Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mychele
Noiva Constante Setembro 2021 Porto (Concelho)

Casar na igreja ou no civil??

Mychele, a 25 de Março de 2021 às 15:19 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 16

Meu noivo é divorciado, mas pensamos casar primeiro no civil e agora na igreja. O que acham?

16 respostas

Última atividade por Mychele, a 26 de Março de 2021 às 15:15
  • Mychele
    Mychele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meninas e toda comunidade,

Após ter ido à Diocese do Porto, posso vos dizer como isto funciona, de acordo com a informação que me deram: Tem de se entregar um pedido ao tribunal eclesiático ("com um texto todo bonito") a justificar o porque de querer a anulação, caso eles aceitem dar entrada no processo, tem de se pagar cerca de 1000€ só pela abertura do processo. O decorrer do processo é bastante moroso, é chamada a ex-mulher para confirmar se o noivo disse a verdade, são chamadas também testemunhas...tudo como se fosse mesmo num tribunal normal. Isso dura cerca de 1 ano e tal e mesmo depois de tudo isso, se não houver um bom motivo (tipo ter sido obrigado à casar) é recusado e andou-se lá a fazer nada. Pode-se contratar também um advogado, mas pelos vistos, é mesmo muuuuito difícil aceitarem a anulação. Bem, é isto noivinhas, penso que que ficou mais ou menos esclarecido para quem tenha a mesma dúvida que eu tinha, sim, tinha, porque como devem imaginar, fica completamente sem efeito casar-nos pela igreja e voltamos assim aos preparativos que já tinhamos do civil na quinta :-) Obrigada pela ajuda e conselhos de todas. Beijinhos

• Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mychele! Se fizer mais sentido para vocês casar pela igreja, acho que devem informar-se sobre o processo de anulação. Se assim o fizerem, não te esqueças de partilhar connosco toda a informação, acho que é interessante ter esse tipo de conteúdo aqui na Comunidade!

Um beijinho Smiley heart

• Responder
  • Lara
    Noiva Ativa Junho 2021 Vila Real (Concelho)
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia
    Na minha opinião casar pela igreja acho que tem outro toque! Eu sou católica e pra mim faz mais sentido. Se realmente o teu noivo já casou pela igreja não o poderá fazer de novo infelizmente.
    Mas como muitas noivinhas aqui referiram, casar pelo civil não deixa de perder aquele encanto do casamento. Cada um tem a sua maneira de pensar e de querer fazer as coisas 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Michele casar na igreja tem de fazer sentido para ti. Não é só um “evento bonito”. Já vi muitas cerimónias civis super personalizados e bem mais bonitas que alguns casamentos na igreja. Casar pela igreja sai habitualmente mais caro que casar pelo civil. O importante é o que faz sentido para vós enquanto casal? Pretendem casar e ter filhos e baptiza-los na igreja? Pretendem ser casais praticantes e celebrar em comunidade todos os domingos? Então força! Não acho que seja uma pergunta adequada para colocar a pessoas que não vos conhecem...
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mychele.
    A anulação tem critérios muito específicos que poderão tentar perceber se ele cumpre mas como já te disseram, não é um processo fácil. Boa sorte e que corra tudo pelo melhor. 😘
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2021 Loures
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mychele,

Se o teu noivo casou na primeira vez na igreja, não poderá casar mais vez nenhuma no religioso.No entanto o civil podes sempre fazer algo mais detalhado na cerimónia para poderes ter a benção da igreja ⛪️ Beijinhos
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii Mychele, provavelmente será mais " fácil" apenas o civil na quinta... Há pessoas fantásticas hoje em dia para fazer esse género de celebrações 😉

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mychele, concordo com a noiva Carla 🙂
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mychele
    Como as noivas disseram, visto que já casou no religioso não pode casar outra vez. Até podem conseguir anular o casamento, mais vai demorar, e se conseguirem ☺️
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quanto ao ex-casamento, como dizes e bem, é possível pedir a anulação, mas posso dizer-te que uma amiga minha tentou e só para esse processo de anulação queriam cerca de 5000€.

Quanto ao vosso casamento, acho que deve ser uma decisão muito pessoal vossa, dependendo essencialmente da ligação que vocês têm com o culto.

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah, ainda bem! Então tens que arranjar um padre moderno e pedir a anulação ao papa... não sei se vai ser fácil, honestamente, mas espero que consigam. Smiley shame Beijinhos e boa sorte.

• Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mychele! Sim é possível, no entanto não sei se é assim tão comum quanto isso...Não basta arranjar "um padre moderno" querida, acho que o noivo tem mesmo de ter uma justificação válida (aos olhos de quem vai recolher o pedido), e não sei se terá de ter também o consentimento do outro cônjuge. Nada como te informares melhor junto da Diocese do Porto, tens no site deles a morada e outros contactos!

Beijinhos 😘

• Responder
  • Mychele
    Mychele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estive a me informar quanto a isso e hoje em dia já é possível sim :-) eles anulam o casamento na igreja. Só é preciso arranjar um padre moderno, mas de acordo com as ordens do Papa é possível :-)

• Responder
  • Mychele
    Mychele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também religioso.

Ainda não, seria na quinta o civil, caso não haja a igreja.

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mychele, se o teu noivo já foi casado pela igreja, não será possível vocês terem uma cerimónia religiosa pois a igreja católica não reconhece o divórcio e terão que optar só pelo civil. Se pelo contrário o teu noivo nunca casou pela igreja antes, então vocês podem optar por casarem os dois pela igreja, se é esse o vosso desejo. Beijinhos e boa sorte.

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mychele 😍

O ex-casamento do teu noivo foi apenas por civil ou também religioso? E vocês, já são casados pelo civil? 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração