Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carolina
Noiva Novata Julho 2027 Tábua

Cerimónia em Casa

Carolina, a 17 de Junho de 2025 às 00:57 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 4
Olá noivinhas e noivinhos ✨
Ontem escolhemos finalmente a data para o nosso casamento, 24 de julho de 2027.
Desde sempre que sonho com este dia e sempre pensei em fazer a cerimónia e festa na quinta dos meus avós. A quinta tem imenso espaço para decorarmos e ficarmos à vontade.Tenho visto várias inspirações pois quero mesas corridas para as refeições e tendas com luzes para proteger do sol. Bem… é todo um mundo para explorar.Alguém já fez algo parecido que possa dar dicas ? Estava a pensar em contratar uma wedding planner para ajudar com a logística do dia e também com a ajuda dos fornecedores tendo em conta que somos da margem sul mas a quinta fica no distrito de Coimbra, mais propriamente em Candosa. O nosso plano B caso ultrapasse muito do nosso orçamento ou a logística de espaço não seja possível para a cerimónia, será casar na igreja do concelho e apenas a festa será realizada na quinta.
Sei que falta imenso tempo mas vi relatos que passa muito rápido e sinceramente aguardo ansiosamente pelo dia 😅

4 respostas

Última atividade por Alexandra, a 25 de Julho de 2025 às 14:48
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Carolina. Smiley smile

De facto, o tempo passa muito rápido. Não é uma metáfora. Smiley xd

E por isso, se casas em 2027, eu no teu lugar metia já mãos à obra. Relativamente ao aluguer de material e serviços de catering, diga-se de passagem que por vezes sai mais dispendioso do que fazer a própria festa numa quinta e ter os serviços contratados já diretamente com eles.

Mas se realmente fizer muito sentido para vocês fazer a festa na quinta dos teus avós, o ideal seria começares já a pesquisa e recolheres orçamentos.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O aluguer de materiais fica puxado.
    Há serviços de catering que te garantem mesas e atoalhados no preço, outros cobram. Tens dois grandes em Coimbra o Nacional e a Encontrus (na altura só pedi orçamento da comida mesmo mas não havia propriamente muita flexibilidade nos menus para te ser sincera). Deves ter outros e com melhores preços, espreita na plataforma.
    Quanto ao processo em si, do que fiz até agora (caso em junho de 26) foi falar com o Padre que queria que me casasse uma vez que não é na área de residência e bloquei também a data junto do padre da zona onde irá decorrer. Sei que meio ano antes, terei que ir ao padre da minha área de residência (que nem conheço) para pedir para abrir processo e depois articular com o civil. Tanto quanto percebi, são burocracias que não conseguem ser fechadas muito antes. Só as datas das igrejas é que por vezes têm calendarização específica.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Julho 2027 Tábua
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela, obrigada pela resposta ! 🥰
    Vou começar por ver a decoração e material para alugar pois deverá ser o mais dispendioso e nós não temos um orçamento muito alto.
    O facto de não pagarmos o espaço deixa-me mais tranquila, também temos uma churrasqueira o que será ótimo visto que a nossa gente e nós não dizemos que não a um bom churrasco. Por isso, não pretendo contratar um catering muito caro nem daqueles com comidas na qual não comeríamos no dia a dia, visto que também sou muito esquisita. 😅O plano B é só mesmo se for muito dispendioso fazer a cerimónia pelo civil e a festa na quinta dos meus avós e aí optaríamos pelo casamento na igreja onde grande parte da minha família casou.Mas também não sei que documentos são precisos e o meu companheiro não nasceu cá nem foi batizado aqui, não sei mesmo como se processa🥲

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carolina!!
    Para aceitares todos esses detalhes precisarás de tempo até para não gerires tudo sob pressão uma vez que acabarás por decidir muita coisa ao longe.
    Eu também vivo em Coimbra, não terei uma experiência de casamento como a tua mas na altura que andei a ver espaço, contactei com vários fornecedores tanto de catering como de aluguer de material/decoração na zona. Dizer-te que não achei os orçamentos simpáticos, mas tendo em conta que não pagas o aluguer de espaço, é uma questão de fazeres contas e perceberes quanto estás disposta a gastar. Outra coisa, as cerimónias religiosas, pelo que entendi, só são autorizadas em determinados locais mediante autorização do Bispo da zona, pelo que se pretendes fazer algo do tipo é melhor teres a certeza que é possível (também soube que há padres que o fazem tipo as escondidas mas não me debrucei sobre este assunto porque não era de todo o que queria para o meu dia). Alguma coisa que te possa ajudar, diz. 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração