Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Miriam
Noiva Principiante Maio 2026 Lisboa (Concelho)

Cerimónia na Igreja

Miriam, a 28 de Agosto de 2025 às 07:23 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20
Olá noivinhas!
Para quem escolheu casar na igreja fora da zona de residência, como é que foi todo o processo? E prazos?
Sinto que é tão difícil chegar até ao padre e não sei por onde começar ou do que é preciso para dar início ao processo.
Um beijinho e felicidades 🥰

20 respostas

Última atividade por Cláudia, a 29 de Agosto de 2025 às 23:12
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2026 Alcochete
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤍🤍 🌟🌟🌟
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola minha querida, nao sei mesmo quais sao os procedimentos pois iremos casar na igreja da nossa residência e sera a paroquia a tratar de tudo

• Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, igualmente! 🥰
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha 🥰
    Felicidades pelo noivado ✨
    • Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô! Não sei se vou ser uma grande ajuda. Eu vou casar na paróquia onde cresci e sempre fiz tudo. O noivo é de uma paróquia totalmente diferente. Fomos ao cartório paroquial marcar o casamento e em dezembro voltamos lá com os papéis que eles pedem preenchidos e são eles que vão tratar de tudo - inclusive são eles que vão entrar em contacto com a paróquia do noivo para reunir a documentação. Se calhar varia de sítio para sítio…
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha Cláudia 🥰
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2026 Alcochete
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Miriam, no nosso caso está a ser assim: fomos à paroquia onde queremos que se realize e marcámos a data, aqui depende do padre o quão com antecedência deixa marcar. Nao nos pediram certidao nenhuma, so saber se eramos baptizados e deram-nos uns papeis para entregar na paroquia de residencia. Na paroquia de residencia sim tivemos de entregar a certidao de baptismo, calhou ser a mesma senao teríamos de ir pedir a essa. Mas depois de fazer tudo quando o padre se apercebeu que o casamento é so pra Maio do proximo ano disse-nos para regressar so em Janeiro. A certidao custou-nos 10 euros cada. Mas o que podemos ja adiantar é o Curso de preparacao do matrimonio, pelo menos nesta deixaram e exigiram esse certificado e vamos ter de ir dois fins de semana faze-lo, nao tenho a certeza se sao 2 ou 4 dias. Depois quando formos em Janeiro é a paroquia da residencia que envia o processo todo para a paroquia onde queremos realizar o casamento.
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina 🥰
    Felicidades pelo noivado, e espero que consigam ter o padre de desejam para o vosso dia!
    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Miriam!

Sou de Torres Vedras mas vou casar em Mira!

O meu noivo falou com o Padre lá e marcamos a data. Ele foi super acessível. Agora (lá para Janeiro) temos de falar com a paróquia aqui de Torres Vedras porque eles é que vão tratar da papelada e enviar para lá!

Temos outra questão... Há um padre especifico que o Nuno gostava que fosse o padre a casar-nos... mas não sei se será possivel...

• Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós só decidimos que queríamos casar naquela igreja, não sabemos bem quem é o padre. A igreja da nossa residência disse que primeiro temos que nos deslocar à igreja onde queremos casar, e nós vamos hoje tentar falar com o padre para perceber tudo
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O padre que vos irá casar, foi escolhido por vocês? É que se tivessem uma relação mais próxima, podias tentar tirar as tuas dúvidas maiores.. no nosso caso, foi ele quem nos alertou para as datas e como as coisas iriam mais ao menos decorrer. Infelizmente, também já li outros relatos de meninas que disseram que as paróquias não facilitam de todo, nem na marcação da própria data 😕
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🥰
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Antes de mais, parabéns pelo noivado 🥰
    Tem sido todo um processo stressante, parece que cada igreja nos dá uma informação diferente e não estão muito disponíveis para ajudar. Espero que corra tudo bem, obrigada pela partilha
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Miriam,

O primeiro passo é dirigires-te à Igreja onde pretendes casar para poderem reservar a tua data ou simplesmente deixá-la na agenda. Smiley smile Eu, no meu caso, para me precaver, já fui lá e eles deixaram a minha data/hora na agenda.

Normalmente, o processo só pode ser aberto 6 meses antes da data do casamento. No caso da paróquia da minha área de residência, eles só nos pedem as Igrejas e Datas dos nossos batismos. E à partida, pelo que dizem, eles tratam do restante. Valores ainda não sei, porque ainda não me foram apresentados.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Miriam,

Caso em junho do próximo ano, mais ao menos na tua situação. Já tratamos da igreja onde iremos casar, mas fomos informados que com meio ano de antecedência, teríamos que procurar o padre da nossa área de residência para fazer a abertura de processo. Os meus amigos que casaram pela igreja também me confirmaram que era este o processo. Portanto, estou na fé que seja 😅 Em Dezembro/janeiro conto ir procurar o padre da nossa zona para que ele abra o dito processo e me diga quais os passos ou documentos que necessita. Sei que tenho que entregar a documentação na diocese onde casamos, até 1 mês antes do mesmo.

• Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha 🥰
    • Responder
  • Filiparodrigues
    Noiva Ativa Outubro 2025 Barcelos
    Filiparodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miriam Smiley smile
    Nós fomos ao padre da paróquia de residência e abrimos o processo. Ele fez-nos perguntas e preencheu alguns documentos. Precisamos de ir às paróquias onde fomos batizados buscar o certificado de batismo e um documento assim como nunca casamos lá.
    Entregamos esses documentos ao padre da residência que foi à diocese buscar o documento oficial. Depois disso tudo ele deu nós um documento para entregar na paróquia onde vamos casar. Pagamos 40€ pelo documento da diocese, não pagamos nada a nenhum pároco. Além disso fomos ao registo civil buscar o documento que tem validade de 6 meses e custou 120€.
    • Responder
  • Inês
    Noiva Novata Agosto 2025 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compreendo! É um processo stressante esta parte, no nosso caso realmente tanto na paroquia que nos casámos como na de zona de residência disseram a mesma coisa. Entregamos a certidão de batismo na nossa zona de residência, preenchemos os papeis e tivemos a reunião com o padre. Depois ele tratou de enviar os papeis para a igreja pretendida. No nosso caso, residimos no Algarve e casámos no Norte
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha Inês.
    Tentei falar com a igreja da minha zona de residência e disseram-me que eu tinha que ir à igreja onde me quero casar e levar logo a certidão de batismo. Sabendo que falta quase 1 ano para o meu casamento. Fico super perdida porque parece que cada paróquia me dá informações diferentes
    • Responder
  • Inês
    Noiva Novata Agosto 2025 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miriam, primeiramente é necessário falar com o padre da zona de residência para ele abrir o processo e ele próprio envia esses documentos para a igreja onde será celebrado o casamento. Esses documentos ficam válidos por 6 meses pelo que não deves pedir muito cedo com risco de passarem do prazo. Eu casei-me dia 01 de Agosto e fomos falar com o Padre no inicio de Maio, a meados de Junho ja tínhamos os papeis tratados.
    A nível monetário cobraram 80€ contudo sei que difere de zona para zona
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração