Olá comunidade!
Hoje venho partilhar convosco como planeei a minha cerimónia religiosa sem missa. Senti que a informação disponível era um pouco confusa e li várias coisas diferentes... a verdade é o que tudo o que constará na vossa cerimónia terá sempre que ser sempre visto pelo vosso celebrante, e portanto nenhuma verdade é absoluta. Vai sempre depender de como vocês e o vosso Padre/celebrante acharem melhor. Posso até dizer-vos que o meu missal não tinha incluído Avé Maria, mas durante o decorrer e evolução da cerimónia o nosso Padre achou por bem pedir a todos que rezassemos. Portanto tudo é relativo! Vou então partilhar a minha experiência, pode ser que vos ajude. Deixo no fim o meu missal!
Diferença entre a cerimónia religiosa com missa e sem missa
Em princípio, a diferença entre uma celebração com ou sem missa é existir/não existir o momento da Consagração e da Comunhão.
Estrutura da Cerimónia religiosa sem missa
No nosso caso tivemos:
1. Ritos Iniciais
2. Oração Colecta
3. Liturgia da Palavra: incluiu uma leitura, seguida do Salmo, da Aleluia/Aclamação do Evangelho (onde optámos por uma versão adaptada portuguesa da música “Hallelujah” do Leonard Cohen) e o Evangelho
4. Homilia: incluiu o Rito do Matrimónio, o Consentimento, a Benção e entrega das alianças, a Oração dos Fiéis, o Pai Nosso (no nosso caso optámos por fazer cantado/rezado/cantado) e a Bênção Nupcial
5. Bênção Final
Leituras
1. Primeira leitura que deve ser do Antigo Testamento
2. Salmo
3. Segunda leitura que deve ser do Novo Testamento (para os noivos que assim o entenderem - é opcional, nós optámos por não colocar)
4. Leitura do Evangelho pelo celebrante
Cânticos
1. Entrada do noivo e da noiva (no nosso caso foram músicas não religiosas mas que têm que ser aprovadas pela paróquia, assim como todos os cânticos religiosos e as leituras escolhidas)
2. Salmo (no nosso caso optámos pelo Salmo cantado)
3. Cântico do Consentimento (após a Bênção e entrega das alianças)
4. Cântico da Ação de Graças (após a Bênção Nupcial)
5. Cântico Final (após a Benção Final)
O nosso missal