Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

F
Noiva Curiosa Novembro 2017 Lisboa (Concelho)

Casar pela igreja sem ser batizada

Filipa, a 28 de Março de 2016 às 19:39 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 28
Pois é brides!Então andava eu toda feliz e contente a organizar as minhas inspirações no pc quando me lembrei do nada que secalhar convinha (mas só se calhar lol!) ser batizada para casar na igreja, coisa que não sou! Alguma menina sabe como isto se processa?Tenho que andar na catequese?
Muito obrigada!Beijinho

28 respostas

Última atividade por Carolina, a 29 de Março de 2016 às 06:31
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O noivo não é baptizado? Agora apenas um de vocês necessita, eu vou casar com disparidade de culto porque sou baptizada e o meu noivo não.

• Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa! O teu noivo não é batizado? Se não eventualmente podem casar por disparidade de culto Smiley laugh
    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sei quanto tempo demorará a preparação, mas penso que deves contar sempre com um ano. O melhor é informares-te com o pároco, que te poderá indicar onde podes frequentar a catequese de adultos da tua diocese, pois não sei se podes fazer na tua paróquia.

• Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Claudia!
    Muito muito obrigada pela informação detalhada, agradeço imenso.Também acho que não faça sentido juntar o batizado com o casamento. Se me conseguires dizer: quanto tempo dura a catequese? Queria saber se tinha tempo para começar para o ano porque caso em Novembro de 2017 visto este ano não ter disponibilidade.
    Muito obrigada!
    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para ser baptizada em adulta é necessário frequentar a catequese de adultos, para se preparar. Aliás, até uma criança que não seja baptizada até aos 6 anos, tem de frequentar a catequese antes do Baptismo. Isto é assim porque o Baptismo é o primeiro sacramento da iniciação cristã, e deve ser recebido com consciência. Quando as crianças são baptizadas em pequenas são os seus pais e padrinhos que assumem a responsabilidade e compromisso da sua eduação cristã, pelo que são eles que fazem uma pequena preparação.

Além disso, os adultos recebem os três sacramentos da iniciação cristã na mesma celebração: Baptismo, Eucaristia e Confirmação (ou crisma). Assim, não me parece que seja adequado ser no mesmo dia da celebração de um casamento.

• Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então és a primeia pessoa que conheço Smiley smile Conheço quem tenha sido educado com uma religião e tenha deixado de acreditar, o contrário nunca tinha visto Smiley smile

Eu sei que dá para fazer sem baptizar porque conheço quem o tenha feito, a ideia é a mesma que quando duas pessoas de religiões diferentes casam. Mas se fores crente acho que faz todo o sentido baptizares-te Smiley winking

• Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Julho 2018 Castelo de Paiva
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá FilipaO melhor é falares com o padre como já te disseram.. Se és crente e queres casar pela igreja também faz todo o sentido que tenhas que ser batizada afinal é o primeiro passo na religião católico e sem os primeiros passos não faz sentido tudo o resto Smiley smile
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, até porque não é igual em todas as paróquias

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha terra ja vi. Mas e uma questao de veres com o padre o k e necessario. Emviea que acho que podes casar mesmo nao sendo baptizada.
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá DanielaPor mim era o ideal que não fosse necessário catequese porque não tenho tempo.Tens razão, só falando com o padre para saber que opções tenho Smiley smile
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sofia!Pois eu gostava imenso de ser batizada mas neste momento não tenho tempo caso seja preciso fazer catequese (ou algo parecido), tenho que ver as opções que existem Smiley smile
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Andreia!
    Nunca assisti a um casamento e batizado ao mesmo tempo mas sinceramente se fosse possível preferia ser batizada um tempo antes do casamento Smiley smile
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana!A minha situação é mesmo essa - sou crente e não sou batizada e gostava muito de casar pela igreja (eu sei, não é nada comum mas os meus pais decidiram não me batizar para não me incutirem uma religião logo à nascença e sinceramente fizeram bem). Só que neste momento a trabalhar e a tirar a carta, fico sem tempo para frequentar a catequese caso seja necessário..
    Tenho que falar com o padre Smiley winking
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Filipa, andar na catequese não é preciso, mas deves ter que fazer umas reuniões se calhar. O melhor é te informares com o padre da igreja onde querem casar

• Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hoje há Igrejas que aceitam o casamento bastando um dos dois ser batizado mas no entanto tambem podes pedir o batismo vais sempre a tempo Smiley winking

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A padres k fazrlem o baptizado se asdim desejares no proprio dia
    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas vais casar pela Igreja porque o noivo quer? Ou apesar de não seres baptizada és crente? (acho que seria a primeira pessoa que conheceria nessa situação xD)

Já agora a parte de apenas um ser baptizado depende do padre julgo eu, há uns mais esquisitinhos que outros.

• Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Filipa!
    Sim a Andrei ajudou bastante e todas vocês também Smiley smile
    Obrigada e beijinho
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana!
    Sim é mesmo isso que irei fazer, apenas queria saber se havia alguma bride na mesma situação que eu Smiley smile
    Beijinho e obrigada Smiley smile
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patrícia!
    Sim vou falar com o padre para tirar as dúvidas.
    Muito obrigada Smiley smile
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Nbraga!
    Olha disseste exatamente o que a minha mãe disse em relação à maquilhagem e ao penteado ahahaha Smiley laughPadrinhos não tenho.. Tenho que pensar nisso!Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • F
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Andreia, felizmente o noivo é batizado sim! Muito obrigada pela informação, desconhecia que sendo um batizado não havia problema.Um beijinho Smiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Noivo Experiente Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A Andreia já deu uma excelente ajuda Smiley smile para seres baptizada tens de frequentar a catequeses de adultos que penso que demora algum tempo e depois és baptizada, fazes a primeira comunhão e és crismada. Informa-te na tua paroquia Smiley winking
    • Responder
  • A
    Noiva Master Julho 2020 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Devias falar com o padre da tua paróquia primeiro acho que não precisas de ter catequese

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Agosto 2017 Odivelas
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O melhor é falares com o padre da tua paróquia. Smiley smile Na minha fazem uma pequena preparação para o batismo, não é catequese...
    • Responder
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para ser batizada acho k não precisas andar na catequese...era engraçado te batizares e casares no mesmo dia...mas vendo melhor vão te molhar a cabeça e lá vai o penteado e a maquilhagem...fala com o padre, batiza-te quase na hora...a melhor parte é k podes escolher os padrinhos ou tem alguns já? E na Páscoa ias buscar o folar?
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa . Eu como já sou batizada, não sei como funciona ..
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Maio 2016 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa, o teu noivo é batizado? Se for e queres casar pela Igreja podem casar em disparidade de culto... isto é, podem casar pela igreja desde que um dos noivos sejam batizados. Se nenhum for; aí sim tens de te batizar, mas não sei como funciona. Smiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração