Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela
Noiva Curiosa Setembro 2025 Torres Novas

Cerimónia civil com celebrante

Daniela, a 16 de Janeiro de 2025 às 14:25 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 11

Ola Ola noivinhas!

Nós vamos casar pelo civil apenas e vamos fazer cerimónia na quinta com uma celebrante que já contratamos mas tenho a duvida se vou ao registo pedir para alguem se deslocar até a quinta para assinarmos ou se fazemos num dia antes.

Por um lado, fazer antes fica mais barato. Por outro gostávamos que a data do casamento fosse a que escolhemos para a festa e nao um ou dois dias antes. Também queriamos usufruir da licença de casamento a partir do dia escolhido (o 20 de setembro, sábado) e não antes mas se formos ao registo civil antes a licença inicia ai.

Acham que o trabalho de pedir a alguem para ir a quinta + o dinheiro dado a mais compensa?

Haverá problema ter já uma celebrante para fazer a cerimónia e pedir a alguem do registo para ir oficializar?

Pelo que sei e já todos me disseram o processo no registo civil é apenas alguem a dizer que é um contrato para a vida com os bens escolhidos e assim. Mas a celebrante que escolhemos vai ter a nossa história e vai fazer aquela parte "fofinha" da cerimónia.

Alguém na mesma situação ou alguém que tenha tido o mesmo problema que tenha conselhos?

11 respostas

Última atividade por Eunice, a 19 de Janeiro de 2025 às 14:15
  • Eunice
    Noiva Curiosa Maio 2025 Lisboa (Concelho)
    Eunice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela, também nos vamos casar com celebrante e tivemos exatamente a mesma dúvida que tu. Acabamos por decidir casar numa sexta numa conservatória e fazer a cerimónia no sábado. A nossa licença vai começar na sexta-feira e assim aproveitamos mais dias úteis de férias 🤣 que ficam 11 em vez de 10… Foi o fator que decidiu isto tudo, até porque no dia antes do casamento teríamos de por férias e assim evitamos gastar esse dia.
    Mas honestamente, qualquer opção é válida, façam o que vos fizer mais sentido!
    Beijinhos e muitas felicidades 😊
    • Responder
  • Micaelly
    Noivo Principiante Abril 2025 Póvoa de Varzim
    Micaelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também vou casar na quinta no sábado com celebrante e marcamos no registo civil para ser na sexta um dia antes da festa. Assim só perdemos um dia da licença.
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela. Acho que o melhor seria mesmo fazeres com a conservadora no dia anterior ou, caso a tua cerimónia c/ a celebrante fosse mais à tarde, sei que há noivas que fizeram com a conservadora na mesma manhã!

Beijocas Smiley kiss

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois já ouvi mais gente a dizer que é bastante impessoal e é só a leitura do contrato. Oiço mais essa versão do que pessoal a dizer que as pessoas da conservadora dizem coisas bonitas...

• Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tens pessoas da conservadora que até dizem uma coisas bonitas, mas há alguns que vão mesmo só para ler o contrato e torna-se muito impessoal e chato para quem ouve.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente a extensão da cerimónia não me ocorreu. O facto dos convidados não quererem ouvir essa parte já tinha pensado nisso e até foi o que disse ao meu noivo. É realmente algo a ponderar. Obrigada!
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Setembro 2025 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou ter celebrante, mas vou no dia anterior ao cívil.

A meu ver não se justifica a diferença de valores e também penso muito na duração da cerimónia.

A cerimónia com a celebrante durará entre 30 a 45min se a isso for juntar o tempo do conservador, fica muito extenso. E não sei o que me parece haver duas leituras da cerimónia completamente distintas. O contrato só aos noivos diz respeito, os convidados nem querem ouvir isso.

Mas optem pelo que mais sentido para vocês faz.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também pode ser uma solução mas como casamos a um sábado, acaba por o valor ser o mesmo, só não se paga a deslocação. Mas realmente nao pensei na parte de se calhar ser muito cansativo ou pesado fazer as 2 coisas seguidas...

Vamos continuar a ponderar.

Muito obrigada!

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É algo então a ver-mos os dois.

Em relação à licença ainda não questionei mas é algo a fazer e assim também ajuda na decisão.

Muito obrigada!

• Responder
  • Raquel
    Noiva Experiente Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela,
    Nós vamos 1 dia antes, achamos que fica mto pesado as 2 coisas seguidas e que se tornaria cansativo para todos.
    Ja vi uma noiva que foi de manhã assinar os papeis à conservatória e a tarde houve a cerimónia.Pode ser que seja uma solução para voces!
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela, eu também contratei celebrante. Fomos no dia anterior ao registo casar - apesar de, oficialmente, termos casado dia 12, vamos sempre considerar o dia 13 como o nosso dia de casamento, onde trocámos as nossas alianças e lemos os votos um ao outro.
    Pessoalmente acho q não compensa o valor extra para a conservadora ir no dia à quinta, mas tu e o teu noivo é que decidem.
    Em relação à licença, já tiveram a oportunidade de falar com a vossa entidade empregadora e chegar a um acordo para a licença ter início no dia que pretendem casar ao invés do dia do registo? Hoje em dia as empresas são cada vez mais flexíveis nestes pontos.Boa sorte ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração