Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sílvia
Super Noiva Setembro 2017 Torres Novas

Cerimónia com ou sem missa

Sílvia, a 15 de Maio de 2017 às 12:09 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 23

Olá comunidade linda,

Este fim-de-semana demo-nos com esta questão. Fazer cerimónia com missa ou sem missa? Nós vamos fazer cerimónia religiosa mas como são duas (casamento e baptizado) não sabemos se devemos fazer missa. Temos receio que fique uma celebração muito longa caso tenha também missa.

Qual é a vossa opinião?

23 respostas

Última atividade por Sara, a 22 de Dezembro de 2020 às 15:34
  • S
    Noiva Novata Julho 2020 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola noivas/noivos!

Alguem sabe se um casamento religioso (sem missa) se pode fazer fora da igreja? Ou seja celebraçao feita na quinta?

Beijinhos!

• Responder
  • Sílvia
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim vou ver com o padre.

• Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu partilho, exactamente, da mesma opinião.
    Para mim, só faz sentido se for com missa. E demora cerca duma hora. Sem missa, não chega a meia hora.
    Não sei quanto tempo aumenta com o baptizado, mas não deve ser muito mais. É uma questão de perguntares ao padre, que ele diz-te! 😊
    • Responder
  • D
    Noiva VIP Setembro 2025 Seixal
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Prefiro sem missa e a maior parte dos convidados também. mas se fores realmente religiosa acho que deves por missa

• Responder
  • Angela
    Noiva Constante Maio 2017 São Miguel
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sempre que penso em igreja, penso em missa...para mim não faz sentido haver lá uma celebração sem haver missa...

O que poderá tornar a missa mais longa é a homilia e os cânticos...claro que se for cânticos curtos e uma homilia breve as coisas correm bem Smiley smile

No meu caso vou ter missa! nem poria outra hipótese

• Responder
  • Paulinha
    Noiva Ativa Fevereiro 2018 Lisboa (Concelho)
    Paulinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou da opinião de simplificar. Ás vezes uma leitura ou 1 cantor lírica fica muito giro
    • Responder
  • Odete
    Noiva VIP Setembro 2017 Sátão
    Odete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A missa em si não é muito loga o que poderá tornar mais longa é a homilia que o padre fizer, isso depende de padre para padre uns são mais despachado e não demoram muito é tipo bota fora,desculpa a expressão , os mais conservadores podem demorar um pouco mais . ..e as músicas também alongam um pouco , mas fica uma cerimónia mais bonita. Agora como vais ter batizado... não sei... eu se fosse a ti falava com o padre e expunha lhe as dúvidas . Logo vês o que ele diz.
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Agosto 2017 Santo Tirso
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que fazer um casamento religioso sem fazer missa para mim nao faz sentido... Para mim casar pela a igreja não é so para ficar bonito, tem significado... e quando uma pessoa é religiosa vai a missa... mas isso é so minha opiniao e sem ofensa nenhuma.
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Inicialmente pensei com missa mas depois como passei para domingo o padre aconselhou- me a ser sem uma vez que logo a seguir vai haver missa.
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Junho 2011 Porto (Concelho)
    Sandra&Tó ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Em termos de tempo uma cerimónia com ou sem missa não difere muito.

O que faz alongar a cerimónia é a homilia do sacerdote,

• Responder
  • Vera
    Noiva Master Março 2018 Vila Nova de Gaia
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uma cerimónia sem missa torna-se mais curta. Até pode demorar menos de 1h.

Como católica praticante e catequista, vou preferir cerimónia com missa.

Com a participação dos meus meninos da catequese, corro o risco de demorar quase 2h Smiley laugh

• Responder
  • I
    Top das Noivas Junho 2017 Nazaré
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nos vamos fazer com missa, mas sera so casamento.. penso que nao se vai tornar longa Smiley smile

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2018 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também tivemos a mesma dúvida, mas óptimos por fazer sem missa temos alguns miúdos e talvez seja melhor assim para não se alongar tanto
    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Agosto 2018 Ponte de Lima
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos fazer com missa. Mas nós é so casamento, por isso não sei que te diga. Eu já fui a casamento com batizado, onde os noivos optaram pela celebração da missa, e correu bastante bem até. 😊
    • Responder
  • Genifer
    Noiva Master Junho 2017 Sintra
    Genifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós vamos fazer sem missa, optamos assim porque vamos a igreja mas não tão habitualmente. Acho que só tem lógica ser cerimónia com missa para casais e os pais deles que praticam tudo certinho na igreja, e vão sempre. E além de tudo sem missa é um pouquinho menos demorado. Mas claro isso é uma opção de cada Smiley smile

• Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu optaria por fazer sem missa... depois é muito tempo e muito pesado, sobretudo para os mais pequenos.

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Constante Novembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim é verdade eles pequenos, nao param e depois ficam com a birra. Façam a melhor opção. Bjnhs

• Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós também tínhamos essa dúvida, e primeiro quisemos sem missa, mas em conversa com o padre, ele disse que com missa não aumenta muito o tempo, e que é praticamente o mesmo tempo. Então decidimos com missa, até porque da parte do noivo muita gente é católica praticante.

• Responder
  • Sílvia
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nós concordamos e para uma criança de um ano e meio não é fácil estar tanto tempo no mesmo local.

Este fim-de-semana tivemos um baptizado e primeira comunhão e éramos padrinhos e tínhamos de estar mesmo na missa e tivemos de andar um pouco com ela porque era duro estar quieta.

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Constante Novembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha Smiley smile Por aqui também é casamento e batizado e irmos fazer cerimónia sem missa. Com a missa torna-se muito tempo... Mas tu é que sabes. Beijinhos

• Responder
  • Sílvia
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois eu e o noivo também achamos, mas sabemos que o padre gosta mais com missa e a minha sogra também Smiley winking

Mas já tenho receio que a minha filha não consiga estar na cerimónia toda quanto mais se for com missa.

• Responder
  • Silvia
    Noiva Master Agosto 2018 Ponte de Lima
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma missa em si não é muito longa, tens apenas de ter atenção ao escolher as músicas para não alongar. Sinceramente um Baptizado sem missa até gosto, e é mais suportável para as crianças. Mas casamento sem celebração da missa não gosto tanto
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Smiley smile Por aqui também é casamento e batizado e irmos fazer cerimónia sem missa. Somos da opinião que com missa ficaria muito longa. Beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração