Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Silvia
Noivo Novato Junho 2016 Marinha Grande

Cerimónia mista - católica e ortodoxa

Silvia, a 29 de Junho de 2015 às 12:14 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 11

Olá! Eu sou católica e o meu noivo é ortodoxo. Há alguém por aí que saiba se é possível celebrar uma cerimónia religiosa mista? Obrigada pela ajuda.

11 respostas

Última atividade por Jorge, a 1 de Julho de 2015 às 08:31
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mista penso que não, no entanto penso que dá para fazer as duas cerimónias separado
    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sílvia! Isto também foi uma dúvida que tive na altura, porque eu sou Cristã Evangélica, e o Tiago é Católico. De qualquer forma, não são muitas as diferenças, e eu aceitei sem problema nenhum casarmos pela Católica. Mas já era batizada na Evangélica, e não queria ser batizada novamente de propósito para casar-me.. Então disseram-nos na Igreja que existe duas coisas diferentes.

O casamento misto é aquele que é celebrado entre um católico e um baptizado não católico, ou seja, batizado noutra Igreja cristã. Para este matrimónio misto é necessária a permissão expressa de uma autoridade eclesiástica.

O casamento com disparidade de culto é o matrimónio celebrado entre um noivo católico e um não batizado. Quando existir disparidade de culto, é necessária uma dispensa do impedimento, para que o matrimónio católico seja válido.

"Casamento entre um católico e um não católico

Por norma, a igreja católica aceita o casamento religioso entre um católico e um não católico.

Por exemplo, será permitido que um islamita, anglicano ou ateu se una a uma católica, sem que se ponha a questão da conversão. O noivo não católico assume apenas o compromisso de não obstar à fé e prática católica do cônjuge e de permitir a educação católica nos filhos ou, pelo menos, compatibilizá-la com a transmissão dos valores próprios da sua religião. - isto é obrigatório para aceitarem o casamento.

Embora estas situações sejam cada vez mais frequentes e aceites, sobretudo quando um dos noivos se afirma ateu ou agnóstico e o outro faz questão de casar religiosamente, a Igreja Católica reserva-se no direito, nestes como em qualquer outro caso, de aprovar, ou não, pelo bispo da diocese respectiva, cada processo.

Os noivos que por alguma razão virem o seu processo chumbado podem recorrer aos tribunais eclesiásticos. À semelhança do que acontece nos tribunais judiciais civis, os tribunais eclesiásticos têm várias instâncias de apelo. Em último caso é possível até recorrer a Roma, com um apelo ao Papa."

Espero ter ajudado Smiley smile de qualquer forma, penso que no misto o ritual é só católico, na disparidade de culto é que penso que existem os dois.. mas é melhor confirmares, e nada como falares com o Padre em questão Smiley smile

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sílvia,

Bem vinda à comunidade e parabéns pelo noivado Smiley ring

Tal como as outras noivinhas disseram, penso que não dá para celebrar as duas cerimónias ao mesmo tempo!

• Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Silvia. Penso que é possível fazer uma cerimónia com um sacerdote de cada confissão religiosa... Mas nada como perguntar ao padre e ao sacerdote ortodoxo se é possível
    • Responder
  • Silvia
    Noivo Novato Junho 2016 Marinha Grande
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada a todas e um agradecimento especial à Marisa pela resposta mais completa! Smiley smile
    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sílvia

É possível sim, no caso da igreja católica permitem o casamento com pessoas de outra religião ou até mesmo ateias desde que se comprometam a criar os vossos filhos de acordo com as regras e costumes da igreja católica

Beijinhos

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Silvia!

Eu acho que é possivel... Mas o melhor mesmo é falares com um padre...

• Responder
  • Kellyads
    Noiva Master Agosto 2016 Amares
    Kellyads ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como as outras noivinhas nao posso ajudar. O melhor é falar diretamente com um padre como disse a Andreia. Ele vai saber dizer Smiley smile

• Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá,

Eu acho que é possível, pelo menos na igreja católica sei que se houver um dos noivos que não pertence à religião, o casamento é celebrado na mesma. O que não sei é se vais conseguir realizá-la ao mesmo tempo.

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também não te posso ajudar. O melhor seria falarem com um padre de uma ou outra igreja e saberem o que é possível.

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Silvia, eu não te consigo ajudar. Somos os dois católicos e não conheço nem que seja ortódoxo

Mas espero que alguém te ajude.

Bons preparativos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração