Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Maria
Noiva Curiosa Maio 2023 Lisboa (Concelho)

Celebrante, sim ou não?

Maria, a 17 de Maio de 2022 às 10:44 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10
Bom dia noivinhas! Ainda não percebi muito bem a diferença entre um celebrante e o registo na quinta… Acham que vale a pena?

10 respostas

Última atividade por Ines, a 19 de Maio de 2022 às 21:16
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vale muuuuito a pena. A celebração feita por alguém do registo é impessoal e muitas vezes super tediosa para quem está a ver é como ler um contrato em voz alta. Beijinhos

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida bem o registo na quinta é a conservadora que vai à quinta celebrar o vosso casamento e lavrar a escritura que tem valor legal… o celebrante, confesso que penso que não tem valor legal e é mais descontraído
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Novata Agosto 2023 Sintra
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria !
    Ainda hoje tive a recolher informações sobre o celebrante , mais propriamente para ter ideia de valores. O registo leva 200 € para deslocar-se fora da conservatória realizar o ato + despesa com a deslocação + 100 € pela escolha do regime de bens ( estou a falar do mais barato e nem me debrucei muito sobre as várias opções) já o celebrante pede cerca de 400/450 € por meia hora onde faz uma cerimónia diferente mas não é por isso que nao tens que ir na mesma ao registo ( neste caso é 120 € + o que optarem a nível de regime de bens que varia entre 120 a 160 parece me ).
    Vistas as contas , se considerares a ida ao registo antes do dia C e a contratação do celebrante para o dia em questão, deve rondar os 600/700 € , isto tb foi a ideia com que fiquei mediante o que nós temos em mente.. NO ENTANTO, é algo a ponderar pq ainda é algo que foge ao estipulado.
    Ainda que com valores redondos e pouca experiência, espero ter ajudado 😊
    • Responder
  • Cátia
    Noivo Principiante Novembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fizemos exatamente a mesma coisa! Embora tenha sido uma decisão forçada, ainda bem que assim foi. A conservatória indicou-nos que não se deslocavam por causa do covid. Então encontrámos essa solução: fomos lá casar dois dias antes, e o nosso cunhado conduziu a cerimónia no dia da festa. Foi muito mais íntimo, toda a gente adorou e disse que tinha sido uma das cerimónias mais bonitas a que tinham ido. E agora podemos celebrar o aniversário do nosso casamento em dois dias diferentes Smiley smile

• Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não responderia melhor. Acho que é uma questão de saberes o que queres para a vossa cerimónia. Bjs.
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Acho que já te disseram a diferença principal ☺️ No nosso caso, optamos por nos casar na conservatória e poupar cerca de 100€, e pedir a um dos meus grandes amigos para fazer a celebração 🥰
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Maria..
    As outras noivinhas ja te disseram o que iria te dizer.. aqui em casamentos.pt podes encontrar muitos celebrante que podes enviar mensagem e ver orçamentos e feedback de outros casais.. podes contacta-los e também te ajudará a tomar uma decisão 😘
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2022 Alenquer
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria,

Basicamente é o que a Carla e a Sofia já disseram.

Também se trata duma escolha bastante pessoal - se queres mesmo casar "legalmente" no dia da festa, então diria para levares alguém do registo. Também pagas bastante mais e estás sujeita a disponibilidade deles.

Nós optámos por ter celebrantes porque queríamos uma cerimónia mais emotiva com os convidados e vamos casar no civil no dia antes Smiley shame

• Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha. A diferença é que um celebrante irá celebrar a vossa união de forma única e personalizada a vocês. Enquanto que alguém do registo irá ler as "regras" do casamento e levará os papeis para vocês assinarem. Podes ter a sorte de ter um notário romântico e com o dom da palavra e que vos diga umas palavras bonitas, mas a grande maioria das pessoas apanha apenas com a leitura dos documentos.

Eu optei por celebrante por querer algo único. Vou ao notário 2 dias antes do dia C, casar pelo registo, e depois sim terei o dia C com uma celebrante que irá preparar uma cerimónia para nós. Smiley heart

• Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2022 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, na minha opinião um celebrante torna a cerimónia mais íntima enquanto o registo é basicamente em redor do contracto de casamento.
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração