Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

J
Noiva Novata Setembro 2025 Seixal

Casar a uma sexta-feira: o Caos.

Jessica, a 23 de Julho de 2024 às 14:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26

Olá Olá!

Tenho estado com um "probleminha".

Decidimos casar em setembro de 2025 e escolhemos uma sexta-feira porque seria mais em conta e haveria mais disponibilidade para todos (quinta, animadores e fotografos). No entanto, alguns familiares já comentaram que não faz sentido ser numa sexta porque há quem não consiga ir por terem que colocar um dia de férias ou nem isso conseguem fazer.

Eu já fui a um casamento numa sexta-feira e quando recebi o convite, analisei as minhas férias e tirei aquele dia, não achei que houvesse problema algum, mas agora deixaram-me a pensar.

Também mencionaram que agosto seria melhor que setembro, porque em agosto há mais pessoas que estão de férias e só tiram férias mesmo nesse mês.

Estou um pouco tensa e cheia de ansiedade no que toca a este tema. Provavelmente vamos seguir em frente com a sexta-feira mas gostava de saber outros pontos de vista. Penso que seja sempre dificil agradar a todos.

26 respostas

Última atividade por Magda Calisto, a 25 de Agosto de 2024 às 23:30
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa noite Soraia!
    Faço minhas as tuas palavras... Nem mais!
    Felicidades Jéssica!
    • Responder
  • Patrícia
    Noivo Ativo Junho 2025 Paredes
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jéssica. Caso para o próximo ano numa segunda, véspera de feriado, Smiley shame e já comecei a avisar as pessoas para planearem tirar o dia de férias para o casamento. Até agora apenas tive questões de "a uma segunda feira?" mas com entoação de surpresa.. Ainda não entreguei convites nem save the date, mas os feedback têm sido positivos. Caso sejam negativos as pessoas não devem querer ir mesmo ao teu casamento. Sim, é "chato" terem que tirar um dia para apreciar o teu, mas acima de tudo tu e o teu noivo é que escolhem o dia! Tenta superar o que eles te dizem e sê assertiva (embora eu sei que é difícil). Explica que o dia está escolhido e gostarias da presença deles, se eles não conseguem fazer o "sacrifício" para marcar este dia de férias, também não precisas de fazer o "sacrifício" de pagar o lugar deles na quinta Smiley xd

Mas acima de tudo FELICIDADES Smiley heart e que corra tudo bem!

• Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2025 Sintra
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Concordo com o que tem sido dito, com mais de um ano de antecedência não há qualquer razão para as pessoas não conseguirem organizar-se. Eu própria vou fazer casamento ao domingo, e terça seguinte é feriado. Fiz assim porque o domingo é mais barato e contava que as pessoas tirassem a segunda feira de férias e fizessem ponte. Avisei as pessoas que vêm do estrangeiro com ano e meio de antecedência, e as de Portugal mas de mais longe com 10 meses de antecedência. Como esperava, familiares mais afastados "reclamaram" que não sabiam se conseguiam férias, mas a maior parte (e os mais importantes, verdade seja dita) vai organizar a sua vida para vir. Não tens que tomar estas decisões baseado na vida dos outros, a tua única "obrigação" é dar-lhes tempo para se organizarem, o resto é com eles. Vai em frente!! Bons preparativos 😘
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Curiosa Maio 2025 Silves
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jéssica,

Percebo a tua preocupação, mas acho que não devas ligar a isso, nem toda a gente trabalha de segunda a sexta e se fosses marcar a um sábado, provavelmente terias pessoas a ter que trocar a folga para puderem ir!

Quando as coisas são avisadas com antecedência, não há desculpas !

Como já vi aqui escrito e concordo bastante: Só faz falta quem está!!

Bons preparativos Smiley smile

• Responder
  • Tainara
    Noiva Principiante Setembro 2024 Évora (Concelho)
    Tainara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou da opinião de que o casamento é dos noivos e quem fizer questão de ir, vai! Até poderia ser numa segunda-feira às 3h da manhã, quem realmente torce por vocês, estará lá ☺️
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jéssica, por norma as pessoas têm sempre a "mania" de opinar sobre o que devias fazer: eu fiz assim, uma amiga fez assado, assim acho que vai ficar mal...

São vocês que estão a organizar uma festa que, no final de contas, será para vocês! Organizado e partilhado com tempo, quem realmente quer ir vai!

Nunca fui a nenhum casamento que calhasse a dia de semana mas, com antecedência, tudo se faz.

Durante a organização do nosso casamento também ouvi muita coisa mas, no final, a decisão foi nossa e não mudava nada! Nesta fase temos que "engolir" alguns comentários e seguir em frente.

Façam o que vos faz sentido e boa sorte com os preparativos Smiley heart

• Responder
  • Claudia
    Noiva Constante Julho 2025 Peso da Régua
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim e são comentários que acabam por afetar, estaremos sempre rodeadas de idiotas, sem nenhuma noção ! Mas "Vozes de burro não chegam ao Céu" ✨🥰
    Obrigada querida 🌸, que tenhas um dia igualmente incrível 💖
    • Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jéssica, eu vou casar a uma quinta feira 🤣
    Feriado
    O dia estava mais que decidido e não ia mudar por nada , é o dia que nos fazia sentido. Quem quis ir foi quem não quis não foi .
    Vais ouvir sempre muitas opiniões ao longo de todo o processo vocês é que decidem.
    Por acaso tenho um casamento para o ano a uma sexta feira. E sem problema ☺️😘
    • Responder
  • Patricia
    Super Noivo Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica,
    Sendo as pessoas avisadas com antecedência não vejo problema... muitos vão tentar usar essa desculpa mas avisando com antecedência têm tempo de se organizar, grande parte das vezes não passa mesmo de uma desculpa.
    Olha que eu caso a um sábado que também é feriado e já tive surpresas mesmo tendo avisado um ano antes mas é como se diz "só faz falta quem lá está". Não se preocupem com isso e façam o que fizer sentido para vocês. 😊
    • Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim eu também já estou a tratar dos convites para ninguém dizer que não teve tempo para tratar das coisas. Mas é isso, quem fizer questão arranja maneira. Quem não for, amigos à mesma 🤭😅
    • Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é tão feio e deixa-me triste que alguém te tenha dito isso diretamente. Essas pessoas nem merecem lá estar. Que tenhas um dia lindo 🤍
    • Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso já andamos a pedir feedback de alguns conservadores para ter noção e por acaso o que vamos escolher parece que até fala bastante. Só espero que seja engraçado e que não meta a malta a dormir 😅🤭
    • Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica, também vou casar em 2025 e também será a uma sexta feira. Vou enviar entretanto o save the date e também já me estou a preparar para esse tipo de comentários, mas se pensarmos bem é só um dia que têm de tirar de férias e depois até ficam com um fim de semana prolongado.
    A verdade é que nunca vamos conseguir agradar a todos. Nós, por exemplo, tínhamos pensado casar em Junho e decidimos mudar para Julho porque algumas crianças ainda poderiam ter aulas e ser mais difícil. Mas lá está, o que é melhor para uns nunca vai ser o melhor para outros.
    Posto isto, acho que se tiver os mesmos comentários que tu vou tentar ignorar. Quem fizer questão de ir vai arranjar maneira, quem não fizer questão vai arranjar desculpas e essas pessoas também não fazem falta 😌
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Constante Julho 2025 Peso da Régua
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jéssica ☺️
    Também vou casar em Julho de 2025, e será uma sexta-feira☺️✨
    No meu caso, apenas 2 meninas foram menos simpáticas comigo, dizendo que ninguém ia faltar ao trabalho para ir ao meu casamento, ou que tinha na cabeça para casar num dia de semana! É um pouco frustrante este tipo de comentários, mas na verdade, quer elas vão ou não, eu Caso igual 🥰Enquanto que os outros convidados, disseram logo que pediam férias ou trocariam as folgas! Não te preocupes, quem quiser ir, vai encontrar solução ✨🌸
    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa Junho 2025 Almada
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dei o ok e não acabei a mensagem 🤦🏼‍♀️ se calhar para nós será o dia da cerimónia! Acho que desde que te faça sentido a ti tudo ok. Beijinho dia feliz 🩷
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo-te perfeitamente! Também pensava nisso que não fazia sentido, mas depois ainda me fez mais sentido. Porque estava com receio que o conservador fosse daqueles chapa cinco que lê os nomes e a coisa está feita em 5 minutos e assim sendo um celebrante que neste caso é um amigo a cerimónia vai ficar muito mais interessante 🙂 A data certa legalmente será na sexta, se calhar para mos
    • Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nós tambem vamos fazer a cerimonia já na quinta. Achámos que não fazia muito sentido ter o "casamento" um dia e a Festa no outro, depois qual é que é a data certa entendes? Smiley laugh Espero que tudo corra bem e que seja um dia incrivel independentemente Smiley heart

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica 🩷
    Com esse tempo de antecedência acho que quem fizer questão de estar presente arranja maneira, quem não fizer questão arranja desculpas.
    Eu também queria casar uma sexta pois as despesas do processo é mais em conta, e o meu namorido é da opinião que as pessoas e isso dificulta.Então virámos tudo do avesso e optámos por casar na conservatória numa sexta só os dois e fazemos a cerimónia no Sábado com todos. Um amigo nosso vai fazer a cerimónia e assim nem estamos stressados com timing 🙂 Mas, acho que no dia/casamento temos de pensar mais no que nós desejamos, pois críticas vão sempre haver seja de que maneira for 🤷🏼‍♀️
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No vosso casamento as únicas pessoas que têm de agradar é a vocês.

As pessoas vão ter sempre opiniões que não pedimos, é seguir.

Façam os vossos planos e as pessoas que quiserem realmente estar fazem o jeito Smiley heart

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quando é para reclamar aparece sempre imensa gente. É sorrir e acenar Smiley smile Não vale a pena estarem-se a preocupar com as opiniões de toda a gente...

O dia é vosso e têm de pensar no que é melhor para vocês Smiley heart

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois exato! Quase o mesmo pensamento! Nós ainda pensámos em fazer em setembro porque assim a malta de certa forma já voltou de férias e os meninos ainda não têm aulas. Mas há sempre algum problema.

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato, quero já estar a despachar os save the date/convites até ao final de agosto/setembro.

Penso que com 1 ano de antecedência se conseguem organizar. Não quero é ser chamada de egoista ou dizer que estou a "faltar ao respeito" como já li aqui em alguns posts Smiley surprise Sempre quis agradar toda a gente mas ao mesmo tempo penso que o dia é nosso e vou pensar no que é melhor para nós, para a minha cabecinha e para a minha carteira não é verdade!

Muito obrigada Smiley heart

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não podem estar a pensar sempre dessa forma.

Também me disseram que não devia organizar o casamento no início de setembro porque ainda está muita gente de férias e porque ainda é época de festas aqui nas aldeias... Ignorei e marquei tudo na mesma como queríamos 🤷🏻‍♀️

As pessoas estão avisadas da data, vamos entretanto enviar um save the date.

Quem quer vai, quem não quer não vai...

• Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jéssica!

Essas desculpas com tanto tempo de antecedência não colam. Este ano tive um casamento dia 30 de Abril, uma terça-feira, mandaram o save the date com 1 ano de antecedência e quando foi para marcar as férias tirei logo esse dia.

Nem ligues a esses dramas, é o vosso dia, além disso ao fim-de-semana tambem muita gente trabalha, ou mora do estrangeiro etc etc, desculpas não faltam para quem não quer ir.

Vais sempre ouvir porque não sábado em vez de sexta, porque não dourado em vez de prateado, porque não isto ou aquilo. Diz que sim e segue, faz como for melhor para vocês.

Coragem Smiley heart

• Responder
  • J
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim sempre tivemos isso em mente! Mas estas pessoas em questão trabalham juntas... disseram-me logo que se fosse sábado não haveria problema mas assim já alterava muita coisa ... odeio conflitos e já estou a ficar mais stressada do que pretendia ahaha

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jéssica! O casamento é vosso e organizam como acharem melhor para vocês, porque é impossível agradar a toda a gente.

Se optam por casar uma a sexta estão no vosso completo direito e certamente se os convidados se importam realmente com vocês conseguem organizar a vida deles - desde que avisem com a devida antecedência, claro.

Eu vou casar a um sábado e tenho muitos amigos que trabalham por turnos e ao fim de semana, mas já foram todos avisados da data do casamento e sabem que na altura terão que pôr um dia de férias ou trocar turnos.

No vosso caso, iria avisando as pessoas e reforçava que será a uma sexta, e enviava um save de date o mais rápido possível.

Espero que ajude Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração