Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sofia
Noiva Curiosa Setembro 2022 Paredes

Cerimónia com missal ou sem ?

Sofia, a 13 de Junho de 2022 às 20:44 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 23
Guardado
Olá Meninas, venho pedir a vossa ajuda. O que acham, colocar missal ou não na cerimónia religiosa?

Sim, compensa

51%

69 votos

Não, não compensa

48%

64 votos

23 respostas

Última atividade por Su Teófilo, a 26 de Junho de 2022 às 22:43
  • Su Teófilo
    Noiva Ativa Agosto 2022 Peniche
    Su Teófilo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, até á muito pouco tempo nem me passava pela cabeça, entretanto falei com o coro e o assunto veio ao de cima... Nem sabia que teríamos de escolher seja o que fosse pensei que fosse tudo igual nos casamentos 🤪
    Este fim de semana andei a mil com isso e já fiz um exemplo de um missal como desdobrável o que adorei o resultado... Só acho que ficou demasiado cheio. Alguém me sabe dizer o essencial para uma celebração sem missa?
    Isto de fazer com ou sem missa, fazer ou não fazer missal acho muito pessoal. Eu por exemplo, como convidada via os casamentos de uma maneira que hoje sendo noiva nunca pensei que fosse necessário e ainda não parei de aprender com os preparativos o que é muito gratificante e enriquecedora está experiência maravilhosa.No que toca aos missais acho bem ao meu ver visto que quando ia a casamento nunca sabia o que iria acontecer a seguir e o que dizer e quando dizia era super baixinho com medo de me enganar por isso sim acho importante dar-nos guias aos nossos convidados para poderem participar na sua vez sem medo de errar. Bons preparativos 😊 e desculpe o testamento 😌
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia...
    Nos vamos ter.. penso que não vou perder muito tempo a faze.los e há sempre que gosta de acompanhar a cerimônia 😘
    • Responder
  • Y
    Noiva Ativa Julho 2022 Aveiro (Concelho)
    Yaneth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    inicialmente, eu não ia fazer mas entretanto com o coro a pedir para escolher músicas e eu a escolher as leituras, acabei por fazer. mas não vou fazer um missal demasiado longo (aqueles que têm o rito completo do matrimónio) para que as pessoas não percam o foco naquilo que é verdadeiramente importante. Optei por mencionar as musicas e as letras e as leituras. aproveitei e fiz uma dedicatória e adicionei as lágrimas de alegria Smiley smile
    Vou fazer uns 25/30, espalhar pelos bancos e não um por convidado.

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou começar essa saga e também tenho muitas dúvidas... Smiley atonished

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Julho 2022 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende da cerimonia, eu como tenho missa e muita gente e praticante terei missal, mas não ponho tudo não vale a pena.


    Até o meu padre diz, a coisas que as pessoas n lêem ,basta porem as leituras, o rito do matrimónio, oração dos fiéis e musicas.
    Os restantes ritos ponham só um apontamento a dizer, comunhao, pai nosso, accao de gracas etc.
    Bj espero que ajude
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia,


    Pessoalmente eu gosto de acompanhar as cerimónias quando vou a casamentos.
    No meu casamento, irei optar por ter missais.
    Beijinhos
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Julho 2022 São Miguel
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não vamos ter missal. Apenas vamos ter um livro para as pessoas que vão participar na cerimónia, por exemplo quem vai fazer as leituras.
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Junho 2022 Sesimbra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E para além dos missais de 1 por casal, vou colocar 1 no ambão, no altar e no coro ☺️
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Junho 2022 Sesimbra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Nós vamos colocar 1 missal por casal, sempre dá para as pessoas se guiarem durante a cerimónia e acompanharem as músicas 🥰
    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Agosto 2022 Estremoz
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia ! Vou casar na igreja e não vou ter missais acho que a maior parte das pessoas já não liga a isso mas os noivos é que sabem ☺
    • Responder
  • Sara
    Noiva Principiante Novembro 2022 Gondomar
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já fui a vários casamentos. E nunca leio os missais. Acho dinheiro gasto em vão. . . .
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Abril 2023 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar pela igreja e nem nunca tinha pensado nisso 😅
    O meu padre vem de Aveiro casar-me em Guimarães, e vou lhe perguntar o que ele acha , o que ele achar está bom para mim , ele é praticamente família x)
    E a nível orçamental nem me preocupo porque a minha tia está habituada a fazer essas coisas Smiley smileVamos ver Smiley smileNão te consigo mesmo ajudar por agora , aliás tu é que me ajudaste a mim que nem me tinha ocorrido esse promenor 😅
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós pretendemos ter para que quem quiser possa acompanhar, e há sempre quem leve de recordação. Até para mim será uma recordação! No entanto ainda não sei quantos vou imprimir, mas serei a fazer, depois vou tentar imprimir e se não correr bem vou a uma papelaria para impressão para que fique o mais em conta possível!
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Agosto 2024 Oliveira de Azeméis
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos casar no verão e então decidimos fazer o missal num leque
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello eu sempre dizia que iria ter, e depois não ti e é a verdade é que nem fez falta... Há imensas coisas na preparação do casório que são completamente dispensáveis, logo na minha opinião é tudo uma questão de gosto pessoal... Se queres faz 😊e depois repassar com o. Padre as leituras e afins... Beijinhos
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva Sofia


    Por aqui vamos optar
    Não um por pessoa mas na medida de 30 missais acho que será bom as pessoas seguirem a cerimónia 🤩
    • Responder
  • Vera
    Noiva Experiente Agosto 2015 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No mei caso compensou. Tds convidados seguiram a cerimónia assim
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Agosto 2021 Loures
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia!


    Nós decidimos não ter, a nossa cerimónia religiosa foi rápida e sem todas as etapas tradicionais, por isso não fazia sentido para nós.
    Beijinhos e bons preparativos!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Maio 2023 Felgueiras
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu acho que é bom ter pois há muita gente que não está habituado a cerimónias ou eventos na igreja e assim conseguem acompanhar! Beijinhos 😗
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Sofia. Se compensa ou não, não sei dizer. Nós vamos ter. Achamos interessante para os convidados saberem o que se vai passar, acompanharem os cânticos etc. Alguns acabam por deixar no banco da igreja, mas alguns levam para a casa de recordação. Quem nos vai fazer os missais recomendou não fazermos mais de 40 (temos 130 convidados). Ainda vamos decidir quantos vamos imprimir.

    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia,
    Eu acho muito fofo e gosto sempre de ver o missal mas acho que depende um pouco do orçamento se estiver apertado é algo que se pode retirar.
    No nosso caso não vamos ter porque é cerimónia civil
    • Responder
  • Verónica
    Noiva Experiente Setembro 2022 Loulé
    Verónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que fica giro e dá para os convidados seguirem a missa 😊
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha Sofia👰🏻‍♀️
    Acho que vale muito a pena 🥰 adoro a ideia.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração