Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carina
Noiva Ativa Agosto 2018 Porto (Concelho)

Certidão para casamento religioso

Carina, a 11 de Setembro de 2017 às 13:51 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 14
Olá meninasSmiley smile tenho uma dúvida,se me puderem ajudar agradeço. É o seguinte, sempre pensei que teria de casar pelo civil antes do casamento religioso pelo menos seis meses antes, no entanto o secretário do nosso padre diz que apenas teremos de ir à conservatória buscar a certidão para casamento católico e pagar o respetivo valor. Alguem me pode dizer o certo? Obrigada e bons preparativosSmiley smile

14 respostas

Última atividade por Carina, a 14 de Setembro de 2017 às 15:38
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas, ja fiquei esclarecidaSmiley smile
    • Responder
  • Filomena
    Noiva VIP Agosto 2018 Sintra
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim a Vera explicou tudinho.Mas queria deixar aqui um aviso muito importante que me foi dito pelo meu pastor que também irá realizar o nosso casamento.Como é um casamento Civil- religioso, nós, noivos não podemos estar roucos/afonicos no dia do casamento, pk o casamento não se pode realizar. A nossa voz tem que estar bem perceptível.Bjinhos
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A Vera já explicou direitinho Smiley smile bons preparativos

• Responder
  • Carla
    Noiva Ativa Setembro 2018 Leiria (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também pensado isso... Mas também nos disseram que era só ir buscar a certidão e o resto é o padre que trata Smiley winking

• Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, até 6 meses antes vais à conservatória com o teu noivo abrir o processo e escolher o regime de bens (convém terem falado sobre isso antes para decidirem), mas o processo não fica concluído pois não há qualquer tipo de assinaturas. Vão dar-vos um papel para entregarem ao padre da igreja onde vão casar e apenas no dia do casamento religioso, quando assinarem é que o processo fica concluído. Depois o padre irá entregar os papéis na conservatória e ficam casados pelo religioso e pelo civil ao mesmo tempo. Beijinhos

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2018 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na nossa também é assim, é o padre que vai tratar dos papéis todos Smiley smileBeijinhos
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Maio 2018 Seixal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carina Smiley smile O valor que tens de pagar pelo processo civil depende do regime de comunhão de bens que vocês queiram. No nosso caso foi de bens adquiridos, ou seja: o que cada um tem até à data do casamento é de cada um, após o casamento é dos dois.

Fiz tudo através da internet e escrevi este debate onde partilho a experiência e sim, o padre já pode fazer de representante do estado evitando o casamento de antemão pelo civil Smiley winking

O papel que depois levantarás na Conservatórias depois entregas ao padre e uma cópia para as vossas entidades patronais pois a licença são 15 dias corridos após a data mas a certidão de casamento só fica disponível após o casamento já estando vocês de licença, pelo que para efeitos de licença só mesmo a cópia do papel da conservatória.

Espero ter ajudado Smiley smileBeijinhos

• Responder
  • Telma
    Noiva VIP Junho 2018 Beja (Concelho)
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também tinha a mesma dúvida!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Julho 2019 Valongo
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E o ultimo querida . Eu tb tinha a mesma duvida que tu . Mas la na igreja esclareceram-me tudo Smiley winking
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eles agora têm tudo informatizado por isso o cartão de cidadão e dinheiro para pagar chega.É verdade quando deres início ao processo tens que decidir qual o regime do casamento, durante o período entre o início do processo é a sua finalização podes alterar o regime mas é sempre mais chato, mas pode fazer-se...
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim na conservatória precisas só do cartão de cidadão. Tem que ir os dois. Isso é o início do processo, depois Hades receber um e-mail a diz que está tudo ok e que tens 6meses para concluir o processo do registo civil.Quando fores dar entrada dos papéis da conservatória deverás dizer que o casamento é religioso e deves ter que dizer a igreja onde têm intensão de casar.
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa gisela os papéis para a conservatória? Disseram me que era só o cartão de cidadão 😯
    • Responder
  • Gisela
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, sendo o casamento católico podes fazer um 2em1, ou seja tens que ir no máximo 6meses antes dar entrada na conservatória do processo mas ele fica finalizado no dia do casamento católico. Tens é que levar os papéis como está tudo ok.
    • Responder
  • Z
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Verde
    Zaza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola eu tambem ando perdida e nos estamos no estrangeiro

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração