Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Malú
Noiva Novata Abril 2022 Lisboa (Concelho)

Cerimónia religiosa no fim de semana de Páscoa: Pode ou não?

Malú, a 20 de Janeiro de 2021 às 17:03 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 8

Olá! Estou a planear o meu casamento e ainda estou na fase inicial: escolher a data. Gostava muito que fosse no dia 16 de Abril 2022 mas ouvi uns rumores de que não se pode concretizar a cerimónia religiosa no fim de semana de páscoa. Alguém me consegue esclarecer esta dúvida?

8 respostas

Última atividade por Isabel, a 21 de Janeiro de 2021 às 16:25
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Malú! Como vês, no fim de semana de Páscoa não é permitido casamentos. Era uma data especial para vocês? Porque não tentam no fim de semana anterior ou no que segue à Páscoa?

• Responder
  • Anac
    Noiva Constante Setembro 2021 Oliveira de Azeméis
    Anac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Malu.

É como a Sofia referiu.

Transcrevo resposta dada pelo Serviço Nacional da Liturgia a uma dúvida semelhante:

"Há apenas dois dias, no decurso do ano litúrgico, em que não podem celebrar-se casamentos nem baptismos. São eles a Sexta-Feira Santa e o Sábado Santo. Dizem-no claramente os textos que se transcrevem a seguir: "É estritamente proibido celebrar, na Sexta-feira Santa, qualquer sacramento, excepto os da Penitência e da Unção dos doentes". "No Sábado Santo não é permitida a celebração do Matrimónio nem dos outros sacramentos, excepto os da Penitência e da Unção dos doentes" (Preparação para as festas pascais, n. 61.75; EDREL 3910. 3924)). "Evite-se absolutamente a celebração do Matrimónio na Sexta-feira da Paixão do Senhor e no Sábado Santo" (Ritual do Matrimónio, n. 32; EDREL 4251)."

Espero ter ajudado.

Bons preparativos Smiley smile

• Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Malú! Se bate com a semana da páscoa é normal não haver casamentos pois é uma época que a igreja tem as celebrações próprias...
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Maio 2022 Sintra
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Malu! Nesse sábado não são permitidas quaisquer celebrações na Igreja. Repara, sexta-feira Santa, Jesus é crucificado e morre... no sábado, que será dia 16/4/2022, sábado Santo, a Igreja está de luto entendes? Só é celebrada a Vigília Pascal à noite, já para comemorar a Ressurreição de Jesus. Espero ter ajudado. Bjinhos
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Malú, como as noivinhas dizem penso que não seja possivel, mas o melhor é falares com o padre e tirares as dúvidas 🙂
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Malu,
    Não faço ideia se se pode ou não, mas faz sentido que não se possa já que é a altura mais importante do ano no catolicismo e o padre certamente que tem muito que fazer por esses dias 😓
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Malú 😍

Aqui na zona também acho que o Padre não realiza nesse fim-de-semana (porque habitualmente anda de porta em porta), mas como disse a Inês o melhor é abordares a paróquia 😘

• Responder
  • I
    Noiva Ativa Dezembro 2023 Montijo
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, pelo que sei não se realizam casamentos mas nada como falares com o padre da paróquia onde queres casar
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração