Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Filipa
Super Noiva Agosto 2018 Sintra

Casar com pouco dinheiro

Filipa, a 20 de Outubro de 2017 às 16:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 24

Olá noivinhas lindas. Espero que esteja tudo bem convosco.

Hoje vim falar-vos um bocadinho deste tema porque participei no debate criado pela nossa querida Steph (https://comunidade.casamentos.pt/steph--u583547) e percebemos que este é um assunto delicado entre muitas de nós.

É um debate longo, mas espero que vos ajude.

Eu sou mais uma de tantas noivas que recebeu durante muito tempo o ordenado mínimo e, atualmente, estou desempregada com um subsidio de 450€/mês, mas de casamento marcado!

É tudo muito caro, tem sido um desafio enorme conseguir enquadrar tudo isto dentro do orçamento mas também não é isso que me vai desanimar!

Fui percebendo que o grande segredo é planear as coisas com tempo e acreditem, não vou abdicar assim de tanta coisa…

Vestido e Acessórios

Eu optei por comprar o meu vestido na Wedding Clinic (loja no seixal com vestidos até 650€)... não é o meu vestido de eleição porque esse custava 2.000 € mas também é bonito.

Os acessórios tipo saiote, tiara, etc, vou mandar vir do Aliexpress. Elas iam levar-me 90€ pelo saiote e no Aliexpress, encontrei a 15€ com óptimos comentários e fotos reais.

Há vários sites com vestidos... Aliexpress, Ligth in the Box e JJSHouse foram os que mais gostei.


Lista de Convidados

Um dos temas mais difíceis de tratar… Nós temos uma lista de 90 e tal convidados. É enorme mas não conseguimos cortar mais ninguém e vamos ter de aguentar as consequências disso… tirar dinheiro de um sitio para pôr no outro. É assim…

Se conseguirem, optem por fazer uma lista de convidados só com as pessoas mais próximas e realmente indispensáveis nesse dia.

Lembranças

O Aliexpress tem imensas coisas que podem servir de lembranças. Eu optei, por ser um casamento rústico e de campo, por um "abre garrafas" bem fofinho... Ficou-me a 17 € as 50 unidades. Vamos ser nós a dar pessoalmente... contei 1 por casal + 1 por pessoa solteira. Só precisei de encomendar um pacote.

50-pcs-Esqueleto-Abridor-de-Garrafa-Etiq

Para as crianças vou fazer uns sacos com gomas (em sacos de papel castanho com uns autocolantes) e assim posso pagar com o cartão refeição, o que é ÓPTIMOO !


Tipo de Cerimónia, Tipo de Celebração, Data e Hora da Cerimónia

Eu vou casar pelo civil, logo existem 2 hipóteses… ou levo a conservadora ao local (200€ + Despesas de Deslocação) ou vou eu até ela (120€).

80 € ou + de diferença entre as opções, pagam outras despesas por isso, eu vou até lá.

Vou casar a 18/08, mas no dia 17/08, nós e as nossas madrinhas vamos ao registo tratar da parte legal de tudo isto (até porque é o que tem menos piada) e depois devemos ir almoçar a um restaurante perto da praia (cada um paga o seu), sem roupas de festa, sem penteados, sem fotografia nem grandes preocupações.

Dia 18/08 vai ser sim o dia do meu casamento porque é nesse dia que vão estar lá as pessoas de quem eu gosto, é nesse dia que vou usar o meu vestido e é nesse dia que vou ter um altar bonito.

Admitindo que não vou ter a conservadora no local e os celebrantes levam no mínimo 300 €, estou a preparar o alinhamento/guião da cerimónia e sem que nenhum dos outros convidados saiba, vamos combinar com uma pessoa amiga para a fazer. Vamos ter leituras, intervenções de alguns convidados, vamos plantar uma árvore, etc … vai ser, no mínimo, muito intimo.

Também escolhi casar mais para o fim da tarde ... primeiro porque adoro o tipo de decoração que se pode fazer com luzes, à noite e depois porque os convidados não vão ter tanto tempo para comer logo, gasto menos dinheiro :p

Quanto ao dia, sempre quis que fosse a 08.08.2018 ou a 18.08.2018 e nisso não fui muito flexível, mas se casarem a um dia de semana, mais barato fica !


Local da cerimónia + Catering

Eu optei por fazer a cerimónia em minha casa porque, felizmente, tenho um quintal com algum espaço para isso e confesso, estou ansiosa para ver como vai ficar no dia do casamento. Espero que esteja bom tempo porque, caso contrário, tenho um grande problema! Só aqui já poupei imenso dinheiro!

Ainda assim, tive de contratar uma empresa de catering e decoração, DJ e Fotógrafo.

Quanto ao catering, tudo o mais simples possível e pratos tipicamente portugueses (nada requintados). A ementa saiu-me a 20€ por pessoa.

Mas existem outras opções… se for um casamento pequeno podem fazer um brunch ou piquenique na praia ou no campo, por exemplo …

Casar com pouco dinheiro 1

Casar com pouco dinheiro 2


Quanto ao resto é uma questão de tempo, paciência, dedicação e trabalho...


Decoração

Na decoração, tenho tentado fazer algumas coisas que depois me possam minimizar o orçamento dado (personalizar garrafas de vidro que vá usando, frascos de grão, frascos de iogurtes e por aí)

(Inspirações)Casar com pouco dinheiro 3

Casar com pouco dinheiro 4

Eu, pessoalmente, adoro aquelas letras enormes, com luz e queria muito umas no meu casamento. Sabem o mais interessante.... ????

xdecoracao-casamento-letras-luminosas-il

Há imensos vídeos no Youtube a explicar como podemos fazer !! O meu preferido foi este: Vejam !

Dá trabalho mas não é caro... Letras feitas com paletes, luzes de natal e bolas de ping pong. Quero tanto ! E tão grandes para fazer essas fotos aí em cima... ainda por cima o meu casamento é à noite... vai ser um show !

Também tenho encomendado várias coisinhas pelo Aliexpress. Vejam as fofuras *.*

Casar com pouco dinheiro 5


Estacionário de Casamento

Convites, menus, etc... tenho feito tudo em casa no Word. Fiz o download de alguns tipos de letras bonitos e vejam o resultado ...

Vou imprimir e plastificar ou colar numa cartolina verde seco... Gostam ???

Casar com pouco dinheiro 6

Quanto aos convites, ainda não decidi se vão ser enviados por mail/facebook ou se vamos imprimir.


DJ

DJ ... ponderei fazer eu uma playlist mas bem, não é a mesma coisa... Teve mesmo de ser. Paguei 300 € mas tenho a certeza que tenho um casamento muito fixe.

Fazer em casa, traz-me o problema do barulho... como vai ser um casamento realizado tarde/noite, tenho de ir pedir a licença de ruído ... não quero ter nenhuma surpresa e muito menos uma multa ! O gabinete de apoio ao munícipe, já me enviou as informações ... Vou pagar 12,30 €/dia e posso fazer o requerimento na net ou lá no gabinete.


Jogos para crianças

Mais uma vez, vou aproveitar garrafas. Depois ponho numa cesta e tchanann. Isto, uma bola de futebol, música e um baloiço, já é suficiente.

Casar com pouco dinheiro 7


Photobooth

Umas placas de pladur (2€/3€), um balde de tinta ou um papel de parede e alguma criatividade vão resolver o tema para o photobooth. Também vou utilizar um projector para desenhar uma vw pão de forma e cortar em pladur (porque esta linda que vemos nas fotos, é feita no brasil e custa +/- 900€) !!!!

(Inspirações Photobooth)

Casar com pouco dinheiro 8

Também fiz algumas comprinhas no Aliexpress ...

Casar com pouco dinheiro 9


O livro de honra

Mais uma vez, aliexpress !



Basicamente, é isto...

Espero dar-vos alguma inspiração... Sempre ouvi dizer, o que nã nos destroi torna-nos mais fortes. Independemente dos valores exurbitantes que nos pedem, acreditem sempre. Vocês vão ter o casamento dos vossos sonhos, assim como eu espero ter o meu. Agora dá trabalho mas tenho a certeza que naquele dia, ver tudo o que fizemos vai valer bem a pena !

Do que é que abdiquei?

- Vídeo... Só vou ter fotógrafo ... o video fazemos nós e depois eu tento editar em casa !

O que mais me custou foi abdicar da lua de mel ! Não vamos marcar nada ... quando recebermos o valor das prendas, vamos ver quanto temos, pôr a mochila às costas, pegar na tenda e ver para onde é que o vento nos leva... até que o gasóleo acabe :p Espero que seja divertido. Mente aberta e para a frente é que é caminho !

Beijinhos e bons preparativos !

24 respostas

Última atividade por Bruna, a 25 de Abril de 2018 às 12:24
  • Bruna
    Noiva Constante Novembro 2019 Vila Nova de Gaia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada, obrigada mesmo Smiley smile
    o meu maior receio é mesmo não conseguir! Estamos a construir casa, e preparar o casamento e penso sempre até que ponto "vamos conseguir?"
    mas tu deste-mo a receita para isso! Pensamento (super) positivo!
    temho a certeza de que vais ter um dia maravilhoso e desejo-te as maiores felicidades do mundo! 😍
    • Responder
  • Aninhaz
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau isso é que é bons pensamentos positivos =) e sabes que mais? Parece-me que a tua festa vai ser super divertida, até fiquei com vontade de ir ahahhaha ♡ muitas felicidades 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida. Obrigada pela tua partilha que acho que é um encorajamento para todos nós que temos um orçamento reduzido e que tentamos no meio de tudo dar voltas para fazer funcionar. Cada um há sua maneira e na realidade em que vive.

    No nosso caso não iremos abdicar do fotógrafo e vídeo porque eu fazia questão de ter o nosso dia registado. Será um grande investimento mas que consegui que o noivo concordasse em investir esse dinheiro. Principalmente porque durante 8 anos de namoro não temos muitas fotos nossas já que ele não se dá muito bem com a camera fotográfica. Por isso quero aproveitar para ter os máximos registos possíveis.

    Mas também estamos como tu e não teremos nenhuma lua de mel marcada. Se conseguirmos iremos marcar 1/2 noites cá em Portugal mesmo. Talvez para os lados de Viseu onde vimos um fornecedor com umas propostas relativamente baratas. Mas nada com decorações alusivas a lua de mel. Gostávamos mesmo só de ter pelo menos 1 dia só para nós, veremos...

    Outra das coisas que para já estamos a abdicar é precisamente a questão de morarmos sós. Queremos muito ter a nossa casinha mas não conseguimos juntar dinheiro para as duas coisas ao mesmo tempo. Por isso optámos por ficar nas nossas casas de solteiros, onde efetivamente temos menos despesas, para juntarmos para o nosso grande dia. A seguir ao casamento iremos alugar um cantinho para nós, com a poupança que neste momento fazemos todos os meses para o casamento. Depois será direcionada para a casa.

    Agora parece tudo simples, até porque no nosso caso ainda não temos casa. Mas na verdade não é tão simples assim. Houve alturas em que me desesperei a pensar que não íamos conseguir. Aquilo que acho importante é definirmos o orçamento e prioridades daquilo que queremos. Para o resto dá-se um jeito.

    • Responder
  • Thelma
    Noiva Novata Setembro 2018 Sintra
    Thelma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa,

    Adorei este debate... realmente tenho andado a stressar com a situação do dinheiro. Neste momento não tenho para um casamento, mas planeava juntar ao longo dos meses. Casamo-nos em Setembro, e até tenho tido algumas ideias para poupar no que puder.

    Mas obrigada pelas dicas Smiley smile


    • Responder
  • Filomena
    Noiva VIP Agosto 2018 Sintra
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa Muito obrigada pelo debate. De longe o mais útil que li até hoje.Encontro me na mesma situação que tu. Sem emprego, com o subsídio de desemprego que mal dá para nada. E ainda um casamento para organizar. Muito sinceramente tenho dias que me apetece desistir, mas o noivinho não deixa. Diz que tudo se há de compor. Na verdade já temos quinta reservada( porque não tínhamos mesmo hipotese) e o melhor de tudo é que optamos por casar a uma sexta feira e a quinta oferece nos decoração com flores, animação( tudo aquilo em que gostaríamos bastante dinheiro). Mas mesmo assim ainda ha tanto para tratar que nem sei o que fazer. Optamos por um casamento civil religioso, visto que sou evangélica , o pastor não cobra nada por isso ( mais uma poupança).Convites vamos mandar fazer visto que encontramos uma gráfica aqui na zona de Sintra, cada um vai ficar a 0.85€.Mas neste momento estou mais focada em arranjar emprego do que em preparativos de casamento para ser muito honesta. Mas logo vemos como irá correr. Até Agosto muita coisa pode acontecer.Bjinhos
    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa Smiley smile
    Que bom que abriste este debate, muito obrigada Smiley heart Smiley heart A prova real de que com imaginação, organização e vontade se pode casar mesmo quando o orçamento é apertado!

    Aqui ficam mais algumas dicas, meninas:

    11 truques para poupar no teu casamento

    Um beijinho muito grande!

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente partilha noivinha! Bons preparativos e espero que encontres emprego rápido Smiley smile
    • Responder
  • Noiva D
    Noiva Constante Junho 2018 Beja (Concelho)
    Noiva D ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom mesmo...Aqui será também casamento low cost...estamos a seguir a risca o plano que traçamos pois o orçamento é pequeno...
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Setembro 2018 Leiria (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Melhor debate! Obrigada!Já recebeu as ofertas do ali Express?Temos um orçamento pequeno, mas vamos ter algumas pessoas uma vez que ambos temos famílias grandes.... tentamos poupar no que podemos, sem quintas e lugares de sonhos mas tentaremos ao máximo tornar o espaço acolhedor e bonito...
    Quando se sonha tudo é possível. Basta fazer tudo por amor.
    Felicidades 😊
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Viseu (Concelho)
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estamos na mesma situação ...poupar poupar ao máximo... vamos casar por civil..consegui poupar bastante no meu vestir vestir noiva encontrei uma promoção de uma revendedora no face...ficou em 100€ com portes... o fato do noivo por 125€.. em relação a música contratamos dj que também fornece máquina máquina bolas de sabão para o corte do bolo ( ja aí nao posso ter fogo de artifício fico me pelas bolinhas) ao todo fica em 345€ vamos ter vídeo e foto...o noivo nao quis deixar o vídeo de lado e isso é mais carito mas tudo e arranja... as lembranças e livro d honra mandei fazer ..o meu ramo é artificial quero Guarda lo para mim.... e assim tentamos poupar um bocado
    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida obrigada pelas tuas palavras, acima de tudo que seja um dia lindo (na medida das vossas possibilidades) mas lindo e que seja ele um marco de felicidade nas vossas vidas.
    Nós também abdicamos da lua de mel, paciência não temos dinheiro para isso, vamos fazer como tu, pegar na mochila e lá vão eles (eu sei que muito provavelmente não é o sonho, mas também não perco a esperança de um dia lá ir com ele renovar votos (quem sabe))
    Não vamos alugar carros... Vamos no nosso Popó que é lindo e maravilhoso..
    O vídeo ainda estamos a ponderar porque conseguimos fazer umas poupanças nas fatiotas... Compramos no estrangeiro nas férias de verão, tive pena de não ter levado a minha mãe comigo mas conseguimos vestirmos nos os dois por cerca de 500€.
    O tempo e paciência para procurar também é muito importante, consegues bons negócios (casamento por um lado são sentimentos, mas por outro há um outro lado nada romântico que é um contrato e muito dinheiro à mistura) mas tens que ter tempo e paciência para procurar.A quinta/praia/jardim aquilo que qualquer opte será o bolo do orçamento.
    Depois com um bocadinho de tempo e criatividade tudo se faz.
    Bons preparativos Smiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas pelas vossas palavras ! Smiley heart

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2018 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo teu testemunho minha querida Smiley smileNós decidimos poupar em alguns aspectos como tu, a maioria das manualidades seremos nós a fazer, lembranças aliexpress, saiote oferta, acessórios e véu também aliexpress, sapatos parfois 10€, árvore digitais também aliexpress e família é mais ou menos o mesmo número que os teus convidados mas serão basicamente os mais chegados.
    Beijinhos
    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Julho 2021 Amadora
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei imenso do teu texto, ajudou me bastante a tirar algumas ideias, no meu caso e um pouco mais complicado ( por escolha talvez), o casamento será no estádio da luz também a tarde, o primeiro orçamento foi exorbitante e tivemos que tirar alguns dos serviços tais como o photobooth que seria 500€ por 2 horas e seremos nos a fazer com placas de pladur, a animação infantil também retiramos e poupamos mais 300€, entre outras muito mais coisas que serem nos a fazer, tiro dum sitio para pagar o outro que é o estádio da luz, e um sonho de ambos e acho que como sendo apenas uma vez na vida será importante para nos, a lista dos convidados e também apenas a família chegada que é cerca de 70 pessoas.. mas o teu texto sem duvida que ajudará muita gente como me ajudou a mim, muitos parabéns pelo o texto e pelas palavras escolhidas. Beijinhos

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Julho 2018 England - South East
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só tenho a dizer , que foi o melhor debate até hoje ! 👏🏻👏🏻👏🏻 Muitos parabéns mesmo , e a prova que com o pouco se faz muito ! Muitas felicidades , e que sejam muito felizes Smiley ring
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa. Estou quase sem palavras. Li cada palavrinha do teu debate e sem dúvida que para mim foi dos debates mais úteis dos últimos tempos. Pois é uma realidade muito presente no mundo das noivas, porque casar realmente é caro, mas quando se quer muito uma coisa consegue-se dentro das nossas possibilidades. Revi-me em algumas das coisas que fizeste ou decidiste e posso garantir de ante-mão que poupei imenso dinheiro. Terás sem dúvida um casamento de sonho e ficarei curiosa para ver fotos desse dia.
    Obrigada por esta partilha querida.

    Beijinhos

    • Responder
  • Fabiana
    Super Noiva Julho 2018 Vila Nova de Gaia
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei de queixo caído com este debate, realmente um casamento custa caro mas adoro o facto de só por não teres um montante exuberante de dinheiro desistires desse sonho. Aplaudo as tuas ideias e espero que tudo corra pelo melhor, sem dúvida !
    Pelo que percebi és muito criativa e intimista, só desejo que tudo se concretize como queres, infelizmente no nosso país, não podemos ter orçamentos muito grandes para sonhar Smiley smile
    Mas muitos parabéns, adorei este debate Smiley laugh
    • Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como já te disse tiro.te o chapéu.. és uma pessoa maravilhosa.. e espero que possas ajudar outras noivinhas com o mesmo problema.. que estão quase a desistir e se lerem isto vão olhar para a vida com outros olhos ❤ muito obrigada por partilhares isto conosco ❤❤❤❤
    • Responder
  • Inês
    Noiva Experiente Junho 2018 Montijo
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei! Foi dos melhores debates que já li, vou tirar algumas ideias, sem dúvida. Obrigada pela partilha. Beijinhos
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Março 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muitos parabéns Smiley smile

    De facto, é um debate muito interessante porque no poupar é que está o ganho, ehehe Smiley heart

    Eu infelizmente não tenho tempo para fazer esse tipo de planeamento, porque o meu noivado é muito curto Smiley winking

    • Responder
  • Carina
    Noiva Master Agosto 2018 Lamego
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Claro que vai correr lindamente para vocês as duas e para todas porque estamos todas a trabalhar para isso. Smiley smile

    Apesar de não considerar que estou apertada a nível de dinheiro, também tento poupar o máximo nas pequenas coisas e nas grandes se conseguir. Encomendei umas coisinhas no Aliexpress tal como a Filipa que saem baratinhas e tratei de fazer os meus convites por opção mas também para poupar e reaproveitar o que tinha em casa.

    Hoje em dia infelizmente tudo é e está muito caro...Acho que o mais importante é teres um dia lindo e um casamento à tua imagem.

    Não sei como foi para vocês mas eu quando comecei a procurar vestido de noiva, estabeleci um orçamento e disse que era esse montante e não ia ultrapassar. Algumas vendedoras tentaram fazer mudar-me de opinião...ou então mostrar desprezo porque o preço que lhes dizia não correspondia ao que eu queria, mas ignorei e andei a procura nas vendas privadas, andei a procura em outras lojas até encontrar o MEU vestido pelo preço que podia pagar por ele.

    Como já tinha dito à Filipa no debate que abriu a Steph, têm aqui um forum manualidades onde se pode encontrar muitas ideias de DIY de outras noivinhas e que é muito inspirador, pelo menos assim foi para mim.

    Fiz os meus convites de dama de honor com cartolina Rosa que tinha em casa após ver uns que tinha feito uma noiva em tecido em forma de vestido, adorei a ideia e adotei o convite e o texto do convite as minhas possibilidades. As que o receberam, adoraram o convite Smiley winking

    Convite dama de Honor feito por mimCasar com pouco dinheiro 10


    O importante no fim é todo o carinho e o empenho que metemos para preparar esse dia.

    Muitos beijinhos e muita força para todas as noivinhas força da natureza que fazem possível o impossível Smiley heart


    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Maio 2018 Seixal
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa muito obrigada pela partilha Smiley smile vai ser muito útil de certeza! Beijinhos

    • Responder
  • Patricia
    Super Noiva Junho 2019 Évora (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola. Adorei as ideias e realmente vai se poupar imenso. Nos tambem estamos a Fazer muitas coisas de decoraçao em casa assim como o vestido que so vou ter de pagar o tecido mas depois temos a quantidade de pessoas que como tú dizes nao da para cortar mais. Ai vai grande parte do orçamento mas tudo se resolve. Espero que consigas Fazer tudo bem low costo e principalmente que surja um trabalho. Beijinho
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Julho 2018 Portimão
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa, obrigada por esta partilha é muito importante para as noivas, poupar é o que todas queremos umas mais que outras. Eu infelizmente também estou como tu, tento poupar em tudo, fiz eu as lembranças, convites seat plan, ementas, photobook, também só tenho fotógrafo, lua de mel será o mesmo que tu depois do casamento ver com quanto ficamos. Graças a Deus que os padrinhos do noivo oferecer a vestimenta dele é menos uma despesa, os meus acessórios também foram todos mandados vir do ebay e não tenho queixas até ao momento, o vestido aproveitei os saldos das coleções passadas, claro que gostava de outro tipo mas não havendo possibilidade terá de ser aquele. E vai nos correr tudo bem 😍E será um casamento lindo o nosso
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração