Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Noiva Novata Agosto 2015 Pico

Cerimónia civil

Andreia, a 30 de Março de 2015 às 23:13 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 12

Olá a todos. Vou me casar em Agosto e eu e o meu noivo decidimos fazer a cerimónica numa ermida que fica num jardim, como tal, tivemos de pedir ao bispo autorização para casarmos lá, visto que a ermida é do governo e não da igreja. Foi nos negada autorização... Ou seja, a igreja decidiu fazer como quer e não levar em consideração a vontade dos noivos e.. isto deixou me bastante zangada com a igreja levando me a ponderar a hipótese de casar pelo civil. A minha questão é, posso fazer uma cerimónia civil idêntica à cerimónia religiosa? O que acontece na cerimónia civil, o que é lido? Quanto tempo demora?

12 respostas

Última atividade por Ana Carolina, a 11 de Abril de 2015 às 00:50
  • Ana Carolina
    Super Noiva Outubro 2015 Santarém (Concelho)
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia, o casamento civil por norma é a leitura do acordo. Ou seja, lêm que o nubente x, residente em...., com o estado civil..., juntamente com o nubente y, residente em..., estado civil..., se dirigiram à conseratória em dia tal para realizar o acordo (e ai é lido no que consiste o acordo de casamento e o regime de bens adoptados), e que têm por testemunhas o fulano x, residente em... e fulano y, residente em...

    Basicamente é isto e a cerimónia dura cerca de 30 min. É uma questão de combinares com o notário caso queiras fazer algo mais personalizado, e podes fazer leituras, cerimónia das areias, da rosa.. enfim, encontras aqui muitas ideias Smiley winking Podes casar onde quiseres, só tens que garantir o transporte para o notário (no meu caso foi isso que me pediram).

    Se queres mesmo fazer um casamento pela igreja, então terás que sujeitar à regra deles de se casarem na igreja :/ Quando os padres seguem tudo à risca não há mto a fazer. Mas isso é veres com o noivo e verem o que fazem mais questão, se o espaço ou se a cerimónia religiosa.

    Bons preparativos Smiley winking

    • Responder
  • Sonia
    Noiva Ativa Julho 2015 Sever do Vouga
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso que sim eu vou me casar pelo civil e este foi o sítio escolhido. E um local especial pra nós

    Cerimónia civil - 1

    Cerimónia civil - 2
    • Responder
  • Sílvia
    Super Noiva Outubro 2015 Alenquer
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mas também terás que avisar o registo sobre o local onde queres casar, pois soube do caso inverso. Um casal que queria a cerimónia na capela da quinta, mas apenas cerimónia civil e a senhora do registo simplesmente negou-se por ser uma capela... Smiley sad

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A cerimónia civil habitualmente consiste na leitura do contracto que será celebrado pelos noivos...

    No entanto podes personaliza-la com a leitura de poemas, com votos escritos por vós ou por acrescentares uma cerimónia como a cerimónia das areia, a cerimónia da luz ou a cerimónia das rosas

    espreita este artigo :

    guião para um casamento civil original

    E pensa que se fizeres só civil podes fazer a cerimónia onde quiseres... Smiley winking

    Nós vamos casar em plena praia Smiley winking

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Outubro 2015 Silves
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois pelo que percebi os padres não fazem casamentos fora da sua igreja, no inicio também queriamos casamento religioso no exterior e foi não. Optamos então so pelo civil e mais tarde faremos o religioso mas também fiquei desiludida

    • Responder
  • Nádia
    Noiva VIP Dezembro 2015 São João da Pesqueira
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, na cerimónia civil podes fazer como quiseres e onde quiseres, é só uma questão de falares no registo ou concervatória... Beijinhos

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pelo que sei a cerimónia civil não é bem como a religiosa, e é uma cerimónia mais curta. Já fui a um casamento que era só cerimónia civil num castelo, apesar de diferente da religiosa foi muito bonito na mesma Smiley winking

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos casar por civil na praia, e vamos realizar a cerimónia das areias.
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Outubro 2015 Arcos de Valdevez
    Laetitia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Infelizmente estou como tu mas existe uma lei religiosa que impede casar fora da igreja Smiley sad

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Andreia,
    Não tens nenhuma igreja onde gostasses de casar?
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia. Como a Sara diz podes fazer uma cerimónia civil como pretenderes, mas há muitas coisas que se passam na missa que não podes replicar para o civil (como leituras, momentos da celebração, etc...) mas acredito que consegues fazer uma cerimónia civil também muito bonita. Há vários rituais que pode fazer, podes escrever os teus votos para o noivo e ler durante a cerimónia e vice-versa, podes pedir a alguém para ler um texto que gostes, ou até uma carta vossa, tocar música a meio...tanta coisa que podes personalizar e demorará o tempo que quiseres.

    Em relação à ermida, se a tua vontade é mesmo casar pela Igreja podes escolher outra que também tenha siginificado para vcês. Nós tivemos de mudar de igreja mas por uma questão monetária, e não estamos nada arrependidos. São as regras da Igreja, julgo que não é possível casar em ermidas. Pelo menos cá não deixam.

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Linda a cerimónia civil é lido um contrato. Podes personalizar como quiseres a cerimónia. Falando com o notário quw fara a cerimónia no dia. Quanto a por como religiosa iaso j n sei bj
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração