Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Claudia
Noiva Master Julho 2021 Mirandela

Casamentos com número máximo de cinco pessoas nos 121 concelhos de maior risco

Claudia, a 4 de Novembro de 2020 às 16:55 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 16

A partir da meia noite de dia 4 de novembro, nos 121 concelhos de Portugal abrangidos por medidas mais rigorosas, os casamentos só poderão ter mais de cinco pessoas durante a realização da cerimónia religiosa.

Depois de António Costa anunciar medidas mais restritivas para os 121 concelhos mais afetados pela pandemia, pode agora ler-se na resolução de Conselho de Ministros, publicada esta segunda-feira, 2 de novembro, que não é permitida "a realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar". Contudo, no ponto seguinte lê-se "sem prejuízo da observância das orientações definidas pela DGS, o disposto no número anterior não se aplica" a, por exemplo, "cerimónias religiosas".

Assim, a partir da meia-noite desta quarta-feira, dia 4 de novembro, neste 121 concelhos, os casamentos só podem ter até cinco pessoas, esclareceu ao jornal "Público" o gabinete de imprensa da Ministra de Estado e da Presidência. Nos restantes concelhos de Portugal, o número de convidados pode ir até 50 — ou mais, caso os casamentos tenham sido marcados até às 23h59 do dia 14 de outubro.

Contudo, há uma nuance: a única altura em que um casamento poderá ter mais do que cinco convidados, é na igreja. "O limite para eventos nos concelhos abrangidos pelas medidas adicionais é de cinco pessoas, independentemente da natureza do evento, salvo cerimónias religiosas ou espetáculos culturais realizados em recintos fixos de atividades da natureza artística. As restantes regras aplicam-se aos concelhos não abrangidos pelas medidas adicionais", escreveu o gabinete de imprensa da Ministra de Estado e da Presidência em resposta enviada ao "Público".

O mesmo gabinete fez questão de salientar que, após a celebração religiosa, um casamento só pode ter mais do que cinco pessoas se pertenceram ao mesmo agregado familiar, ou seja, pessoas que vivam efetivamente na mesma casa.

Nos concelhos não abrangidos por medidas mais restritivas, "os eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados" podem ter até 50 pessoas. A única situação em que o número pode ser ultrapassado é em casamentos que tenham sido marcados até Às 23h59 do dia 14 de outubro, situação que terá de ser comprovada por "declaração da entidade celebrante".

16 respostas

Última atividade por Fátima, a 4 de Novembro de 2020 às 22:59
  • Fátima
    Noiva Constante Setembro 2020 Vila do Conde
    Fátima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simples, medidas.. Se é feito ao ar livre
    . Número de convidados.. Muitos dos pseudo conselhos de risco estão como risco por décimas.. Então.. Consciência, casem com poucos, o meu foi com 59 a 12/09 não há sinais de covid, então..
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2021 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sei de um caso que o delegado de saúde autorizou o casamento este fim de semana...num concelho de risco. Que dizer disto tudo?!
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia,
    Bom debate mas fico super triste em ler isto a sério! 😓
    Ninguém merece.
    • Responder
  • Fátima
    Noiva Constante Setembro 2020 Vila do Conde
    Fátima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há algures no decreto algo que ínforma que o delegado de saúde da área pode dar parecer positivo da realização do casamento, então, antes de adiar, falem com a dgs, mesmo com as normas dos 121 apenas cerca de 40 e que lá deviam estar... Mas vá... Vale o que vale... Portugal dividido em vários!
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cláudia, muito obrigada pelo debate esclarecedor. É chato, mas lá terá de ser. Beijinhos Smiley heart

    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos assistir a mais uns quantos adiamentos 😓😔
    O negócio dos casamentos é o que deve estar a sofrer um maior impacto no meio destas medidas todas. . . E quem sofre são os noivos que tem esperança até ao último minuto é que se vêm obrigados a adiar ou então a realizar um casamento com 5 pessoas 😓😓😓
    Enfim. . . Espero que as pessoas também ganhem um pouco mais de responsabilidade, pois havendo neglicencias por parte da humanidade então nunca avançaremos e só andaremos para trás. . . E está pandemia nunca mais irá acabar. Estamos no século XXI, há tanta informação, tantos meios. . . Não há justificação para sermos paleolíticos no que toca a certos assuntos! Força aos noivinhos que irão ter de adiar os seus dias!Beijinhos 😘
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bolas, o que tem custado a sair uma decisão e respectiva comunicação verdadeiramente claras e objectivas...! Ha sempre meias medidas, suaves nuances, inumeras excepções mais ou menos logicas... Porra! E em especial relativamente à questão dos casamentos... Chiça... Que parto dificil! 🙄 Obrigada pelo debate. 😘
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ophaaa que chatice ☹️ Espero que isso mude logo
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai ai Cláudia...nem sei o que pense...para já obrigada pelo debate! Mas às tantas estas declarações do governo com tanta excepção e alíneas só baralha as pessoas...quer dizer que neste momento eu que sou de zona vermelha só poderia ter mais de 5 convidados na igreja e depois vamos festejar os 5? Tipo eu o noivo e mais 3 pessoas?🤦 Mais valia cancelarem os casamentos de uma vez 😩
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mesmo.

    Eu adorei quando fui visitar a quinta e sei que posso estar descansadinha caso algo aconteca ate la Smiley heart

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahh pois é Smiley laugh nem tinha reparado Smiley smile

    A Margarida é sem duvida fenomenal, foi a 2a vez que adiámos, e depois de prova feita e tudo certinho.

    Tem sido um grande apoio para nós

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Joana eu acho que ja tinha dito antes, a nossa festa e na mesma quinta Smiley love Smiley love (nada a ver com o assunto) Smiley atonished

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia. Obrigada pelo esclarecimento. Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola claudia! muito esclarecedor este debate! pode ser que abrande os nervos =P

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Cláudia,

    É sem duvida nos últimos tempos a noticia mais esclarecedora, e sou honesta e fria (desculpem) mais vale assim, do que andar até ao ultimo dia com o coração nas mãos. Estas leis, que têm nuances e exclusões manhosas, que uns interpretam de uma maneira, e outros de outra, só agudiza e prolonga o nosso sofrimento.

    Infelizmente, já calculava a algum tempo que fossem fazer qql coisa do género aqui no meu concelho, e então decidimos adiar a festa, incluindo a festa religiosa (que para mim para além de uma celebração, é também uma festa, e quero vivê-la com todos).

    Vamos ter um elopement wedding de hoje a uma mês, de hoje a um mês sou uma batata casada Smiley laugh

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cláudia 😍

    Também li essa notícia, e ao menos é esclarecedor, embora vá deixar muitos casais desolados assim de um momento para outro! Um beijinho de força para todos!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração