Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandrine
Noiva Constante Maio 2025 Porto (Concelho)

Celebrante profissional ou amigo ?

Sandrine, a 4 de Outubro de 2024 às 14:46 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 14

Olá de novo!

Para o nosso casamento, vamos ter a cerimónia civil e, logo a seguir, queríamos fazer uma pequena cerimónia simbólica (10-15 minutos para não ser tão longo). Ainda estamos a decidir se contratamos um celebrante ou se pedimos a um grande amigo nosso para assumir esse papel.

Tenho visto muitos debates online sobre esta questão, com várias opiniões a favor e contra a escolha de um amigo para ser o celebrante.

Gostaria de saber o que acham e se algumas de vocês estão a pensar fazer o mesmo, ou se já passaram por esta dúvida também. Adorava ouvir as vossas experiências e conselhos! 😊

Beijinhos e obrigada!

14 respostas

Última atividade por Sandrine, a 7 de Outubro de 2024 às 15:51
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana!

Muito obrigada pelo feedback! Fico mesmo contente de ler testemunhos como o teu, pois ajuda-me a sentir mais confiante na minha escolha. Devia ter sido um dia lindooo!

BjsSmiley heart

• Responder
  • Ana
    Noiva Constante Setembro 2024 Mafra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sandrine!

Nós tivemos cerimónia civil e, logo a seguir, tivemos 5 discursos de amigos: 2 padrinhos e 2 madrinhas de cada lado e de um grande amigo que nos conhece desde o início. Ficou muito bonito Smiley smile Cada um tinha cerca de 3min para falar, portanto não ficou muito longo.

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Nia! Também não gosto muito ser o centro da atenção, não me sinto muito a vontade! Obrigada pelo feedback! Bjs

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mafalda! Também pensei nisso!

É uma ótima ideia, obrigrada! Bjs

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Lena, obrigada pela mensagem! Era mesmo por esse motivo que estava em duvida... Mas acho que vou optar por a ideia do amigo! Bjs !

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii Patricia, obrigada pela tua mensagem! Bjs

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel, muito obrigada pelo teu feedback! Vai ser um dia lindooo de certeza! Bjs

• Responder
  • Nia
    Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandrine...
    Nós somente iremos ter o conservador ambos gostamos do classico e o noivo não se sente nada confortável a ser o cerne da questão no lado intimo da cerimónia...no entanto no vosso caso se tiverem intenção e quiserem gastar algum dinheiro podem optar pelo celebrante dizem que ele primeiro conhece a vossa historia e monta a celebração em conjunto com vocês...e juntaria também o discurso de algum amigo 😉❤️
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Curiosa Abril 2025 Cascais
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Sandrine! O que eu e o meu noivo estamos a pensar fazer é ir à conservatória no dia anterior e no dia C, ter efetivamente 2-3 amigos próximos a discursar, ou seja, ser a cerimónia simbólica. O meu quase marido odeia ser o centro das atenções e acho que se for amigos ou pessoas que ele conhece, vai ficar mais à vontade 😊
    • Responder
  • Lena
    Noiva Experiente Novembro 2024 Vila Franca de Xira
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sandrine.

Acho que as duas opções são boas, apesar que eu optaria pelo amigo.

Um celebrante profissional tem coisas boas, claro, mas pessoalmente ele não conhece a vossa história e tens de pagar dinheiro. Claro que, por outro lado, tem experiência.

Se esse amigo estiver habituado a esse tipo de papéis, acho que não há problema nenhum ser ele o celebrante, e tem a parte boa de ser vosso amigo.

Espero ter ajudado.

• Responder
  • Patricia
    Super Noivo Outubro 2024 Montijo
    Patricia Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandrine,
    Nós contratámos celebrante e não coloquei outra hipótese, agora na recta final não me arrependo nada e estou super entusiasmada! O nosso fornecedor tem sido incrível!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandrine,

Quando eu pensei em fazer uma cerimónia simbolica tive a mesma duvida… mas depois de ler alguns relatos decidi pela celebrante e pedir aos amigos que façam apenas um discurso!
    A responsabilidade da cerimónia fica com a celebrante e os amigos terão a oportunidade de se sentir homenageados desta forma!
    • Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mariana! Muito obrigada pelo feedback! Ajudou-me bastante.

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandrine, caso optes por um celebrante a cerimónia tem a duração média de 30min. Nós contratamos celebrante e, para te ser sincera, nunca pensámos em pedir a um amigo.
    O celebrante reune com vocês e cria um guião de acordo com a vossa história. Devo de dizer que vale muito a pena: não é maçador e, no nosso caso, todos os convidados adoraram a cerimónia! Assim que saímos do altar reparámos que a maioria tinha lágrimas nos olhos - foi mesmo muito elogiado!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração