Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

D
Noiva Novata Maio 2018 Alenquer

Casamento só pela Igreja

Daniela, a 7 de Março de 2018 às 23:02 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 14
É possível casar só pela Igreja? Gostaria de casar só pela Igreja sem casar pelo civil obrigada

14 respostas

Última atividade por Ana, a 20 de Março de 2018 às 11:31
  • Ana
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, entendo o que tu dizes. Para mim também conta mais o casamento pela Igreja que a componente civil mas de facto é assim. As pessoas às vezes até dizem que o casamento é apenas um papel ou um contrato mas para mim tal expressão só se pode aplicar à parte civil porque quando é pela igreja, é o sagrado sacramento do matrimónio. Bjs

• Responder
  • D
    Noiva Novata Maio 2018 Alenquer
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela respostas. Por causa de divórcio de meus pais não acredito nas coisas de casamento civil. E como Portugal e pais com separação de igreja e estado pensei que foi possível. Se não, vou fazer só a festa como festa de compromisso, porque não vale pena ficar com chatice de estado mexer nas coisas de casais. Eu gostava ficar casada à frente de Deus, à frente de estado não interessa. Vou ré-inventar o significado de casamento 🎩👰 Smiley winking
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Casamento so pela igreja não é casamento, o que conta é o civil querida Smiley smile

• Responder
  • Ana M.
    Super Noiva Outubro 2018 Maia
    Ana M. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tal como te disseram as noivinhas o casamento religioso terá sempre efeitos civis, apenas tens que abrir o processo civil e penso que entregar um documento ao padre e a partir daí ele trata de tudo

• Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela! Como já te explicaram, casamento só pela igreja não existe! 😉
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Experiente Julho 2018 Porto (Concelho)
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oh! Eu sei. O meu é mais do género: "Está no prato é para comer! Não sobra nem deita fora!" E eu já tiro porções pequenas por causa das coisas...

• Responder
  • Miau
    Noiva Master Outubro 2018 Madeira
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isto é só sabedoria de vida a dois!

• Responder
  • Bruna
    Noiva Experiente Julho 2018 Porto (Concelho)
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂😂 depois de recuperar da crise de gargalhadas que me deu ao ler a tua analogia...

Tudo o que disseste está correcto. Mesmo que uma pessoa vá à igreja e peça para casar só pela mesma, a primeira pergunta que vão fazer é se já deu inicio ao processo no civil.

Nós já demos inicio ao processo (civil e religioso) e para o religioso pediram os papeis do civil.

• Responder
  • Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bom mesmo!!!
    O que eu me ri a ler...🤣🤣🤣😂😂😂
    • Responder
  • Miau
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sofro, sabes lol
    HAHA

• Responder
  • Bebs
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    What Miau???
    "Vais comer e vais gostar?"😂😂
    Top mesmo... adorei!!!😉 Grande analogia, que não está ao alcance de qualquer um... so das melhores❤
    • Responder
  • Bebs
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tal como a Joana disse, tens que casar primeiro no civil pra depois casares na igreja...
    No entanto não precisas de fazer "festa" nos dois... no nosso caso, o nosso padre trata do processo civil por isso nem damos conta do casamento civil...😉
    • Responder
  • Miau
    Miau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cara Daniela,

Acontece-me quando eu não quero comer verduras o meu namorado diz-me: vais comer e vais gostar!

Digo-te que vais casar pelo civil e vais gostar. Não tens outra hipótese. O que acontece é que o casamento religioso e civil são feitos em simultâneo.

Tens de abrir o processo no registo civil. Levar o papel ao padre e, supostamente, ele articula isso tudo. No dia do casório, logo a seguir à missa assinas o livro do registo e TADA! Estás casada pelo civil!

Esse processo pode ser aberto a partir dos 6 meses de antecedência. Ou seja, caso em Outubro, só em Abril posso começar a tratar disso.

Relembro que aos olhos das cenas legais, o que conta é o casamento civil e não o puramente religioso Smiley smile Por isso é que juntam os dois.

Não te posso dar mais pormenores porque ainda não estou a 6 meses do dia C Smiley heart

• Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2018 Loulé
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela! Para casar pela Igreja tem de se casar pelo civil...

Segundo o Padre da minha paróquia, 3 meses antes do casamento temos de ir ao registo civil abrir o processo, mas só isso, tudo o resto é o registo civil e o Padre que tratam 😊

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração