Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Constante Junho 2021 Sintra

Casar na igreja

Catarina, a 10 de Setembro de 2019 às 00:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 9
Boa noite meninas hoje trago vos o meu bicho papão

Casar na igreja? Muitos documentos?

Muito intraves? Muitas complicações?

é assim tão complicado..
Ouve tava a ouvir uma cliente a falar, a maneira dela falar parecia que temos quase de tirar um curso pá subir ao altar 😛🤭😛🤭😛

9 respostas

Última atividade por Diana, a 16 de Setembro de 2019 às 08:31
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa. Não é nada complicado 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gostei do teu resumo.

Vou guardar para me ir orientando Smiley smile

Beijinhos***

• Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hello tudo depende da tua paróquia. Mas não é nada de mais.

1º vais à conservatória e abres os papeis do casamento. Se escolheres a convenção habitual de bens adquiridos pagas 120€ e tens a partir daí 6 meses para te casares.

2º só tendo o papel anterior inicias o processo religioso (isto não significa que não tenhas já a data marcada, isso podes logo agendar com o Padre na Igreja onde queres casar...)

3º Para iniciares o processe religioso vais à tua Paróquia (sempre a da noiva) e vais fornecer informações como: a certidão de abertura do processo da conservatória (este papel depois é te devolvido) moradas onde tu e o teu noivo viveram desde os 14; morada actual, morada onde vão residir depois de casados, se já foram casados, se têm filhos, cartões de cidadão... Onde vão casar, quem vai ser o celebrante, a vossa data de baptismo. Onde vais fazer o cpm., Nomes dos vossos pais, etc

Este processo a mim custou-me uns 100€, porque já vivemos noutros sitios.. então a tua Paroquia vai andar a pedir atestados "de nada obsta" a esses sítios onde moraram e cada sitio é um pagamento Smiley xd

4º O cpm - CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMONIO é habitualmente obrigatório (depende da tua paroquia). Tens sitios (como o meu) onde foi apenas 1 dia e pagamos cada um acho que 15€ (incluía refeições etc).. Há outros sitios que levam meses.. Tu podes escolher onde queres fazer o cpm.

4.1º eu ainda tive uma conversa com o Prior da minha Paroquia para saber coisas como "és prima do teu noivo???" loool a conversa durou uns 15 min e é um proforma.

5º com o papel da conservatoria + Certificado de nada obsta que obtens da tua paróquia depois deste processo todo - tens os papeis prontos para casar, que têm que ser entregues ao Padre pelo menos umas 2 semanas antes da data do casamento.

E é basicamente isto Smiley sexy

• Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu só é um bicho papão porque estou no estrangeiro e o meu noivo não é batizado, então a papelada e o processo é maior e mais demorado, mas mesmo assim não o considero complicado. Considero sim uma dor de cabeça o envio do processo para Portugal, que é só ridiculo no sec XXI

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Smiley smile como as noivinhas Ja disseram não há dificuldade nenhuma. No meu caso nem p Curso de preparação tenho de fazer. Primeiro não é obrigatório (como nos fazem levar a pensar) e segundo o meu pároco não faz nenhuma questão disso Smiley winking
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao tem dificuldade nenhuma. Pelo menos pra nos foi super simples, deve e haver pessoas que complicam a coisa. E so pedir uns papeis ao sr padre, ir ao civil como toda a gente e dps ou o padre trata do processo ou tratam voces e super simples. E so levar a papelada a diocese, no meu caso foi pagar 25€ e pumbas sai de la com o papelinho amarelo a dizer que podemos casar 😆😆
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Catarina! Não é nenhum bicho papao! Deves falar cedo com o padre e esclarecer tudo com ele! Deixo-te entretanto dois debates essenciais para leres e tirares algumas ideias! Bjs

Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687

Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865

• Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Efetivamente tens que tirar um curso... O cpm ou lá como se chama 😂😂😂
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não há complicação nenhuma. É necessário certificados de batismo, preencher umas folhas com dados dos noivos e dos dos padrinhos.

Ir ao civil abrir processo de matrimónio (só 6 meses antes) , escolher o regime de bens e pagar 120€, esperar que o papel chegue, levantar e levar o papel à Igreja e anexar ao processo religioso que também ha de ter um custo. Fazer o curso de preparação para o matrimónio e já está.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração