Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Clara
Noiva Curiosa Outubro 2018 Lisboa (Concelho)

Casar sem convidados, apenas os noivos - ajuda

Clara, a 5 de Dezembro de 2017 às 13:22 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 26

Boa tarde,

Preciso de conselhos, opiniões, experiências que me ajudem.

Vamos casar para o ano, já temos a data definida e estamos muito contentes por darmos este passo tão importante.

Depois do pedido vem o planeamento: quando, onde, e mais importante, com quem.

Temos um orçamento super reduzido, por isso decidimos logo que só convidaríamos família muito próxima.

Quando começámos a fazer a lista, é que nos apercebemos da dificuldade.

Acontece que eu não tenho praticamente relação com a minha família paterna, só tenho muito raramente porque sou eu que tomo sempre a iniciativa de ligar e isto tudo porque fui "obrigada" a cortar relações com o meu pai e daí toda a gente achou (inclusive avós) que isso significaria cortar relações com a restante família também.

Apesar disto, por respeito e só mesmo por isso decidi inclui-los na lista de convidados.

No lado materno tenho relação com toda a gente, mas toda a gente tem stresses e dramas uns com os outros, ou porque nao se falam devido a discussões, ou porque cortaram relações, enfim só dramas que eu evito a todo o custo.

Do lado do noivo não existe estes dramas porque simplesmente a família nao convive (tirando os pais e irmãos dele claro).

Portanto como podem ver o meu/nosso panorama familiar não é de todo o mais apelativo.

Isto deixa-me totalmente desmotivada para o casamento, eu sei que só convidamos quem queremos mas o facto de estar a incluir gente com a qual nao tenho relação está me a deixar triste, porque sinto que só devemos ter conosco neste dia pessoas que realmente se importam conosco, mas por outro lado, não queria deixar de convidar, por exemplo no caso dos meus avós: são os unicos que me restam, tenho medo de me arrepender..

Enfim, resumindo que isto já está um testamento enorme: para evitar estes stresses todos eu e o noivo pensámos em casar sozinhos.. só os dois, primeiro no civil e depois uma cerimonia na nossa lua de mel (também só os dois).

Achei a ideia super gira e fiquei entusiasmada, mas ainda não fui capaz de contar à minha mae, ela anda super entusiasmada com o casamento, afinal sou a primeira filha a casar e não queria de todo deixa-la triste.. parte me o coração..

O que fariam?

Enfim, como disse: opiniões, conselhos, experiências precisam-se!

Obrigada por me lerem e um beijinho a todas.

26 respostas

Última atividade por Liliana, a 20 de Janeiro de 2020 às 14:42
  • Liliana
    Noiva Novata Outubro 2020 Setúbal (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley winking chegou a concretizar o casamento só os dois?
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Clara acho que deves convidar apenas quem te quer bem e ponto final! pensa assim...

a forma como eu tenho tentado encarar a minha lista é: se não fosses casar ias ver essa pessoa no próximo ano? estavas disposta a pagar xx euros de uma refeição num restaurante qq a essa pessoa?? provavelmente não Smiley smile

Ainda para mais se estás com um orçamento reduzido não te sintas mal por só convidares as pessoas que realmente importam.

Se não puderes ter uma festa farta... podes sempre depois de casar organizar uma festinha/ um convívio em tua casa que sai 1.000000 de euros mais barato que ir para uma quinta ou hotel Smiley smile

Infelizmente pelo que vejo nesta comunidade é que há sempre pessoas indesejáveis nas nossas famílias (as ovelhas negras) essas simplesmente não as convido porque o dia é teu; e o teu estado de espírito tranquilo nesse dia é das coisas mais importantes Smiley smile

• Responder
  • P
    Noiva Principiante Junho 2019 Paredes
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sei que já deve ir bastante tarde, mas só agora é que dei de caras com este post!
    Juro que por momentos parecia ter sido eu a escrever isto! Estou precisamente na mesma situação!
    Para evitar este tipo de +problemas estou a considerar casarmos apenas os dois, sem convidados!

Embora vá falando raramente com o meu pai, posso dizer que praticamente cortamos relações.
    A familia do meu namorado, apenas seriam convidados os pais e irmão. Do meu lado a minha mãe claro, mas depois não chamar o pai é sempre aquela coisa.

E é como disseste; o que realmente importa é estarmos os dois, mas não consigo deixar de me sentir triste, pois era um dia que gostava de partilhar com mais gente!

• Responder
  • Clara
    Noiva Curiosa Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meninas,

Nem sei como vos agradecer!

Não tenho atualmente ninguém próximo que vá casar e que possa desabafar sobre estas coisas (sem ser o noivo e a minha mãe) e senti-me verdadeiramente compreendida por todas vocês.

Já falei com o noivo e vamos fazer uma cerimonia pequena só com a família mais próxima e se o orçamento assim o permitir um ou outro amigo.

Em relação a quem vai ser ou não convidado, ainda estou dividida em relação aos meus avós paternos..porque não é uma questão monetária é mesmo uma questão de relação..

Enfim, terei que tomar esta decisão sozinha.

Um grande grande obrigada e um beijinho a cada uma de vocês que tirou um bocadinho do vosso tempo (que hoje vale tanto) para me responder e partilhar opiniões Smiley heart

• Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Julho 2022 Leiria (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós também vamos levar muito pouca gente, umas 25 pessoas. Só vão as pessoas que sabemos que gostam do nós e com quem temos uma ligação. Na minha opinião só devem levar quem vai ficar feliz com o vosso dia. Não convidem A ou B porque são família ou porque se não convidarem podem ficar chateados. Temos pena. É o vosso dia. Vocês escolhem, Vocês é que têm de se sentir bem e felizes. Não se esqueçam que é o início duma nova etapa na vossa vida. Mas claro que esta é a minha opinião. Não façam cedências porque podem estar a abrir precedentes.
    • Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahah quem adormece a mesa normalmente é o meu pai 😂😂😂😂.. a mim por nao condivar o namorado dela é bem capaz de ou haver confusao ou ela levalo de qualquer maneira.. Mas se isso acontecer vai recambiado.. !!!
    • Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora deixa cá ver... eu não tenho TAAAANTO drama...
    o pior que pode acontecer é alhos para aqui e filha duma para ali entre os meus pais e o meu tio bebedo adormecer com a cabeça no prato ( como aconteceu no meu aniversário lol). Os meus primos amuados vão aparecer todos mal vestidos e ainda por cima não vou convidar namoradinhas de escola, por isso o amuo será maior lol
    graças a deus a familia do noivo é melhor e pode ser que abafe a minha LOL
    • Responder
  • Steph
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi mesmo isso que a minha mãe fez.. chantagem!! Aiii deus nos dai paciência para aturar esta gente 😓.. Mas olha que o meu drama familiar não acaba por aqui.. tenhon1 primo que bebe não sabe beber e depois bate no pai.. a mãe depois mete.se e bate no marido também 😓.. outra prima que tem as mãozinhas a abanar e rouba 😓😓😓 e eu vou ter que os convidar porque são família próxima e por causa da minha tia.. Mas isto vai dar confusão porque não vou convidar o namorado da minha prima a que rouba.. porque ele é um porco 🤢
    • Responder
  • Miau
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha eu pelo menos já retirei o meu ex-padrasto do quadro... eu nunca gostei dele e claro que não seria convidado. A minha mae iria chatear-se e às tantas fazia chantagem comigo e dizia que não ia. O meu pai idem aspas...
    oh família... ainda bem que podemos escolher as nossas amizades haha
    • Responder
  • Steph
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha a minha mãe se for é bem capaz de dar uma malha na minha madrasta 😂😂😂.. nem me digas nada.. para a minha mãe fazer figuras prefiro que ela não vá mesmo!!!
    • Responder
  • Miau
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa, desculpa mesmo, mas achei um piadão ao que escreveste e sei que não tem graça nenhuma haha
    e eu aflita porque se o meu pai vier às tantas ele e a minha mãe começam aos insultos... morro de vergonha lol
    • Responder
  • P
    Noiva VIP Abril 2018 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E porque não levar os vossos pais apenas para o casamento civil? Depois faziam a cerimónia intima na lua de mel (que acho uma ideia super romântica).

Mas se convidarem apenas família nuclear (ou seja pais e irmãos) para o civil também seria uma boa solução, até porque pelo que escreveste fiquei com a sensação que seria muito importante para a tua mãe marcar presença, não a excluas desse momento Smiley heart

• Responder
  • P
    Noiva Ativa Agosto 2017 Viseu (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá.

Tanto eu como o meu marido temos a família enorme! Estamos habituados a casamentos grandes, cheios de gente e "ficava mal" nao convidar toda a gente.

No entanto, para mim desde o ínicio sempre me fez sentido ter apenas as pessoas que me eram próximas e importantes, pais, irmaos e amigos. Já o meu marido tinha relacao com mais familia, por ter vivido numa aldeia.

Uma vez que iríamos ter ajuda dos meus pais e em respeito também a eles, optámos por convidar toda a gente. Tive 208 pessoas! Confesso que nao dei atencao a toda a gente, ou talvez mesmo a ninguém em especial, mas nao me sinto mal com isso. Acho que se tivesse tido um casamento mais intimista, teria sido completamente fora daquilo a que estou habituada.

Já tu... faz como achares melhor. é o teu dia! Talvez leves só mesmo os teus pais e irmaos. Imagina o teu dia sozinha com o teu noivo e pensa como te poderás sentir. Bem ou incomodada por te faltar as pessoas que te sao mais próximas?

• Responder
  • Cláudia
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Angola
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Querida,

Sei bem o que estás a passar.

Lembra-te que esse é um passo muito importante nas vossas vidas e é suposto ser um dia alegre e de muita felicidade. De nada vos adianta ter pessoas que nada de bom acrescentam as vossas vidas e que mal conhecem a vossa relação.

Não convides apenas por conveniência, convida por que são importantes para vocês e que com vocês irão tornar esse dia especial e inesquecível.

Sou totalmente a favor de não os convidares.

• Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Clara Smiley smile

Que bom ver-te por aqui, bem-vinda à comu Smiley heart

Acho que, se esse é o vosso desejo, sigam em frente! O casamento é muito importante e deve ser feito como realmente desejam Smiley heart

Já ouviram falar das destination weddings? Vê este artigo, acho que pode interessar-te:

Como organizar um destination wedding

Um beijinho

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Revejo-me em muitos dos teus pontos mas mesmo assim decidimos ter convidados.
    O nosso orçamento também é bem reduzido. Aquilo que fizemos foi pesquisar preços e ajustar tudo ao nosso orçamento e falar com a família para perceber se alguém esta disposto a ajudar. Inicialmente por termps de facto pouco orçamento pensamos em cada um pagar o seu e dispensarmos prendas mas os pais não concordaram e estipularam um orçamento para nos ajudarem no pagamento da quinta. Por isso decidimos convidar só os nais próximos. Para teres uma ideia vão ser cerca de 50 convidados e do meu lado no maximo serao 20.

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2018 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida nós também decidimos convidar as pessoas que nos estão no coração as que querem saber de nós todos os dias e nem todos são família!! Já pensei que alguns familiares não vão ser convidados e ficariam chateados com isso, mas família não é um posto e não tens/temos que convidar as pessoas por isso Smiley smile
    Convida quem realmente querem lá e sentem que vos enche o coração Smiley smile
    Beijinhos querida
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá !!! Acho que o casamento também é um momento de partilha. Coloca o coração de lado e convida quem te é importante. Acho que no fim vais sentir falta disso ...
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Curiosa Outubro 2017 Barcelos
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Clara,

olha por aqui tanto eu como ele dá-mo-nos bem com as famílias, mas como não queríamos gastar muito dinheiro convidamos só os nossos pais, irmãos e os avós dele. A minha avó não foi porque já está acamada.

Casamos pelo civil, fomos a um restaurante jantar com tudo a que tivemos direito e pronto Smiley smile Casamento feito e feliz!

Espero ter ajudado!

• Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá linda Smiley heart

Acho que no teu dia só devem estar as pessoas de que gostas, que gostam de ti e se preocupam contigo Smiley smile aquelas que fizeram sempre parte da tua vida e que estiveram sempre presentes quando precisaste.

Pensa bem e fala com o teu noivinho. De certeza que vão fazer a escolha certa.

Beijinhos Smiley smile

• Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Clara. De facto é sempre chato quando a família não se dá. Eu tive um pequeno na minha e no meu dia. A minha prima directa do lado do meu pai, ou seja, filha da irmã do meu pai e minha tia teve um grande atrito com o meu pai e também comigo, e eu não consegui perdoar-lhe o que aconteceu. este modo decidi que não a queria no meu casamento, pois não faria sentido ter alguém com quem evito ter contacto e a deixar o ambiente constrangedor. Contudo os meus tios e pais dela, foram convidados, mas como não a convidei não quiseram ir. Para além disso, a minha avó paterna também tentou fazer ali um jogo de chantagem para ver se eu a convidava, mas ia-se dando mal, porque ela ia acabando a ficar em casa, pois sendo o meu dia não admito que alguém venha opinar quem devo de convidar ou deixar de convidar. O dia era nosso e queríamos partilhá-lo com as pessoas que faziam sentido para nós, e a verdade é que isso se reflectiu no ambiente no nosso dia.

Gostei muito da tua ideia, de uma cerimónia só os dois, mas visto a situação da tua mãe andar super entusiasmada com o casamento, porque não resolve de facto fazer algo mais intimista, só vocês, os vossos pais e irmãos, ou seja, aqueles que vos dizem algo e que fazem mesmo questão de lá ter e depois vão jantar a um restaurante. Na vossa lua de mel, poderão na mesma, fazer a cerimónia só os dois e guardar esse momento só para vocês.

• Responder
  • Steph
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá minha querida.. bem a minha mãe diz que não vai ao meu casamento porque diz se a minha madrasta for ela não vai.. É eu entendi que já não tenho idade para chantagens.. também a minha família é um bocado complicada tenho primos que não sabem beber e depois armao sempre confusão e acabam por bater no pai.. tenho outra prima que tem as mãozinhas a abanar e rouba.. Mas infelizmente como são família próxima e em consideração a minha tia vou convidalos.. acho a tua idea esoetacular.. diz a tua mãe que te pode ajudar em tudo mas que é um momento vosso talvez ela não se sinta tão "mal" se te ajudar na organização.. ver destinos e coisas assim.. beijinhos e boa sorte 😙
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Março 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que, quer tenhamos um orçamento alargado, quer tenhamos um orçamento reduzido, naquele dia só deverão ir aqueles que mais gostamos e que são de facto importantes para nós!

• Responder
  • Miau
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeiro: gosto de testamentos!
    Segundo: choca aí que eu estou igual!
    Eis o que vou fazer: só vou convidar quem realmente quero. Do lado do meu pai só o vou convidar a ele e às tantas nem vem porque não está na Madeira.
    Para evitar dramas vou convidar os meus colegas todos de trabalho(não que sejam muitos...) mas se pudesse só iam 3 ou 4.
    Eu sugeri casarmos só os dois, mas ele não quis. A familia dele é grande e unida...

No teu caso, convidava só as pessoas mesmo especiais. Vais ver que no fim vais ficar feliz ao ver a tua mãe toda orgulhosa a posar nas fotos com a filha vestida de noiva. Não te preocupes com o lado paterno, se não estiveram contigo nos maus momentos também não merecem estar nos bons! Ainda por cima no TEU dia mais lindo!
    Seria impensável para mim ter pessoas que não gosto ou que não gostam de mim nas minhas fotos, nos meus vídeos... nem pensar!
    Mas, faz o que a tua consciência ditar Smiley smile
    • Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se é isso que quer m, façam-no! A vida é vossa e são vocês que decidem o vosso dia de casamento! 😊
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Clara. Eu faria o que sentisse que fosse mais correto e fizesse mais sentido no meu coração, lembra-te sempre que a vida é tua e as decisões que tomares ficam para sempre contigo, por isso deves viver para te agradar, viver à tua maneira e feitio para que depois não digas "E se tivesse feito aquilo como queria...". Não podemos agradar a todos mas agradarmos a nós próprios é a prioridade Smiley heart Beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração