pedir para adiar o processo e não paguei nada. Deram me uma validade até Janeiro de 2021 que depois estudei para Abril. Sem pagar nada. O prazo varia consoante o regime de casamento selecionado. Eu escolhi separação de bens por isso a minha validade é mais curta porque a convenção expira mais cedo.
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Cascais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Maria!! Obrigada ☺️
    Entretanto já temos marcação feita na conservatória, lá consegui enviar um email para lá ao qual responderam super rápido!
    Vamos ver agora se vamos ter que pagar mais alguma coisa..
    • Responder
  • Maria
    Noivo Constante Junho 2021 Leiria (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha
    Comigo foi igual. Casava em junho e pedi os papéis no fim de janeiro. O que me informaram na altura é q após julho, seria renovado automaticamente por mais 6 meses, ou seja até janeiro 2021. Depois teria que voltar ao registo e em princípio não era cobrado. Mas teria que voltar antes de terminar o prazo de 1 ano da data q foi emitido. Talvez agora tenha q pagar.
    Já vi noivas a dizer que tiveram que pagar.. Nada melhor q contactar a sua conservatória. Mas aconselho-a a não deixar andar mto porque o meu processo no religioso depois, no total demorou mais de dois meses entre paróquias e dioceses 🤦🏻‍♀️Que tenha um dia maravilhoso. Um beijinho
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sara! Só a conservatória te poderá responder a isso. Eu contactei a minha (em Braga) por email e foram super prestáveis, disseram-me que se prolongasse antes do prazo acabar que me davam mais 6 meses sem qualquer custo adicional. Mas não sei se esta regra varia de concelho para concelho. Beijinhos 😘

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Cascais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha!!
    Vou contactar com a conservatória a ver o que me dizem, para tentar resolver a situação ☺️
    Obrigada na mesma!! 😍😘
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Cascais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Telma!!
    Obrigada!! Vou contactar a conservatória de qualquer das formas para ter a certeza.
    Obrigada!! ☺️😍
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sara 😍

    O melhor mesmo é confirmarem com a vossa conservatória, porque existiam algumas conservatórias que aceitavam o prolongamento do prazo mais de um ano, mas tinham de ir lá dentro do prazo "normal" pedir, outras não aceitavam prolongar e ou casavam no civil (como fez a nossa Kris) ou perdiam o processo e depois tinham de abrir novamente e pagar novamente 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sara. No 1o confinamento prolongaram todos os certificados de capacidade matrimonial em 6 meses de forma totalmente gratuita. Mas terias que te ter dirigido à Conservatória para pedir extensão. Com este novo casamento julgo que farão algo semelhante. Contudo se tiveres ultrapassado o prazo de renovação do processo. Poderás ter que abrir tudo de novo (e nesse caso pagar os 120€ Outra vez). Entra em contacto com a tua conservatória. Bjs e boa sorte
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Junho 2021 Cascais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia!!!


    Opaaa que seja um dia lindo e que corra tudo super bem!! ❤️ Vamos tratando das buracracias a seu tempo ☺️
    3 meses!! Oh-meu-Deus!!! 😥😱😱😱
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sara!


    Não sei quanto à renovação, não quero dizer nada errado porque não sei mesmo, nem sequer abri o meu processo ainda. Passei só aqui para dizer que casamos no mesmo dia 🥰🥰🥰🥰 vai ser lindo e está quase, daqui a 2 dias são 3 meses 😱😱😱😱
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração