Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Noiva Ativa Julho 2018 Lisboa (Concelho)

Cerimónia - Votos - Civil

Raquel, a 14 de Março de 2018 às 23:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15
Noivinhas estou aqui com um dilema...

(Vocês não têm também a sensação que parece que há sempre algum dilema para resolver? Smiley xd )

Bom, então é o seguinte, ontem fomos abrir o processo na conservatória próxima da quinta onde vamos casar, em Palmela. O nosso casamento vai ser civil, na quinta, mas a ideia sempre foi também trocarmos votos, fazermos a cerimónia ds areias e incluirmos de alguma forma os pais na cerimónia (a mãe dele ler uns salmos, a minha falar alguma coisa, por aí...)
Acontece que a senhora da conservatória diz que só lá vai dizer o que tem a dizer e depois vai se embora e que não fica lá para mais nada. Ou seja, não posso pôr os pais a falarem antes porque senão ou a senhora fica à espera ou ficamos nós com a cerimónia parada à espera dela.... e se os ponho a falar depois fico sem saber como é que depois faço a transição para a saída dos noivos (arroz, etc) porque o momento do "marido e mulher" perde-se ...

Alguma sugestão????

15 respostas

Última atividade por Raquel, a 19 de Março de 2018 às 12:44
  • Raquel
    Noiva Ativa Julho 2018 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A senhora falou-nos que só falaria e ficaria para a parte dela sem nós referirmos sequer a parte bíblica, mas tenho de te responder não por maldade mas em forma de desabafo e explicar aos que aqui lerem o quanto ainda estamos formatados cá em Portugal para as questões de cerimónias fora do tradicional.

    Por acaso (digo por acaso porque a senhora da conservatória nem chegou a perguntar se era o caso ou não), queremos encaixar partes 'religiosas' sim e não faz sentido só para quem casa na igreja, nós somos de contextos religiosos diferentes e as famílias começaram a criar atritos entre elas e entre nós como casal por isso decidimos nem fazer nem por uma nem por outra, ainda tentamos conjugar as duas formalmente mas foi impossível. No entanto, não é por isso que somos menos espirituais e gostávamos de ter essa componente na cerimónia. O que está a acontecer, inclusive com a conservatória, é que parece que todos se mostram inflexiveis para um momento que deveria ter o máximo significado para nós.

    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Contratar um celebrante.... podem fazer a cerimónia civil na véspera, na manhã ou logo a seguir, mas a cerimónia em si pode ser feita por um celebrante que faz tudo como vocês quiserem.

    por exemplo, podem ter uma pessoa (amigo, familiar ou um profissional) que faz a cerimónia as 13h depois às 13.20 (ou à hora que for preciso dependendo da duração da cerimónia) entra a conservadora e faz a parte legal. Assim têm uma cerimónia personalizada mas ao mesmo tempo fazem a cerimónia legal.
    • Responder
  • Í
    Super Noiva Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Íris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada querida Smiley smile estamos aqui para nos ajudarmos umas ás outras Smiley smile fico feliz por ter ajudado, também foi algo que andei a pensar durante uns tempinhos mas lá em conversa com o noivo tentámos arranjar uma solução Smiley smile
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Julho 2018 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Íris nem acredito!!! Muito muito MUITO mas mesmo muito obrigada! Estava a ficar tão ansiosa com esta história, que bom foi receber a tua mensagem e sentir que a solução que eu imaginei encaixa-se na tua e que é possível! Não tinha a certeza se seria boa e pelo menos sinto-me mais confiante... és especial Smiley heart Obrigada.
    • Responder
  • Í
    Super Noiva Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Íris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esqueci-me de mencionar o mais importante Smiley laugh os votos serão feitos depois da oração e antes do beijo !
    • Responder
  • Í
    Super Noiva Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Íris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile nós também estamos numa situação idêntica.
    Iremos fazer apenas cerimónia civil na quinta mas também queremos ter algumas participações especiais.
    - a minha prima irá ler uma passagem bíblica;
    - um amigo nosso irá ler outra passagem e falará cerca de 5minutos;
    - teremos outra senhora a fazer uma oração a pedir a bênção para o nosso casamento

    O que acontece é que vivemos no estrangeiro e por isso ,só iremos a Portugal marcar o registo em abril por isso ainda não sabemos se a conservadora irá alinhar nisto ou não!
    Já fui a casamentos nos dois casos( 1 foi um homem todo mal humorado,cheio de pressa pra ir embora que basicamente só leu tudo e pediu pra assinar) ; (a outra super amorosa, permitiu várias intervenções e ainda fez questão de ler uma passagem bíblica que disse gostar muito e....o que ainda me impressionou mais foi que ela falava cheia de emoção e conseguiu tornar uma cerimónia tão formal num momento MSM muito bonito)

    Resumindo, nós não sabemos a sorte que nos irá calhar por isso pensámos logo numa solução para o pior cenário!
    Nesse caso faremos assim:
    - casamento marcado para as 13horas:
    -chegada e entrada dos convidados: 12.30h
    -entrada do noivo: 12.50h
    -entrada das damas e daminha: 12.55h

    Chega a conservadora ás 13h e entra pelo corredor lateral e quando ela se sentar,
    Começa a marcha nupcial, entro eu ( a horas tb)

    Ela fala tudo o que tem a falar, trocamos as alianças com música ambiente e assinamos,
    ela sai pelo corredor lateral e ao mesmo tempo que ela está a ir embora a minha prima vai pelo corredor central (pra desviar a atenção) para o altar para ler a sua passagem, a partir daí acaba o corte do momento e ela recupera a cerimónia, depois segue-se o resto da cerimónia normalmente, cerimonia das areia,.oração e o beijo no fim ,seguido logo pelo violinista com a música final....os convidados saem e as damas orientam- nos com os cones ...saímos no fim e atiram-nos as confettis....palmas etc..

    Sei que não é a situação perfeita mas se tivermos de optar por esta solução sei que correrá muito bem, o importá é dar as instruções ás pessoas intervenientes sobre os timmings e perceber bem as exigências da conservadora. ( em relação ao pagamento do táxi á conservadora, se só for feito no dia do casamento irei deixar o dinheiro com uma pessoa de responsabilidade que tratará disso no dia discretamente com ela)

    Desculpa o testamento, espero que te possa ajudar Smiley smile
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem que desagradável!!!

    olha linda é chato mas podem continuar a cerimónia após ela sair...há pessoas que fazem isso!

    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A sério? Que conservadora mais desagradável.

    Nós vamos casar pelo civil na quinta, tal como tu. E vamos fazer troca de votos. E a minha irmã e o padrinho do noivo vão fazer 1 discurso cada 1. E a senhora conservadora não se importou nadinha. Apenas nos pediu para nos discursos não fazermos qualquer referência biblica e/ou à igreja (o que eu achei q fazia todo o sentido, quem quer isso casa na igreja).

    • Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Asserio?? Nem os votos podem fazer? Que coisa esquisita.. fico preocupada que também fui a essa conservatória e quero fazer os votos 😓
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uh. Que situação. A senhora que nos vai casar foi uma simpatia e dá a escolher a personalização do momento. Vá, que não queremos fazer a cerimónia das areias, mas gostaria muito que ela não lesse apenas o contrato e sei que o faz com gosto.

    Será que não podem chegar a um acordo?

    • Responder
  • Maisa
    Noiva VIP Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Maisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como eu te entendo... Decisoes e decisões + medo de me esquecer de alguma coisa, ha sempre aquele promenor qe escapa. Eu vou fazer algo parecido ao qe vais fazer, caso a conservadora nao facilite vou arranjar alguém qe seja bom de improviso para fazer a transição. 😉
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É o meu medo em levar a conservadora ao local. É tão impessoal. Ainda estamos a estudar a ideia de ir à conservatória casar e fazer a cerimónia com um celebrante ou alguém nosso amigo a falar
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Santa Maria da Feira
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que chatice de facto! No meu caso eu não quero fazer nada mas deixaram-me completamente à vontade 😊
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Julho 2018 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bastante a seco a rossar o desagradável... disse logo que não alinhava em nada a mais e que podíamos fazer o que quisessemos depois mas que ela já não estaria presente...
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ui, mas ela disse-te isso a "seco"? Sem hipótese de colocar nada pelo meio?!?! Isso é estranho, também vamos casar na Quinta e civil e a conservatória é de Alcochete a senhora disse logo que basta no dia o noivo dizer que queremos fazer a cerimónia das areias que ela diz-nos em que momento o podemos fazer... Não percebo porque agiram assim em Palmela... ❤️😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração