Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Novata Agosto 2023 Viana do Castelo (Concelho)

Casar pela a igreija por estrangeiros

Joana, a 15 de Fevereiro de 2021 às 15:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7
Boa tarde meninas, tenho aqui um dilema.

Irei casar no fim do mês aqui no Luxemburgo pelo o civil. Somos os dois com dupla nacionalidade. Irei casar em 2023 em portugal pela a igreija. O dilema é posso mesmo casar por civil e 2 anos depois pela a igreija ? Ja me falaram em abrir um processo de casamento ... tou pouco perdida. Obrigada

7 respostas

Última atividade por Joana, a 15 de Fevereiro de 2021 às 21:05
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Somos duas, tambem pensei que fosse mais simples. o problema vai ser mesmo ter os papeis 6 meses antes. 🙄
    • Responder
  • Angela
    Noiva Constante Agosto 2021 Fafe
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá , o meu caso é parecido . Estou em Inglaterra , e neste caso como já resido cá á uns 10 anos , tenho que iniciar o processo canónico cá. Ou seja temos que ir á paróquia onde fomos batizados , neste caso eu fui batizada em Espanha , é já tive que entrar em contacto com a paróquia de Espanha .O Sr. Padre tem que te mandar o papel pelos correios , ou caso lá possas ir busca lo. Cuidado porque o papel só será valido para meio ano , e tem que estar autenticado pela paróquia ... depois de o processo estar inicido segue para archdiocese de Braga , e depois para a paróquia onde me irei casar !! Confesso que pensei que fosse mais simples todo o processo ... 🙏🙏
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exactamente Joana.Smiley shame Beijinhos

• Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada meninas acho que ja cheguei la. Irei falar com o sr padre .
    Beijinhos e obrigada
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana! Não sei como se processa nada do casamento civil em Luxemburgo... Mas do que sei, qualquer pessoa que já casou pelo civil mas ainda não tenha casado pela igreja, pode-o fazer. O que interessa à igreja é que nunca te tenhas casado pela igreja no passado.

Por isso, em Portugal a Igreja vai-te pedir realmente para abrires o processo de casamento (religioso/católico). E o que é que tens de fazer? Tens de ir à paróquia onde se vão casar, falar com o padre e ele vai-vos explicar direitinho. À partida, terão de ir buscar a certidão de baptismo de cada um às paróquias onde foram baptizados. Depois, pegas no vosso certificado de casamento e nas certidões de baptismo, e vais à paróquia onde vocês vivem (até pode ser que seja a mesma paróquia de onde se casam) e entregas lá para o pároco abrir o processo de matrimónio.

Entretanto, convém reservares o livro das assinaturas com o padre que vos casa.

Como varia ligeiramente entre paróquia, digo-te pelo menos do que eu sei. Mas o padre que vos casará é que te diz direitinho. E não precisas de muita antecedência, uns dois meses antes, quando vierem a Portugal tratam disso de uma só vez. Beijinhos

• Responder
  • Joana
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Carla, pelo o que precebi quando for o casamento em 2023 e for falar com o sr padre so irei presisar do papel que aqui me dao a diser que casei por civil mais as certidões de batismo que o sr padre ja tinha pedido.
    Acho q ajudou obrigada beijinho
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Joana, legalmente só o casamento civil é aceite na sociedade e républica portuguesa, por isso não há obrigatoriedade para casares pela igreja. Claro se queres fazê-lo, como estou a ler, podes muito bem casar daqui a 10 anos pela religião católica e casar agora no civil. Por isso, respondendo à tua questão, sim podes casar só a dois no civil agora e depois (quando tu quiseres) pela igreja. Por acaso é o que vou fazer. Quanto ao processo tens que abrir o processo de casamento civil no registo civil com o máximo de 6 meses de antecedência; basicamente pedes autorização para casar perante o estado, marcas a data e pagas o papel que vais assinar. O facto de terem dupla nacionalidade penso que terão que apresentar toda a documentação, mas é uma questão de ires ao site do IRN para saberes mais detalhes. Quando for pela igreja o padre vai te explicar o que precisas, neste caso o comprovativo de que já te casaste pelo civil. Espero ter ajudado. Beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração