Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Casar de preto | Noiva do Minho

Ritinha, a 5 de Março de 2020 às 15:52

Publicado em Fórum Moda nupcial 54

Olá comunidade linda, Hoje trago-vos um debate em jeito de curiosidade. Uma das minhas inspirações para o meu casamento são os símbolos/tradições Portuguesas. Tenho feito muitas pesquisas (em breve revelo o porquê) e algo que me tem fascinado são as noivas do Minho. Já conhecia a grandiosidade dos...

Olá comunidade linda,

Hoje trago-vos um debate em jeito de curiosidade. Uma das minhas inspirações para o meu casamento são os símbolos/tradições Portuguesas. Tenho feito muitas pesquisas (em breve revelo o porquê) e algo que me tem fascinado são as noivas do Minho.

Já conhecia a grandiosidade dos seus vestidos graças à Mariza que canta e encanta vestida de noiva de Minho e mais recentemente à Cristina Ferreira. Mas, porque haveria uma noiva de se casar de preto?

Na verdade, a cor preta simbolizava a solenidade que só era utilizada em ocasiões muito especiais, como o próprio casamento. Adicionava, ainda, todo o ouro que a família tivesse (muito dele passado de geração em geração) ao peito, por forma a mostrar o seu dote e posses económicas. Nas orelhas, usavam os brincos à rainha.

O traje é composto por casaca de tecido de seda preta ajustada ao corpo, formando uma pequena aba na cintura e contando com decoração em bordados aplicados de vidrilhos, galão, e fita de cetim pregueada, tudo em preto, saia de tecido preto de lã, com barra em veludo ricamente bordada em vidrilhos, decorada na orla com aplicação de fita e tira de cetim pregueada, avental de veludo preto, decorado com bordados em vidrilhos, formando a coroa real no centro, enquadrada por motivos vegetalistas, algibeira entre o avental e a saia, em forma de coração estilizado, bordada com vidrilhos, lenço branco de tule bordado com fio de seda, meias rendadas brancas e chinelas pretas bordadas em branco.

Juntamente com o ramo, levava o lenço dos namorados (para mim um dos mais belos símbolos do amor).

cfb_585881.jpg

cfb_585883.jpg

cfb_585885.jpg

cfb_585887.jpg

cfb_585889.jpg

Apesar, de não ser capaz de usar este vestido no dia do meu casamento (talvez, como segundo vestido), acho-o lindíssimo e, para mim, o traje mais majestoso Português.

Beijinhos.

54 respostas

• Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela opinião Smiley smile
    • Responder
  • Elsa
    Noiva Constante Agosto 2020 Ourém
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida,
    Lindo para segunda opção!!
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou do Minho e e sem dúvida uma ótima segunda opção querida 😘
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou mesmo ansiosa para ver!! 😍❤️
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vou levar um vestido como uma noiva do Minho, mas os principais pormenores são uma grande homenagem a Portugal.
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai querida até fico arrepiada quando vejo algo tão português... dá mesmo um “baque” no coração de orgulho por termos tradições tão lindas. E como não podia deixar de ser no meu dia levei os meus sapatinhos lindos inspirados nos lenços e apesar de ter adorado todos os acessórios que levei no dia, para mim os sapatos foram o acessório mais bonito de todos pela história e tradição que representam 😍
    Estou tão ansiosa para ver o teu grande dia!! ❤️😘
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, eu confesso que os adoro 😍
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que é uma homenagem a todas as noivas que por orgulho reinventaram o vestido de noiva e o tornaram num símbolo Português.
    Somos as duas orgulhosas Portuguesas e mais do que o vestido é toda a sua origem e valor patrimonial e cultural, sei que sentes o mesmo que eu quando vemos uma fotografia de uma noiva do Minho.
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Rita, adoro este teu debate! Tão bom ver uma noivinha a trazer para o seu casamento as nossas tradições tão portuguesas.😍
    Gosto imenso destes vestidos acho-os lindos mas tal como tu não o conseguia usar como vestido principal. ☺️
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Apesar de lindo e sobretudo i trabalho nas sao As.. não faz de todo o meu gênero...
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu punha-o era num cofre fechado a sete chaves xD
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também uso imenso preto no dia a dia, acho muito elegante. Partilhei este exemplo, porque apesar de desconhecido por muitos faz parte da tradição de uma zona de Portugal casar de preto, o que acho super curioso.
    Amo o lenço dos namorados, ou não fosse a maior inspiração dos meus convites Smiley smile
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho bonito a sua simbologia e representação Smiley smile
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente não me atrai nada 😏
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Q tradição gira.
    Eu por acaso não tenho aquela coisa de não poder ir de preto, ou a associar a funerais.Acho uma cor mt elegante.Não usaria no meu casamento pq n tem nd a ver cmg. E o motivo é tão só este.Qt ao lenço dos namorados, adoro de paixão 🥰
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita,
    É de facto muito bonito e é nosso 😍 mas não me vejo q casar sem ser de branco ou pérola! E acho que não aguentava usar aquele ouro todo, se o tivesse 😂😂😂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Rita. É de facto um vestido poderoso. Um grande símbolo do nosso país. Contudo, jamais usaria um vestido preto como vestido de noiva nem como segundo vestido. Um vestido preto é sim bastante elegante e bastante versátil para todo o tipo de eventos mas eu pessoalmente considero uma cor “pesada” para uma cerimónia tão feliz 😉
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Realmente tem uma grande beleza, mas talvez pela cultura e tradição ao qual sempre vi e desde sempre não me imaginaria! Smiley smile

• Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Adoro o preto. Acho que qualquer pormenor ou roupa em preto acrescenta sempre um toque de elegância. Não seria capaz de usar esse vestido no meu casamento, mas como segundo vestido ja seria capaz.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sou super apreciadora da cor preta, diria que 90% das minhas roupas são pretas, mas no dia não quero! Nem para segundo vestido 😍

Ficamos a aguardar fotos desse dia, já sabes eheheeh 😘

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Telma, no limite usaria como segundo vestido e por amooo "usar e abusar" dos símbolos Portugueses. Mas vai estar presente de outra forma no meu casamento :p

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita 😍

Apesar de achar de uma elegância, não seria capaz de usar confesso 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração